terça-feira, 8 de setembro de 2009

O RIO DO ESQUECIMENTO

Reza a lenda que as legiões romanas avançavam pela actual Península Ibérica, quando estacaram à beira de um rio. Os legionários, encantados com a beleza natural da paisagem sulcada pelas águas calmas e azuis, julgaram estar perante o lendário rio Lethes, cuja travessia acarretava o esquecimento total da vida passada. Com medo, recusaram-se a atravessá-lo! O comandante, para provar aos seus homens que estavam errados nessas crendices, desceu do cavalo e percorreu o trajecto a pé (não tentem, que lendas são lendas!), até alcançar a outra margem. De lá, foi chamando cada um pelo seu nome, conseguindo que todos ultrapassassem aquela barreira de medo!

A imagem recorda esse "episódio", numa fotografia tirada à beira do rio Lima, no passado mês de Junho. Não sei se ainda lá está, que sem ser estátua de pedra ou de bronze - mais semelhante a um "boneco" de carrossel - serve para ninguém olvidar essas lendas antigas...

*******
Não me esqueci, mas o desenho da face de Charles Muntz - no filme "UP - Altamente!" - fez-me lembrar Kirk Douglas. (fotografia de Jay Christian, no Google)

A aposta em Walter Matthau enquadra-se melhor no outro protagonista (Carl Fredricksen), cuja voz original é interpretada por Ed Asner: o Lou Grant de várias séries televisivas, como o "Mary Tyler Moore Show" e o próprio, com o seu nome!

A voz de Muntz pertence a Christopher Plummer, o inesquecível capitão Von Trapp de "Música no Coração".

14 comentários:

  1. Curioso: para mim o Lima é, porém, o rio que não me deixa esquecer.

    ResponderEliminar
  2. O rio em si é inesquecível, SUN, os legionários é que tinham esse receio de esquecimento... (`_^)

    ResponderEliminar
  3. Olá Teté!
    Não conhecia essa lenda, mas fiquei fascinada com a tua narrativa e a fotografia emoldura na perfeição o teu escrito.
    A força de um líder é a alma de uma crença.
    Digo eu...

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Li sobre esse episódio num dos livros do João Aguiar, um dos 3 que decorrem nas alturas da ocupação romana e das lutas de viriato e afins. Um deles é o "uma deusa nas brumas". Não me recordo agora dos outros dois. Mas essa história é contada,como fazendo parte de um plano de batalha :D. Lindo. Adoro o João Aguiar, se bem que tenha detestado o 7o herói dele ahahahah...tarde demais me apercebi que era um livro juvenil ahahahah estilo harry potter. :D

    ResponderEliminar
  5. Não suporto lendas, Teté!
    Amo demasiado a ciência histórica...

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia a lenda.
    Mas gosto muito do rio Lima, tem paisagens lindissimas á sua volta.

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  7. ~Faço minhas as palavras da Vani, sem tirar nem pôr! Lol!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Teté... desculpa estragar imagem tão poética... mas como sabem que a lenda não era verdade? Ele podia chamar o Maximus e avançar o Romulus, apesar de já estar a vislumbrar o Petronius a erguer o pé esquerdo para dar um passo e o Tigelinus a olhando extasiado e a salivar para a coxa esbelta do Petronius...

    :-)

    ( Culpa tua. Não me colocasses á vontade na tua casa! ) ;-)

    ResponderEliminar
  9. Olá, IMPULSOS!
    Também achei piada à lenda e fiquei com ideia de a "relatar" aqui, mas pronto, foi passando! (isto as férias, já se sabe...) :))
    E sim, se fosse verdade, ele era um líder de força! ;)
    Beijo!

    Pois, VANI, do João Aguiar só li os livros que fez em parceria com outros escritores, e alguns infanto-juvenis que comprei para o filhote, que parecia entusiasmado mas depois chateou-se! ;)
    De qualquer das formas este episódio é tido como lenda, não impede que ele a tenha usado nos seus livros, não é?! :D

    Suponho que cada coisa tem o seu lugar, CAPITÃO! Uma coisa é a História, vista e analisada pelas diversas fontes que chegaram até aos nossos dias, outra coisa são as lendas (e outras crendices) que o povo foi passando de boca em boca, ao longo dos séculos... :)

    ResponderEliminar
  10. Daquilo que pude constatar, PARISIENSE, o Lima tem mesmo paisagens lindíssimas em seu redor. (não constatei mais, porque este foi o único dia em que não choveu desalmadamente, e ainda por cima foi em feriado e dia da festa de "Corpo de Deus", com as ruas atapetadas a flores e pétalas e uma enorme confusão de gente, à espera da procissão)
    Beijokitas!

    LOL!
    Andaram os dois na mesma escola, MATCHBOX32?! :D
    Beijinhos!

    Atenção, ESCARLATE.TERZO, que o tal heróico comandante da lenda dava pelo pomposo nome de Decimus Junius Brutus (ou Décio Juno Bruto, conforme a "tradução"), era capaz de não ser nada meigo com "regabofes" desses entre os seus legionários... =))
    Mas aqui continuas à vontade! :D

    ResponderEliminar
  11. há dias em que apetece atravessar o Lethes ou, pelo menos, molhar os pézinhos.

    ResponderEliminar
  12. O Lethes talvez, este Lima só um Brutus para aguentar, MOYLITO, que sem ter experimentado quando tirei a fotografia, bem conheço a temperatura gélida daquelas águas... :D

    ResponderEliminar
  13. Olá Teté!

    Não se trata de uma lenda. Decimus Junius Brutus teve mesmo uma ameaça de rebelião quando tentou atravessar o rio Lima. Os generais romanos mantinham registos escritos das suas campanhas e Decimus Junius Brutus descreve este episódio nos registos. Apenas de facto não chamou todos os seus soldados pelos nomes (ou o homem teria de ter uma memória de elefante), mas apenas os seus centuriões. Tal bastou para que os legionários verificassem que o seu general não tinha perdido a memória.

    E não foi devido à beleza do local que tomaram o Lima pelo Lethes. Esse tipo de lenda era comum a várias religiões e tribos europeias. Para os galaicos e provavelmente também para os lusitanos, o Lima era o rio do esquecimento. As legiões romanos teriam consigo prisioneiros galaicos e lusitanos quando chegaram ao rio LIma. O medo dos prisioneiros ante a perspectiva de atravessar o rio terá contagiado os legionários e provocado o clima de rebelião.

    Beijo

    Pedro M.

    ResponderEliminar
  14. Bem-bindo, PEDRO M!

    Não posso garantir, mas suponho que no local estava um dístico que falava em "lenda"!

    Mas agradeço imenso a tua explicação, provavelmente mais verídica, de legionários romanos percebo pouco, só quase os que são loucos, nos livros do Astérix! :D

    Beijoca!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)