quarta-feira, 19 de maio de 2010

ARQUIVOS BAFIENTOS

Felicidade cada um escolhe a sua, nunca me pareceu que o Estado devesse interferir na vivência ou opção de cada um, desde que não criminosa. Mas, de vez em quando, cai na tentação de estender o seu poderio e tentáculos, com a desculpa esfarrapada de moralizar o povo...

Aconteceu com a professora de Mirandela - porque teve a "audácia" de se deixar fotografar nua para uma revista como a Playboy (que todos "lêem" lá na terrinha!) - que foi subitamente destacada para o arquivo da cidade por umA autarca, antes de a despirem... quer dizer... despedirem no final do contrato, em Junho! Arquive-se!

Entretanto, o Presidente da República tinha um importante comunicado a fazer ao país, com toda a pompa de horário nobre televisivo. Para dizer o quê? Tempos de crise, blá-blá-blá, que ia promulgar a lei do casamento entre homossexuais, embora contrariado, porque para ele casamento é só entre um homem e uma mulher! Escapa-me a importância de saber o que ele pensa sobre o casamento, a lei parece-me contribuir para a felicidade de alguns. Pronto, está certo, ele tem 70 anos e os tiques dos professores à moda antiga - quando ensinam, pretendem que todos os alunos sejam da mesma opinião! Para variar, não foi o caso! Eleições à porta...

Agora pergunto eu: se a idade da reforma é aos 65 anos ou coisa, isso não é válido para os políticos, professores universitários, autarcas, magistrados, etc. e tal? Ah, OK, estão saudáveis e coerentes com aquilo que sempre pensaram. Ainda bem para eles! Mas não será caso de dar lugar aos (mais) novos? Escusávamos de levar com discursos bafientos, saídos de um armário onde proliferam as bolas de naftalina!


Imagem da série televisiva "Simpsons", da net.

10 comentários:

  1. e tu não sabes que as leis/regras são criadas para serem quebradas por quem as cria?

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo.....quem está na reforma não tem nada que trabalhar.....e se quiseram ir ( aos 52 como o meu chefe), porque raio é que depois estão a tirar lugar a um jovem???
    Pois para mim quem foi para a reforma, pela idade ou porque quis não tem nada que trabalhar e ganhar outro salário.

    Quanto ao resto cada um come o que quer.....eu sou contra chamarem "casamento" a uma união entre 2 pessoas do mesmo sexo....arranjassem outro nome....mas casamento, não.... e tenho muitos amigos homosexuais, sobretudo em Paris que já há 20 anos atrás viviam juntos e são pessoas espectaculares...por isso são meus amigos.
    Nada tenho contra a escolha deles.

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  3. peço já desculpa por discordar da origem destes discursos bafientos. não vêm de armários, mas sim, muito especificamente, de sarcófagos :)

    ResponderEliminar
  4. Ahahahah, de sarcófagos!!! este Moyle é um must ^_^

    Quanto à idade da reforma, honestamente penso que quem quer trabalhar e ganhar o seu, tem todo o direito. Afinal, também são pessoas. É verdade que se acaba por cair na situação de os mais velhos não darem lugar aos mais novos, mas em Portugal a população está envelhecida, ou seja, há muito mais entas do que intes e intas. Se apenas os mais novos assegurassem o mercado de trabalho, iriam sobrar montanhas de postos/trabalhos/lugares...já para não falar q essa faixa etária, sozinha, não conseguiria garantir descontos suficientes para pagar as reformas dos restantes...
    A solução teria de passar por algo como haver idades de reforma consoante o tipo de sector em causa. Ou os que estivessem na função pública se reformassem mais cedo para dar lugar aos mais novos, deixando o sector privado por sua conta, pois todos têm direito a ganhar o seu para viver, que as reformas são uma miséria...

