Desde que visitei o Madame Tussaud, em Londres, fiquei fã dos museus de cera e de todo o trabalho artístico que envolvem, a par de alguma reconstituição histórica para enquadrar as várias personagens num ambiente próximo ao que viveram, bem como na escolha do vestuário adequado. Daí ter sido das primeiras "clientes" do museu de cera de Lisboa, assim que abriu portas nos finais do século passado. Nunca ouviram falar? Pois, comparativamente era bem mais modesto - cerca de 180 figuras - e encerrou as portas poucos anos depois. Possivelmente devido aos poucos visitantes ou à publicidade quase inexistente... Adiante!
Claro que não podia falhar o de Madrid (e para encerrar o capítulo da viagem pela capital espanhola!), no meu modesto entender aquém do de Londres, mas bastante melhor que o congénere de Lisboa. A começar por esta personagem, a primeira que surge na zona histórica - Viriato, tido como figura ibérica!
Hoje é impossível constatar se algumas destas personalidades realmente se assemelham aos bonecos que as representam, mas facto é que em muitos casos nem se necessita ler as legendas...
Pois, zarolhos não há muitos!
Outros, pelo contrário, são facilmente identificáveis pelas fotografias que lhes conhecemos, mesmo que de outros tempos. Não há dúvida que a fotografia foi uma grande invenção!
Pablo e...
Pablo, muito fiéis às suas imagens!
Já não se pode dizer o mesmo em relação à rapaziada de Liverpool, que se não fosse o caso de estarem os quatro juntos e o nome The Beatles estampado na bateria, seriam uma verdadeira incógnita. Muito melhor, Presley ou Jackson, em frente a eles, já o tio Louis lá para a beira do palco... nem o reconheci!
Clooney charmoso e sedutor, as always...
... enquanto Marilyn não lhe fica atrás, em glamour e sedução no feminino.
Já a Chaplin falta-lhe o essencial: o sorriso triste e o brilhozinho nos olhos meigos e suplicantes, como se se tratasse de um cão escorraçado pelo dono...
Os políticos presentes no museu estão genericamente muito bem - de Rajoy a Cavaco, passando por Arafat, Obama ou Ghandi, e acabando na Merkel ou em Hollande - mas como estamos todos tão cansados de ver as suas caras nos noticiários... decidi poupar-vos!
Gostei desta visita guiada pelas fotos. Já que nunca tive oportunidade de visitar nenhum, pelo menos fiquei com uma ideia.
ResponderEliminarObrigada pela partilha.
Um abraço
Bem, também foi a primeira vez que visitei este, ELVIRA! Quem sabe se um dia também não passas por lá? :)
EliminarAbraço
Não sabia que o Viriato fazia depilação ao peito... ;) Beijoca!
ResponderEliminarEra um modernaço, RAUF! Mas se visses o nosso... era um autêntico homem das cavernas, quase ainda meio macaco... :)))
EliminarBeijocas!
Do museu de cera que menos gostei foi mesmo o de Madrid, e da pro«imeira vez , então, fiquei mesmo decepcionada , porque vira recentemente o de Barcelona( a minha estreia ) , que acho muito bom.
ResponderEliminarTambém já publiquei fotos, mas dei a mão a George C.
Besos
Nunca estive em Barcelona, SÃO, mas se lá for também não escapará... :)
EliminarTambém tirei uma foto ao lado do Clooney... e de mais uns quantos! :D
Besitos!
Conheço alguns dos museus de Madrid mas este não!
ResponderEliminarQuanto aos de cera de cá conheço os de matriz religiosa! :-))
Abraço
Ao de Fátima nunca fui, ROSA! Não tenho grande apetência por sacerdotes e Papas, e ainda pagar para os ver... :)
EliminarAbraço
Conheço os de Londres e Paris mas, pelas imagens que nos traz, nunca irei conhecer o de Madrid!
