segunda-feira, 6 de abril de 2009

(NÃO) PASSAR CARTÃO!

Fotografia, intitulada Selva, de Israel Cárdenas Mayorga
Chujtiat no Flickr

9h53m. 6ª feira, Lisboa, Loja do Cidadão. Senha A - 184. Último atendimento: A -31!

Motivo: Cartão do Cidadão. A que propósito? Porque o "puto" enfiou o BI no bolso traseiro das calças de ganga e, depois de as pôr para lavar, encontrou-o desfeito. Como ainda não tem 17 anos, nem carta de condução, nem outro documento comprovativo da sua identidade, precisa de uma testemunha. A mãe, no caso!

1ª hora - Ainda bem que encontrámos duas cadeiras vagas, ao lado uma da outra. Porque é que os números não avançam? A máquina, sofisticada, faz tudo: tira a foto, as impressões digitais e reconhece a assinatura. Mas nem sempre os utentes atinam com a máquina, nem a máquina com eles: têm de olhar em frente, manter a boca fechada, pressionar os indicadores numa mini-fotocopiadora e assinar um papel com uma caneta especial num espaço específico. Qualquer ligeira distracção e há que repetir o procedimento. Perto, um rapazinho hiperactivo não se cala nem durante um minuto.

2ª hora - Ah, isto também tem umas reclamações há mistura. O miúdo continua sem se calar, joga ao "papel, pedra ou tesoura" com a mãe, de vez em quando pede para ela o estrangular. Esperto e meiguinho, mas muito chatinho! Epá, mas ainda bem que são o 67, que não tarda devem ir embora... Às 11h20m o altifalante anuncia que deixaram de ser distribuídas senhas para o cartão do cidadão, dado o afluxo de gente. O pequeno já foi atendido, o filhote vai dormitando encostado ao meu ombro. Os reclamantes amontoam-se na porta ao lado do 1º guichet, a responsável só sai de meia em meia hora. Um jovem estudante está exasperado: nos CTT não o deixaram levantar o BI com a guia, afirmando que esta não vale como identificação, para tal precisava do BI... AHHHHH!!!!

3ª hora - Epá, as funcionárias do atendimento começam a fazer intervalos de meia hora. É pouco, para almoçar! Mas as idas à casa de banho de deficientes, que é a mais próxima, são mais que muitas, uma já lá foi 3 vezes em duas horas e meia. Coitada, deve ter a bexiga fraca ou então está de diarreia... Olha, lá vai ela de mala à tiracolo, para o intervalo! As alturas são tiradas a olho. Aquela velhota minorca é medida com os sapatos de salto altíssimo?! A funcionária ainda ri, que ela quer parecer mais alta, mas aceita que a mulher figure com mais uns centímetros, na papelada? Aqui também há cunhas? Uns são atendidos porque conhecem o A, B ou C, porque o cartão não foi aceite por estarem a sorrir para a fotografia - boca fechada é uma palavra de ordem assente e bastante curiosa - e são todos atendidos à frente dos que têm senhas? Ai...

4ª e 5ª hora - Confesso que me perdi, no altifalante avisa-se que o atendimento está atrasado (grande novidade). Houve mudança de turnos, mas encostei a cabeça e fechei os olhos, a ver se conseguia dormitar um bocado, embora a cadeira de suma a pau não ajudasse, nem o lento mas audível tlintlon do placard da numeração, nem as reclamações de muitos, nem o choro de alguns miúdos. Um dos novos funcionários, aparentemente eléctrico a correr pelos corredores e para a casa de banho, atendeu dois ou três clientes durante este tempo, motivo de reclamação (em saco roto, diga-se de passagem) de uma utente exaltada. O homem que agora se sentou ao meu lado cheira mal, a senha que ostenta na mão é muito posterior à minha. Nem passar pelas brasas se consegue, neste estaminé???

6º hora - ALELUIA! ALELUIA! E não, não é por estarmos próximos da Páscoa, mas às 16 horas chamaram-nos! A fotografia saíu como a de quase todos os outros, a parecer um ex-presidiário, nos deditos nem houve problema, a assinatura precisou repetição! O funcionário, simpático, avisou que o cartão pode demorar vários meses até poder ser levantado...

