quinta-feira, 23 de agosto de 2007

LAVAR ROUPA SUJA

Ná, não vou falar de política! Desta vez é mesmo do filhote, que está num campo de férias.

Domingo passado podíamos ir visitá-lo, mas ele não quis, quer lá parecer totó perante os recentes amigos, com a mãe galinha e o pai da mesma família de galináceos, a quererem apaparicar o menino? Não fomos! Falamos quase todos os dias pelo telelé, a saber se está tudo bem e se por ele é melhor assim, respeitamos.

Tem 15 aninhos e julga-se senhor do mundo! É um “génio” da Matemática ou, pelo menos, pertence aos 25% dos alunos que tiveram positiva no exame nacional do 9º ano. Com umas explicações da tia, porque a determinada altura ele andou mesmo a apanhar bonés, mas pronto.

Enfim, não queria visitas, mas queria meias e t-shirts lavadas (supostamente, também engomadas)! E eu, Anh? Mando como, por mail, sms, fax ou telex? Bom a tia foi lá, para visitar as filhas – mais novinhas – ainda lhe levou meias. E ele, “deixa estar, que então no Domingo vou lavar roupa”. À mão, note-se! Quer dizer, não sou perita em fazer malas, mas ele levava uma t-shirt para cada dia, se ao fim de uma semana gastou todas, é justo que seja ele a ir para o tanque, ah, ah, ah! Há aprendizagens que são realmente muito boas...

Não gostou de uma actividade de espeleologia, em que tinha de descer a uma grutinha apertada, lá a 18 metros abaixo do chão, de lanterna na mão, com a vaga hipótese de ainda encontrar uns quantos bicharocos no caminho. Bicharocos, é um bocado força de expressão, cobras e afins. Recusou-se a ir! Dei-lhe todo o apoio, quando me contou. Nem imaginam a alegria que tenho do meu filho não ser “Maria vai com as outras!” Ia lá abaixo fazer o quê? Armar-se em valente? Ele ainda é novinho para ter ataques de pânico, mas eu tinha de certeza numa situação dessas!

Estou cheia de saudades, mas valeu, que ele aprendeu a lavar roupa. Acho?!

26 comentários:

  1. Ehhh os ninos são uma maravilha..a minha quando foi ao primeiro festival de musica aqui perto em paredes de Coura e com amigas da escola (16 anos, já estava no 12º) com 17 entrou em Biologia aplicada, sempre a melhor até ao fim.Aos 21 estava formada.
    Fui levá-la à estação dos combóios e lá ia ela de mochila às costas. O costume era abraçar nas despedidas, um adeus da gare, mas... já lá estavam outros grupos com os sacos de dormir as tendas e as amigas e amigos..quando ia fazer o gesto de a abraçar, salta de lado enquanto me olhava muito nos olhos para ver se estava a ouvi-la!..mamã nem penses... aqui não, olha para estes rapazes todos a olhar. Fiquei hirta mas entendi o recado...e perguntei a medo e a rir por dentro..mas..posso ir acenar um adeus? nem penses nem pensar..voltei as costas e disse um chau todo à moderna e ...arre burro que é demais. Agora abraça-me na rua, vai comigo em estado de superprotectora de mão nos ombros, sou bem mais pequena que ela ehhhh, faz-me mimos na rua se for preciso, enfim, a idade da idiotice já passou, mas demoram a chegar lá ehhhhhhh.
    O teu fez bem porque se encontrasse uma cobra a meio do caminho, acho que chegava primeiro que ela cá acima...

    Era giro mandares as t shirts e o resto por telelé...

    ResponderEliminar
  2. Olha que um pouco de aventura não lhe fará mal algum.
    Antes pelo contrário...

    ResponderEliminar
  3. É sempre engraçado ver cenas e loisas numa perspectiva de mãe, eu que sou filha. =)
    Aos 15 era terrível, muito revoltada e rebelde. Aos 17 ainda pior! Mas não me negava aos mimos da mãe, gostava de mostrar a toda a gente que mãe e filha eram amigas (quando não estavam a discutir!)! Aos vinte lá saí de casa, e começámos a dar-nos melhor! Hoje ainda embirramos, mas não exagero ao dizer que a minha mãe é a minha melhor amiga. =)
    Mas o meu sobrinhote, de 13 anos, passa-se qd quero dar-lhe um abraço no meio da rua, LOLOL. Está cá numa fase...com a mania que ele é que sabe tudo, sempre com um bitaite a dar a tudo (às vezes até ralha com a tia porque ela não comeu tudo o que estava no prato, vejam-me bem o fedelho!) e a todos!
    Universidade? Nem me falem nisso, que foi um desastre... mas o curso lá ficou acabado e a adolescente lá se transformou em adulta, tardiamente, mas mais vale tarde do que nunca, né???
    Ih pa, tete, parabéns ao teu filhote pela matemática!! É bico de obra conseguir positiva num exame nacional feito por senhores instalados em poltronas que não fazem a minima do que é dado numa escola,quanto mais numa turma...sempre achei que isso era um exame que devia ser feito pelos professores de cada escola...

