domingo, 19 de outubro de 2008

ARCO-ÍRIS EM DUPLICADO

Esta noite sonhei com o arco-íris. Que surgia multi-colorido, em cores vivas e brilhantes, brilhantes demais mesmo, até se descobrir que por detrás da nuvem umas canetas se entretinham a pintalgá-lo. Alguém explicava que se tratava de uma nova experiência científica, mas para o que servia ainda não se sabia. Nem o motivo interessava muito, já que o efeito era alegre e agradável à vista.

Como sempre, em todos os Domingos que se imaginam pacatos (excepto pelo futebol, mas essa já é outra conversa que agora não interessa nada), lá saímos à rua para comprar pão e outras pequenas coisas que faltavam na despensa. Ao sair do supermercado, eis que lá estavam eles, a sorrir-nos no céu cinzento: dois simpáticos arco-íris!!! (o segundo mal se nota na fotografia, mas foi o melhor que se conseguiu...)

Será que desenvolvi um sexto sentido para adivinhar a aparição de arco-íris? Enfim, não acredito em bruxas, mas... toda a gente sabe que "las hay"!

Assim, passei o dia a pensar nestes sonhos com poderes divinatórios e, consequentemente, neste filme e música:



BOA SEMANA PARA TODOS E... BONS SONHOS!!!

31 comentários:

  1. Oi. Arco iris a coisa mais linda que o céu nos envia...
    Adoro olhar até desaparecer, mas os meus tios diziam-me que no fim do arco iris estava uma velha muito feia e desdentada á espera para me meter no saco e assim nunca quero saber onde ele acaba e onde estará a velha...a que cantava assim; lagarto pintado quem te pintou? foi uma velha que por aqui passou, ja nem me lembro de mais ehhh mas que medo eu tinha daquilo, mas gosto d eo ver..
    O filme vi-o muitas vezes é lindo...beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Acontece frequentemente, ao menos aqui no Alentejo, esses arco-íris duplos trata-se de uma reflexão do outro através da luz do sol que incide na chuva...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A lengalenga infantil prossegue assim, LAURINHA:
    "Lagarto pintado, quem te pintou?
    Foi uma velha que aqui passou,
    no tempo da eira fazia poeira,
    puxa lagarto por essa orelha!"
    Mas também gosto muito de arco-íris! :)
    Para além das histórias do arco da velha, ainda havia a do duende forreta que tinha um pote de moedas de ouro enterrado no final do arco-íris...
    Em relação ao filme, que supostamente é infantil daquela época (1939), garanto-te que quando era miúda não lhe achava piada nenhuma. Só muito mais tarde entendi a simbologia!
    Jinhos!

    ResponderEliminar
  4. Ah, sim, MATCHBOX31, bem sei que há uma explicação científica, que tem a ver com o reflexo dos raios de sol nas nuvens e na chuva, em ângulos prismáticos, mais o reflexo do reflexo, etc. e tal.

    Os arco-íris lembram-me também a capa do disco (de vinil) dos Pink Floyd - "Dark Side of the Moon"... :)))

    Jinhos!

    ResponderEliminar
  5. A fotografia com o arco-iris está muita bem conseguida. Parabéns!

    O filme vi-o muitas vezes.
    A cancao do filme sobre o arco iris é "culto"!

    Sao 2.15 da manha na Alemanha. Vou tentar dormir e sonhar com o arco iris...

    ResponderEliminar
  6. Então quem disse que os sonhos são a branco e negro. Este com certeza foi colorido!

    Beijinho rápido

    ResponderEliminar
  7. Se eu contasse a alguém os meus sonhos, ou se escrevesse sobre eles no blog.... já tinha ido internado!!!

    ;o)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. o berloque também andou a sonhar com o arco-íris mas depois veio o sol da humanidade, o sr. engenheiro, e fez o arco-íris desaparecer, pelo menos durante um ano.

