sábado, 6 de junho de 2015

VIVAM AS CARACOLADAS!

Comecei a desconfiar que o ataque às caracoladas estava para breve, quando vi um masterchef (Nova Zelândia) a indignar-se com uma concorrente, por ter atirado uma lagosta para dentro de uma panela de água a ferver. Segundo a criatura, a lagosta precisava de ser morta com uma facada na cabeça antes de "mergulhar" no tacho. Porque era uma crueldade, blablablá. Isto vindo de um cozinheiro parece-me do mais caricato possível: óbvio que ninguém no seu juízo perfeito deseja ver os animais a sofrer antes de servirem de refeição, mas daí a uma facada ser mais "humana" do que um caldeirão, pois, são outros cinco paus. Aliás, embora nos últimos 30 anos nunca tenha cozinhado lagosta (por outros motivos que não o sofrimento da bicha), também foi assim que me ensinaram a cozinhá-la. E como não sei ao certo onde se deve espetar a faca para a tal morte rápida, desconfio que, no meu caso, a tentativa de lhe infligir menos sofrimento resultaria infrutífera. 

Mas quer dizer, se já estavam com esses pruridos com a lagosta (como com sapateiras, navalheiras, lavagantes e afins), de certo não iria faltar quem se lembrasse das amêijoas, cadelinhas, mexilhões e quejandos, bem como dos benditos caracóis. E foi assim que esta semana surgiu no facebook mais um grupelho a exigir que se acabassem com as caracoladas. Escusado será dizer que esta gente é vegetariana, vegan ou só parva, porque na verdade ninguém lhes diz que alfaces, tomates e outros vegetais e frutos gostem de ser comidos - e a maior parte das vezes "esquartejados", antes de ingeridos. Desconfio que não, mas isso sou eu!

Não façam confusão: não tenho nada contra vegetarianos ou vegans (já não direi o mesmo em relação a gente parva), desde que não tenham a veleidade de me "obrigar" a seguir a sua dieta. Tal como os nossos antepassados desde tempos imemoriais sou omnívora e não pretendo mudar a minha alimentação. Infelizmente, a insistência de que eles é que estão cobertos de razão e que portanto todos lhes devem seguir as pisadas é uma das características que costuma transformar vegetarianos (ou vegans) na tal gente parva...

Bom, mas verdade seja dita, que o que mais gosto nas caracoladas nem sequer são os caracóis: servem como pretexto para reuniões entre amigos, que por vezes já não se veem há muito. E há alguma coisa melhor do que pôr a conversa em dia com velhos amigos, frente a uma bela petisqueira? Foi o que aconteceu esta semana, quando me juntei ao Rafeiro Perfumado, à Gata Verde e ao FatiFer frente a uns belos caracóis, retomando assim uma antiga "tradição" - que teve um interregno no ano passado, por razões óbvias. Um encontro bastante animado, que nenhum activista anti-caracoladas se atreveu a interromper!

18 comentários:

  1. Tb não gosto muito quando me tentam impingir outras formas de alimentação como sendo a última e única verdade.
    Mas falando de caracóis... esses parecem muito fáceis de comer. E com uma imperial!!!
    Adoro caracóis! Pena não os haver aqui na minha zona.
    Uma caracolada em convívio tem outro sabor.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu não gostas muito, CATARINA, eu não gosto nada. Embirro, até! :)

      Mas tens razão, a caracolada, com uma imperial (ou duas) e o convívio sabe que nem... ginjas! :D

      Beijocas

      Eliminar
  2. VIVAM!!

    Adoro caracóis, infelizmente, aqui para o Norte é petisco pouco - ou nada - apreciado, pelo que só tiro a barriga de misérias quando vou a Lisboa ou passo para a outra banda do Tejo.

    Agora, se degustados na companhia de amigos, embalados por uma amena cavaqueira e empurrados por uma imperialzita, então sim! É mesmo uma coisa do outro mundo...:)

    Beijocas a salivar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso aí, JANITA: em amena cavaqueira são um pitéu do outro mundo!

      Por acaso cheguei a comer um pires de caracóis em Vila Praia de Âncora,mas concordo que aí em cima é pouco usual e os temperos também são diferentes daqueles a que estou habituada. Mas também já os comi no Algarve, feitos de outra maneira, e igualmente agradáveis.

      Beijocas

      Eliminar
  3. Pois se há tradições que se devem manter esta é uma delas, por isso foi um prazer reavivá-la! Haverá melhor maneira de pôr a conversa em dia que entre travessa e imperial que vinham e copo e travessa vazios a ir?

    Obrigado por marcares no teu sitio do costume ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo, FATIFER! E não, não estou a ver melhor maneira de pôr a conversa em dia... :)))

      Beijocas

      Eliminar
  4. Concordo em absoluto. Vivam as caracoladas.
    Quanto à campanha facebookiana anti-cozedura-de-caracóis, já me ri bastante com o gozo de que vai sendo alvo através das mais diversas piadas gráficas. Uma delas referia-se precisamente às alfaces, que também sofriam ao serem comidas e por isso aconselhava a que se comessem pedras... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ser franca, LUISA, estes extremismos vegans e afins não me fazem rir, mas irritam-me um bocado. Quer dizer, em vez de defenderem a sua causa, o exagero da coisa é tal que acaba por me colocar mais contra eles. E, provavelmente, nem ligar tanto a causas que até podiam ser nobres, se efetuadas com um mínimo de sensatez. Feitas bem as contas, por essa gente acabávamos mesmo a comer pedras... ou em greve da fome, sei lá! Tontos!

