quarta-feira, 15 de agosto de 2007

O DESERTO

No dia 15 de Agosto, Lisboa costuma estar deserta, especialmente à tarde. São as férias, as festas das terrinhas, a malta a ir para a praia, os velhotes que acham que está demasiado calor para sair à rua, sei lá que mais. Aqui há muitos anos, num desses dias, fui tomar café depois de almoço, atravessei a 2ª circular a pé (ná, olhem que isso não é nada aconselhável, nos tempos que correm), andei três quarteirões e até chegar ao local só vi um rato. Assim a caminho de ratazana, mas não nos incomodámos um ao outro, que ele foi para um lado diferente do meu. Claro que actualmente já não dava, porque há um centro comercial a meio desse percurso e parque de estacionamento, portanto a probabilidade disso acontecer é quase nula. Aliás, o dito café de bairro já nem existe, e nesse dia estava praticamente às moscas.

Então comecei aqui a pensar, olha, hoje é que é um dia bom para falar de política. Não está cá ninguém, assim como assim as pessoas não gostam muito de ler, falar ou escrever sobre o assunto, não ficas traumatizada se não obtiveres nenhum comentário. Nem de propósito, a minha amiga Paula de Faro manda-me um mail, com o título: “António Barreto faz o retrato de Sócrates”. Esfreguei as mãos de contentamento!

Quero desde já esclarecer, que não faço a menor ideia se a autoria do texto é mesmo de António Barreto, porque há por aí muito espertalhão que assina com nomes sonantes, para chamar as atenções. Nem vou transcrever o artigo todo, que é longo, só uma parte, com a qual concordo inteiramente.

“Desengane-se quem pensa que as gafes dos ministros incomodam Sócrates. Não mais do que picadas de mosquito. As gafes entretêm a opinião, mobilizam a imprensa, distraem a oposição e ocupam o Parlamento. Mas nada de essencial está em causa. Os disparates de Manuel Pinho fazem rir toda a gente. As tontarias e a prestidigitação estatística de Mário Lino são pura diversão. E não se pense que a irrelevância da maior parte dos ministros, que nada têm a dizer para além dos seus assuntos técnicos, perturba o primeiro-ministro. É assim que ele os quer, como se fossem directores-gerais. Só o problema da Universidade Independente e dos seus diplomas o incomodou realmente. Mas tratava-se, politicamente, de questão menor. Percebeu que as suas fragilidades podiam ser expostas e que nem tudo estava sob controlo. Mas nada de semelhante se repetirá.

O estilo de Sócrates consolida-se. Autoritário. Crispado. Despótico. Irritado. Enervado.

Detesta ser contrariado. Não admite perguntas que não estavam previstas. Pretende saber, sobre as pessoas, o que há para saber. Deseja ter tudo quanto vive sob controlo.


E agora acrescento eu, alguém já reparou na linguagem gestual do homem, sempre de dedo em riste, como se dissesse a um puto: “Se o menino se porta mal, vai de castigo ou leva tau-tau!” Os Gatos Fedorentos repararam, tanto que se fartaram de gozar com o dedinho do nosso PM, mas eles estão de férias, ai, ai...

Bom feriado para todos!

14 comentários:

  1. Se não fossem os politicos não se fazia comédia neste país. 3 vivas aos politicos!

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo Fausto! Vivaaa! LOL LOL LOL! Pena só servirem para isso mesmo, para dar dicas aos Gatos Fedorentos.

    ResponderEliminar
  3. Pelos vistos Brasil e Portugal em matéria de política dá igual(ih,até rimou! lol).Tudo um bando de palhaços a fazerem graça idiotas e parvas! Uma vaia pra eles,isso sim!

    ResponderEliminar
  4. Pois é, Fausto e Vanadis, sem eles, do que é que a gente se ria?Do penteado do Paulo Bento e das suas entrevistas cheias de tranquilad? E matéria-prima para os Gatos?

    Oh Kátia, lá muito engraçado não é, andar a ver um gajo armado em ditadorzinho, rodeado de bajuladores por todo o lado. Sim, uma vaia para eles e 3 vivas aos comediantes que se aproveitam dos seus tiques para nos fazerem rir!

    ResponderEliminar
  5. A política é uma vergonha.
    O problema de todas estas gaffes, é que enquanto nos estamos a rir do mongolismo dos governantes, eles vão levando a deles avante e vão-nos manipulando cada vez mais...

    ResponderEliminar
  6. Ah pois, isso é verdade. Mas vejamos uma cena. Quem é que os meteu no poder? Não foi o zé povinho?...depois não digam que a culpa é do governo...e não me venham cá com coisas, pq pessoas que elegem jardins, felgueiras e majores...com amigos desses ninguem precisa de inimigos...

    ResponderEliminar
  7. Matchbox30, só é manipulado quem deixa...

    Oh Vanadis, mas eu não votei em nenhum desses camaradas!!!

    ResponderEliminar
  8. Lol, mas eu não disse que votaste! Falei do Zé Povinho em geral. A irmandade do 6o andar não se enquadra! LOL

    ResponderEliminar
  9. Hahaha!Gostei da resposta Vanadis!O pior é que mesmo não enquadrando no clube do "zé povinho",tudo continuará como dantes no Quartel de Abrantes.E como a Teté bem falou,não é nada engraçado.Os comediantes daí,assim como os de cá,riem,fazem graça,mas no final também pertecem a mesma casta.São os bobos da corte--fazem piadas ,mas moram no Palácio Real--.Enfim!Matchbox30 está certíssimo(a)!

    ResponderEliminar
  10. iiih, não chame ela aO matchbox que ele fica piurso...LOL! =)
    pois...é verdade que rir é um bom remédio para aqueles safados.
    Quando é que metem o jardim no jardim zoologico??? E o major gondomar, tão á espera de que para o meter na cela ao lado?

    ResponderEliminar
  11. O Jardim está bem para o Jrdim Zoológico (coitados dos restantes animaizinhos, mas enfimmmmm...). Agora o Major, era pildra com ele mesmo, cais jardins zoológicos?!!!

    ResponderEliminar
  12. irmandade do 6º andar, agora quartel general de Abrantes (sou natural de cá)... isto tem tudo para não sair daqui coisa boa :p

    ResponderEliminar
  13. Está a fazer lembrar assim um Código da Vinci à portuguesa, não está?

    ResponderEliminar
  14. Poderia dizer, como a outra, não há coincidências... mas gosto de acreditar que há :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)