    ResponderEliminar
  9. Adoro também :)Vá lá que vejo daqui do Brasil mas é lindo na mesma com toda certeza :)

    Adorei o vídeo.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  10. Nunca se sabe se não tens esse DOM.
    Já agora, por que não tentas concentrar-te e sonhar com os números do EUROMILHÕES? ahahah

    Acho esse fenómeno do Arco-iris bem lindo! Quando era pequenita, a minha mãe dizia que era Jesus a sorrir-nos ahahah

    Um jinho

    ResponderEliminar
  11. A minha mãe contava-nos muitas vezes a tal lenda(?) associada ao arco-iris a que tb chamava a "velha aliança" e dizia que Deus teria prometido:

    - "enquanto na terra se visse o "arco-iris", o mundo não acabava"!

    (não tenho tempo de ler outros comentários ... sorry se repito o que alguém disse)

    ResponderEliminar
  12. Arco-Iris é algo que me fascina muito......á coisa de 2 semanas vi um quando descia a serra da freita e digo-te é algo espectacular.

    Mas nunca tinha ouvido falar dessa lengalenga......e tambem nunca vi esse filme....ahahahahah.....deve ser por ser muito jovem...hahahahahahah

    Beijokitas e boa semaninha

    ResponderEliminar
  13. Espero que tenhas tido bons sonhos, EMATEJOCA. Claro que a canção, mais do que o filme, tornou-se um "culto"... ;)

    Ah, SUN, os sonhos não são a preto a branco, não!
    Jinho!

    Sabe-se lá se não vou internada também, SORRISOS?! :)
    Beijoca!

    ResponderEliminar
  14. Teté, o Homem é q pensa q sabe td e qdo n entende as coisas pensa q é sobrenatural e diz q é coisa do demo ou das bruxas.Eu acredito q o Homem nada conhece sobre o Nosso cérebro. E essas coisas têem todas uma explicação. :-) kiss 4u

    ResponderEliminar
  15. eu até estava capaz de te desejar que sonhasses com dinheiro, mas se ele for como o arco iris nunca lhe vais conseguir meter a mão!

    ResponderEliminar
  16. E quem é o berloque, MOYLE??? O sr. engenheiro o sol da humanidade? Xi, pá, ainda é cedo para uma bzana dessas... ;)

    Quem não gosta, MYLLANA? :)
    Jinhos!

    Por acaso não era mal-visto, essa de sonhar com os númerozitos do Euromilhões, PASCOALITA! Mas temo que os "poderes divinatórios" não cheguem a tanto... :)))
    Tirando as musiquitas, não me lembro ao certo de mais histórias e crenças populares relacionadas com os arco-íris, mas é possível que a minha avó também dissesse algumas dessas coisas.
    Beijoca, nina!

    ResponderEliminar
  17. Grumpfs... PARISIENSE, o filme é MUITO anterior à data do meu nascimento, OK?! Já a lengalenga até a encontras na net.
    Suponho que numa paisagem menos urbana, o efeito do arco-íris ainda é mais espectacular.
    Beijokitas, nina!

    O arco-íris vira-milho, REI? Não entendi!

    ANA, garanto-te que estou longe de pensar que o Homem sabe tudo... e a história das bruxas era uma mera chalaça! (se reparares, a bruxa era eu) Mas às vezes há coincidências, que nos intrigam... :)
    Kisses 4U!

    Isso só de sonhar com dinheiro, não resulta, VÍCIO! É que depois a pessoa acorda... para a realidade! :)

    ResponderEliminar
  18. Xi, bons sonhos? Esta noite sonhei que tinha de me escapar de uma ilha no meio do deserto, porque alguém tinha decidido incenerar tudo e todos! Não conseguindo avisar toda a gente do que se ia passar (porque também fui incinerada! só que sei lá como voltei ao passado antes de isso se passar...falando-se em sexto sentido!), só podia tentar salvar-me e mais uns quantos!Consegui! E depois acordei com o jóve à luta com a gaveta da cómoda!

