segunda-feira, 8 de julho de 2013

O GRANDE SALÃO

O facebook, (re)visitado numa noite muito caliente, teve mais piada do que é habitual, já que as conversas cruzadas decorreram... em palco! No Tivoli, onde estará em exibição até (quase ao) final do mês. Entrecortado por vários momentos musicais, que incluem temas como o da abertura de "Os Marretas", o  de "Cabaret" ou "A Casa da Mariquinhas", entre outros. No salão, como no facebook, cada um tem voz para falar o que lhe dá na gana, mas nem com toda essa liberdade e democracia as pessoas se entendem...

São 18 artistas em palco (quer dizer, um está fora dele, mas é criticado por ainda não ter aderido às conversas do "salão"), outro a um canto a dormitar ou a tentar silenciar os restantes e a roubar galinhas à excêntrica jogadora de farmville - no outro canto, que não faz mais nada e só desafina, para além de convidar toda a plateia a jogar com ela, "que ali sim, são produtos do melhor, todos da horta biológica"!

As personagens sucedem-se, enquanto uns debitam pensamentos filosóficos (?!?) ou opiniões sobre politiquices atuais, outros entretêm-se com banalidades e trivialidades, a contar a sua vidinha ou a elogiar os seus maravilhosos familiares e amigos. Há mascarados e disfarçados e pessoas que parecem muito reais, tentando aparentar o que não são. Uns gostam de tudo, outros não gostam de nada. Dias de grande animação e euforia, outros de tédio generalizado. Ou de zangas, histerismos ou alucinadas partilhas do mesmo acontecimento, notícia, cartoon ou foto do dia. Os que mal sabem escrever, os que tentam engatar, os sempre revoltados ou defensores de causas, os humoristas, poetas, escritores e sonhadores, os publicitários, saudosistas ou os que batem com a porta. E o pateta da praxe, que ninguém entende. No masculino ou no feminino, tanto faz. That's facebook, folks!  

A peça dirigida por Martim Pedroso já foi representada no teatro São Luís, agora está em cena no Tivoli. - que gostei de revisitar, tantos anos depois de ter encerrado como sala de cinema. Para quem puder e/ou quiser vê-la, deixo este link informativo sobre o espetáculo e respetivo elenco.

Sem grandes vedetas ou rasgos de genialidade, pessoalmente...



As duas últimas imagens são da net.

20 comentários:

  1. Já ouvi falar de que era uma peça original, actual e muito engraçada....que dá que pensar....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xi, há quanto tempo não te via por aqui, PARISIENSE! Nem no teu bloguito, que já vi as tuas últimas e belas fotos de Paris (há amores eternos!), mas não deste espaço a comentários... :)

      Não sei se a peça dá muito que pensar, que é uma comédia um pouco burlesca, mas que é divertida... também é! :)))

      Beijocas, ó nina da serra!

      Eliminar
  2. Anónimo7/08/2013

    Parece-me uma excelente sugestão, que vou já colocar na minha agenda. Obrigado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos é divertida, CARLOS, e as "discussões" políticas até foram atualizadas... :)))

      Beijocas!

      Eliminar
  3. O texto sobre a peça no Tivoli está excelente. É tudo isso o facebook. No entanto já supera os blogues, segundo li.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que supere, CARLOS II, até porque tem uma dinâmica do instante presente, que dificilmente se consegue na blogosfera. E dá menos trabalho, que quaisquer 10 minutos dão para partilhar e escrever umas coisas por lá, efémeras, mas à medida da voz de cada um... :)

      Eliminar
  4. Gostava muito de lá ir, vamos ver se consigo!
    Obrigada pela sugestão!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, TERESA, os eventos culturais e musicais este mês são tantos, que o difícil é arranjar tempo para ir a um décimo deles... :)

      Beijocas!

      Eliminar
  5. Deve ser muito giro. E então para revisitar a sala do "meu" Tivoli ainda dá mais vontade de lá ir. Mas não dá para ir porque vou para o sul no sábado por duas semanas. Mas se não fosse este o impedimento, seria outro. Isto de viver na parvónia não dá com nada!...

    Obrigada pela informação. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei de revisitar o Tivoli, GRAÇA! Ainda bem que o recuperaram para outros destinos, que era uma pena que o deixassem apodrecer ou ruir, como aconteceu com outras antigas salas de cinema... :S

      E sim, imagino que para quem não viva perto de Lisboa, a ida ao teatro (este ou outro) saia cara demais, com transportes ou gasolinas e portagens, para lá dos bilhetes propriamente ditos.

      Beijocas!

      ps - que bom, quase em férias... ;)

      Eliminar
  6. Obrigada pela informação vou partilhar!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilha à vontade, PAPOILA! Certamente que os atores merecem ser visitados... :)

      xxx

      Eliminar
  7. Não foi aqui que houve um outro espectáculo muito recentemente?
    Uma ópera bufa?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi no mesmo dia, mas mais cedo, PEDRO! Até comentei com o Carlos que aqueles dois pareciam apostados em que lhes visse as trombas, mas felizmente já tinham dado à soleta quando lá cheguei... ;)

      Beijocas!

      Eliminar
  8. Não conhecia mas fiquei curioso. E o preço dos bilhetes até é simpático...
    Pena que seja só em Lisboa :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os bilhetes de teatro hoje em dia não são muito caros, alguns até inferiores aos do cinema, W! Se a peça vai ou não para outros locais não sei, mas duvido, que não deve haver orçamento para alojar aquela gente toda... ;)

      Eliminar
  9. Tetéamiga

    Abriste-me o apetite. Já combinei com a minha sócia Raquel: na quinta-feira estamos lá caídinhos da Costa. Depois do que nos dizes, deve ser bué da fixe!

    Em contrapartida: dá um pulinho à nossa, ok? Obrigado

    Qjs

    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É divertida e dispõe bem, HENRIQUE! Espero que tu a e tua sócia curtam bué... :)))

      Beijocas!

      Eliminar
  10. ADENDA

    ... à nossa TRAVESSA

    Desculpa-me: é a pdi

    + qjs

    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendi, HENRIQUE! Amanhã lá darei um pulinho... que hoje foi um dia muito complicado! :)

      + beijocas!

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)