quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

PETIÇÕES HÁ MUITAS!




Alguém já reparou no número de petições on-line que invadem a blogosfera e os nossos mails? Para tudo e mais alguma coisa, inclusivé para causas adversárias.
Um dia destes, uma amiga minha que frequenta o Holmes Place recebeu uma petição dessas, referente às novas taxas praticadas, enviou a uns quantos amigos e colegas, só depois é que foi ler. E a petição estava pejada de erros, onde abundava a palavra "desilegante". Não assinou!
E aqui segue outra questão: como muitas dessas petições são um embuste qualquer para entreter a malta, como é que sabemos quais são as verdadeiras? E mesmo que assinada (ou seja, não anónima) e com contactos de telefone e mail, temos tempo para verificar a sua veracidade?
A questão final é: a quem é que estas petições interessam???
*****
As flores ficam, apesar de tudo! (eram para ser prenda de aniversário, para alguém que afinal não faz anos hoje).

33 comentários:

  1. Eheheheheh!
    Não é o meu dia de aniversário, Teté, mas agradeço tão bela prenda e homenagem!
    Estou de tal forma sensibilizado que até me sinto importante!
    Beijinho, se me permites.

    ResponderEliminar
  2. Já apaguei, Rei da Lã! Deixei ficar as flores, que sempre são bonitinhas... A gente já ajusta contas...;)

    ResponderEliminar
  3. Mas não te enganaste por muito.
    Por acaso fiz este mês...

    Que parvoeira terei dito para que assim pensasses?
    É que digo tantas...

    ResponderEliminar
  4. Ena, o que para aqui vai!
    É muito "desilegante", este Rei.
    E que tal uma petição para correr com ele daqui?

    ResponderEliminar
  5. essas petiçoes seguem o mesmo caminho que o spam. Delete :x

    nunca consegui perceber como é que meia duzia de palavras escritas numa folha digital serviam para alguma coisa.

    ResponderEliminar
  6. Parece que virou moda, quando não se tem nada mais para fazer vá de arranjar uma qualquer petição, nem que seja para parecer bem estar a reivindicar por algo!

    ResponderEliminar
  7. Rei da Lã, ná, é impressão tua... :)))

    Capitão, não ia cometer essa "desilegância" com um octagenário, não é?

    Pois, Fausto, também é o mesmo caminho que estou a dar-lhes. Não há tempo de ler todas, muito menos de verificar a sua veracidade. E imagino que algumas até possam ter a melhor das intenções, mas outras parecem obra de "brincalhões" de sentido de humor muito, mas muito duvidoso...

    ResponderEliminar
  8. Octagenário?!
    Esse sujeito andará a rondar pela minha idade...
    Que aldrabão! ;)

    ResponderEliminar
  9. É bem, é, Psycho_mind! Para quem goste do estilo de "tia" ou "tio" meio apatetado... :)

    ResponderEliminar
  10. Ah, Capitão! Eu essa também desconfiava que era treta... :) Mas foi a resposta dele: faço 83 anos no próximo dia 31 (hoje, portanto)! Mas deixa estar que à conta da aldrabice, já lhe ofereci uma bengala(da)! :D

    ResponderEliminar
  11. faz como eu... pedidos via e-mail só atendo de alguém conhecido!
    acredito que algumas dessas petições possam ser reais mas de certeza que alguém se aproveita disso para espalhar lixo electrónico! o famoso spam (não confundir com SPAM) ;)

    ResponderEliminar
  12. Pois, Vício, o problema é que muitas vezes as pessoas conhecidas enviam o que lhes foi enviado, muito na onda do spam (que não é SPAM)! :)

    ResponderEliminar
  13. Estou como Fausto, se o Rei não fez anos, pelo menos fez dias. Bengalas não são foguetes, haja paz. E por acaso, não podiam dar aqui uma ajudinha, logo deixo a mina conta bancária para fazer um donativo 'ilegante' para uma causa justa: eu.

    ResponderEliminar
  14. ehhh pois vou assinar já uma petição...ai vai; estas flores são o máximo e recomendo que apanhem braçados delas e as ofereçam a quem passar na rua, amanhã que agora já é tarde..ora quem me dera receber um raminho assim, mas que beleza... beijinhos a ti e nunca assino petições porque nem sempre concordo com elas...

    ResponderEliminar
  15. Se me permite deixar uma opinião/reposta à sua pergunta final, penso que estas petições servem para alimentar o sonho/ilusão que os cidadãos (comuns mortais) podem algo neste regime que se convencionou denominar democracia. Como muitas outras manifestações deste género, que bebem desta necessidade que sentimos de podermos dizer que somos capazes de fazer a diferença, podem ser e são pervertidas degenerando em spam ou sabe-se lá o que mais… sobre quem lucra com isso e o quê acho melhor não me pronunciar senão em vez de um comentário este texto passaria a testamento.

    Cumprimentos pelo blog,
    FATifer

    ResponderEliminar
  16. Concordo. Também tenho dúvidas de tudo isso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Claro, Sun, todos dias fazemos mais um... A bengala é um presente próprio para octogenários, não? Já as bengaladas foram muito pacíficas!
    Quanto à tua petição, tenho ali umas resmas delas para ler primeiro... :P

    Laurinha, ora aí está uma boa petição: oferecer flores! Quanto às outras, a questão é saber: servem para alguma coisa, a não ser estar a perder o nosso tempo? Jinhos para ti, linda!

    ResponderEliminar
  18. Bem-vind@, FATifer!