    ResponderEliminar
  4. Espeologia?? Eh pá, se o moço não estava para ái virado, ninguém tem nada que o obrigar. Ele lá sabe que tipo de aventuras quer.
    Telefona-lhe a perguntar se já lavou a roupa toda e depois conta!!! LOL! se ele não se importar, claro.

    ResponderEliminar
  5. Telex, Laurinha, era o modo mais indicado... Quase ninguém sabe o que isso é ou foi, mas também não faz mal!

    E sim, todas partilhamos das anedotas da adolescência, algumas bastante mais irritantes do que esta, que é só um puto a querer "navegar" sozinho! Vou ficar ALERTA, para o dia que ele me queira abraçar, sem ser à bruta! Lá para os 30, achas?

    Mas é um puto fixe, que de olhos nos olhos não mente, não tem fé em nenhuma religião e chora quando é preciso? Desculpa, isto já são as saudadinhas!O meu filhote é fixe, e nãp digo mainada!

    ResponderEliminar
  6. Acho que devias ter incentivado o miudo a fazer a descida. Não é que nunca mais a possa fazer mas era algo que ficava marcado. Mais vale fazer e arrepender do que nem tentar fazer.

    ResponderEliminar
  7. Capitão Merda, mesmo a dar a pala, respeitosamente, não quero nada que o meu filho se atire de pernas para o ar, preso por um elástico, de uma ponte qualquer.

    Aventura faz-lhe bem? Claro que faz, aqui enfiado em casa a azucrinar-me a cabeça que não tem nada para fazer, ia ser pior para todos! Mas ele está a gostar, senâo já nos tinha dado cabo do juízo, a da espeleologia foi só um pequeno percalço!

    E se me disseres que gostavas de ir ao fundo de uma gruta, 18 metros abaixo do chão, munido de uma lanterna e apertadinho entre os colegas, por mim, viras herói!

    Mainada!

    Topas?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo8/23/2007

    O moço ainda tem idade para ser macho... não foi agora irá mais tarde... e não foi atrás dos outros ... aliás essa decisão só mostra que o rapaz tem personalidade e que sabe o que quer...

    Apesar de uma das coisas que nos faz sentir melhor é enfrentarmos os nossos fantasmas e superarmo-nos... no fim dá um gozo do caraças
    mas ele ainda tem tempo para isso.

    o anónimo que sabia falar

    ResponderEliminar
  9. Vanadis, do exame de Matemática, nem vale a pena responder. Ele por acaso teve positiva, mas se tivesse negativa, estava igualmente ao lado. Fabricadores de exames em gabinetes, vão-se catar! E depois ainda se queixam dos resultados...

    Eu que não sou tua mamã, nem melhor amiga, nem nada disso, tenho a vaga impressão que temos uma coisa em comum: demorámos tempo a crescer!

    Adoro a minha mamã, mas dou-me mal com ela todos os dias desde pequena. Agora está bem, cada uma na sua casinha!

    Melhor amiga, a minha irmã! Ponto final, parágrafo, travessão, o que mais se possa acrescentar. E digo isto convicta! Não sei se sou a dela, mas ela conta comigo, sempre!

    Espeleologia, pois, a descer ao fundo das cavernas, aso..

    Como amiga virtual, és das melhores!

    ResponderEliminar
  10. Fausto, atina! Não lhe dei indicação nenhuma para fazer o que quer que fosse. Ele disse-me, depois, que não queria ir e não foi! Mesmo que soubesse, olha a abordagem selecta, eu aqui em Lisboa, a "obrigá-lo" a ir para debaixo do chão, lá na zona do Campo de Férias.

    Por falar nisso, estou farta de pensar em ti e nos incêndios aí pela zona. Estás bem, não estás? É só o que é preciso...

    ResponderEliminar
  11. Ó anónimo que sabia falar, aqui és tratado por tu, como toda a gente. Mas já estava a adivinhar a tua visitinha, que eu leio todos os posts e comentários da Vanadis.

    Não chega? Dane-se!

    O rapaz tem personalidade? A quem é que tu estás a explicar isso? À mãezinha dele? Nem dá para contar mais, porque senão ele fica fulo comigo, se ler isto. Que também é menino para vir aqui cuscar, embora não diga ou comente.

    Mas deste-me uma boa ideia, um dia destes vou falar sobre medos!

    ResponderEliminar
  12. com que entao lavar a roupinha...

    e ir à grutinha nao porque lhe podia aparecer uma minhoca, estava escuro e cá em cima tinha comidinha da boa? esperto, o moço!

    ResponderEliminar
  13. Digo, Teté, que gostava de "ir ao fundo de uma gruta, 18 metros abaixo do chão, munido de uma lanterna"...
    Mas isso não faria de mim um herói. Por que haveria de fazer?
    :)

    ResponderEliminar
  14. 15 anos é uma idade complicada.

    ResponderEliminar
  15. Bem-vindo, Caditonuno!

    Ele é esperto, mesmo!

