domingo, 5 de agosto de 2007

OS SIMPSONS

Uma série de desenhos animados televisiva, não especialmente dedicada a um público infanto-juvenil, fez um enorme sucesso nos EUA, bem como no resto do mundo, a partir de 1989. 18 anos depois surge o filme, que mantem o mesmo espírito de crítica a uma sociedade americana muito virada para o seu próprio umbigo, com todas as fraquezas humanas e alguns desequilíbrios do próprio sistema.

Lisa Simpson (e Clinton, um rapazinho por quem ela se apaixona à primeira vista) parecem ser os únicos em Springfield a perceber a importância da lagoa da cidade ser despoluída, convencem o mayor com uma apresentação pública – parodiando “A Verdade Inconveniente” de Al Gore - e todos os cidadãos colaboram. Todos? Bem, não! Há sempre um Homer, que pela lei do menor esforço e para obter uns donuts à borla, descarrega para lá um enorme bidão de porcaria... E daí até um enorme potencial bélico, movido pelos governantes, é um passo!

A família Simpson personifica o melhor e o pior de todas as sociedades, mas que acaba por se unir, na tentativa de evitar que a sua cidade e todos os seus amigos desapareçam do mapa.

Gostei, as caricaturas são muito boas, as alusões fininhas passam ao lado da malta mais jovem, mas estão lá, para rir ou até pensar. Matt Groenig, parabéns!

4 comentários:

  1. Nunca gostei muito da série... não vou ver o filme... prefiro o Shrek!! hehehehehe, mora no pantano, um sitio lindo e cheiroso!

    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  2. Também vi o Shrek e gostei (está lá para trás, no dia 1 de Julho).
    Nas salas de cinema, do que não gosto, é mesmo do cheiro a pipocas...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/06/2007

    Sempre gostei dos Simpsons. Subjacente àqueles desenhos animados banalmente perfeitos estava a crítica sempre muito bem cosntruída e "atinada"!
    Estou bastante curiosa com o filme. Há-de ser para breve espero eu.

    :)

    ResponderEliminar
  4. Su, desde que não estejas à espera de um daqueles filmes a receber 12 Oscares de Hollywood, vais ver que dispõe bem...

    E já agora, recebeste o mail?

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)