segunda-feira, 17 de setembro de 2012

VOLTA POR MADRID

4 dias em paseo por las calles madrilenas, 877 fotografias e uns quantos euros a menos na algibeira depois, regressámos a Lisboa com os olhos cheios da bonita cidade espanhola que praticamente desconhecíamos. Resolvemos comemorar o 22º aniversário de casamento - no passado dia 15 - com uma viagem, diferente do habitual jantar a dois. Tanto por não conhecermos a cidade, como por termos facilidade de alojamento (um familiar próximo reside e trabalha lá) e ainda uns quantos dias de férias para gozar. Não nos arrependemos!

Claro que 4 dias não dá para ver tudo, muito menos para visitar museus enormes como o do Prado ou o Thyssen-Bornemisza (dois dos mais famosos): no capítulo de museus cingimo-nos ao da cera. Além dos bilhetes não serem especialmente baratos, 10/12/17 euros por adulto, havia que escolher o que mais nos interessava ver... e não pretendíamos estar limitados a quatro paredes a tempo inteiro.

O Palacio de Comunicaciones, em plena praça Cibeles, é um dos muitos e belos palácios que existem na cidade, onde também abundam múltiplas igrejas, estátuas e fontes. Problema é fotografar, pois com o trânsito intenso do centro urbano, praticamente só conseguimos captar carros e motas...

O Parque del Buén Retiro é um passeio incontornável para todos os turistas e para os próprios habitantes da cidade, nomeadamente ao fim de semana. Neste lago também se alugam barcos para quem tenha vontade de remar... Ideia posta de parte perante a caloraça que se fazia sentir, embora o arvoredo já anunciasse o outono que está a chegar! 

O Palácio de Cristal, em cujo interior se expõem algumas obras modernas (estranhas, diria eu!) também se situa no parque, a par do palácio Velázquez, entre tantas outras fontes e monumentos.

Outro passeio inevitável passa pelo mercado de San Miguel, onde de comercializam frutas, bolos, carnes,  presuntos, mariscos, petiscos e bebidas variadas, se se tiver a sorte de encontrar lugar num dos balcões.  (cerejinhas carnudas a 24 euros, hein?!) Bem próximo da Plaza Mayor...

... delimitada por um grande edifício que forma um quadrado e que no passado foi palco de execuções públicas, casamentos e julgamentos da Inquisição. Atualmente mais calma, aloja várias esplanadas e artistas de rua, que aí exibem os seus talentos para a pintura, música ou outros, em troca de uns euros. Aliás, tanto no centro da cidade como em todas as linhas do metro, abundam estes artistas-pedintes, o que não admira muito, com o nível de desemprego que existe por Espanha. 

Km 0, ou o centro de Madrid propriamente dito, é nesta plaza del Sol, igualmente cheia de vida e animação.  Os espanhóis gostam de andar pelas ruas, de sair ao fim da tarde ou à noite, independentemente da idade - nada de ir para casa calçar as pantufas! O que resulta em bares e botecos quase sempre pejados de gente, por vezes até um bocado barulhentos.

Rodeado de jardins por todos os lados, excepto o que faz face à catedral de Almudena, o palácio real é o mais imponente da capital. A família real não vive lá, mas sim no palácio da Zarzuela, fora de Madrid, mas este serve para cerimónias oficiais e está aberto ao público visitante. Mediante um ingresso, evidentemente! Até na catedral pedem um "donativo" para entrar...

Pausas para refeições ligeiras ou uma jarra de cerveza... nos montaditos, está claro! O mais barato que há em Madrid, mas apetitoso! E que saudades já tínhamos (depois de abandonarmos as férias em Islantilla) de saborear esses paladares tão típicos! 

Ficou muito por ver? Certamente! Talvez um dia voltemos com mais tempo... quem sabe?

18 comentários:


  1. Foram 4 dias bem aproveitados. Como é bom passear e fotografar o que nos rodeia! Gostei muito do teu passeio. Já me tinham dito que os espanhóis até gostam mais de andar pela rua do que os portugueses.... Quanto aos canadianos, nem há comparação possível.... mas também com estes invernos... : )
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram mesmo, CATARINA! O difícil foi escolher as fotos, se bem que algumas não se aproveitem...

      É óbvio que o tempo também condiciona a vontade de passear ou dar umas voltinhas, né? :)

      Abraço!

      Eliminar
  2. Anónimo9/18/2012

    Estadia curta, mas bem aproveitada e completada com uma belíssima reportagem, Teté. Não é a minha cidade espanhola preferida, mas também gosto muito. Talvez esteja lembrada que a Cibeles foi uma das praças que eu escolhi, precisamente pela monumentalidade que a Teté realça.
    Regressar a casa é que não é muito bom, né?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço Barcelona, CARLOS, que dizem ser ainda mais fabulosa em termos de arquitetura, monumentos, jardins e tal, mas gostei muito de Madrid. E da animação! :)

      É curioso que cá para se fotografar qualquer coisinha (mesmo um centro comercial que toda a gente conhece), fica tudo cheio de receio que seja para denegrir o local, tem de se pedir autorização a tudo e a todos. Lá não têm esses pruridos! Dentro dos restaurantes, aos que caminham pelas ruas, no museu, ninguém põe objeções. Até parece que alguns querem ficar na foto... :)))

      Quanto ao regresso a casa, pois, após uma curta estadia parece que ainda andamos apardalados... :D

      Eliminar
  3. Ainda bem que vos correram bem as férias e Madrid vos agradou.

