Visitar Roma era um sonho há muito acalentado: uma cidade romântica e plena de história, onde em cada esquina há um museu, uma igreja, uma estátua ou uma fonte de onde brota água fresca; e uma esplanadinha florida onde se pode tomar uma bebida, comer um dos típicos gelados italianos e onde também não faltam os bons pratos da gastronomia local para uma refeição ligeira (ou até mais completa, se o apetite assim o desejar).
O problema dos sonhos e das elevadas expetativas é que são constituídos apenas por momentos mágicos, esquecendo que a realidade está longe de ser um roteiro realizado para convencer turistas incautos. Escusado será dizer que algumas desilusões se avizinhavam...
A primeiríssima das quais a própria quantidade de outros turistas que tinham tido a mesma ideia que nós, em simultâneo. Alguns ainda viajando em grandes excursões, que de um modo geral punham toda a populaça a fugir a sete pés. Ninguém deve imaginar bem as filas incomensuráveis à porta do Coliseu, dos museus do Vaticano e da Basílica de S. Pedro - vale que que íamos prevenidos e tínhamos comprado bilhetes on line para os dois primeiros. Quanto à Basílica (cujo acesso é teoricamente gratuito) temos pena de não ter visitado por dentro, mas de pelo menos umas duas horitas à torreira do Sol não nos safávamos e... passámos!
Por outro lado, e embora haja muitas ruas pedonais no centro da cidade, o trânsito em Roma é absolutamente caótico - os romanos guiam a grande velocidade, ligam pouco ou nada às passadeiras e as lambretas são aos milhares. E todos buzinam por dá cá aquela palha. Isto aliado aos buracos e assimetrias de estradas e passeios, tem de se estar com uma atenção redobrada para andar na rua. Por seu turno, o metro é composto apenas por duas linhas que se cruzam na estação central de Termini - consta que há outras linhas em execução, mas que em cada escavação vão encontrando novos elementos arquitetónicos e arqueológicos, de modo que praticamente não avançam - que, tanto quanto pudemos constatar, funcionam a tempo e horas. No entanto, as paredes e carruagens estão cheias de pichagens, as escadas rolantes e os placards informativos avariam com frequência e as infiltrações de humidade são visíveis a olho nu. O que no conjunto lhe dá um ar degradado.
Contudo, a grande e verdadeira desilusão foi esta: a Fontana di Trevi está em obras (pelo menos desde agosto do ano passado) não houve moedinha atirada de costas para a fonte, que segundo a tradição garante o regresso a Roma numa futura ocasião. As lendas valem o que valem, não é?
Ah e tal que só foquei os aspetos negativos da viagem? Pois só! Mas os positivos e histórias caricatas foram mais que muitos, pelo que sobre eles escreverei noutro post! E que fique bem presente que vale sempre a pena sonhar...
Eu gostei de visitar Roma. Mas para mim, em Itália não há como Florença.
ResponderEliminarNão conheço Florença, TIMTIM TIM, de modo que não tenho termos de comparação. Se é que as cidades se podem comparar... ;)
Eliminar~~~
ResponderEliminar~ Divertida e original, esta primeira parte.
~~ Beijocas, desejando boa semana. ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Obrigada, MAJO, e boa semana também para ti! :)
EliminarBeijocas
Finalmente encontrei o blog da Teté!!!
ResponderEliminarTive muita sorte porque gostei de ler o que escreveu sobre Roma.
Já lá estive e adorei. Não me lembro de atirar se atirei a moedinha, mas faltam-me conhecer tantas cidades italianas que se não voltar, não vem mal ao mundo.
Penso que tive um pouco mais sorte que tu, a Fontana di Trevi não estava em obras e entrei facilmente no Coliseu.
Subi à cúpula do Vaticano e aí é que foi uma dureza, porque as escada eram em caracol e estreitas, mas valeu, lá do alto apreciei uma vista fantástica sobre Roma. Fui em Fevereiro, talvez por isso , não apanhei a confusão que descreves.
Seja como for, Roma é uma cidade linda!
Beijos Teté
Pois, MANU, não conheço tantas cidades (italianas e não só), que a probabilidade de fazer outra viagem de recreio a Roma é reduzida.
EliminarPor acaso era coisa que já tinha decidido de antemão que não iria subir à cúpula do Vaticano - 330 degraus depois do elevador é demais! Não tive a vista fantástica, mas ainda tive pernas para calcorrear a cidade um pouco mais... (coisa que não teria se tivesse subido tantos degraus)
Concordamos que Roma tem zonas lindas! :)
Beijocas
Não obstante as «desilusões» deve ter sido um passeio e tanto!!! Que bom! É tão bom viajar!
ResponderEliminarBeijinhos
Verdade, GRAÇA, viajar abre-nos tantos horizontes... :)
EliminarBeijocas
Ok. Então este post equivale à "má notícia". Agora venha o post da boa notícia para alimentar o sonho. :)
ResponderEliminarEu nunca estive em Roma. O meu filo é que foi lá passar o fim de ano. Estava frio. muito frio. Ainda assim comeu gelados. :)
Outra "má notícia" é que as boas notícias não cabem todas num post, LUISA. Mas vou tentar resumir para a próxima... :D
EliminarEles têm gelados durante todo o ano! O que para mim faz todo o sentido, que não como gelados só no verão! :)
Roma não a cidade italiana que mais me agradou .
