quinta-feira, 28 de maio de 2009

DIA DE FESTA!


Sabes, querida, hoje vamos ter festa cá no jardim! - sussurra o passaroco, no ouvido da sua amada.
- Festa? Qual festa? - pergunta ela.
- Sim, querida, o Zoo comemora hoje 125 anos!

Metendo-se na conversa, o macaco, sempre à coca de todas as novidades, acrescenta:

- Xi, então vem por aí uma avalanche de pessoal!... Tomara que tragam muitos amendoins, quiçá umas bananas - suspira, sonhador - Já estou fartinho destas dietas de alface! - acrescenta.

- Ah, dizem que vem gente importante e famosa - afirma o pássaro, orgulhoso de dar em primeira mão a notícia ao símio, que todos sabem ser do mais coscuvilheiro que há no jardim.

- Quem? O Brad Pitt? - interroga ela, com um sorriso.

E ele, franzindo o sobrolho (tanto quanto uma ave o pode fazer), zanga-se: "Achas? Não! O Presidente da República ou coisa, segundo entendi!"



- Estou feito! - refila o macaco - Esse não me deve dar nada... Maldita dieta! Grumpfs!

- Mas porque é que tu és assim? - interroga a pequena gazela que por ali passa - Cá por mim, ouvi dizer que ele traz sempre uma série de gente atrás, de modo que pode ser que alguém se lembre de te oferecer uns amendoins, talvez até as tais bananas...

- Será?! - guincha o macaquito, enquanto dá uns pulos na expectativa dessa alegria.


- Os humanos até são simpáticos. A minha mãe diz sempre que são eles que nos sustentam - refere a bicha com um brilho no doce olhar.

- Fala por ti! - relincha a zebra mal humorada - Eles aparecem por aqui, como quem não quer a coisa, e depois copiam-me a fatiota...

- Ora aí está uma frase com a qual concordo - ruge o tigre - às vezes, até fico vesgo de ver tantas riscas! Não conhecem as bolas, os quadrados ou os lisos? Parece que nos querem roubar a pele e a cor. Não são apenas as tuas riscas que copiam. Ora chega aqui mais perto, para compararmos os padrões...

Não se sabe exactamente porquê, mas a zebra fez orelhas moucas ao convite do tigre.

- Devem estar a brincar! O povoléu vem cá é ver-me, para além das cores até o penteado me plagiam! - afirma, arrogante, o grou-coroado, com pose de aristocrata a condizer.

- Bem bonito que é o teu penteado! - reconsidera o tigre - Aproxima-te, para me contares quem é esse teu cabeleireiro, que te fez essas nuances tão perfeitas...

- Nuances?! - indigna-se o bicho - Nada! Estas nasceram com a minha natureza. Vou já aí mostrar-te, para ficares certo de que falo verdade.

Caminhando impante na direcção do tigre, ouve as gargalhadas histéricas do macaco, observa o pelicano a esconder-se atrás de um arbusto e o lémur assustado a tapar o focinho.

"Raça de animais estúpidos!" - pensa com as suas penas.


Como se não bastasse, a girafa retira-se para os seus aposentos, apesar da insistência do filhote em participar na festa.

- Não, meu filho, ainda é muito cedo para assistires a uma demonstração da lei da selva!

- Mas, mãe...

- Não há mas, nem meio mas! Ou julgas que isto aqui é uma democracia?! Já para caselas!

- Mas ninguém faz nada? - reclama o pinguim, reparando no caminhar do grou em direcção ao tigre.









Os passarocos estão tão "in love" que nem vêem ninguém, que a fêmea só falou do actor giraço para espicaçar o macho, a fase é de reconciliação.

O macaco continua a guinchar e a saltitar de galho em galho, vai ter muito que contar por todo o jardim nos próximos dias. A ingénua gazela - tem desculpa que é novinha, a bem dizer, quase recém-nascida - não entende o perigo. A girafa retirou-se de cena. Os golfinhos, quando lhes soou a festarú, começaram a treinar os seus saltos acrobáticos.

