segunda-feira, 19 de agosto de 2013

TERREIRO DO PAÇO REVISITADO...

A ideia era simples: dar uma volta pelo Terreiro do Paço (remodelado) ao final da tarde, petiscar por ali qualquer coisinha e esperar pela primeira apresentação do espetáculo multimédia de luz, cor, "teatro" e música a incidir no arco da rua Augusta e prédios adjacentes, aprazada para as 21h30m. No último dos 10 dias em que esteve em exibição, como convém...

A sessão fotográfica até começou lindamente, pois esta ave andava a chapinhar nas águas do Tejo, indiferente à multidão que por ali passeava. Se era uma garça ou uma cegonha é que não  identifiquei ao certo, que os meus conhecimentos (ainda) não chegam a tanto e ambas pertencem à mesma família.

O espetáculo em si iria decorrer no outro lado da praça do Comércio, a estátua de D. José nem fazia parte do cenário de fundo, apenas o próprio monumento e os edifícios que o ladeiam. Como a maioria saberá, desde 9 de agosto deste ano que se pode visitar o cimo do arco, que dada a sua altitude e localização privilegiada serve de miradouro tanto para a baixa pombalina, como para o Tejo e a margem Sul. Visita essa que ficará para outra ocasião!

As estátuas do topo representam a Glória a coroar o Génio e o Valor, e são de autoria do escultor francês Célestin Anatole Calmels (segundo a wikipédia). É a partir delas, da construção do monumento e das restantes esculturas representativas de alguns dos capítulos da nossa História  - de Viriato, Nuno Álvares Pereira, Vasco da Gama e Marquês de Pombal (estas de autoria de Vitor Bastos, ainda segundo a wiki) - que gira todo o argumento desta encenação multimédia. O Douro e o Tejo, como rios que limitavam a região povoada pelos Lusitanos, também estão presentes no arco como no espetáculo. 

Mas a minha prestação fotográfica acabou aqui, porque com o anoitecer e a escuridão propícia para o evento, a máquina resolveu descansar, tal e qual turista que mesmo em férias se deita com as galinhas... Restou-me, portanto, procurar no YouTube um breve apontamento vídeo que desse ideia da dimensão da projeção, aqui na sequência dedicada a Vasco da Gama:


Muito bom! Mas devo esclarecer que, mesmo que ao vivo seja mais avassalador, dificilmente se consegue abarcar toda a projeção...

"Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas" é a tradução da expressão latina inscrita no topo. Será que hoje em dia ninguém entende latim?

16 comentários:


  1. Valham-nos esses registos partilhados no Youtube que, apesar de não parecerem gravados por profissionais da imagem, até estão com boa qualidade e percebe-se bem toda a magia que a técnica de Mapping nos transmite.

    Ainda bem que pudeste assistir ao vivo e contar como foi!
    Os registos fotográficos também ajudaram... e a tua tradução também. Achas que ainda há muita gente por aí que entenda latim? :)


    Beijinhos vivos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso, AFRODITE, é que mesmo nos filmes amadores encontrei uns quantos muito maus, como se baseados nas minhas fotos. Mas depois há amadores que sabem utilizar as aberturas de câmara e mais não sei o quê e que conseguem que as imagens tenham a luminosidade e cor semelhante à do local... Quem sabe, sabe! :)

      Duvido que haja muita gente a saber latim, mas note-se que a tradução também é da wiki que o meu também não chega para tanto. O que chateia são aqueles que até sabem, mas se fazem de desentendidos... ;)

      Beijocas!

      Eliminar
  2. Lindas as fotos dignas do Dia Mundial Da Fotografia!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, estes dias passam-me sempre ao lado, mas vale que dia da fotografia para mim são quase todos, PAPOILA! :)))

      xxx

      Eliminar
  3. Anónimo8/19/2013

    Fui ver na terça-feira e como escrevi no CR, adorei. Também subi ao Arco e tirei umas fotos que um dia destes vão aparecer no On the rocks
    Beijinhos
    PS: Adorei as casas da Azenha. Estou a programar uma estadia lá em breve. Estilo fds prolongado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, CARLOS, julgava que para subir ao arco era necessário ir mais cedo, daí nem ter tentado. Mas ficou registado... :)

      Beijocas!

      ps - imagino que seja uma estadia de sonho... :D

      Eliminar
  4. Deve ter sido mesmo espetacular! E as fotos do fim de tarde estão ótimas. Sabes que não resisto a passarocos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo a achar que a luminosidade do amanhecer e do anoitecer não têm igual no que toca a fotografar, LUISA! E sim, depois de anos a fotografar as penas dos rabos de patos, fotografar passarocos dá-me um grande gozo... :)))

      Eliminar
  5. Eu fiquei com pena de não ver.
    Aprendi latim no secundário...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Umas noções de latim todos tivemos, mas onde é que isso já vai, TÉTISQ?!? :)

      Eliminar
  6. Fizeram algo de muito semelhante nas Ruínas de São Paulo aqui em Macau.
    Excelente!!

    Latim?
    Só as expressões jurídicas :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a ideia é realmente muito gira, PEDRO! :)

      "Dura lex, sed lex!", não é?!? :)))

      Eliminar
  7. Muito giro.

    Gostaria de ter visto.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu e muita gente, CATARINA, porque um espetáculo que durou apenas 10 dias e em agosto houve até muitos alfacinhas a perder... ;)

      Eliminar
  8. Consegui ver o espectáculo no domingo à noite!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar ainda nos cruzámos por lá... às escuras, ROSA! :)))

      Abraço

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)