quarta-feira, 29 de agosto de 2007

PRÉMIOS


Conta-se que estando Alfred Hitchcock muito nervoso e impaciente por causa da atribuição dos Óscares, a mulher o acalmou com as seguintes palavras: “Por amor de Deus, não leves isto tão a sério. Lembra-te que estes são os homens que deram o Oscar a Luise Rainer. Duas vezes!”

Sabem quem foi Luise Rainer? Não? Então eu explico. Luise ganhou o Oscar de melhor actriz principal em dois anos consecutivos - 1936 e 1937. Mas já deve haver pouca gente a saber quem ela era, uma vez que terminou a carreira prematuramente, aos 29 anos de idade. Posteriormente, escreveria na sua autobiografia: “Os estúdios tinham a impressão que contratar uma actriz que tinha ganho dois Oscares era motivo bastante para lhe dar os piores papéis.”

Parece que as sábias palavras da mulher de Hitchcock tiveram o dom de o acalmar. E ainda bem, porque este realizador de reconhecido talento foi nomeado 6 vezes... e não ganhou nenhuma! Mais tarde a Academia deu-lhe o Prémio Irving Thalberg, pelo conjunto da sua obra, mas não é a mesma coisa.

E para quê este palavrório todo? Porque dois companheiros bloguistas – a Kátia do P’ra Te Ver Aqui e o Vício do Pensamento Pro-fundo - me atribuiram o The Power of Schmooze Award. É óbvio que toda a gente fica lisongeada com um prémio. Mas os prémios também podem ser muito injustos, como já demonstrei com a histórinha do Hitchcock. Portanto agradeço, mas passo. Todos os blogs que mais gosto de ler estão ali no cantinho dos favoritos e ainda faltam lá alguns a que tenho de prestar mais atenção.

Para não dizerem que é para me esquivar às nomeações, dou aqui indicação da lista de 5 daqueles que consulto diariamente, mais ou menos por esta ordem:

Teia de Ariana, da Su
Faxavor, do Nelson
Pensamento Pro-fundo, do Vício
Rafeiro Perfumado, do próprio
A Grafonola que Sabia Falar, da Vanadis

Sintam-se todos premiados, se preferirem...

-----
E já agora um grande beijinho de Parabéns para a Isa, que faz hoje anos, e que foi a pessoa que teve a paciência de me ensinar tudo o que sei sobre blogs!

24 comentários:

  1. LOL, xim xenhora tete, estás a ficar com uma veia bloguistica daquelas!! =) Prémios sabem sempre bem, mas muitas vezes são injustos, dependem de muitas politiquices...mas, tete, vá lá, deixa-te de modestias e aceita o premio, bem mereces! =)

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo.. há muitos prémios que são atribuidos a quem não os merece.. consta que até há prémios comprados.. mas.......... vamos considerar isso excepções.. Eu acho que é sempre bom receber um prémio.. é sempre bom que alguém considere que o merecemos.. mesmo que isso não nos aqueça nem arrefeça.. Sabe bem!

    ResponderEliminar
  3. próprio é o nome verdadeiro do rafeiro?

    ResponderEliminar
  4. Vanadis, de politiquices, de jogos de poder, de arranjar para o amiguinho, etc. e tal.

    Não quero, a blogosfera serve para me divertir, não para andar na troca de galhardetes...

    ResponderEliminar
  5. Essa dos prémios comprados, também deve ser brincadeira. Na blogosfera?

    Noutros sítios, sim, secalhar há quem tente essas vias...

    Claro que a pessoa fica sempre lisongeada, mesmo que seja um amigo a oferecer, mas são sempre um pouco supérfluos, não é 4ever... or never?

    ResponderEliminar
  6. Vício, como tu bem sabes o Rafeiro Perfumado assina o blog dele como... rafeiro perfumado.

    É evidente que o livro assina como Jorge Pereira, que suponho ser o verdadeiro nome dele (mas também pode ser pseudónimo, quem sabe?)

    ResponderEliminar
  7. "Galhardetes"?
    "Arranjar para o amiguinho"?
    Vou passar meu comentário...
    :(
    :(

    ResponderEliminar
  8. Kátia, desculpa, mas acho que não entendeste bem.

    Porque é que achas que o Hitchcock não ganhou nenhum Oscar de Melhor Realizador? Por que havia outros bons? Pois, é certo... mas 6 vezes? Tinha o "grave defeito" de ser inglês e a academia é americana. Quer oscarizar os seus compatriotas (ultimamente está melhor, mas houve uma época que era assim e Hitchcock já morreu em 1980, salvo erro).

    Os políticos normalmente só premeiam pessoas do seu partido ou que os apoiaram, salvo raras excepções, que se tornariam muito evidentes para o público. E é um ror de prémios, sempre aos mesmos, amigos e apaniguados. Ou pelo menos aqui é bastante assim.

    Não conheço pessoalmente, ao vivo e a cores (entenda-se!), nenhuma das pessoas que escreve os blogs que estão nos meus favoritos. Daí nunca haver suspeita de estar a beneficiar amigalhaços, nem de me estarem a beneficiar a mim. Mas, suponho ter o direito de passar e não ser "obrigada" a nomear só 5, quando na volta me apetecia nomear 8, por exemplo. E isto também porque conheço poucos, que iniciei estas lides há menos de um ano.

