domingo, 19 de agosto de 2007

SÉTIMA ARTE

Perdi “O Bom Pastor” na época, agora vi em DVD. Fiquei um bocado baralhada, que para além do realizador ser o Robert de Niro e do excelente naipe de actores, o argumento pareceu-me confuso e dúbio. Fui espreitar à net o que diziam sobre o filme, encontrei vários blogs a dizer maravilhas, que aquela era a verdadeira realidade americana sobre o início da CIA, recrutamento dos agentes e os métodos utilizados durante a guerra-fria, especialmente durante e depois do desaire na Baía dos Porcos.

Ahn? Isto é só ver um filme, acreditar piamente que todo o enredo é verídico e desatar à catanada aos políticos americanos da época, que afinal eram todos uns mafiosos? Roberto de Niro - mesmo com a muita admiração que tenho por ele - e Eli Roth, o argumentista, nasceram assim tão iluminados que saibam a história toda inteirinha daquele imbróglio? E sobreviveram para “contar” e exibir nas salas de cinema dos States e do Mundo? Ná, há aqui qualquer coisa que não bate certo!

Então fui à procura de um blog que consultei várias vezes, mas que por inteira azelhice informática perdi, nestas andanças e “mudanças” dos últimos meses, que suponho ser dos mais abalizados para falar sobre a Sétima Arte. Ou pelo menos, concordo com quase tudo o que a Rita escreve em relação aos filmes que vi, o que também é uma fracção mínima, que ela vê quase todos! Cinerama está nos quiproquós favoritos - a par de uns outros preferidos, a lista ainda não está completa...

E pronto, confirmei o que já suspeitava, é um filme de espionagem de ficção e se bem que os factos sejam verídicos - pertencem à História dos EUA – e que se possa deduzir que alguns actos das personagens não devam estar assim tão longe da realidade, sempre é diferente de ser a verdade nua e crua. Enfim, os Estados Unidos estão lá retratados nas suas piores facetas (ficcionalmente, repito), mas o próprio protagonista acaba por ser pouco credível, por ser tão isento de emoções. Confuso q.b., com certeza se arranja melhor para fazer durante os seus 160 minutos de duração. Mas para quem já viu, e se lembra, alguém aí me sabe explicar o que significou aquela nota de dólar entregue ao russo, quase no fim do filme?

O BOM PASTOR
“The Good Shepperd”, título original
EUA, 2006
Realizador: Robert de Niro
Elenco: Matt Damon, Angelina Jolie, Robert de Niro, Alec Baldwin, John Turturro, William Hurt, Billy Crudup, entre outros
Argumento: Eli Roth

-----
Toda e qualquer queixa sobre possíveis enganos nos favoritos (a lista ainda não está completa, será actualizada assim que possível) deve ser endereçada à Gerência deste blog, que, neste momento, se encontra a descansar!

16 comentários:

  1. Não vi o filme e também não tenho muita curiosidade. Se passar na tv e eu estiver sem nada para fazer sou gajo para deitar um olho...

    vale a pena ver ou achas que é tempo perdido?

    ResponderEliminar
  2. Como aluguei o DVD, depois acabei por o ver todo que não gosto deixar filmes a meio (a não ser que seja mesmo muito, muito mau).

    Se a pessoa está sem nada para fazer e passa na TV, é uma coisa, mas gastar tempo e dinheiro de propósito, Fausto, não se justifica!

    ResponderEliminar
  3. Essa história da nota fez-me lembrar o 'blue velvet', em que nunca percebi como aparecia ali a orelha... pormenores que ficam para sempre se não houver paciência de rever o filme..

    Para mim, a vontade de deslindar esse mistério é um incentivo para ver o 'Bom pastor' ;)

    ResponderEliminar
  4. O problema é que esse pormenor, para mim, faz uma enorme diferença na conclusão do filme. Ou pelo menos, assim o entendi...

    Bem-vinda, Ahlka!

    ResponderEliminar
  5. Miha nossa!
    Esta menina teté qdo se empenha em algo ...

    Já vi alguns filmes com o Roberto, gosto de espionagem, ficção, policiais, etc.

    Não vi nuncao espólio cá de casa e depois digo se descobrir algo eheheh

    ResponderEliminar
  6. Então fico à espera que a Sic ou a TVI se lembrem de passar o filme numa noite desocupada...

    Brigado

    ResponderEliminar
  7. eheheheh
    Não tens mta sorte aqui pro meu lado. Sou uma azelha a ver filmes! Há sempre qq coisa que me escapa e/ou não entendo e geralmente pareço os putos qdo querem saber os porquês todos.
    Quase sempre, depois de ver um filme, termino com a frase ... "há uma coisa que não percebi ..." ahahahah

    Ultimamente acontece-me isso tb com quase todos os anúncios, sabes? ahahah O meu marido ainda ontem me dizia "tu e a tua mania que achares que tudo tem de fazer sentido" ahahahah
    Não vi o filme. Aliás, não vejo filmes recentes, apenas "fitas" antigas e séries na tv, mas posso perguntar aos meus filhotes se têm ou sabem a resposta.

    Boa semana

    ResponderEliminar
  8. Eu também não vi o filme...e pelo enredo,não me apetece...a vida já é tão cheia de coisa ruim e chata,pra ainda ver filme sobre safadeza de político e tudo o mais,(apesar dos atores ótimos...)eu passo!
    Bom começo de semana!E Obrigada pelos créditos nos seus favoritos!
    :)

    ResponderEliminar
  9. É raríssimo eu ir ao cinema...

    ResponderEliminar
  10. Bem, eu vi o Bom Pastor no cinema. Lembro-me que até gostei do filme na altura. Mas a verdade é que não me lembro de quase nada do filme em si, o que já deve dizer muito...
    A nota dada ao russo?... já não me lembro. Só me lembro que o russo não era o russo que dizia ser e que mataram a noiva do filho do chefe da CIA e que isso para mim estragou o filme.
    Na sexta estive a ver o Mystic River, que passou na RTP1. Não gostei nada. =(

    ResponderEliminar
  11. Adrianna, só reparei no erro depois do teu comentário. É evidente que é Robert, mas não sei como alterar sem perder os comentários anteriores, de modo que fica como está...

    Não aprecio ficção científica nem terror, de resto o que me parece sobretudo necessário é ter um bom argumento. Sem isso, não se fazem bons filmes!

    Estás a falar do poema, não é verdade?

    ResponderEliminar
  12. Pascoalita, se é assim, não te aconselho nada a ires ver este. Aquilo é cheio de flashbacks, o que torna ainda o filme mais confuso...

    Quanto aos anúncios, estou como tu, alguns deles não percebo qual é a mensagem que querem passar. Que é suposto passarem, não?

    Boa semana para ti também!

    ResponderEliminar
  13. Tens razão, Kátia! Não precisamos de ir ao cinema para ver coisas dessas, basta ver as notícias na TV...

    Boa semana para ti também!

    ResponderEliminar
  14. Capitão merda, não sabes o que perdes...

    ResponderEliminar
  15. É mais ou menos isso, Vanadis!

    E sim, os filmes que a gente gosta mesmo, não esquecemos com facilidade...

    ResponderEliminar
  16. Fausto, não tens nada que agradecer...

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)