    Quanto aos que têm gostos homossexuais, peço desculpa, mas dizer que "não lhe chamem é casamento" é o mesmo que dizer que não se podem unir como os heterossexuais. Porque não se pode chamar casamento se tem a sua união é de amor e companheirismo? Ou seja, se é um casamento? O casamento é o quê? Uma união entre dois seres vivos que se amam, certo? Então, onde está a dúvida? Porque é que não se pode dar o mesmo nome às mesmas coisas? Onde é que está a diferença?

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente, acho que não cabe a um presidente da república dar opiniões à cerca disso...
    Mas, voltando à problemática, acho que não vai ser devido a já poder haver casamentos entre homossexuais que, a taxa de casamentos vai aumentar...
    Acho mesmo que a instituição matrimonial está numa crise ainda maior que o país...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Ora aí está uma questão muito pertinente.
    Os políticos ainda não perceberam que também eles se deveriam reformar aos chegar à meta dos 65 anos.Mas quando o chão dá uvas ninguém quer matar a galinha de ovos de oiro.
    Beijinhos Tété

    ResponderEliminar
  7. Saber, sei, VÍCIO, mas não concordo... ;)

    Nada impede os reformados de arranjarem um hobby, um biscate ou até um negócio privado, que lhes dê mais algum rendimento, PARISIENSE! Mas era aos funcionários públicos, de um modo geral, e aos quadros mais elevados, em particular, que me estava a referir. Eles não largam o osso, e depois os mais jovens quase só encontram saídas profissionais no estrangeiro.
    A ideia era dar direitos iguais a casais homossexuais - o que me parece justo - não vejo porque é que não havia de se chamar "casamento". Não foi a Igreja Católica que o inventou, ele existe há milénios. E, bem vistas as coisas, a palavra para designar a união legal entre duas pessoas é apenas um pormenor... :)
    Mas pronto, cada um tem a sua opinião, né?
    Beijokitas, nina!

    Xi, MOYLITO, tens razão! Saem mesmo de sarcófagos... :D

    ResponderEliminar
  8. É um "must" mesmo, VANI! :))
    Mas estava a referir o sector público, nada impede a actividade privada de um advogado, médico, empresário, etc. que queira continuar a exercer a sua profissão depois dos 65, né? Ou de um reformado da função pública arranjar um biscate ou um negócio particular para complementar a sua reforma. Agora esta maltosa não largar o cadeirão de altos funcionário do Estado, na PR, catedráticos e afins, não faz sentido nenhum!
    Quanto ao casamento entre homossexuais, também não estou a ver porque é que tinham de arranjar uma outra palavra! Mas enfim, são opiniões... ;;)

    Pode aumentar um pouco de início, MATCHBOX32, mas os divórcios também vão aumentar. Mas, no fundo, em causa estavam apenas ter os mesmos direitos, não significa que vão todos a correr casar-se... :D
    Também concordo que o futuro é mais das uniões de facto!
    Beijinhos!

    Acho que já contei aqui esta história, KIM, mas vou repeti-la para ti: o meu sogro sempre foi um soarista convicto, votou nele e no PS em todas as eleições. Excepto nas últimas presidenciais, com o argumento: "O quê? Agora vou votar num velho como eu?!" (ele tem a mesma idade) E votou no Cavaco! São leis da vida... :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Há quanto tempo, hein garota? Vi na TV o pronunciamento do presidente quando da promulgação da lei, assim como, o seu visível constrangimento. É um assunto polêmico. Eu que sou muito mais jovem ainda tenho certa dificuldade em aceitar tais avanços.
    Tem razão quando diz que arranjar outro nome para "casamentos" desse tipo é o mesmo que discutir o sexo dos anjos.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  10. Long time no see, OLIVER!!! :D

    Os avanços não me arrepiam, só os atrasos de vida...

    E também sei que a juventude não se mede pelo bilhete (carteira?) de identidade, mas tem dó, homens de 70/80 anos ainda estarem agarrados ao seu cadeirão, é demais... :p

    Percebo perfeitamente que nem toda a gente concorde com o casamento entre homossexuais - a palavra em si é-me indiferente - mas é apenas uma questão de opinião. Alguém tem de se meter em casamentos alheios? Se querem casar, casem...

    Beijoca, amigo!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)