    Foi pena não terem visto nenhum dos museus do triângulo de ouro(Thyssen, Rainha Sofia, Prado), até porque são relativamente perto uns dos outros.

    Achei piada :tenho uma foto sentada junto ao personagem da primeira foto, rrss- Mas , não achei grande graça ao Museu e se o compararmos com o de Barcelona ainda menos.Para não falarmos do de Londres.

    E foram ver flamenco às "cuevas" da Plaza Mayor?

    O meu abraço de parabéns , com votos de que festejem muitos e felizes aniversários, rrss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com mais tempo, percorreríamos esse museus, SÃO! Mas assim, a escolha óbvia era pelas ruas e pontos de interesse da cidade... :)

      Gostei do museu, mas concordo que o de Londres é superior. E também tirei uma fotografia sentada ao lado do James! :D

      Não, desta vez não vimos o flamenco - em tempos já vimos um desses espetáculos em Islantilla!

      Obrigada e um grande abraço!

      Eliminar
  4. Madrid é sempre fantástica ! Foi visto o essencial, certamente, mas a "movida" à noite é extraordinária, assim como as várias pausas nos intervalos e fins do trabalho. Enquanto que por cá vão todos direitinhos para casa, lá aproveitam para beber qualquer coisa ! A essas horas, em que nós pensamos em jantar, está tudo cheio, mas apenas para beber e conversar. O jantar será muito mais tarde !

    É curioso também que em muitas cidades espanholas há sempre "uma Plaza Mayor" com as mesmas características !

    Parabéns pelos 22 anos ! :))) ... Nos 25 será Barcelona ! :)))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, RUI! Já tinha tido oportunidade de ver essa "movida", mas supunha que era por ser em locais de férias - afinal não, é mesmo maneira de estar! :)))

      Nos 25 não será Barcelona, certamente, que aí a festa será para todos os familiares e amigos! Mas noutra oportunidade, quem sabe? :)

      Obrigada e beijocas!

      Eliminar
  5. Bela volta :) Gostei de aproveitar a boleia para esta visita virtual mas prefiro ( de longe) os sabores portugueses. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também prefiro os sabores portugueses, LUISA, mas tinha saudades de apreciar estes "montaditos", o que nos últimos anos não tem acontecido... :)

      Quanto à volta, foi muito boa mesmo! :D

      Eliminar
  6. Parabéns, minha querida! Pelos 22 anos de casamento e pelo belo passeio que foram dar! Adoro Madrid! Aliás como todas as cidades espanholas. São um espanto de abertura, de beleza e de alegria, não achas? Agora é preciso continuarem a celebrar os vossos (muitos) aniversários com amor, paz e... algum dinheirinho para passear.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, GRAÇA! Também gostei muito de Madrid, mais do que estava à espera até! E sim, a alegria nas ruas é contagiante... :)))

      Haja tudo isso... e celebraremos sempre! :D

      Beijocas!

      Eliminar
  7. Anónimo9/19/2012

    Já tentei comentar este post dezenas de vezes. A ver se fica (agora copio o comentário:))

    Parabéns pelos vossos 22 aninhos! Uma vida!:)
    Gostei muito desta visita por Madrid.

    beijinhos
    Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não tive dificuldades de comentar (exceto naqueles que têm verificação de palavras, que não consigo mesmo!), mas também já li por aí que tem acontecido com alguns, NINA! E isso deve ser do blogger ou, mais provavelmente, do browser... ;)

      Obrigada! E sim, é quase meia vida... :D

      Beijocas!

      Eliminar
  8. Anónimo9/19/2012

    Ficou, mas só assim, sem o meu nome.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa estar, quando leio anónimo já pressuponho que és tu... :)))

      Eliminar
  9. Ora andaste no passeio por Madrid! Fizeste muito bem em comemorar data tão especial com uns dias de descanso e lazer junto do maridão. ;) Madrid é uma cidade que ainda não tive oportunidade de conhecer, mas pelas tuas fotos e pelo teu relato de viagens deu para ficar com vontade de dar lá um pulinho. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tinha grandes perspetivas sobre a cidade, TONS DE AZUL, mas surpreendeu-me pela positiva, tanto nas obras de arte, como na arquitetura, na tal "movida" espanhola ou na muita animação! :)))

      Para lá da comemoração da data - que sabe sempre bem tirar uns dias a dois! - foi realmente uma estadia muito agradável! :)

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)