    Capitão Merda, para mim viras herói! Nunca disse aqui que era claustrofóbica? Pois é, mas sou e o rapaz vai pelo mesmo...

    ResponderEliminar
  16. Olá, Elora!

    Põe complicado nisso...

    ResponderEliminar
  17. Alguém disse e eu concordo,nada como ler algo sob o ponto de vista materno.Também não tenho filhotes...e como filha,só digo:Ah!como eu queria que a minha mamã fosse assim comigo!...Uns com muito e outros querendo.
    Nossos "anjos" são "enviesados"--conhece esses?lol-- acho...melhor cada um em sua casa e a harmonia reina absoluta.
    Sorte do teu filhote ter uma mãe assim.Mas,é compreensível que tenha este comportamento,essa idade é fogo!
    Beijo e obrigada!Eu de cá,já vou aprendendo.
    :)

    ResponderEliminar
  18. Não, Kátia, não sei o que é essa dos anjos enviesados.

    Parabéns, vi que tiveste um prémio da 4ever... and never!

    ResponderEliminar
  19. Por aqui está tudo fino. O incêndio era longe (houve aqui um bem pertinho da minha casa, mas os bombeiros não demoraram nem 5 minutos a chegar). Agora já está tudo calmo novamente :)

    Butes lá ao mergulho :)

    ResponderEliminar
  20. Ah pois, é isso, Kátia, eu gosto de ver as coisas da perspectiva de mãe, eu que ainda sou só filha. É como ctgo tete, eu e a minha mae só nos começámos a dar bem quando foi cada uma para a sua casinha.
    Logicamente que q minha mana também é das minhas melhores amigas. Mas com a minha mãe eu sei que posso contar sempre e para sempre e ela esteve sempre presente para mim quando mais precisei. =) Adoro a minha mami =).
    Quanto ao elogio, fizeste-me corar =). O mesmo digo de ti! =)
    Pois, levei muito tempo a crescer. Costumo dizer que tenho menos dez anos que os que tenho LOL, agora é que os 20 começaram, e tudo vai fixe. Os 20s foram um terror, ainda bem que já passaram...

    ResponderEliminar
  21. Ah! a minha "mainha" é legal.Inteligente e retada(que significa nesse caso destemida).Gosto dela sim.Só que é diferente do que sentia pela minha avó.E quando digo "anjo enviesado"--viu Teté?--significa que nossos humores são bem diferentes,ambas temos personalidades fortíssimas e ela como mãe gosta de impor e sobrepor suas idéias e outras coisitas a minha pessoa,que mesmo adulta,ela ainda teima em tratar como uma menina de 15 anos,apenas nessa questão do "autoritarismo nefasto" que costumo chamar.Isso não quer dizer que seja ela sempre assim,não!São apenas momentos,porém momentos que me aborrecem por demais.E Vanadis,por mais que eu me coloque no lugar dela,não consigo entender como é que uma pessoa tão inteligente porta-se de forma tão desrespeitosa assim,por isso digo que distantes nos damos melhor.É um tal de trocar receitas culinárias,fazer comidinhas e uma lembrar da outra,sem contar as conversas intermináveis ao tel que preciso dizer que vou sair senão,fica todo o tempo a falar,falar...dia desses quem sabe escrevo algo sobre o que eu penso acerca do que é ser mãe...mas,uma mãe de verdade.Claro,que ninguém é perfeito,mas eu acho que quando seu filho chega pra você e expõe em que ponto você está errando,por uma questão de feeling e amor maternal seria bom a mamãe se tocar e melhorar não acham?Eu já fiz isso,de nada adiantou.

    ResponderEliminar
  22. Vixe! Isso de falar de mãe me fez escrever muito hein?Lol
    Obrigada Teté! nem sei como recebe o tal prêmio...mas na próxima postagem já devo saber o que fazer,até lá vou 'pesquisando' como funciona essas coisas.Agora vou almoçar...ás vezes é preciso.Volto pra comentar o outro já já.

    ResponderEliminar
  23. a seguir ensina-lo a cozinhar, a limpar a casa e tens alguns problemas resolvidos em casa :D

    ResponderEliminar
  24. Menina Teté tem uma surpresa para ti lá em meu espaço.Espero que goste.
    :)

    ResponderEliminar
  25. Kátia, nem te respondi, talvez à conta dos Spams, que vou eliminando, de seguida. Mesmo com anti-virus.

    Mamã tem sempre essa tendência de andar atrás, para ver o que comemos, bebemos ou dialogamos, em dias de festa. Passei-me, no dia em que ela me perguntou o que é que eu tinha comido, a meio de uma conversa com outras amigas, ainda fiz figura de megera! Mas valeu, que agora ela só me chateia (xinga?) em cenas mais privadas.

    Tento sempre não "envergonhar" o fihote, à frente do pessoal...

    ResponderEliminar
  26. Vício, já estou a tratar do assunto!

    Um empregado doméstico dá jeito...
    Mas ele não se desenrasca aí com uns ovos e salsichas? Garanto que sim!

    Mas bem-vindo, da volta das férias na serra!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)