    Fica bem e não te zangues comigo!

    Jinhos!

    ResponderEliminar
  9. :)
    Eu entendi o post.Sei quem é o Hithcock e também sei como funcionam essas engrenagens políticas.Mas,pense bem se toda gente que merece ou recebe um prêmio seja ele qual for,ficar pensando em quem merece e não recebeu?

    Que bom!!!!--assim penso eu--que pelo menos por aqui os prêmios foram genuínos e não passaram pela "maladragem" da qual não gostamos e ficamos chateadas.

    Também não conheço quem escolhi para o suposto e portanto não há 'galhardetes' ou 'arranjos para amiguinhos' como citou.

    Eu escolhi porque gosto dos blogs e pronto.
    :)

    Você poderia escolher 8,10 ou até mais.Eu e tão somente Eu que quis cumprir as tais regrinhas que ninguém me avisou,mas que eu espreitei se não me engano no blog do Vício e também na própria 4ver... or never.

    E não,por favor não se sinta "obrigada" a receber nada,pelo menos de minha parte.Como disse e reitero escolhi seu blog porque gosto e pronto.

    Iniciei o espaço que visitas em Maio...porém,já havia tido outros e ainda conservo um que anda um tanto esquecido devido meus afazeres e é assim mesmo,aprende-se aos poucos.
    :)

    No mais...não fiquei e nem estou zangada.Jamais!Só fiquei realmente sem saber o que comentar depois do que escreveu.Apenas isso.

    Esclareci? ;)

    Beijos Soteropolitanos!

    ResponderEliminar
  10. Não há aí um premiozinho para mim, por acaso?

    Ouvi dizer que existe o "e-cerveja gelada" para quem posta exactamente às 3.27am. Dava um jeitaço: regressei do frigorífico sozinho porque me esqueci de comprar.

    Também aceito o prémio "e-sumo de mango gelado", se não houver do outro.

    Olha, é o que e-houver...
    Muito e-agradecido!


    Uma noite boa e uma manhã melhor
    :)

    ResponderEliminar
  11. Como concordo contigo, Teté. Agradeço todos os prémios que me concedem, sei que quem o faz acredita nisso, e muitas vezes é mesmo uma prova de amizade. Agora aquilo que está por detrás, no início... deixa-me sempre com um pé atrás. Um destes dias não há espaço na barra lateral para tanto prémio!

    Uma beijoca!
    Ass: O próprio

    ResponderEliminar
  12. Tens email? Gostava de te mandar um texto... ;)

    rafeiroperfumado@gmail.com ou o próprio@gmail, mas este último por vezes falha, deve ser por causa do acento

    ResponderEliminar
  13. Kátia, tanto quanto sei, já existiram 3 laureados de Hollywood que recusaram o prémio...

    Não recusei, só passei! Não me sinto júri de concurso nenhum...

    Jinhos, seropolitana!

    ResponderEliminar
  14. Eduardo, se leste bem nas entrelinhas, todos os que lá estão no cantinho dos favoritos foram premiados, se assim o entenderem.

    Ops! Também lá estás? Considera-te premiado...

    A cervejinha gelada também se arranjava, mas não dava para enviar por mail!

    Jinhos!

    ResponderEliminar
  15. vim aqui só para te matar a curiosidade!
    não é HIS mas sim HI5 (cinco)
    clica lá para veres

    ResponderEliminar
  16. Eu não acho grande piada aos prémios, mas o Schmooze é dos que tem mais lógica.

    Na verdade não premeia o blogue nem o que o bloguer escreve, premeia simplesmente a atitude do bloguer na blogósfera, ou seja o seu papel comunicativo entre blogues, ao visitar outros, comentar e establecer diálogo nos seus comentários.

    ResponderEliminar
  17. Ao próprio, obrigada pela solidariedade canina.

    E quanto ao mail, suponho que já estamos quites!

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  18. Kátia, soteropolitana, como é óbvio!

    ResponderEliminar
  19. Obrigadinha, Vício, por não ter de carregar com essa dúvida na minha bagagem...

    ResponderEliminar
  20. Bem-vindo, Crestfallen.

    Vou-te visitar um dia destes, para me explicares melhor essa cena de uns prémios serem melhores que os outros...

    ResponderEliminar
  21. Podias instituir o prémio "blog da merda"!
    Talvez eu assim conseguisse ganhar qualquer coisita...

    ResponderEliminar
  22. Anónimo9/10/2007

    Vim aqui dar uma "espreitadela" e vejo um prémio assim de bandeja também para mim! Isto calha sempre bem, com um sabor daqueles que faz enrubescer1 Um prémio, dependendo das intenções, das situações, dos contextos, dos objectivos (afinal, até pode depender de muita coisa!!) pode ser algo bastante aliciante, de recompensador...um reforço. Um gesto agradável...e por aí, de facto agradeço! Muito obrigado! Vindo de ti, é deveras gratificante! ;)

    ResponderEliminar
  23. Já afixei o selo da nomeação e guardo para mais tarde a referência à mesma e catadupas de próximos!

    : )

    Amiga, vou para o meu sofá embrenhar-me no vício que agora adquiri: a série ROME, em dvd.

    Até mais logo!

    ResponderEliminar
  24. Oh, Capitão Merda, não aceito queixas, que bem sei que também já recebeste uns quantos...

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)