segunda-feira, 10 de março de 2008

BARBAS E BIGODES

Consta que o efeito prático dos homens escanhoarem a face diariamente surgiu durante a II Guerra Mundial: a pediculose (vulgo, piolhos) não alastrava! Ideia de americanos, seguida pelas restantes tropas Aliadas, a par de um cabelo cortado “à escovinha”.

.

Os Beatles (re)implantaram a moda dos cabelos compridos, barbas e bigodes, para as novas gerações dos anos 60/70, o que desencadeou um acréscimo de pilosidades nos jovens de todo o mundo, como sinal de rebeldia contra os sistemas instituídos – movimento hippy, Maio de 1968, pacifistas contra a guerra do Vietnam e revolucionários pós-25 de Abril.

.

Cá na terra, foi vê-los a (quase) todos com fartas cabeleiras e barbas farfalhudas, em discursos inflamados e zangados à população, que assustaram mais do que cativaram, numa teoria de politização muito própria...

Facto é que a desconfiança do povo português neste excesso de pelos e cabelos resultou em muitas idas ao barbeiro, por diversos políticos cá da praça, antes das aspirações a protagonismo se concretizarem: Guterres, Santana Lopes, Marcelo Rebelo de Sousa, Jorge Coelho, Luis Filipe Menezes são alguns dos exemplos conhecidos no activo, mas existem muitos mais! Outros até já ficarão em casa de pantufas, a ver futebol e telenovelas, lendo jornais e resmungando aqui e ali que “no meu tempo, não era nada assim!”

.

Mickey Rourke em “Nove Semanas e Meia” (1986) reabilitou a barba por fazer, três dias está no ponto de arranhar, muito sexy! Pegou na moda das barbas masculinas de várias gerações, se bem que nem todos, actualmente, desejem “abraçar” a Kim Basinger.

Homens podem seguir estas modas, políticos com veleidades de governação é que não! Em Portugal, como na maioria dos países europeus...

*****

Já agora, alguém sabe quem foi o último governante português a ostentar bigode?

25 comentários:

  1. Vens com cada pergunta! Maria de Lurdes Pintassilgo?

    ResponderEliminar
  2. Lembras-te de cada uma!!!!! ainda se a pergunta fosse "qual dos politicos , com ou sem barba é o mais sexy???????".......ai sim tinhas uma pilha de opiniões.....e diferentes....hihihihih.
    Ou estarás tu a perguntar " quem ficou lá tanto tempo que até ganhou barba e bigode?"...ahahhaha

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  3. o gajo anda a ser procurado pelas autoridades sanitárias?
    eu nunca fui bufo! não vou dizer quem foi!

    ResponderEliminar
  4. VIOLETO, não sei se a mulher tinha buço por depilar (suponho que não), mas estás longe...

    PARISIENSE, políticos sexy... rsss... errr... não me lembro de nenhum!!! E alguns ficaram lá realmente tempo demais. No caso específico é só uma constatação de muitos anos, que também se aplicou nas eleições espanholas... Um dia destes faço um inquérito "à séria" desses sobre os mais sexys, mas com outra categoria de protagonistas... eh, eh, eh! Jinhos, nina!

    ResponderEliminar
  5. VÍCIO, tinham de cavar um bocado...
    Se não queres dizer, não digas!!! ;)

    ResponderEliminar
  6. barba dos 3 dias! perfeito... mas dá um trabalhão daqueles...

    bigode? nao obrigado.

    politicos? longe!!!

    ResponderEliminar
  7. A barba dos três dias muito sexy, concordo, mas pica como o caraças, e ai o Fausto é que sabe, deve é dar trabalho manter sempre a três dias. Mas a pergunta era pelo último governante português com bigode? Eu nem quero lembrar de qual foi o último espanhol... fogo!

    ResponderEliminar
  8. Desafio para Teté no meu blogue!

    ResponderEliminar
  9. Não posso crer!!! Também falas de barba hoje!!! LOL

    Assim de repente, governantes... hum só me lembro do Jorge GOnçalves, o ex presidente trafulha do Sporting. Conta? Tinha um senhor bigode!!!

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Isto agora já não há ninguém com pêlo na venta!

