terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

1993

Fotografia de Ian Britton

Já lá vão 16 anos! Mas que querem? Todas as terças-feiras de Carnaval recordo a desse ano. Pela simples razão de o primeiro-ministro da época, homem de grande sentido de humor, ter resolvido acabar com o feriado, assim de um dia para o outro! Decisão essa que gerou grande polémica, a par da desobediência de ministros, de autarcas e de uma multidão de funcionários públicos. Isto porque nem as empresas privadas acataram o ditame, evidentemente receosas de alguma insubordinação entre os seus trabalhadores, preferindo passar por "beneméritas" e concedendo o dia, tradicional...

Obviamente, nem todos apreciam essa tradição carnavalesca, mas cá não surgiu por exportação brasileira de "última hora" (consta que até foi a Corte portuguesa a levar esse costume para o outro lado do Atlântico, no início do século XIX), embora actualmente os festejos não sejam comparáveis: o do Rio de Janeiro (e não só!) é mundialmente conhecido e divulgado; os nacionais adquiriram contornos locais e regionais, em corsos ou bailaricos. Mas quem "manda" nesta terra de brandos costumes podia (ou pode) ter a veleidade de se atravessar no programa dos foliões? Nananinaná!

Foi o erro político mais imaturo a que já assisti pós-25A, assim numa chefia de gabinete (isoladíssima, com muita cortiça), sem entender o básico: mesmo que os brincalhões não sejam aos magotes, muitos trabalham afincadamente para erguer e publicitar o seu Carnaval, que tem os seus adeptos; um simples "cartaz" censurado, dá azo a rios de tinta e ainda bem; e quando há filhos pequenos, sem escola pública ou privada nesses dias, onde se "despeja" a criançada?

Anibal Cavaco Silva sobreviveu a esse dislate, tanto que hoje é Presidente da República! Nunca mais nenhum governante se lembrou de "apagar" um feriado do calendário. O que (me) dá sempre vontade de sorrir, abertamente...

Aproveitem, enquanto é tempo!

19 comentários:

  1. É de aproveitar. O Prof Cavaco tentou apagar o Carnaval. O Ministério Público do tempo do Engº Sócrates tentou censurar o Carnaval. Alerta! Não podemos adormecer.

    ResponderEliminar
  2. Estou a sorrir ... :-) De resto embora não seja fã do Carnaval acho piada aos feriados e sobretudo às pseudo-teorias sobre produtividade que resultam da sua existência. Diz-se que temos mais feriados que no resto da Europa e certamente muito mais do que nos Estados Unidos. E que tal estudarem os dias de férias efectivamente gozados? Acho que iriam ter uma surpresa ...

    ResponderEliminar
  3. Eu fiquei sem saber.
    É feriado na mesma ou não é mas fazemos como seja, na mesma?

    ;)

    ResponderEliminar
  4. vim conhecer teu blog. Gostei.
    Maurizio

    ResponderEliminar
  5. Engraçado, acontece o mesmo comigo. Também me lembro dempre dessa Terça Feira em que tive de ir "trabalhar" de manhã eheheh

    Do ministro que teve tal ideia nunca mais esqueci, mas confesso que já não lembrava a data.

    Menina, foi um farrodódó em que ninguém produziu peva! Eu cá fartei-me de brincar ao carnaval lá na chafarica, coisa que habitualmente não faço e nem acho graça. Mas foi a minha vingança eheeh

    Levei a manhã a ligar para os diversos números de valor acrescentado (resultados de jogos da Sta casa, boletim metereológio, eróticos, etc.) depois encaminhava as chamadas para o gabinete do director e mantinha-me muito sossegadita no meu "poiso"

    Devias ver a cara dele a lamentar-se que os telefones estavam avariados. Mas não se queixou no último caso, ao ouvir gemer as miúdas eheheh

    Bons tempos, apesar da ideia maluca que não lembraria ao diabo ahahahahah

    jinhos

    ResponderEliminar
  6. não gosto de carnaval nem um bocadinho mas lembro-me bem da confusão que foi nesse ano :)

    ResponderEliminar
  7. Eu aproveitei-o bem! Logo de manhã (cofofofof) 10 horas estava aí bem pertinho! Depois praia, que este tom meio amarelo já enjoava!
    Março um excelente mês para um café, um abraço e tudo...tudo... tudo!

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto deste dia para descansar.
    Nesta terra é uma calmaria, felizmente vivo longe dos locais carnavalescos.
    Que continue a ser Feriado.

    beijocas

    ResponderEliminar
  9. ainda bem que não mando porque se mandasse eliminava tudo quanto era feriado.

    ResponderEliminar
  10. Não, Fernando, na Alemanha há mais feriados do que em Portugal!
    Mas, eu só vim aqui Teté para saber o que aconteceu em Torres Vedras?

    Boa noite, Teté, se não adoecer volto para contar o que aconteceu em Colónia___ burgueses moralistas por todo o lado!

    ResponderEliminar
  11. É, nada de dormir na forma, PREDATADO! Alerta para todos, está claro... :)

    Hummm... essas teorias realmente soam a "familiares", FERNANDO VASCONCELOS! Mas não se deve ligar muito ao "diz que disse", não é?
    Quanto aos calendários de férias, suponho que existem múltiplos exemplos de interrompidas, bem como de sobejamente prolongadas, "à pala" de uns subterfúgios...