Por fim, ouve-se a voz resignada da zebra:

- Grou, volta lá para o teu canto, que o tigre não está especialmente interessado no teu cabeleireiro, mais em provar a tua carne.

A ave pára, estupefacta: "Porque não? Está muito em moda, sabias?" O símio dá uma enorme gargalhada e mais umas quantas cambalhotas no chão. A zebra não está com grande paciência, que estupidez e vaidade têm limite.

- Então vai em frente, para ver o que ele faz com o teu penacho! - rezinga.

- Penacho?! A minha corôa??? - indigna-se o grou, para não variar. Mas dá meia volta, com a desculpa que a fêmea o está a chamar à conta do ovo que está a chocar, mantendo o ar soberano. Algo na sua grande intuição lhe diz que é preferível não ir conversar com o tigre, de perto.

Este limita-se a resmungar para a zebra, a meia voz: "Desmancha-prazeres!"

*******

Amo de coração o Jardim Zoológico de Lisboa, desde esta tenra idade. E é verdade que hoje comemora o seu 125º aniversário!















Não obtive autorização atempada para as primeiras 8 fotografias, que reproduzi a partir do blog "Olhares da Natureza", de Armando Gaspar, fotógrafo amador (?!) . Se o autor assim o desejar, retiro-as, ficando só a historieta e as restantes, que foram tiradas pela minha mummy.

Mas que o fotógrafo amador (?!) foi uma "fonte de inspiração" e que o Zoo de Lisboa merece uma visita, não me restam dúvidas!
(ganda post, não é? mas é o Zoo, tema da minha predilecção...)

33 comentários:

  1. Adorei este post....também eu adoro o Jardim Zoológico de Lisboa.

    Parabéns a ele e a ti pela homenagem aqui prestada.

    Mas quando comecei a ler até pensei que ias falar da Assembleia da Republica!!!!
    Mas ainda bem que o post falou do verdadeiro Jardim Zoologico em que os animais são seres excepcionais e não uma cambada de "bestas".

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  2. LOOOOOOOOOOOOOOL lindo lindo lindo! Tb adoro o Zoo :). E aqui em baixo tb temos uns qtos.

    ResponderEliminar
  3. O texto tá muito giro :)
    Já fui no zoo de Lisboa mas faz mt tempo...
    Na proxima ida vou actualizar.

    ps: adorei a foto do pinguim :P

    ResponderEliminar
  4. merecia ser usado numa campanha ao zoo, por exemplo :)

    em comparação com os do moyle isto foi apenas um parágrafozinho :D

    ResponderEliminar
  5. já não vou há certo tempo ao Zoo mas gosto bastante do passeio. Da última vez tive direito a um beijinho de uma foca ehehee

    as fotografias são lindíssimas

    ResponderEliminar
  6. Que post magnífico Teté.

    O Jardim Zoológico merece uma visita cuidada e um olhar atento. Há 4 anos fomos visitá-lo e fiquei bastante agradado com as mudanças e melhoramentos efectuados desde a ultima vez que o tinha visitado.

    Parabéns ao Zoo!

    ResponderEliminar
  7. olha, olha... também te disseram que os animais falavam? :P

    gostei das fotos mas fiquei com uma duvida... as duas ultimas são da inauguração do jardim? :D

    ResponderEliminar
  8. Oh Teté, mas a história está de mais... (eu por acaso nuncxa fui muito de jardim zoológico, mas agora com os meus sobreihnhos, tenhgo ido lá bastante...

    berijinhod

    ResponderEliminar
  9. e a foto está linda!!!!

    ResponderEliminar
  10. Não sou muito de visitar zoos, mas o teu texto adorei! Claro que se fosse eu, deixava o tigre provar a carne de grou: gosto mais de finais felizes! (`_^)

    ResponderEliminar
  11. Olááá, nina, o meu pai levava-nos lá quando viviamos na Pontinha... Lembro que devia ter 3 anitos e lembro algumas cosias, o pai era um amor...
    A treta entre os animais dá o começo de uma historinha linda para crianças e, adultos incluidos.. Gostei muito, uau...exertos d eum filme? o que for, é lindo...nem sabia que o pessoal do Governo foi todo pra lá copiar macacos, enfim..Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. ahh, ia lá deixar de dizer que aquela nina era e é um amor? olha que reconchudinha, que linda, chapéuzinho na cabeça, o meu passava a vida a deitá-lo ao chão, a mãe sacudia-me o pó (a mim) e tornava a colocá-lo, mais uns minutos..Linda..linda, muitos jinhos a ti . laura.

