domingo, 17 de agosto de 2008

QUINTA DAS CONCHAS

A Quinta das Conchas e dos Lilases é um dos espaços verdes de Lisboa, o terceiro maior da cidade (depois de Monsanto e da Bela Vista), que desejávamos visitar, depois das obras de requalificação de 2005. Grandes relvados salpicados de arvoredo, com parque infantil, restaurante, esplanadas, instalações sanitárias, em que o mapa refere a existência de um lago. Ele está lá, sim, mas sem água... "Secou" de 2005 até hoje?!

Apesar disso, a zona é agradável e bastante plana para se poder andar de bicicleta ou de patins, levar o carrinho de bebé ou para locomoção em cadeira de rodas. A outra, ao lado, que intitulam de mata, corresponde ao local onde se situava a antiga casa senhorial da quinta e torna-se bastante mais inacessível - os caminhos são íngremes e de gravilha.

Com um fontanário e as ruínas da casa? Há que espreitar...

Hummm... é este o fontanário??? Se calhar até é melhor nem ir ver as ruínas! Mas também só falta mais um bocadinho, a subir (puf! puf!), já agora...
Ah, aqui estão elas! Retratadas na sua faceta mais feérica, no meio do arvoredo e conjugadas com o céu, nem custa acreditar que em tempos idos algumas donzelas suspiravam nas janelas, tentando vislumbrar no horizonte vestígios da chegada dos seus cavaleiros andantes...

Ai, ai, ao nível térreo as janelas e as portas estão entaipadas com tijolos e argamassa, toda a zona circundada com barreiras amovíveis para ninguém trespassar! Resumindo: arruinaram as ruínas! Alguma vez vão reconstruir o edifício se nem dinheiro para a água do lago têm???

Valeu pelo passeio e pelo aroma a eucaliptos e pinheiros que se respira por lá...

12 comentários:

  1. Já estava com os patins na mala da mota para a visita a Lisboa, mas depois disto...? Aroma de eucaliptos e pinheiros tenho cá... Is that all there is?

    ResponderEliminar
  2. Há tiroteios, nessa quinta?

    ResponderEliminar
  3. É, SUN, lamento que naquele jardim seja all there is... Mas como ainda me faltam visitar outros tantos, logo te digo alguma coisa, se encontrar o local ideal para demonstrares os teus dotes para a patinagem artística... (`_^)

    Olha, CAPITÃO, não dei por isso! Mas nem todas as quintas são iguais, né? Valha-nos isso... :)

    ResponderEliminar
  4. Que pena... não sabem conservar nada. Mas a foto féerica surtiu efeito. Se não dissesses nada, até me deixava encantar. Assim sendo, estou com a Sun, prefiro ir fazer uma visita às grutas do Cabo Espichel.
    Sabes que também andei à procura de uns moinhos lá em Manteigas, mas encontrei tudo destruido... é uma pena, mas a conversar com os antigos ainda se recuperam algumas histórias giras. Tenho de fazer um post sobre Manteigas, que, não desfazendo, é uma vila lindíssima.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. SAFIRA, até existem uns institutos de conservação do património, mas não acho que se notasse muito a falta deles, caso desaparecessem... ;)

    Boa, posta aí sobre Manteigas, que é local que não conheço, a não ser de nome! E "visto" por quem conhece tem novos atractivos! :)

    Jinho!

    ResponderEliminar
  6. Mas parece na mesma um sítio agradável para fugir à rotina e ao cinza do dia-a-dia na cidade...as ruínas arruinadas que fiquem para trás...há as árvores...nunca tinha ouvido falar nesta quinta! :)))

    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  7. é um misto de decadentismo fim de século com enquadramento de clorofila. é o último grito por todas as capitais europeias de distritos portugueses. estamos na vanguarda:)

    ResponderEliminar
  8. SU, não expliquei a "história" das quintas que estava lá patente num placard, porque me pareceu um resumo muito singelo, um pouco publicitário... ;)
    Especialmente na mata, há árvores que me pareceram centenárias.
    Não está tão bem cuidado como devia, suponho que também por culpa dos utentes domingueiros e da falta de verbas para a sua manutenção.
    Fica no Lumiar!
    Beijoca, amiga! :)*

    Vanguarda, MOYLE?!
    Mas sim, também percebo porque é que entaiparam as ruinas... ;)

    ResponderEliminar
  9. Querida.Há lugares que se fossem bem cuidados e preservados, dariam muita alegria a todos os que por lá passassem...Um lago sem água? xiça penico... Mas que fazer? desviam ou canalizam dinheiros de forma errónea e sem tino e mal sabemos o destino dos dinheiros que poderiam entrar ali e por tudo lindo..

    ah as donzelas sim, iam para a janela estender a trança ao seu amor, ou deitar o lencinho inumdado de lágrimas tais que o rapaiz nem voltava mais!... e com essas lágrimas encheram o lago e sem princesas...secou...de amor...jinho de mim...

    ResponderEliminar
  10. Nem mais, LAURINHA! Este jardim, bem cuidado, seria uma beleza...

    Assim é só um espaço minimamente agradável, parecendo um pouco deteriorado, depois de obras efectuadas há 3 anos... Custa-me aceitar que se trate assim o nosso património! :(((

    beijocas, nina!

    ResponderEliminar
  11. Boa sugestão
    Ás vezes passo por ali, vejo a entrada mas a falta de tempo leva-me a seguir em frente.
    Aguçaste-me o apetite ao dizer que existe 'mata'.
    Fica em agenda :)

    ResponderEliminar
  12. Tem "mata" sim, AHLKINHA!

    Mas podia estar mais bem cuidado... ;)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)