quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CAVALOS DE PAU

Desde tenra idade que a pintora e escultora inglesa Heather Jansch tem duas paixões na vida: desenhar e cavalos. Ela sonhava tornar-se uma artista a viver nas montanhas, rodeada de árvores, riachos e cavalos. Obviamente que, para uma criança com estes ideais, ficar todo o dia fechada numa sala de aulas é um suplício: à excepção das aulas de Desenho (e de Inglês), as notas da jovem eram um descalabro. Mesmo assim conseguiu entrar num colégio que valorizava especialmente os dotes artísticos dos alunos, de onde saiu para a Universidade de Londres (Goldsmiths'College). Mas, há sempre um mas, ao fim de um ano foi convidada a sair. Porquê? Pois, vivia-se uma época em que os trabalhos figurativos estavam definitivamente fora de moda, os estudantes eram encorajados a utilizar figuras geométricas em grandes telas de cores vivas. Assim, consideraram que ela não tinha estofo de artista...

Enganaram-se! Embora arrasada e sentindo-se à deriva, continuou a desenhar - particularmente cavalos - e já era uma pintora reconhecida quando teve a ideia que a distinguiu dos demais artistas: utilizar os troncos, ramos, galhos e gravetos das árvores que vêm dar à costa com as marés, para as modelar e esculpir em formas equídeas (e não só). A fotografia ilustra bem a espantosa arte que Heather desenvolveu ao longo dos últimos anos. A escultura retratada encontra-se no Jardim do Luxemburgo, em Paris! (aposto que muitos dos pintores de bolas, quadrados e triângulos laranjas, verdes e vermelhos, só foram a Paris em passeio...)

Para os mais curiosos, fica o site de Heather Jansch.

Fotografia de autor desconhecido, na net.

Nota -Trata-se de um resumo de várias opiniões que li sobre a escultora, inclusivé da própria, não de uma tradução ou do já tristemente célebre corta-e-cola.

Nota1 - Agora só falta convencer os Presidentes das Câmaras cá do rectângulo, que estas são verdadeiras e belíssimas estátuas e que aqueles calhaus-a-fingir-que-são-estátuas são... meros calhaus!!!

13 comentários:

  1. Com uma escultura destas ela deu um verdadeiro coice nas bolas... aaaaiiiiiiiiii.

    ResponderEliminar
  2. ok, arte conceptual e abstracta têm o seu valor e eu percebo-o mas, honestamente, continuo a preferir o figurativismo. pode ser retorcido, distorcido, manipulado, mas a total abstracção e a completa destruição da figura não me seduzem por aí além.

    ResponderEliminar
  3. Por mim acho que bem mereceram esse coice, PREDATADO! Artistas da treta, ainda por cima armados em arrogantes... :)

    Não estou a dizer que não tem, MOYLE! Aliás, suponho que há gostos e espaços artísticos para desenvolver várias formas de arte. A estupidez é que uma miúda que devia ter então 18 ou 20 anos podia ter desistido e ir desenhar gráficos, que foi o que eles lhe disseram para fazer... :D

    ResponderEliminar
  4. Há 20 anos, que Herta Müller descreve a vida sob o regime do ditador romeno Ceaucescu, o que satura qualquer leitor/leitora!!!
    Nunca encontrei ninguém, que fosse tão rigorosa contra o regime comunista como ela.
    Eu só a vi uma vez num encontro literário aqui em Düsseldorf. Achei-a uma mulher muitíssimo antípática, doutrineira e repleta de azedume. Há dias esteve aqui outra vez para apresentar o seu novo livro, mas eu não quis ir a essa apresentação.

    Agora sigo para um encontro literário sobre Rilke em Duisburg. Quando regressar falo sobre os cavalos...

    ResponderEliminar
  5. Os trabalhos desta jove são fantásticos!
    Até dá vontade de ter um cavalinho destes...

    beijocas

    ResponderEliminar
  6. excelente! gostei muito e não conhecia

    bj
    teresa

    ResponderEliminar
  7. Simplesmente excelente, Teté. Isto tira o sono a qualquer um, mesmo às 2,38 da madrugada. Já fui ao site dela, mas ainda vou lá voltar com mais vagar.

    Boa noite!

    ResponderEliminar
  8. Bom, EMATEJOCA, como dizia a uma amiga, se só lêssemos livros de pessoas que considerássemos simpáticas e agradáveis, teríamos uma escolha muito limitada... :))
    Mas esse bater a mesma tecla no mesmo tema faz com que se compreenda a pouca "visibilidade" da mulher por aqui. Sem confirmação, parece que só dois livros dela estão traduzidos para português. Sei lá, provavelmente porque ler 10 ou 20 livros sobre Ceausescu não agrada a ninguém... ;)
    ps - e depois escreves sobre esse encontro literário?!

    Também achei, GATINHA!
    Para ter um cavalinho destes é necessário um jardim a condizer e algum dinheirito na carteira... :D
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  9. Nem eu, TERESA! (fui alertada por um mail, daí ter ido pesquisar...)
    Também gostei imenso dos trabalhos dela! :)
    Beijoca!

    Há formas de arte em que todos concordamos que são belíssimas, EMATEJOCA! Esta parece-me ser uma delas... :D
    Boa noite para ti também!

    ResponderEliminar
  10. precisamente, Teté. nalguns casos, os "mestres" andam tão cheios de si que esquecem aquela que devia ser a sua principal missão, a de dar asas. nunca cortá-las.

    ResponderEliminar
  11. Nesse aspecto estamos absolutamente de acordo, MOYLITO! Felizmente, não são todos... e também me parece que é por aí, que se distinguem os grandes mestres! :D

    ResponderEliminar
  12. Me fez lembrar aquele conto infantil de Hans Christian Andersen, O Patinho Feio. Cedo ou tarde, o verdadeiro talento é reconhecido.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  13. Concordo contigo, OLIVER, o verdadeiro talento acaba por ser reconhecido... se entretanto a pessoa não desistiu! (embora não se possa considerar a fealdade-beleza do Patinho Feio um talento, como é óbvio)

    Mas a história não é minha, é a que a escultora/pintora conta mais pormenorizadamente no seu livro! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)