sexta-feira, 9 de agosto de 2013

LAGOA DOS SALGADOS (2)

No ano passado visitámos a Lagoa dos Salgados, mas não se pode dizer que fôssemos minimamente preparados para a curta caminhada, debaixo de um Sol abrasador: não levámos chapéus, nem garrafas de água, a meio do caminho sentimo-nos como a fazer a travessia de um deserto. Aliado ao facto do zoom da máquina não dar para mais, pode-se dizer que o passeio se traduziu num fiasco.

Como tenho aquela ideia que vamos aprendendo com os erros que cometemos, este ano lá voltámos, supostamente com as devidas condições. Devia ter adivinhado que o passeio ia ser ainda mais curto, que já tinha sentido na pele o efeito da praga de mosquitos que se faz sentir na zona. Junto à lagoa, ainda mais! Ou seja, mal atravessámos a ponte e aventurámos os primeiros passos no passadiço, já o ataque da bicharada se fazia sentir. À grande! Portanto, foi meia volta volver...

Os escassos 15 minutos de passeio não deram azo a fotografar tudo o que pretendia, mesmo assim consegui captar várias aves diferentes que por ali nidificam, que suponho serem as seguintes (com a ajuda da net):

Galeirão comum

Garça branca pequena

Ambos a circular no mesmo espaço

Garça real

Caimão

Em suma, apesar do desapontamento e das múltiplas picadas, as fotos nem ficaram más de todo...

Agora não me venham com tretas: insetos há sempre, mas este ano a praga destes mosquitos brabos (na zona de Armação de Pêra, Salgados e Albufeira) determinou que fôssemos todos "mordidos" da cabeça aos pés, mesmo sem passarmos próximo da lagoa dos Salgados ou da ribeira de Alcantarilha; a questão é saber se estas águas paradas, tão importante segundo os ecologistas para conservar o habitat natural e a nidificação da passarada, não acarreta um problema bem mais grave para a saúde pública. E, consequentemente, para o turismo da região!

Com ou sem férias por aquelas bandas (não digam que não avisei para se protegerem com repelentes e afins, se bem que não funcionem inteiramente!), aproveitem e gozem um BOM FIM DE SEMANA! 

16 comentários:

  1. As fotos estão boas.

    Passei durante anos seguidos férias em Armação de Pera, que -actualmente - é horrorosa vista do mar e cuja praia não tem espaço para aquele aumento brutal de construção.

    Cuidado, não te laia algum daqueles ecologistas radicais , que põem os animais e afins acima de tudo . Até do ser humano! E que fique claro: gosto de animais e acho que a natureza deve ser preservada.

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vou à praia de Armação de Pêra, SÃO: gente demais para o meu gosto! Mas na adolescência cheguei a passar férias lá e foram inesquecíveis, por boas razões... :)

      E sim, a falta de plano de construção transformou o local numa zona descaracterizada e sem a mínima beleza... Andam a tentar emendar, mas com aqueles monos é difícil!

      Também gosto de animais e acho importante conservar o seu habitat natural, mas não me convencem que estas águas paradas e a mosquitagem que ali se acumula não põem em perigo a saúde pública da população...

      Beijocas!

      Eliminar
  2. À Praia dos Salgados vou sempre uma ou duas vezes quando aí estou. Nunca vi a lagoa dos Salgados e tanta curiosidade tenho devido aos posts da Luisa e dos teus. Que rica fonte fotográfica!!!

    O passadiço por onde passamos fica perto/ao lado daquele empreendimento muito feio, de cor da terra(?), com montes de palmeiras secas. Sabes a que parte me refiro?

    Gosto muito das fotos.

    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma rica fonte fotográfica, CATARINA! :)

      Bom, é num desses empreendimentos que costumo ficar alojada, em casa de um familiar (outras fico em Portimão, em casa de outro). Bem sei que o projecto era megalómano, porque são uma série de apartamentos, dois hotéis, umas quantas vivendas e mais não sei o quê, mas se de fora aquilo tem aquele aspeto terroso, as casas e as piscinas são ótimas. O empresário foi à falência e agora creio que quem está tomar conta daquilo é o banco. Se conheces a praia, então é fácil lá chegares: de um lado está essa construção toda, do outro, para o lado de Armação, começa a lagoa, um dos passadiços sai diretamente da praia, a ponte sai do parque de estacionamento... ;)

      Dadas as condicionantes, as fotos até ficaram melhores do esperava... :)))

      Eliminar
    2. Sim, fiquei a saber hoje que é para o lado de Armação de Pera. Foi pena não me terem dito antes porque de certo teria lá ido tirar umas fotografias. Tb me confirmaram a existência de muitos mosquitos este ano como nunca antes se tinha ouvido falar. Talvez os serviços camarários não estejam a fazer o que devem fazer imediatamente.
      “No final de Julho, a Câmara de Silves, reunida com autoridades de saúde e do ambiente, anunciou que ia intensificar e alargar a desinfestação de mosquitos em Armação de Pêra, uma situação que tem gerado queixas na zona.” In Público

      Eliminar
    3. Tenho estado a pensar nesta coincidência.

