terça-feira, 6 de agosto de 2013

PELAS ESTRADAS DESTE PAÍS...

...  o lema é evitar as SCUT! Outrora sem custos para o utilizador (daí a sigla), já  há uns dois ou três anos que são pagas. Não que sejam particularmente onerosas para quem faz meia dúzia de viagens esporádicas, mas pelo sistema de pagamento em si, para quem não tem via verde. Aí a legislação já mudou desde aqui e o prazo foi alargado, mas a possibilidade de pagar via multibanco limita-se a 48 horas, sendo indiferente que calhe em dias úteis ou fins de semana.

Ou seja, à mínima distração lá vamos nós de charola para os CTT - que como todos sabem andam em remodelações muito sui generis e a funcionar com um "gás" ainda não identificado. Ainda não foi desta que revisitámos a Via do Infante sem via verde, mas em trabalho o maridão percorreu uma lá para o Norte, que obviamente tinha de pagar.

Assim, demos por nós numa estação dos CTT algarvia, cuja máquina "inteligente" nos deu uma senha a 24 de distância do número em atendimento, augurando 14 minutos de espera. 6 balcões só com 2 a funcionar - enquanto uma funcionária se entretinha a repôr os CD de Tony Carreira, Marco Paulo e Quim Barreiros nos escaparates, a par de uns livrecos infantis de grande interesse para os utentes presentes - adivinhavam uma espera mais longa...

Como faits divers, um dos funcionários ao balcão advertiu uma mulher com um vestido largo e uma ligeira barriga que ela tinha direito a tratamento prioritário. Ela declinou, mas o homem que foi chamado a seguir reiterou a mesma "delicadeza", ao que ela respondeu, numa espécie de resmungo: "Dava-me muito jeito, mas não sou prioritária!" Porque será que estas "confusões" só acontecem com homens? Nenhuma das mulheres sentadas lhe deu o lugar e não foi por desatenção!

Enfim, 46 minutos de espera, 2 de atendimento e 2,44 € depois (já com o acréscimo do "maravilhoso" serviço), lá regressámos às férias. Felizmente com bastantes desistentes pelo meio e com ainda maior vontade de preferir as outras estradas deste país... 

14 comentários:

  1. Pois é, cada vez menos, Portugal é um país para levar a sério...


    A foto é linda.


    Boa continuação de férias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não cabe na cabeça de ninguém este sistema de pagamento, para pagar quantias irrisórias... que depois entopem os serviços dos CTT, já de si em remodelações muito pouco eficazes, SÃO! É o Gasparismo no seu pior... :P

      Esta profusão de buganvílias de todas as cores num muro é linda, há anos que estava para a fotografar. Mas não dá muito jeito, que fica na estrada. Porém este ano lá cravei para pararem o carro um pouco antes numa espécie de estacionamento e lá dei o gosto ao dedo... :)))

      Já estou em Lisboa, que férias agora só lá para setembro... ;)

      Beijocas!

      Eliminar
  2. Esse muro é um escândalo!!! Adoro buganvilias e assim misturadas estão mesmo fantásticas, como não há bela sem senão...têm uns picos que por muito cuidado que se tenha acabam sempre por levar a deles "adelante" e magoam mesmo muito!
    Boas e lindas férias.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro buganvílias, PAPOILA, e nesta mistura de tonalidades ainda embelezam mais o muro. Que é um muro de uma boa vivenda, diga-se, mas os meus olhos ficam sempre no muro... Até que este ano consegui fotografá-lo! :)

      Foram boas, sim! :)

      xxx

      Eliminar
  3. Anónimo8/06/2013

    Este ano tenho tido desagradáveis encontros imediatos com a coisa pública e passado horas infindáveis em repartições onde as coisas se movem ao ritmo do país. Devagar, devagarinho, ou mesmo paradas. A culpa não é dos funcionários, mas sim do sistema burocrático regressado em força com o gasparismo. Vou ter muito que contar a esse propósito lá no On the rocks, mas ainda não tive disposição.
    Quanto às SCUT só as frequento quando viajo em trabalho. Em passeio, há muitos anos que prefiro andar pelas secundárias, porque só ali se pode apreciar e descobrir o país.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é isso mesmo, CARLOS, em férias, pressas para quê? Em trabalho já é outra coisa... ;)

      Não sei se é só nas empresas públicas, ainda hoje estive numa loja privada e o nível de atendimento das funcionárias era igual ou pior. Ainda por cima foram elas que me chamaram, por causa de uma troca que ficaram de efetuar e ao fim de mais de meia hora de espera, não trocaram, porque não tinham autorização lá de um gabinete qualquer. Acha normal? Vim-me embora, mas disse em alto e bom som para todos que estavam na loja ouvirem: da próxima vez que vier cá, se não me entregarem a peça, pode ter a certeza que escrevo no vosso livro de reclamações! Não há pachorra para tanta burocracia, pública ou privada... :P

      Beijocas!

      Eliminar
  4. Mas pior ainda é irmos a uma loja TMN! São horas e horas à espera porque as pessoas parece que vão para lá conversar sobre as suas vidinhas e os funcionários são formados para fazerem "atendimento personalizado" e estão horas a ouvir os clientes... São horas à espera! E uma pessoa "passa-se"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, porque nunca tive TMN, Graça. Quer dizer, agora tenho, mas é num pack da MEO, se tiver reclamações (que ainda não tive) é a eles que as faço.

      Mas olha que nestes correios algarvios, também rolava alguma conversa mole entre alguns funcionários e malta de lá! ;)

      Mas concordo, é de uma pessoa se passar dos carretos!

      Eliminar

  5. Já me tinham falado dessa forma de pagamento que é totalmente ridícula. Tenho muita dificuldade em compreender essa burocracia tão terceiro mundista. Um dia ainda se terá que ir a uma loja comprar o papel selado (já nem me lembro se era assim chamado) e a outra para comprar o selo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terceiro mundista, dizes bem, CATARINA! Quem não tem dificuldade em perceber?!? :P

      Eliminar
  6. Agora a Catarina fez-me rir.
    Acabava de comentar com um amigo que, no mês de Agosto, o Mundo entra de férias.
    Está aqui mais uma prova.
    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece que ainda fomos pagar em julho, PEDRO... ;)

      Beijocas!

      Eliminar
  7. Eu tenho VIA VERDE, nas SCUT dá muito jeito!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, andamos a pensar nisso, ROSA! Pelo menos para evitar estas cenas... ;)

      Abraço!

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)