    Aqui permite-se tudo: opiniões, respostas e até testamentos.
    O tratamento preferencial é por tu... mas isso também fica ao critério de cada um!

    Quanto à opinião, concordo absolutamente: o cidadão comum fica com a ilusão que faz alguma diferença, quando na volta toda a gente se está a borrifar para a petição! O que faz falta é entreter a malta... Já os spams e isso, escapa-me um bocado o seu intuito...

    Cumprimentos também!

    ResponderEliminar
  19. Já somos duas, Gatinha!
    Jinhos!

    ResponderEliminar
  20. O que interessam?

    É simples, as grandes empresas publicitárias pagam fortunas por pacotes de 500 ou mais E-mails e se forem com dados complectos como nome, idade, nacionalidade e E-mail, os preços disparam!

    ResponderEliminar
  21. Aceito as flores! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Só falta uma petição para haver o
    Dia Internacional do Merdock.
    Ou pelo menos Nacional, vá lá...

    ResponderEliminar
  24. Pois...eu só assino aquelas dos sites oficiais...e...e... O tempo não é muito e o que me resta evito ao máximo passá-lo em frente a um computador. Bem basta as horas que gasto a fazer as coisas da escola...e de vez em quando faço as devidas pausas pela blogosfera. Os mails quase nem vejo os encaminhados.

    Gostei muito do tom das flores. São lindíssimas.
    Um beijo grande.
    Este domingo vai ser o concerto dos Australian Pink Floyd! Vais? Aula Magna.

    ResponderEliminar
  25. Deixo aqui uma petição diferente:


    "Um dia BOM e um GRANDE fim-de-semana para a Teté".

    [*inserir assinatura*]




    [eduardo jai]
    :)

    ResponderEliminar
  26. As correntes electrónicas são a obra do diabo!!!! Mais de seis meses depois de ter posto a circular uma petição para encontrar um lar para uma gatinha mínima que apanhei na rua, e que, mérito à corrente, foi adoptada no mesmo dia, ainda recebo telefonemas a pedir o bichinho...
    E esta semana também voltei a receber um pungente email sobre uma ninhada de golden retrievers bébés a precisar de lar, que, se a memória n me falha, e tendo em conta o tempo decorrido entre a primeira vez que recebi o email, devem ter uns dois anos agora!!!
    Não há paciência para as correntes, mas as flores são muito bonitas, Teté!
    Beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  27. Pois, Crest, mas isso não interessa nada aos próprios, não é verdade? Interessa aos publicitários, para nos invadirem o mail e até o telefone com os seus produtos para venda, mas mainada! Porque o motivo pelo qual se assina, muitas vezes a fazer chorar as pedrinhas da calçada, no fundo, é completamente irrelevante...

    Hummm... Tons de azul, parece-me que o teu aniversário era outro... :)

    E não é que não fosse merecido, Vieira Calado...

    ResponderEliminar
  28. Pois é, Su, mas até esses institucionais aumentam imenso o volume de mails publicitários. E sim, também assinei alguns da Amnistia Internacional...
    Vou ver se hoje dá para escrever o teu texto... Bom concerto e jinhos, amiga!

    Eh, eh, eh, Eduardo! Mas o melhor é não atafulhar a malta com mais petições, né? GRANDE fim-de-semana para ti também!

    Pois é, Safira, são correntes em torrente... E também me acontece receber mails desses que já têm um ano ou mais. Agora estou naquela de não assinar e não passar! Até imagens da Virgem Maria me enviam, a dizer que dá sorte... não há pachorra! Também gostei das flores :)
    Jinhos e bom fim de semana para ti também!

    ResponderEliminar
  29. MMMMMMMMMMM, pois, o Fatifer tem razão. Tb me tenho perguntado (parece que até as dúvidas estão a ficar globalizadas!!!) para que servirão essas petições.

    Mas quanto à cena de pagamento por levantamento de dinheiro, não é mentira. Vai acontecer. Não sei se será assim tão avultado, mas o banco vai passar a cobrar. Como, não sei...se por cada levantamento? Se incluido na manutenção da conta? Mas, em contrapartida, transacções que antes estavam mais caras, vão passar a ser mais baratas.

    Vou iniciar uma petição: petição para expulsar sócrates do assento e novas eleições já. Será que é dessa que me processa????

    Ou outra: petição para acabar com as petições.

    ResponderEliminar
  30. Ui, Vanadis, perdi-me completamente... Que cena é essa do pagamento por levantamento de dinheiro? Uma outra petição?

    Quanto ao Sócrates, acho que podes esperar sentada. O gajo tem mau feitio, processou o outro do Portugal Profundo, o juiz deu razão ao bloguista e o PM desistiu de recorrer... Até porque estes ataques de mau feitio dão a sensação que está a perseguir um indivíduo específico! E não é isso que se passa, realmente...

    E já não assino mais nenhuma petição! Nem essa para acabar com as petições... :)))

    ResponderEliminar
  31. petição e mais não sei o que acabado em "ão" já dei para esses "peditórios"!!!

    ofereci-te o selo, "diz que até não é uma mau blog"!

    ResponderEliminar
  32. Inês, também já contribuí para esses peditórios... até demais!!!

    Gracias! Quero ver se aprendo a pôr aqui aquela geringonça, com várias fotos, para colocar todos os que tenho recebido no painel lateral, sem ocupar assim muito espaço... :)

    ResponderEliminar
  33. Recebi uma petição onde se dizia que os bancos vão passar a cobrar o levantamento de dinheiro nas caixas automaticas (Multibanco), e a petição era contra isso.

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)