16h20m. Saída! Nada mais nada menos que 6 horas e 17 minutos de simplex! Mas ca ganda merdex!!!

21 comentários:

  1. Que paciência, Teté, mas que remédio, não é?
    Se fosse complicadex, nem quero saber. A última vez que renovei o BI acho que não demorei dez minutos, quando tirei o passaporte, um quarto. (Em ambos os casos com cita prévia, isso sim.) Certamente, isto não é Lisboa.

    Boa semana e férias (se tens)!

    ResponderEliminar
  2. O meu é o BI normal mas tão cedo nao me apanham lá, que seca :S

    ResponderEliminar
  3. Rapariga, a semana passada aqui a je foi numa sexta feira lá, era uma e meia d atarde, senha 66 a correr, a minha? 276...as luzes apagaram-se e já não saiam mais senhas da maquineta, chamavam d eouvido e a confusão era tanta, fui embora...dia seguinte, ia no 116, meu numero? 385, aguentei, cheguei lá pelas 9.40, sai de lá se acreditares, pelas 14,30..e nem mais, aborrecida de tanta hora ali, cheia de fome, não queria bolinhos do café, andava de cá pra lá,a quilo era uma barafunda, os espertinhos a quererem emter-se ali e eu apenas queria um carimbo para a minha carta em como estou no desemrpego...olha se esse carimbo não poderia estar no centro de emprego, num cubiculo que fosse, só para isso e evitar as multidões...minha nossa...

    ResponderEliminar
  4. Era uma boa altura para dizeres ao teu filho "vou-me embora, tu foste adoptado e tudo". ;)

    Beijo!

    ResponderEliminar
  5. Fizeste-me lembrar o "Voando sobre um ninho de cucos"...

    ResponderEliminar
  6. Mas agora já não é necessário a impressão digital!

    ResponderEliminar
  7. Não queiras ver em que estado ando o meu B.I. . Até já tenho aceso ao seu interior!.
    Menina.....o contacto! o contacto!.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo4/06/2009

    Chiça, mais depressa o rapaz tirava a carta :D

    ResponderEliminar
  9. nunca ninguem disse a quem se referiam com o termo simplex!
    vais dizer que nunca foste atendida por um funcionário que ainda procura teclas num teclado? (nem podia ser noutro lado mas acho que eles devem pensar que sim)

    ResponderEliminar
  10. Pois é o que faz viver na capital.....ahahahahah
    Os meus filhotes já o tem e um demorou o tempo de fazer isso tudo: tirar a foto de ex-presidiário, meter o dedo(ahahaha) e assinar, pois foi a hora de almoço e cá na terriola, tinham ido todos almoçar......hihihihih
    O mais novo foi no Porto porque estava na faculdade e também sdó lá esteve meia hora.
    Resumindo ambos tiveram o papel para ir levantar o CU passdo 48 horas...... e esta hem???????

    Para a proxima vens até aqui, sempre visitas, passeias e não ficas 6h com o cú numa cadeira...

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  11. Teté. Eramos os dois da 10ª foto. Vou retirar a adivinha. vocês adivinham facil, facil. Bolas!!!!!!!
    ;-)

    ResponderEliminar
  12. É por essas e por outras que só tirarei o abençoado cartão em 2015, que me parece que é o prazo de validade do meu BI!!!

    (é que NINGUÉM consegue dizer coisas muito diferentes!!!) - facilidades???? em quÊ????

    beijinhos, boa semana (I'm back)

    ResponderEliminar
  13. Eu tenho uma colega que anda há smeanas a tentar levantar o dela. Repara que é só para levantar a porcaria do cartão... é só um diligente funcionario pegar na guia, conferir o número, estender a mão para o molho numerado, sacar o cartão,e pedir uma assinatura a quem levanta e pronto. Não me parece muito complicado. Mas devo ser eu que sou chata!

    Espero que não tenhas ficado traumatizada com essa experiência.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Já tinha hoje lido um post de uma crise simplexissima noutro blog mas não tão completa como esta. O mal desta treta toda é que se for lá alguém com responsabilidade em pôr esta coisa a funcionar, é atendido na hora e sai a dizer que está a funcionar às mil maravilhas. E andamos nós a votar nesta gente. Tadinhos não têm culpa nenhuma. O raio que os parta.

