domingo, 16 de março de 2008

SAUDADE SEM FRONTEIRAS

Ainda no seguimento do desafio da Ahlka - lembram-se? o de escolher 6 canções especialmente significativas, que nos trazem recordações de certos momentos - a seleccionada foi a música de Cole Porter, "Everytime We Say Goodbye". E explico porquê: à medida que os anos foram avançando, em que se instalavam rocks da pesada, discos, punks, hip hops e sei lá que mais, fui recuando no tempo, em termos de preferências musicais. Jazz e blues entraram então no meu cardápio de favoritos, com Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, entre tantos outros, gosto que perdura até aos dias de hoje. Influência, está claro, dos bares com música ao vivo que frequentei, dos vinte e picos em diante...

Como, sem ser por acaso, até já aqui coloquei "What a Wonderful World" do Louis, lembrei-me desta, que tem uma particularidade: descreve em várias palavras, o que em português se traduz numa - saudade! O que significa que, embora esta palavra seja única na nossa língua, o sentimento em si não possui fronteiras nem nacionalidades. Suponho que esta canção foi criada inicialmente para Ella, e é na voz dela que o som me parece mais melodioso, mas existem versões (instrumentais ou vocais) de John Coltrane, Cliff Richard, Mick Hucknall (Simply Red), Annie Lennox e Carly Simon, pelo menos. Passando despercebida nos EUA, a música foi um grande sucesso em Inglaterra, daí a grande quantidade de interpretações!

Ao seleccionar o clip, encontrei esta pérola dos desenhos animados - também da BD, mas que não conheço tão bem (se e quando encontrar o fim desta historinha, aqui num momento triste, adicionarei ao post):

"It changes" - Charlie Brown e Snoopy, de Charles Schulz


18 comentários:

  1. Já conhecia esse clip do Charlie Brown mas nunca tinha feito uma leitura como a que descreves no 2º parágrafo.

    Ainda faltam 3 musicas para acabar o desafio não é?

    ResponderEliminar
  2. ai faltam 3 musicas ainda? tão venho ós pois de cabar ehhhh..o video é ternurento..quando o nosos béu béu abala, devemos ir atrás deles de mala e mai nada... jinho a ti. e ao fausto

    ResponderEliminar
  3. Sim, FAUSTO, mas certamente não serão das tuas preferências musicais... :)

    A BD é antiga (de 1950 ou coisa), mas não me lembro dela, só do marketing do Snoopy, quando já era crescidinha... :P

    ResponderEliminar
  4. Epá, LAURINHA, cruzámo-nos nos fios... :)))

    Quando os cães e gatos "abalam" é como se fosse um elemento da família que parte...

    Jinhos a ti também!

    ResponderEliminar
  5. Ah, Teté, tu queres-te assanhar com esta alma moribunda já na segunda?
    Por certo, que provei a tal vodka negra, e por uma vez, os espelhos reconheceram-me ao entrar na casa: lá estava a minha língua negra, autêntica.

    ResponderEliminar
  6. Curto mais Micael Carreira!

    ResponderEliminar
  7. Oh SUN, tens a certeza que foi por causa da vodka negra??? (`_^) É que as autênticas, são doutras espécies...

    Ui, CAPITÃO, esse também curto à brava, mais o paizinho e toda a famelga. Não me viste a gritar histérica pelo Tony, na TV, no concerto deste fds? Perdeste um belo momento de entusiasmo... :)))

    ResponderEliminar
  8. Esta é daquelas musicas que gosto de ouvir quando estou deitada num sofá a ler um bom livro e a chuvinha a cair lá fora.......
    Gostei desta musica.....já não a ouvia a muito.
    Beijokitas

    ResponderEliminar
  9. No meu caso pessoal é mais 'everytime i come to work, i die a little'. Eu e meia centena de neurónios por dia. QUalquer dia nem sei como me chamo!

    não tem muito a ver com o teu post, mas ao ouvir a música foi o que me ocorreu... sorry! ;)
    Mas a música é muito bonita, e triste...definitivamente não é para ser ouvida no escritório, mas sim com um café de Viena numa caneca colorida, enroscada numa mantinha no sofá, a ver a chuva cair e a pensar naquela pessoa... é a imagem que me ocorre...

    ResponderEliminar
  10. esqueci-me de mandar beijinhos e recomendar o 'café de viena' da Nescafé. Instantaneo, mas saboroso, com um toque de chocolate. Yummi!!! Soube-me mesmo bem, ontem!

    ResponderEliminar
  11. Dei uma geral nos últimos temas, pois há muito que por aqui passo só de fugida e devo dizer que tens estado imparável ... tudo temas super interessantes que mereciam comentários à maneira se o tempo fosse elástico.

    Fantástico este vídeo! Bons tempos qdo passava tardes inteiras frente à tv a rir com este e outros.
    Jinhos

    ResponderEliminar
  12. PARISIENSE, a música para mim ou é para dançar, ou então é para ouvir enquanto me dedico a outras tarefas variadas... Jinhos, nina!

    SAFIRA, por acaso, também já passei por isso. Chegava a ficar doente, fisicamente!
    Quando comprei uma mantinha, nem imaginas a risada geral cá em casa, que era de cota?! E não é que depois da risota, me começaram a "roubar" a mantinha para serem eles a enroscar-se??? :)))

    ResponderEliminar
  13. Ah, SAFIRA, passou-me essa referência ao café... :))) Jinhos!

    PASCOALITA, é verdade, também passo muitas vezes sem comentar, que o tempo não é elástico...
    Quanto aos desenhos animados (aqui musicados com a música e voz que pretendia, que não é a do original) gosto sempre de rever, os antiguinhos. ;) Jinhos, nina!

    ResponderEliminar
  14. Já me esforcei algumas vezes, mas definitivamente há um estilo musical que não me entra no ouvido: o Jazz. Para mim está para a música como a poesia está para a literatura, não a entendo.

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  15. Isto é tudo saudosismo!? Hum...
    Eu adoro essa música do Louis e... Ai como gosto de comboios!! E do Charlie Brown, que é tão querido!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Oh, RAFEIRITO, é como tudo! Pessoalmente, também detesto música de câmara e rap. Quando a poesia é boa, suponho que se entende lindamente... ;) Jinho!

    TONS DE AZUL, saudosismo nada! O desafio era o de falar de músicas marcantes que nos trazem recordações, mas não consegui fazer assim de uma penada: tem andado de carruagem, aos poucos... :) Charlie Brown é mesmo um must, não é?
    Jinhos!

    ResponderEliminar
  17. Gostei :D

    Bonita a música :)

    ResponderEliminar
  18. A música aliada ao Charlie Brown é encantadora mesmo, JUST...

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)