      O Algarve sendo pequeno… tem centenas de praias e nós, eu e tu, frequentamos as mesmas. Para além das minhas visitas habituais às ilhas de Faro e a Manta Rota (sei que um dia ainda vou encontrar o primeiro ministro, mesmo quando ele já não exercer estas funções) e a mais umas quantas, passo mais tempo pr’ós lados de Portimão. Provavelmente já nos vimos em restaurantes, a passear pela baixa ou até no Continente! : )

      Tb dou sempre uma saltada à praia dos Salgados pelo passadiço onde existe um bar (?) que vende gelados perto desse empreendimento com as palmeiras secas que fotografo sempre que lá vou.

      O mundo é pequeno...

      Eliminar
    4. Os serviços camarários (ainda por cima em ano de eleições autárquicas) dizem sempre que estão atentos e fizeram todas as desinfestações possíveis, CATARINA! Nos telejornais fazem reportagens, a mostrar magotes de mosquitos, mas verdade seja dita nunca os vi assim - embora nem eu, nem nenhum dos meus acompanhantes de férias se tenha livrado de múltiplas picadas!

      Uma coisa é certa: o problema não é fácil de resolver, mas se não tomam decisões mais radicais, arriscam-se a perder o turismo na zona... ;)

      Eliminar
    5. O mundo é pequeno, mesmo, CATARINA! :)

      E nos últimos anos é possível que nos tenhamos cruzado, embora suponha que os meus horários sejam mais tardios que os teus a dar essas voltas... Mas quem sabe se algum dia não nos reconhecemos, por andarmos de máquina fotográfica em punho??? :)))

      Até lá, fica o abraço virtual!

      Eliminar
  3. Vi no telejornal imagens da praga de mosquitos só pode ser um inferno :((
    Está tudo em debandada...que pena pois está a afectar muita gente.
    As fotos estão optimas a do Caimão está perfeita!
    xx

    Sou muito "teimosa" não consigo abandonar os «c e os p » :))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Põe inferno nisso, PAPOILA! Aliás, foi a parte que correu pior durante as férias. Isso e o pneu do carro que rebentou no regresso a casa... :P

      É, apesar de "apressadas", as fotos saíram melhores do que esperava. :)

      Compreendo, mas eu não sou teimosa nesse aspeto: há tantas coisas mais importantes! Assim, quando aqui há uns anos disseram que a partir de agora é assim, os jornais e as revistas mudaram a ortografia, os professores foram instados a ensinar assim, mudei também. Até porque uma das amigas com quem troco mails trabalha numa revista e dava-me sempre erro, quando escrevia à antiga. E para estar a escrever de um lado de uma maneira e do outro doutra, supus que só me ia baralhar mais e acabar por não saber escrever de maneira nenhuma... :)))

      xxx

      Eliminar
  4. Belas fotos!
    Fico sempre cheia de inveja...da boa...:-))
    Não suporto mosquitos, deve ser muito desagradável apanhá-los em férias!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, há umas invejinhas que são salutares, ROSA! :)

      Obrigada! E sim, põe desagradável nisso (e ainda é pouco)!

      Abraço

      Eliminar
  5. A praga dos mosquitos em Armação de Pêra tem afetado turistas e residentes mas parece que não representa qualquer perigo para a saúde pública. Só incómodo mesmo. E muito. Nunca me lembro de uma situação assim naquela localidade. Mesmo assim, perseguida pelos mosquitos, conseguiste fotos espetaculares. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até percebo que digam que não representa perigo para a saúde pública, LUISA, senão entrava tudo em pânico e/ou em debandada. Mas que não são boas notícias para ninguém, lá isso não são. Eu apanho sempre muitos insetos por lá, de vez em quando alguém é picado, mas foi o primeiro ano em que ninguém escapou a múltiplas picadas, os bichos são muito agressivos, até no couro cabeludo fui atacada... Ainda tenho marcas, uma semana depois! :P

      É, ficaram melhor do que esperava! :)

      Eliminar
  6. Anónimo8/09/2013

    Creio que os mosquitos tiveram um problema no GPS. O cheiro que eles procuravam não estava em Armação , mas sim na Manta Rota. E não percebo como é que eles, gostando tanto de atacar coelhos, não se lembraram de visitar a Quinta da Coelha onde Cavaco está a pasar férias.
    As fotos estão excelentes!
    Beijinhos e bom FDS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maldito GPS avariado, CARLOS! :)))

      Obrigada e beijocas!

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)