    ResponderEliminar
  13. Que homenagem fantástica aqui prestada. Muitos parabéns ao Zoo e a ti, Teté!
    Já visitei várias vezes o Jardim Zoológico de Lisboa, mas como eram as férias de Verão, estava sempre um calor horrível.
    Depois de ler esta tua fascinante reportagem tenho vontade de o visitar outra vez, talvez este ano, quando estiver em Portugal.
    Tu eras muito gira quando eras miúda, mas já tinhas um ar bem determinado.

    Até mais logo!

    ResponderEliminar
  14. Adoro! O ano passado fui lá 2 vezes!

    Isto ando negro, a contrastar com o tempo! E já agora, vamos dar Ração ao canito???

    ResponderEliminar
  15. ganda post e... ganda post!!! :)
    duvido que o autor das fotos reclame, afinal a referência está feita tal como lhe é devido e o texto está uma delicia :)
    a menina das fotos depreendo que és tu mas... oh Teté... não são de há 125 anos atrás, são????? :P

    ResponderEliminar
  16. Eina que grande publicação, Teté:) Gostei de ler as conversas de bastidor dos animais, bem mais interessantes do que os discursos dos políticos.
    E que gracinha, uma Teté pequenina muito senhora do seu nariz!

    O Jardim Zoológico merece ser acarinhado. A publicação faz-lhe justiça, está linda.

    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  17. Olá cara amiga Teté
    Gostei muito da forma como homenageou o Jardim Zoológico. Ando há mais de um ano a tentar que a minha Luana venha a Lisboa para a levar lá. É certo que as crianças já conhecem quase todos os animais mas duma forma virtual. Lembro-me da reacção dos meus filhos. E anseio por assistir às reacções da netinha de 5 anitos.
    Muito obrigado pelo elogio que teve a gentileza de me fazer em comentário no blogue da Isabel Monteverde.
    "Editar um livro é uma tarefa quase mais perturbadora do que escrevê-lo" (Ernest Rowohlt); "Publicar um livro de poesias é como deixar cair uma pétala de rosa no Grande Canyon e ficar à espera do eco" (Don Marquis).
    E embora Louis Pauwels e Jacques Bergier, in "O Despertar dos Mágicos" tenham afirmado que: "São essas regiões secretas que nos parece útil explorar. E não é um historiador, mas um poeta que nos servirá de guia.", a verdade é que no nosso tempo torna-se necessário fazer parte ou conhecer alguém relacionado com um lobby para editar e publicar. Existem, porém, editoras que aferem da qualidade dos autores e dos seus textos através dos comentários nos blogues. Mas cobram para cima de 1300 euros por cada edição, com direito a um determinado número de livros. Mas quem os promove? Temos de andar a bater à porta dos amigos ou a pedir nos estabelecimentos conhecidos para os publicitarem e venderem.
    Reiterando o meu agradecimento vou passar, certamente, a visitar o seu interessante blogue.
    Abraço com ternura.
    António

    ResponderEliminar
  18. Grande post, no sentido de bom. Eu ás vezes contava umas histórias aos meus filhos que começavam "no tempo que os animais falavam...". As fotos são excelente, acho que o fotógrafo até vai gostar de as ver aqui. E a mummy também.

    ResponderEliminar
  19. Adorei tudo, as fotos.. o texto fantástico!
    E as fotos da pequerrucha! looool ;))

    O Zoo merece uma boa manutenção e os animais merecem mais do que a pobre dieta! :( taditos..