ResponderEliminarBem observado o comentário do Rafeiro Perfumado! :-)))
O de Paris não conheço, CARLOS, embora já tenha visitado a cidade. Não sei é se já existiria na altura, mas se existia eu não sabia... :)
EliminarFiquei um tanto desiludida com o Clooney de cera... não faz jus ao original. :)
ResponderEliminarPor acaso até achei parecido, LUISA, agora a foto ficou foi muito escura, tanto pelo local em si, como devido ao homem estar todo vestido de preto... :)
EliminarNem sabia que houve um museu de cera em Lisboa! Também não conheço o de Madrid, mas, pelo que mostras, não se assemelha ao de Madame Tussaud!
ResponderEliminarFoi sol de pouca dura, GRAÇA! Suponho que nem sequer tem essa pretensão de se assemelhar ao da Madame Tussaud... mas gostei! :)
EliminarTambém não resisto aos museus de cera. Parece que recuo no tempo e dela fico a fazer parte.
ResponderEliminarFizeste bem em não alargar as fotos aos ditos cujos, pois já todos estamos deles fartos e mais parecem figuras de cera.
Beijinho Teté
É um bocado isso, KIM! Simultaneamente parece uma lição de história em imagens, onde estamos por acaso... :)))
EliminarSe calhar é por isso que os políticos ficam todos tão parecidos, enquanto alguns dos outros nem por isso... :D
Beijocas!
publicaste a Marilyn sozinha?
ResponderEliminaronde está aquele senhor que noutra foto tinha uma mão atrás dela e que não se via?
VÍCIO, o husband ficou-se pelo FB, mas a mãozinha dele estava no ombro da Marilyn, que eu estava lá a tirar a fotografia... e a controlar! :)))
EliminarNão me digas que tb já lá está a pandilha do Passos Coelho!
ResponderEliminarOlha que pelas fotos não acho que estejam assim muito parecidos. O Clooney nem reconheci, por exemplo. Museus de cera só conheço o de Fátima, e fui obrigada. Não tenho muita paciência para museus de cera, e também fiquei escaldada com museus em Madrid: o Prado foi uma valente decepção. Mas como estava sol e a cidade é bonita, valeu pelo passeio até lá :)
Beijinhos
Não, não está, SAFIRA! Lusos só o Viriato, o Camões e o Cavaco. Nem Ronaldos, nem Mourinhos, nem ninguém mais... ;)
EliminarAo de Fátima nunca fui, mas gosto mesmo de museus de cera. E acho que alguns estão mesmo muito parecidos, incluindo o Clooney, se bem que a fotografia não seja a melhor... :)
Por essas e por outras, também preferi não ver o Prado: com tanta coisa para ver na cidade e em tão pouco tempo, ia enfurnar-me num museu, onde pelo que percebi abunda arte sacra? Folheei um catálogo que a minha mãe comprou lá em tempos e preferi andar na giraldinha e na movida madrilena... :D
Beijocas!
Já tinha lido este tua publicação ontem, mas estava sem tempo para comentar. Há aqui esculturas mesmo idênticas e sim os Beatles não são nada reconhecíveis! E fizeste muito bem em nos teres poupado às esculturas dessa massa política. ;)
ResponderEliminarTambém achei que a maior parte destas estão bastante parecidas, embora as fotos possam não lhes fazer justiça, TONS DE AZUL! :)
EliminarBem sabia que me iam agradecer... :D
Não tenho por hábito ir a museus de cera. O último foi em Praga (porque os meus companheiros de viagem estavam interessados e não me apeteceu ficar lá fora à espera) e tirei uma foto com o Dalai Lama. Valeu a pena só por isso! Reconheço o incrível talento destes artistas que conseguem esculpir um Michael Jackson ... igualzinho ao de carne e osso! Já o Dalai Lama era mais magrinho! : )
ResponderEliminarTenho ideia que o Michael Jackson deve ser dos bonecos mais fáceis de fazer, ele próprio parecia uma estátua de cera, CATARINA! E o Cavaco idem - sempre com a mesma cara, não deve ser difícil... :)
ResponderEliminarNão me lembro de ter visto neste o Dalai Lama, mas também é certo que a parte de toureiros e Papas, vi de fugida... :D