    ResponderEliminar
  19. Há mais dois fenómenos ópticos envolvidos na formação do arco iris, para além da reflexão dos raios de luz! =D um deles é a refracção dos mesmos! O outro, a dispersão! =D

    ResponderEliminar
  20. Eh, eh, eh, tu tens sexto sentido mesmo dentro do sonho, VAN? :)))
    E quem é que ganhou a luta: o jóve ou a gaveta? Francamente, que falta de respeito por quem dorme... e sonha! :D

    Olha lá, e então isso não tem a ver com a tal história do prisma? Enfim, desculpa lá, mas sempre fui uma aluna muito fraquinha a físico-química... ;)

    ResponderEliminar
  21. ja nao vejo um arco-iris vai para cima de uma eternidade... e que bom que é ver as cores todas espalhadas pelo ceu :)

    ResponderEliminar
  22. Olha, FAUSTO, em duplicado, também já não me lembro há quantos anos não via... mas que predispõe bem, lá isso é verdade! :)

    ResponderEliminar
  23. LOOL, ganhou o jóve!! depois de um luta titanica de uns 5 minutos!! é que ele já estava atrasado pó trabalho loool, era o stresss...

    O fenómeno é o mesmo que a passagem de luz branca (a luz visivel, que vemos branca porque as várias radiações que a viajam todas à mesma velocidade) por um prisma, tete. É isso mesmo. :-) Ao passar pela gota de água/prisma, diz-se que a luz se refracta porque passa de um meio, o ar, para outro (a água ou o cristal do prisma). Uma vez dentro da gota/prisma as diferentes radiações mudam de velocidade, ficam todas com velocidades ligeiramente diferentes e assim separam-se (penso que é isto a reflexão, já estou esquecida e não me apetece ir confirmar loool) e dispersam-se outra vez pelo ar (e tb se refractam porque mudam da gota/prisma para o ar) a diferentes velocidades, daí vermos a luz branca decomposta nas suas 7 componentes visiveis ao olho humano.
    Todas as cores que o olho humano vê derivam do facto de os objectos absorverem determinadas radiações (cores) da luz branca e reflectirem outras! A maça é vermelha pq reflecte a misturada de cores que dão a tonalidade vermelha ao mesmo tempo que absorve todas as outras.
    Capice? =D
    Ora,cada um tem interesse pelas suas coisas ;-). Eu até mnem tenho muito pelo arco iris desvendado. Preferia acreditar no pote de ouro que há no fim... =)
    Por acaso aqui em baixo os arco iris costumam ser todos a duplicar ihihih.

    ResponderEliminar
  24. Ahh, agora lembrei-me que era a minha avó que cantava isso para mim...
    O Filme via-o sempre que dava, mas já enchi, só que d elonge a longe ainda dá para recordas os actores...
    a van parece uma maquineta sabiada a falar, a menina sabe!...apre..parabéns..eu na entendo nada disso...beijinhos.

    ResponderEliminar
  25. o berloque de esquerda:)

    ResponderEliminar
  26. Foi o jantar que te inspirou...

    beijocas

    ResponderEliminar
  27. Eh, eh, eh, essa do pote de moedas de ouro dava jeito, VAN, se bem que chegar ao fim de um arco-irís seja impossível... :D
    Mas gracias pela explicação científica! :)

    Oh, LAURINHA, é dentro da área dela, de modo que limitou-se a explicar aquilo que não consigo... (quer dizer, sem ir procurar à net ou à enciclopédia) :) E sim, é uma lengalenga para crianças pequenas... Jinhos, nina!

    Ah, OK, MOYLE! Só pelo berloque não estava a ver! :)))

    ResponderEliminar
  28. Ah, ah, ah, GATINHA! Sabe-se lá se não terá sido... :)))

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  29. ah, a 'minha' música...

    ;) já me fizeste chorir (saiu gralha, mas pode ficar que um sorriso molhado também é bom de vez em quando)

    ResponderEliminar
  30. Ah, então bom sorriso molhado, SAFIRITA! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)