    Beijocasss fofinha ehehe ;)) e
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  20. Ah, PARISIENSE, a "homenagem" é mais que merecida, que aquela gente tenta fazer o melhor que pode pelo Zoo e pelos animais, até a CML lhes cortou a verba de ajuda.
    E não, a AR não merece!
    Beijokitas, nina!

    Bom, VANI, espero que me digas onde, que devo ir passar uns dias de férias por essas bandas! :)*

    O Zoo merece bem uma visita, MYLLANA! Actualizada! :D

    Se quisessem, nem me importava nada, MOYLITO! (nem entendi muito bem a campanha deles, mas isso sou eu)
    Parágrafo, fáxavôr, que já li posts teus de uma ou duas linhas... :)))

    ResponderEliminar
  21. Nunca tive o prazer de ser beijada por uma foca, TERESA DURÃES, mas a ideia também não me desagrada...
    Quanto às fotografias, também as achei espectaculares! :)*

    É verdade, PAULOFSKI, eles tentam conseguir ir mudando os 'habitats' dos animais, o mais próximo possível do natural.
    O 125º aniversário só pode ser para festejar! :)*

    Disseram sim, VÍCIO! :p
    Não, foram tiradas em Abril de 1960, de modo que já tinham festejado o 75º aniversário... :D

    Por acaso, em criança vivi numa rua lá próxima, LEONOR, de modo que sempre foi passeio habitual. E ainda hoje em dia lá vou com muito agrado!
    As fotos do "amador", cá para mim, são das melhores que encontrei na net! :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  22. Achas que ia pôr a família do grou de "luto", SUN?!
    Comemoração não vai com essas coisas, nem me parece que fosse grande "happy end"... (`_^)

    O Zoo tem mudado bastante nos últimos anos, LAURINHA, se voltares a visitar nem deve dar para reconhecer. :D
    Nesta idade era gorduchinha mesmo, lá para os 4 anos adelgaçei, fartaram-se de gozar comigo a vida inteira por ser "trinca-espinhas", agora estou em fase de engordar, novamente :)))
    A vida tem destas coisas!!!
    Jinhos para ti!

    Tem melhorado bastante nos últimos anos, EMATEJOCA!
    Mas percebo perfeitamente, que com muito calor até o cheiro dos bichos incomoda um bocado. (vivi até aos 13 anos numa rua muito próxima, de modo que sei do que estou a falar)
    Em miúda era um bocado "pestinha", o que é diferente de ser determinada... :)
    "See" you later!

    INÊS, se começasse a pensar em "negritudes", nem sei onde já estava... ;)
    Ah, vamos, vamos, que o canito merece! :D

    ResponderEliminar
  23. Sou tão mal pensado que pensei que ao fim isto ia dar num post de eleições europeias :)

    ResponderEliminar
  24. Teté eu ainda espero vir a gostar do jardim zoológico de Lisboa. É que com muita pena minha só conheço a entrada do mesmo. É uma grande falha eu sei, mas ainda não se propocionou uma oportunidade de o conhecer e quando a tive (na primária) a minha mãe não me deixou acompanhar os colegas. Snif... Snif...

    As fotos estão maravilhosas, especialmente as últimas! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. É nina, realmente so me lembro da entrada se não me engano tinha grades altas de ferro trabalhadoe verdes escuras..lembro-me de pormenores, mas, mais tarde na africa do sul, visitava muito o zoo de lá por causa do Nuno que adorava, iamos os 3 eu, ele e o meu pai, o meu pai inventava animais que falavam, enfim, o rapaz ainda hoje fala mais no avô que no pai que só lá ia com ele, quase que, obrigado...
    E agora já emagreci, quandos e me emte na tola, levo tudo a peito, ja estava triste por parecer uma saca de kilos de açúcar, ehhh doce, mas, gorducha e pequenininha..beijinhos.

    ResponderEliminar
  26. 125 anos? Como o tempo passa!

    Lembro-me do preto que ensinava os miudos a andar de patins. O homem já morreu.

    Sorriu sempre que vou ao jardim, ao pensar daquela cena do Vasco Santana. "Sou,ou não sou doutor".

