sábado, 31 de outubro de 2009

BRUXEDO!

Fotografia de Ian Britton

Foi certamente por bruxedo que o Dia das Bruxas* se continua a comemorar até hoje, nas sociedades ocidentais, particularmente nas de origem anglo-saxónica. Uns afirmam que a tradição advém dos antigos povos celtas, que comemoravam nesta data o último dia do ano, o final da época das colheitas e, simultaneamente, o dia em que os mortos regressariam para assombrar os vivos. Daí as oferendas e os símbolos aterradores, que teriam a função de afastar esses fantasmas.

Contudo, crenças medievais acreditavam que as bruxas se reuniam com o Diabo num cerimonial de danças e folias, para prestar homenagem ao "Príncipe das Trevas" e obter novos unguentos mágicos. Sabe-se que o medo dessas criaturas diabólicas levou o papa Inocêncio VIII a encarregar a Inquisição de descobrir e eliminar as bruxas. Assim, durante os séculos XV a XVIII, muitas mulheres pereceram nas fogueiras, acusadas de bruxaria, tendo como base da acusação o livro Malleus Maleficarum (1487), da autoria dos inquisidores H. Kramer e J. Spranger. Se por um lado se visava acabar com influências pagãs, por outro pagavam-se prémios aos denunciantes e a condenação permitia a confiscação dos bens das condenadas, o que, evidentemente, era um incentivo para as múltiplas denúncias. Embora a Igreja não tivesse aprovado o livro (posteriormente incluído até no Index - lista de obras proibidas), a descrição dos disfarces e rituais da bruxaria que nele constavam levou a que inquisidores e juízes baseassem aí as suas acusações. Aliás, sinais ou manchas de pele e outras marcas físicas eram provas de culpabilidade...

Mais recentemente, entre 1950 - 1954, nos EUA o senador McCarthy desencadeou um processo em tudo semelhante (enfim, sem a queima na fogueira, lógico!), só que o alvo da perseguição sistemática já não eram as bruxas, mas sim comunistas e simpatizantes. Há histórias na História que se parecem repetir ciclicamente!

Mas se a tradição de festejar o dia das bruxas se mantém - até exportada mais recentemente para outros países do mundo - é porque elas devem existir, não é?

Com ou sem bruxas, com ou sem fantasmas, mas preferencialmente sem sustos, tenham um...

ÓPTIMO FIM-DE-SEMANA!

*******
* "Moderna Enciclopédia Universal", do Círculo de Leitores, e Wikipédia.


18 comentários:

  1. sei lá!!!!!!!!11

    mas olha , não me lembro nada destas comemorações quando era miúda ...:) :(

    ResponderEliminar
  2. Olá Tété! Obrigado por me lembrares que era a noite das bruxas. Logo vi. Acho que as últimas bruxas estavam para os lados de Braga.
    E assim o meu fim de semana é mais triste!
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Hehehe e Happy Halloween ;)

    ResponderEliminar
  4. Eheheh, TERESA, a pergunta era retórica, porque pessoalmente não acredito em bruxas, diabos e afins! :e
    Claro que essas comemorações, no nosso país e em muitos outros, são mais recentes, num "exportação cultural" que também dá jeito aos comerciantes e ao consumismo desenfreado, de um modo geral... ;)

    Pois foi, KIM, mas ainda há muita "dança" pela frente, não vale a pena tanta tristeza, que a festa ainda vai animar... :))
    Beijocas!

    Oh, oh, LOPESCA, ainda hei-de experimentar essa culinária comemorativa... :)

    ResponderEliminar
  5. mas o engreçado é que a moda pega... e ainda ontem me bateram à porta uns miudos aqui do bairro a perguntar se eu não tinha doces para eles... logo a mim que não gosto especialmente de...

    enfim, mas teve piada e acabei por lhes dar dinheiro para irem comprar alguns...

    Bom fim de Semanas, teté
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Para mim é dia das bruxas quase todos os dias....ahahahaha
    Ando rodeada delas....hihihihihihi

    Não acho piada nenhuma a essa festa....para mim é um segundo Carnaval, mas enfim.....
    Beijokitas e bom fim de semana para ti também.

    ResponderEliminar
  7. Essas modas pegam bem, LEONOR, porque a miuçalha acha piada a ir para a escola mascarada de bruxa, feiticeiro/a ou druida... E sim, à porta da minha irmã também foram umas miúdas bater, lá tiveram sorte de levar uma gomas e balões... (as filhas dela ainda são relativamente pequenas, lá tem umas coisas dessas em casa) :)
    Resto de bom Domingo para ti!
    Beijinhos!

    Acho que é precisamente por aí que os miúdos acham piada, PARISIENSE: é um segundo Carnaval, uma oportunidade para se mascararem e brincarem. :D
    Mas que não tem nada a ver com a nossa cultura, pois, é evidente que não! (mas duvido que achasse piada a andar rodeada de bruxas todos os dias... :()
    Beijokitas e resto de bom Domingo para ti!

    ResponderEliminar
  8. cabeças de abóbora, é o que me sugere o teu post. continuamos rodeados de cabeças de abóbora. as bruxas (sejam lá quais forem) e os que as caça(r)am.

    ResponderEliminar
  9. o nome do papa é engraçado perante o que ele fez...

    e será que ainda alguém sabe porque se festeja o dia ou apenas segue os habitos?

    ResponderEliminar
  10. Ai, quem foi que falou que as bruxas estavam cá pra Braga, credo, ainda bem que só li o teu post hoje, ontem não tive pc, e, já nem ia dormir, assim, a festança já passou e...vivam as bruxas, só que eu nem as vejo por aqui...beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Talvez tenha sido do mau tempo, não sei, mas não vi nenhuma senhora a voar numa vasoura e a dar gargalhadas assustadoras!

    ResponderEliminar
  12. Nos que nem tínhamos tradição nenhuma em celebrar o Halloween agora é ver-nos para ai a brincar :)

    Um beijinho
    Eduarda
    Be in ♥ love

    ResponderEliminar
  13. Vá que já não temos fogueiras, MOYLITO, mas convenhamos que as cabeças de abóbora (destas assim já desprovidas de conteúdo) são mais difíceis de erradicar... :s

    Li por aí algures (não consegui confirmar) que este papa Inocêncio tinha 16 filhos de várias mulheres, VÍCIO! :))
    Isto de seguir costumes alheios, via as múltiplas campanhas publicitárias, é um "hábito" que já vem de longe... ~s

    Ah, LAURINHA, ele estava a referir-se ao jogo de futebol, nada a ver com "bruxas" que circulem por aí ou em qualquer outro local... :D
    Jinhos, nina!

    ResponderEliminar
  14. Mas de certeza que existiam, PAULOFSKI, que até recebi um convite para uma festa de Halloween aí pelas tuas bandas... ;)
    Não te garanto é que fossem das verdadeiras, que também nunca vi nenhuma a voar numa vassoura, tirando naquela célebre série televisiva! :))

    A tradição, como tal, continua a não existir, EDUARDA, mas há sempre alguns foliões que alinham em mais um festarú... :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. offtopic:
    em relação ao smile roxo... já corrigi.
    por causa do outro tinha mexido no ficheiro e alterado no sitio errado.
    obrigado pelo alerta!

    :xa :e

    ResponderEliminar
  16. Se quiseres tenho mais receitas é só dizeres qual é o teu gosto :)

    ResponderEliminar
  17. Já tinha reparado que te interessas por culinária, LOPESCA, mas àquelas achei piada devido à decoração halloweenesca. Que, aliás, é data que não comemoro... :e

    Mas obrigada à mesma! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)