    ResponderEliminar
  11. FAUSTO, parece-me que já existem máquinas de barbear para o efeito. Assim como há as de cabelo, pente 0, 2, 4, 6... :P Quanto a bigodes históricos, há-os bem lindos, encerados e tudo. Como políticos longe, aqui vai um bem jeitoso de um grande homem : Charlie Chaplin!

    Tal como digo ao Fausto, acho que há máquinas para isso, SUN! O último espanhol foi aquele que andou a asneirar... a acusar a ETA dos atentados do 11 de Março, o que lhe valeu fama de aldrabão, na hora do adeus... (^_^)

    IGNOTA, já fiz esse desafio. Agradeço à mesma! :)

    ResponderEliminar
  12. ANINHAS, o Costa Gomes não usava barba nem bigode, eh, eh, eh! Mas não tens "obrigação" de te lembrar, que o homem morreu antes de termos nascido...

    SAFIRA, ele há coincidências inexplicáveis... :D
    Mas não estava a falar de dirigentes clubistas, que desses, com adorno capilar, ainda existem noutros clubes! :)

    PSYCHO_MIND, eles pêlo podem não ter, mas lá umas ventas... ;)

    ResponderEliminar
  13. Há uns tempos nas notícias falava-se daquela reunião dos homens com bigode...quanto a mim, não gosto d ever. É daquelas modas que prefiro que passem e não fiquem. A não ser que seja assim uma barba mal feita de uns dias, muito ligeira e discreta mas bem "amanhada"!
    Olha que esta...quem terá sido? Ramalho Eanes?!
    Fiquei curiosa, amiga!

    ResponderEliminar
  14. ê cá na sei...ê que na fui!...
    (o último governante a ostentar bigode) pudera!
    jinhos.

    ResponderEliminar
  15. Oh, SU, mas esses são os "cromos" que se querem distinguir pela bigodaça!!! :)))

    Cá por mim passo barbas e bigodes, cada um tem o direito a usá-las se assim o entender, mas o curioso é mesmo que em eleições, na Europa e na América, elas não "passam" no crivo da populaça.

    Mas ná, o Ramalho Eanes não usava esse apêndice capilar. Usava óculos
    graduados esverdeados, que os assessores de imagem lhe retiraram logo, antes de ele se candidatar à presidência... O coitado ainda andou uns tempos a piscar muito os olhitos. :)))

    ResponderEliminar
  16. LAURINHA, nem governante, nem bigodaça, certo? :)
    Jinhos, linda!

    ResponderEliminar
  17. Teté, o Costa Gomes (1974 - 1976)
    presidente da república. Apanhei uma fotografia dele com bigode, mas não deve ter sido no tempo em que governou.

    ResponderEliminar
  18. Ah, ANINHAS, não sei se o homem usou bigode antes de ser Presidente da República! É possível e até provável... Quando foi, em 1974, substituindo o Spinola, já não usava!

    ResponderEliminar
  19. Ando confundido ou li algures que fizeste anos neste dia? Se sim, muitos parabéns! Se não, não ligues ao esclerosado do rafeiro...

    Beijocas levas de qualquer das maneiras!

    ResponderEliminar
  20. Não, RAFEIRITO, fiz anos no dia da mulher... Gracias pelas beijocas à mesma! Outra para ti! :)

    ResponderEliminar
  21. eu tenho maquina de barbear mas é das normais e ja nao foi barata... acho que prefiro ter trabalho de tempos a tempos do que a largar uma batelada de dinheiro por mais uma maquineta..

    ResponderEliminar
  22. Oh, FAUSTO, não te disse para comprares! :)))

    Acho que existem, ou pelo menos assim me disseram. Cá em casa ainda se usam lâminas de barbear, à antiga... O grande prefere e o pequeno só tem assim o tal buço mais forte... ;)

    ResponderEliminar
  23. Teófilo Braga? :P

    Não faço ideia :x

    ResponderEliminar
  24. Anónimo12/04/2008

    Sou presidente de um Clube de Bigodes, nosso Blogue é
    www.clubedosamigosdebigode.blogspot.com

    meu email é homensdebigode@live.com.pt
    ou
    josecosta1951@hotmail.com
    Fornecemos todas as informações para serem sócios, não se pagam quotas e nem jóia de inscrição
    O Presidente
    Jose Costa

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)