Se há mistério intrigante é a razão do sucesso ou do insucesso. De pessoas, livros, filmes, obras de arte, músicas, empresas, negócios e por aí fora. É impossível que seja só uma questão de feitio ou mentalidade, sorte ou azar, empenho ou descaso de quem se propõe seguir em frente num determinado rumo. Embora esses factores possam, de alguma forma, contribuir para o epílogo...
Esquecendo dúvidas existenciais sem solução à vista, recentemente "As Vozes do Jazz" - página do facebook que sigo com bastante interesse - destacou as 30 músicas/canções com mais sucesso de sempre, dentro do género. Todas anteriores ao meu nascimento (gostos antiquados, hein?!?), medidas pelo êxito que obtiveram ao longo de décadas. No top figura este "Body and Soul", de 1930, aqui na sua versão mais recente de 2011, nas vozes de Amy Winehouse (ela própria um misto de sucessos e insucessos) e Tony Bennett:
Voltarei ao tema do sucesso e do insucesso em breve, para já desejo a todos um...
FELIZ FIM DE SEMANA!
eu também devo ser antiquado porque há muitos sucessos actuais que não me convencem nem um pouco...
ResponderEliminarÉ, VÍCIO, acontece a todos... :)))
EliminarCreio que o sucesso e (ou) insucesso, de tudo que é vendável, hoje em dia e independente de ser ou não musical, na generalidade, estão muito dependentes de um bom "marketing".
ResponderEliminarNesta era, em que as "comunicações" (TV, Internet, telemóveis) estão extremamente facilitadas, é precisa alguma boa dose de génio para levar a cada um a mensagem "certa" !
Não tem muito a ver com o assunto, mas ainda hoje constatei isso mesmo.
A minha mulher foi ao talho (sempre cheio a aviar os clientes), havendo um outro em frente, sempre vazio. Acontece que o primeiro tem um serviço de captação de clientes, anotando o nº do telemóvel e enviando semanalmente sms's com indicação de promoções. Cada compra com "direito" a "pontos" que acumulados serão rebatidos em valor para novas compras ! ... e assim se mantêm os clientes ! eheh
Não tem nada a ver com música, mas é um facto a ter em conta ! :)))
.
Claro que é um factor a ter em conta, RUI, como tantos outros, mas em abono da verdade há muitos que não se entendem, nem a forte personalidade do mentor explica... :)
EliminarMesmo sem promoções há negócios que florescem e outros, ao lado, no mesmo ramo e por vezes mais antigos, nem por isso. Nas músicas, ainda fica mais complicado de perceber, talvez dependa do artista que as pretende tocar/cantar no seu reportório... :D
E ainda há coisas que têm uma época e estão na "moda", mas que depois desaparecem assim como surgiram... Um mistério, digo eu! ;)
E que é sucesso ou insucesso? Que consequ~encias tem na vida das pessoas?
ResponderEliminarUm bom finak de semana também para ti.
Boa pergunta, SÃO! Mas também não sei responder... :)
EliminarBeijinhos!
Ora aí está uma questão interessante. E que decerto nos levaria a um longo debate. Da arte à vida, que fatores contribuem para o sucesso ou insucesso?
ResponderEliminarÉ, TERESA, dava para um longo debate... mesmo a nível escolar! :)
EliminarE nem sempre há explicação para o resultado, ou o que é visto como sucesso ou insucesso por gente alheia... ;)
Se ter gostos assim é ser-se antiquada, então também o sou.:)
ResponderEliminarDeixa-me lá ouvir a tua música enquanto deixo um "olá" aos nossos amigos.
bji e bom fds!
Dá os "Olás" todos que quiseres, NINA! Mas em termos musicais ninguém me tira a ideia que sou mesmo antiquada, as músicas e canções que mais gosto são mesmo antiguinhas... :)))
EliminarBeijocas!
Ai, o sucesso é tão aleatório... depende dos dias, das pessoas, até da direcção do vento e do alinhamento dos planetas...!
ResponderEliminarPor falar em sucesso... tenho aqui um desafio que pede precisamente a tua participação para ser brilhante... (que tal esta da bajulação para te convencer a participar, hem??) =) espero que passes lá pelo meu poleiro e que aceites participar... por favor, por favor...!lol Fico à espera... beijinhos
Se entrarmos nessa de alinhamento dos planetas, BRISEIS, ainda fica mais difícil entender, mas que é bastante aleatório, também concordo... :)
EliminarJá vi e já aceitei, agora não te prometo que seja brilhante! A "bajulação" era escusada... LOL!
Beijocas!
Vou aguardar que dê continuidade a este tema, Teté. Por agora, apenas lhe digo que, em minha opinião, a esmagadora maioria dos casos de sucesso é fabricado e poucos são aqueles que atingem o sucesso espontaneamente. Mas mesmo esses, para se manterem à tona, são obrigados a confiar nas suas máquinas de imagem.
ResponderEliminarUm bom fds também para si.
Concordo, CARLOS, no que toca à política... Mas no talho ou mercearia da esquina, com competição na outra esquina? E em termos musicais, como se mede o sucesso? Como é que um Quim Barreiros ou um Emanuel são "estrelas" e outros (no meu entender, bem melhores) continuam incógnitos? Enfim, o tema dá pano para mangas... :)
EliminarBom fim de semana com muito jazz. : )
ResponderEliminarJazz, não sei se vai ter muito, CATARINA, mas que está em vias de ser alucinante, é quase certo... :)
EliminarChego já no final do fim de semana... mas aproveito para dizer que também tenho um fraquinho por músicas de outros tempos :)
ResponderEliminarPelos vistos somos bastantes a ter essas preferências, LUISA. Quem sabe se os jovens de hoje não "mitificam" as atuais e, daqui a 20 anos ou mais, não suspiram por elas? :)))
Eliminar