    ResponderEliminar
  15. os funcionários públicos a organizar e a trabalhar e a reclamar e a grevar?

    ResponderEliminar
  16. Ui, SUN, se fosse complicadex, nem sei como seria... (nem cabe aqui nenhuma espécie de sorriso, de modo que me vou abster!)
    Férias?! Não! Tenho o feriado, como (quase) toda a gente...
    Boa semana para ti, também!

    O meu também, LOPESCA, e vai continuar a ser... (embora já me tenham dito que há locais mais fáceis para tratar do tal cartão!)
    Depois desta saga, está claro! ;)

    Ah, LAURINHA, estas burocracias são sempre uma confusão. Mas não deves ter estado na mesma fila, que esta era só para tratar do Cartão do Cidadão e do BI.
    Mesmo assim, o ror de horas foi quase idêntico!
    Muita pachorra precisamos ter nesta terra!
    Beijocas, nina!

    Mas não disse, RAFEIRITO, que mãe há só uma (adoptiva ou não)!
    Sempre quero ver se ele corresponde, um dia mais tarde, dizendo à companheira que a mãe é a melhor cozinheira do planeta... :)))
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  17. Também me lembrei do filme, CAPITÃO, mas não foi exactamente por aqui... :)

    É sim, RODERICK, o processo é que é diferente... ;)

    Ah, CONDE, o do rapaz também já estava meio desfeito, antes da aventura na máquina de lavar.
    Não me esqueci do contacto, hoje vou tentar lá a tal conta de gmail, que o outro passa a vida semi-entupido...
    Desculpa o atraso! :)

    Quase, RJFVAAC! (Ricardo, se bem me lembro...)
    Mas o quase também pode fazer uma enorme diferença... :D

    ResponderEliminar
  18. Simplex, VÍCIO, só se for na cabecex, do nosso ilustradex primeirex!
    Teclas no teclado, nem sei se ele próprio consegue encontrar... e não digo mainada! ;)

    Tarde piaste, PARISIENSE, que a volta ia ser mais agradável que a do simplex!
    Como em tudo na vida, há que ver para crer... :)
    Beijocas, nina!
    ps - mas o traseiro também ia ficar achatado, de tantas horas de viagem, acho! ;)

    Oh, RODERICKINHO! Mas eu já tinha visto uma foto tua, nem foi adivinhação! Da Ana nem por isso, daí ter partido para a loira, até porque o filhote é aloirado...
    Nada mais do que isso, note-se! :)

    Prazos de validade à parte, LEONOR, só o vou tirar quando esta confusão passar.
    Não disse no post, mas suponho que até o próprio acto de votar pode ficar comprometido se trocarmos de cartão entretanto.
    É suposto substituir, mas se os fulanos da mesa de voto forem "abrunhos", quem sabe se não inventam impedimentos?
    Beijoca e continuação das melhoras!

    ResponderEliminar
  19. Traumatizada, fiquei, SAFIRITA!
    E não gostei de ver reflectidas no espelho as burocracias parolas deste país!
    Já se está mesmo a ver que para levantar o dito vai ser outra cegada! Noutro local, supostamente mais fácil...
    Às tantas, ainda temos de ir tirar um BI ao rapaz entretanto, para não andar sem identificação.
    Ai...
    Beijocas!

    Oh, oh, PREDATADO, e se for perante as câmaras de televisão, toda a gente acredita que é tão fácil... como saltar à corda!
    Voto sempre, mas nesta "pandilha" nem por isso! Tadinhos? Raio que os parta mesmo! :S

    Nada contra os funcionários públicos, BURRO, mas ideias de jerico, aclamadas aos 7 ventos, nem sempre são as melhores... ;)

    ResponderEliminar
  20. pedidndo adiantadamente perdão, eu vejo isto mais como um putaqueosparex... nas eleições confirmarei a minha opinião sobre os portugueses.

    ResponderEliminar
  21. Vamos esperar para ver, MOYLITO!

    Infelizmente, também suponho que vou confirmar a minha opinião. Não serão todos, mas os bastantes para se deixarem engrupir por estas máquinas propagandísticas... :S

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)