ResponderEliminarMas fiquei de lágrimas nos olhos defronte da obra-prima que é a Pietá de Miguel Ângelo e boquiaberta face ao seu Moisés.
Beijinhos, Teresinha
Não fiquei de lágrimas nos olhos com nada, SÃO! Embora algumas obras de arte sejam verdadeiramente espetaculares... ;)
EliminarBeijocas
Tal como a São, Roma não é a cidade que mais me apaixona (gosto mais de Florença), mas é lá que se encontra o "Italiano vero" ( lembra-se da canção, Teté?).
ResponderEliminarCorroboro tudo o que escreve de negativo sobre Roma , mas felizmente nunca apanhei a Fontana di Trevi em obras, pelo que sempre que lá vou, deposito a moedinha.
Fico agora à espera dos aspectos positivos, se eles chegarem antes da minha partida, claro.
Beijinhos
É engraçado que não é a primeira pessoa a referir Florença como a cidade italiana predileta, CARLOS. Isto quando um italiano conhecido do meu marido diz que não entende o que as pessoas vêm em Florença, que não tem "nada"... :)
EliminarBeijocas
Não conheço Roma mas estive em Milão e nem sei como não morri atropelada :))) não respeitam nada: nem peões, nem stops, nem sentidos proibidos!!!
ResponderEliminarApesar dos contratempos a viagem deve ter sido optima, fico a aguardar as partes divertidas.
xx
Claro que a viagem foi ótima, PAPOILA, só que a realidade não é feita da mesma "massa" dos sonhos. E quanto a ser atropelada, pois, pois, também vi jeitos disso, por uma ciclista que me fez uma "tangente"... E se eu andava com cuidado! :P
Eliminarxxx
Fico a aguardar pelo relato sobre as outras experiências.
ResponderEliminarRoma é a única cidade, de momento, que sonho conhecer... já que os outros sonhos se realizaram (quanto a cidades a visitar).
O meu filho, na sua primeira visita a Itália, creio que há três anos, gostou tanto que voltou no ano seguinte para revisitar Roma e Florença. A minha mãe tb teve oportunidade de ir a Roma e ao Vaticano e ficou encantada. Eu ainda não! Entretanto, passeio contigo.
O relato está um bocadinho atrasado, e temo que tenha de resumir (bastante) mais, que o próximo post saiu loooooongo. Mas também foi do que mais gostei! :D
EliminarVamos sempre passeando uns com os outros, né? E vale que aqui as fotos são "contadas", que assim ninguém prega nenhuma seca a ninguém: 1323 fotos depois, estaria tudo a gritar por HELP! :)))
Passada a visita e já em casa, o tempo se encarregará de encontrar em cada desilusão ou percalço algum motivo para tornar mais interessante a estadia. Pelo menos comigo é assim.
ResponderEliminarEspero com muita curiosidade esses relatos de episódios caricatos que por norma nos fazem rir e sorris, passe o tempo que passar.
Beijokas... sorridentes, evidentemente.
§-e afinal, viste o Papa?
É verdade, KOK, aquilo que às vezes nos desagrada no momento, um tempo depois já esquecemos, ficam só as boas recordações.
EliminarE não fui a Roma para ver o Papa (se bem que até simpatize com este), senão a desilusão ainda era maior: ele foi passar o fim de semana a Triestre e não deu a habitual missa de domingo aos crentes (ou deu noutro lado, que isso já não sei). Mas também com a enchente na Basílica, não fazia tenção de lá voltar... ;)
Beijokas sempre sorridentes!
À medida que fui lendo o que escreveste de negativo ou menos bom, acerca de Roma, não pude deixar de sorrir, pois foi precisamente o que o meu filho me contou quando há cerca de dez anos esteve lá. As longas filas para se entrar em qualquer local histórico, o calor tórrido, a velocidade incrível a que circulam os condutores, sem o mínimo de respeito pelos peões, etc, etc.
ResponderEliminarVou aguardar que nos contes o lado bom e risonho desse sonho que agora realizaste!!! Porque o há, de certeza!! :))
Beijocas.
Sim, JANITA, e dizem que em julho e agosto ainda é pior, que o calor aperta mais e muitas lojas estão fechadas.
EliminarE sim, todas as viagens de recreio costumam ter momentos bem agradáveis e esta não foi exceção. :)
Beijocas
Gostei de viajar contigo, nesta tua viagem com estes contra, imagino o que vou gostar na proxima!
ResponderEliminarNão conheço Roma e não faz parte dos meus sonhos, existe uma outra, mas...
Beijinho Teté
Adélia
Também não te sei explicar porque o sonho era precisamente Roma, ADÉLIA, talvez por já conhecermos Londres, Paris e Madrid. Mas pronto, também tinha a parte histórica que nos cativava... :)
EliminarBeijinhos