      Eliminar
  5. Eu não gosto nada de caracóis, mas adoro petiscos e reuniões com os amigos!!!
    Cada um que coma o que bem entender, é o meu lema :)))
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, bem sei que há quem não goste,PAPOILA, mas quem resiste a petisqueiras com os amigos?

      Gosto desse teu lema, até porque sendo omnívora nunca me passou pela cabeça dissuadir vegetarianos e vegans de o serem. Cada um que coma o que prefere... ;)

      Beijocas

      Eliminar
  6. Quando o ridículo atinge proporções inimagináveis.
    É isso que me apetece dizer acerca destas campanhas.
    Acerca dos camarões, e da pergunta "gostaria que lhe chupassem a cabeça??", comentava um amigo meu - é melhor não fazerem a pergunta aos homens.....:))))
    Beijocas, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, estas campanhas caem tanto no ridículo que dão azo até às brincadeiras e trocadilhos mais jocosos, PEDRO! É bem feito, assim pode ser que da próxima vez sejam mais sensatos... :)

      Beijocas e boa semana!

      Eliminar
  7. Acho ridícula e estúpida esta vaga de defesa de animais em que se afirma que a Vida é um valor acima de tudo e igual para todos os seres vivos, pelo que entre salvar uma criança ou um crocodilo essas cabeças iluminadas hesitam ( não estou a especular, pois esta barbaridade foi-me dita no Facebook).

    Há tempos foi feita uma campanha para retirar animais de jaulas demasiado pequenas num Zoo italiano, mas as mesmas condoídas criaturas não fizeram nada quando o espaço foi ocupado por mendigos...

    Outra coisa que não entendo é a (justa) preocupação com os touros de lide e o silêncio sobre os cavalos nas touradas..

    Quero deixar bem claro que sou contra touradas e abandono e maus tratos de animais, mas haja senso !

    Abraços , Teresinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, SÃO, nem é preciso ir buscar uma criança, por muito que se goste de animais os seres humanos vêm primeiro (se bem que alguns não valham um caracol, como se costuma dizer) - nem vejo onde possa estar a discussão.

      E, tal como tu,sou anti-tourada, caça à raposa, lutas de cães ou de galos - mas aí o que está em causa não é a alimentação,mas um tipo de divertimento, que basicamente usa o sofrimento dos animais para fazer espetáculo. O que, convenhamos, é do pior maus gosto... :)

      E já não estou a falar dos maus tratos/abandono dos animais:quem não gosta dos bichos, pura e simplesmente não os adopta!

      Abraços!

      Eliminar
    2. Minha linda, assino por baixo tudo quanto me disseste !

      Bisous

      Eliminar
  8. 1- mais um desencontro né? tivesse eu sabido e podes crer que me "atiraria" aos caracóis como se eles fossem torresmos; a diferença: cerveja em vez do tinto!
    2-também não gostaria de ser cozido vivo; se fosse o caso estou seguro que me matariam 1º para acabarem com a minha gritaria.
    3-de início, quando li sobre isso, imaginei uma sátira com um objectivo sério; depois pensei nos bivalves de que tanto gosto (sobretudo as condelipas -sabes o que são?- que são os bivalves mais saborosos), e também nas minhocas que os pescadores empalam, ainda vivas e a estrebuchar, nos anzóis.
    Mas quando percebi (sim Teté, eu sou lento nestas coisas) que "aquilo" era a sério não pude deixar de me rir por tamanha parvoíce; porque acho ser uma atitude que desacredita aqueles que lutam verdadeira e conscientemente na defesa dos animais. Não há pachorra para tanta idiotice!
    4-Beijokas com sorrisos "vivinhos"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta história de te imaginares a ser comido vivo chega a ser ridícula: parece que vais para África de uns séculos atrás e corres o risco de seres apanhado numa tribo de canibais e posto dentro do caldeirão com batatas, cenouras e cebolas. Tipo desenho animado! E sim, estou convencida que esses, se vissem o "almoço" gritar e estrebuchar muito, no mínimo lhe davam uma paulada na cabeça para o calar...

      E estou como tu, KOK: este género de luta em prol dos animais, de tão idiota, leva a que de hoje para amanhã não se levem a sério lutas mais importantes e com as quais não deixo de concordar, como com o fim das touradas ou os maus tratos que muitos bichos sofrem! Mas enfim, quando falta sensatez, é o que dá...

      Beijocas e esse desencontro não há de tardar a chegar a um fim! :)

      Eliminar
  9. Há com cada coisa, que é de deixar uma pessoa sem palavras! Enfim...
    É mesmo como tu dizes o melhor é eles não comerem as suas verduras e viverem do ar. ;)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)