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  27. Ensinas-me? É que eu só percebo a minha cadela, e mal, mas não falo nadinha, em canidez, tigrez, zebrez e outros ez, tu pareces perita!

    :D

    enxofre e até domingo

    ResponderEliminar
  28. Ensinas-me? É que eu só percebo a minha cadela, e mal, mas não falo nadinha, em canidez, tigrez, zebrez e outros ez, tu pareces perita!

    :D

    enxofre e até domingo

    ResponderEliminar
  29. tungas, muitos dias sem cá vir e agora é em dobro!! hihihihihi

    ResponderEliminar
  30. Não, ESCARLATE.DUE, são "só" de há 49 anos... :)))
    Agora se reclamar também já passou, mas tiro na mesma se o fotógrafo assim o desejar, embora as ache fantásticas! :D

    Confesso que era um bocadinho reguilóide, ISABEL! :)
    Mas que o Zoo merece ser acarinhado, também não me restam dúvidas e, aliás, os animais também precisam de visitantes que contribuam para o seu sustento (a CML, aqui há uns anos, cortou-lhes o subsídio, mas não sei bem como isso está).
    Beijinhos!

    Bem-vindo, ANTÓNIO!
    É verdade que as crianças hoje em dia conhecem os animais mais via TV e net, do que "ao vivo e a cores".
    Quanto aos lobbies na publicação de um livro (de poesia ou de prosa, que a diferença não é muita) estou completamente de acordo. Um conhecido meu (amigo de uma amiga), com vários prémios em concursos de câmaras municipais, não consegue encontrar uma editora para os seus contos e poesias. Mas qualquer "pata-choca" que seja apresentadora de televisão, mesmo que não saiba escrever duas linhas seguidas... é o que se vê!
    Infelizmente, é assim, nem sei se algum dia vai mudar, mas tenho esperança que sim!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  31. É aquela criança que vive sempre dentro de nós, topas, PREDATADO?!
    A mummy só vai ver quando vier cá a casa, que ela (ainda?) não tem PC... ;)

    A historieta saiu um bocado ao sabor das fotos, TÁ-SE BEM!, mas que adoro o Zoo e que entendo o esforço efectuado a vários níveis para conseguir alojar condignamente os animais, também! E não é de agora (pronto, OK, não quando tinha esta tenra idade)! :)))
    Beijooocas!

    Ah, ah, ah, CONDADO, eleições europeias é coisa sobre a qual não me vais ouvir falar. Aliás, será a segunda vez que não vou votar (desde que posso): a primeira por convicção, desta porque devo de andar aí mais próximo das tuas bandas... :)

    Estou certa que vais gostar, TONS DE AZUL! E oportunidades não faltarão, que o Zoo não fica na Conchinchina... :)
    As últimas ilustram uma Teté "rebiteza", já a adorar os passeios pelo Jardim! :D
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  32. Essas grades de que falas ainda estão lá, LAURINHA, que são tipo lanças verdes escuras com setas douradas nas pontas. Mas por dentro tem mudado muito ao longo dos anos, que tem sido feito um esforço enorme para os animais não ficarem dentro de jaulas, mas num ambiente mais próximo do seu natural.
    Baixinha e gordinha era eu nesta altura, eh,eh,eh! :D
    Jinhos, nina!

    O quê, CARLITOS?! Não me digas que assististe à inauguração... :D
    Ainda me lembro desse ringue de patinagem, que aliás foi onde aprendi a andar de patins e desse professor de patinagem que era um espectáculo. O senhor morreu e o ringue também já não existe.
    Mudanças...
    Bom fim de semana! (mas suponho que ainda nos encontraremos por aí... ou não?)

    Oh, oh, DIABBA, nem imaginas a perita que sou no assunto! Aliás, olhei para o olhito da tua Flor e percebi logo que ela estava a magicar como comer a tua máquina fotográfica! :D
    Beijoca enxofrada e até Domingo!
    ps - até tirava o dobrado, mas já que comentaste, tungas, aqui fica! (pelo menos, para fazer sentido) :)

    ResponderEliminar
  33. Poste excelente

    e

    parabéns ao Zoo

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)