    Feriado sempre foi, PAX! Embora haja quem goste de inventar que é só uma "benesse" anual... :)

    ResponderEliminar
  12. Ah, sorry, MAURIZIO, já tinhas passado por aqui... :)))

    Ah, PASCOALITA, o que me ri com as tuas brincadeiras carnavalescas, num dia de enressabianço colectivo! Os que foram trabalhar "vingaram-se", os que não foram (sendo convocados) ficaram numa irritação pegada, com governantes, com colegas, com um certo medo de represálias futuras...
    A data foi só ser 3ª feira de Carnaval, que deve ter calhado noutro dia qualquer, dado ser mutável.
    Não lembrava ao diabo, mas há sempre uns diabretes a lembrarem-se de mostrar quem "manda"... :)
    Jinhos, nina!

    Oh, oh, ESCARLATE.DUE, é preciso ter muita má memória (ou ser muito jovem, na época) para esquecer os cenórios todos que envolveu... ;)

    ResponderEliminar
  13. Café, INÊS?! Nada disso! Jantarinho, converseta e dança, que "dias não são dias"... :)))
    Óbvio que estou a falar de aniversários, né?
    Quanto à praia, pois, ainda só lhe vi a cor de longe, entupida no trânsito da marginal...
    Abração!

    Absolutamente de acordo, GATINHA! Feriado é feriado, e que ninguém nos tire o descanso ou o folguedo... :)
    Jinhos!

    Ai, MOYLITO, estás com vontade de ser trucidado pela população em fúria??? :)))

    ResponderEliminar
  14. Bem-vinda, MAIKATZE! (ou pseudónimo?)

    Bom, em Torres Vedras há Carnaval, com um corso carnavalesco que costuma ser satírico. Este ano tinham feito uma brincadeira em relação ao Magalhães (o PC portátil para os miúdos, a preços módicos, que ainda está longe de ter chegado para todas as encomendas), em que no suposto ecrã colaram uma imagem de vários sites com mulheres semi-nuas. As fotos eram pequenas, uma vez que a ideia era referir que a criançada iria preferir essas buscas. Vai daí um moralista qualquer achou aquilo muito mal, conteúdo pornográfico, obsceno, etc. e tal, apresentou queixa não sei onde, o tribunal decretou que tinham de tirar de lá a imagem. Tanto quanto sei, sem ver! Os organizadores tiraram a foto, gozando com o assunto via TV, em directo. Daí que no dia seguinte a juiza lá voltou atrás, dando o dito por não dito, num cenório que não dignifica ninguém.

    Ou, pelo menos, foi o que percebi do assunto, que só me interessa por essa censura estar a proliferar, em moralismos exacerbados e latentes, venham de quem vierem!

    Fiquei curiosa sobre essa história em Colónia!

    Boa noite! :)

    ResponderEliminar
  15. E um dia de Carnaval sabe sempre bem, mesmo que não seja para brincar ao carnaval! :)

    ResponderEliminar
  16. nem por isso. o mais certo era também impor um regime de férias diferente, mais repartido. mas acabava com os feriados na mesma :)

    ResponderEliminar
  17. Também me parece óbvio, TONS DE AZUL! :)))

    OK, MOYLITO, já percebi que nunca vais ser eleito para cargo político nenhum, que mesmo com regime de férias adaptado, ninguém gosta de prescindir de um feriado... :D
    (rimou e tudo, hem?!)

    ResponderEliminar
  18. De fato foi D. João VI que teve a infeliz idéia de trazer o carnaval para estas bandas.
    Faço apenas uma correção, há muito o carnaval do Rio de Janeiro não é mais o supra-sumo da beterraba, e também a festa nos outros estados não mais se resume a bailaricos.
    Para você ter uma idéia, Salvador tem 3.000.000 de habitantes, a metade da população do Rio de Janeiro, no entanto mobiliza 2.000.000 de foliões no carnaval. Nossa rede hoteleira - a segunda maior do país, fica lotada. Só para a segurança do evento, a polícia mobilizou 22.000 homens. No carnaval baiano não há desfiles como no Rio, é participativo, o povo cai na gandaia.
    Este modelo de carnaval foi exportado para quase todos os outros estados, e hoje, o evento paralisa o país por uma semana. Há muitos anos acabaram-se os bailes em recintos fechados, toda a festa realiza-se nas ruas.
    Neste período, apenas Salvador, Recife e Olinda, atraem muito mais turistas e visitantes que o Rio de Janeiro. Mas o poder de mulheres lindas e semi-nuas do carnaval do Rio ainda continua como o mais forte cartão postal no exterior do nosso carnaval. Isto só acontece lá.
    Se pudesse, eu manteria o feriado e acabaria com a festa. A coisa tomou proporções gigantescas.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  19. Bom, OLIVER, D. João VI tinha uma mãe que endoidou (com razões para isso!), uma mulher que não era flor que se cheirasse, dois filhos em luta pelo Poder, tinha de escorregar para algum lado, né?

    É verdade que a tradição do Carnaval do Rio é a que mais transparece para o mundo exterior, com os desfiles no sambódromo, mas também sei que não é a única festa no país, que cai na rua e na gandaia!

    Export/import, alguns carnavais de cá também têm uns corsos com meninas meio desnudadas, só que cá é Inverno e aí Verão, e a pedalada para sambar está longe de ser a mesma! :D

    Também sei que as proporções que a festividade toma aí, tende a descambar (não é só de agora) em partidas e vendettas de muito mau gosto, daí perceber-te lindamente!

    Que fique o feriado para todos, mascarados ou não, que brincadeiras de mau gosto ninguém gosta... ;)

    Beijoquitas!

    ps - não conhecia esses dados, mas que na Bahia a tradição é grande, não me restavam dúvidas...

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)