domingo, 12 de agosto de 2007

AS CORES DA MODA

A mais antiga, para mulheres, talvez seja a do “vestidinho preto, com o qual nunca me comprometo”, para acontecimentos sociais mais formais, ao fim da tarde ou à noite. Ainda hoje dura, como as pilhas Duracell, que pelo menos metade das mulheres vão de preto a essas reuniões. Nas praias e piscinas até me parece que está melhor, porque os fatos de banho pretos também foram perenes durante muitos anos, especialmente para as mais velhas e gorduchinhas, com os “ditadores” da moda a estipular que disfarçava umas banhinhas a mais... Está bem, esses gurús devem ter razão!

E os homens? Pois, parece que andam todos fardados em dia de trabalho. Fato cinzento não pode faltar no roupeiro, que também não há muito mais cores à venda nas lojas, pode variar na tonalidade. A camisa e a gravatinha lá dão um toque de cor no pano, mas nem todos se atrevem a usar cor-de-rosa, por exemplo, que alguns associam a amaricados. E meias brancas, depois de algumas décadas de uso constante por quase todos, caíram em desuso.

Os putos usam qualquer cor, a mania é a das marcas, que têm de ser compatíveis com surf, skate, BTT, etc. e tal, mesmo que nunca tenham praticado qualquer destes desportos... Nem vou falar em “góticos”, que me parece uma fase passageira da adolescência, que se ataviam sempre de preto, com uma filosofia muito própria, que confesso desconhecer quase completamente.

E para finalizar, quando chego aqui à janela do meu 6º andar, olho para os carros estacionados na rua e descubro outra monocromia: cerca de 4 em 5 carros é cinzento-metalizado, variando entre tons claros ou escuros, também consoante as marcas.

Temos de colorir tudo a preto e branco, com o cinzento a dar nuances? É um estilo português, que já devia ter passado de moda!

O arco-íris, a paisagem e os sonhos são bem mais garridos...

12 comentários:

  1. Praticamente, gosto de todas as cores.. desde as mais garridas aos tons suaves, pastel... mas depende de e para que, não é? Eu, que nao gostava de preto na roupa.. com excepção duma peça ou outra, geralmente calças, dou comigo agora a vestir preto porque.. como tu dizes, disfarça aqueles pneuzinhos que nao se conseguem eliminar...

    Gosto de carros vermelhos.. azuis.. brancos.. no entanto o meu é cinza claro.. e porquê? porque quando o fui comprar.. por motivos profissionais precisava urgentemente dum carro a disel.. ele era o único que estava disponivel, já registado, para venda imediata..

    Se me poerguntares qual a cor que mais gosto.. respondo-te azul!.. porque fica sempre bem em tudo.. e em qualquer tom... mas concordo contigo, o nosso país.. e nao so, precisa de cor!

    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  2. Tb acho, teté!
    Há tanta cor linda por aí ... e como dizes, bem nos podíamos inspirar nas cores do "arco-iris". Cadé os pópós cor de violeta? e os amarelos? hummm adoro amarelo :)

    Tem piada ... a minha cada de lisboa, onde morei 20 anos, tb é um 6º andar eheheh
    Fizeste-me tb lembrar uma brincadeira de criança: eu e os meus irmãos fazíamos um jogo: consistia em escolher cores de carros e ficávamos horas à beira da estrada a contá-los. Lembro-me que eram quase todos brancos, pretos e cinzento escuro ... só mto raramente aparecia um vermelho ou azul eheheheheh

    Na verdade, o nosso guarda roupa varia entre o preto e branco, com uns cinzentitos plo meio.

    E outra coisa: é vulgar escolhermos tons mais escuros no Inverno, qdo já andamos mais cinzentos por natureza. Devíamos tentar contrariar isso usando cores alegres, nera?

    ResponderEliminar
  3. 4ever... or never mas eu não digo que disfarça pneuzinhos, embora concorde que sim, quem o diz são os gurús da moda. Enquanto são pneuzinhos, porque mais do que isso não disfarça coisíssima nenhuma!

    Pois, um cunhado meu comprou recentemente um carro e só tinham duas "cores" para entrega: preto e cinzento antracite metalizado, que a bem dizer, quase não se nota muito a diferença...

    E sim, azul também é a minha cor preferida, do bebé e celeste até ao indigo e marinho. Mas também gosto de vermelho, branco, roxos, violetas, lilases, alguns tons de verde (água, alfazema e ervilha) e de laranja, quase todos os beges e rosas.

    E claro que depende para o que é, nunca compraria um sofá amarelo ou rosa choque para ter na sala...

    Jinhos e bom começo de semana, com feriado ao meio!

    ResponderEliminar
  4. Pois, também me lembro que antigamente a cor predilecta para carros era o branco (a grande maioria), logo seguida do preto. O Eusébio, que morava e mora aqui em Benfica (é natural, não é?) tinha um daqueles carros desportivos - não me perguntes a marca, que disso não percebo patavina - amarelo um pouco torrado, quando passava ficava toda a malta a olhar... Na época, o meu pai tinha o tal Morris Mini azul bebé com capota branca, o que já gerava um certo espanto...

    Tirando dias de chuva, uso roupa clara, em tons vivos ou pastel, quase todo o ano. E não tenho nenhum vestido preto no meu roupeiro...

    Já reparaste que só tem complexo de ser gordo e das banhinhas a mais, quem é relativamente magro? Porque aos verdadeiros gordos, não há trapinho de cor nenhuma que disfarce. Ou se assumem, ou partem para a dieta!

    Essa do 6º andar é mais uma pequena coincidência...

    Jinhos e continuação de boas férias!

    ResponderEliminar
  5. Olha eu de volta para comentar!:D
    Em primeiro lugar:OBRIGADA por sua ilustríssima visita em minha casa!!Adorei MESMO!!
    Quanto as cores também amoooo o azul em todas as nuances.Mas o meu apartamento ou T3 como vocês chamam tem cômodos coloridos!(sala,quarto,casa de banho etc)Huuummm,o carro era azul e agora é preto total--vidro inclusive--e roupa preta é chique e lindo,combina com tudo e serve pra gordo e magro.Eu como estou na medida não me queixo,mas 4ever or never eu duvido que esteja como diz a querer disfarçar banhas,duvidooooo!Bem,eu concordo que deveríamos ter tudo mais colorido,porém se não podemos colorir a cidade pelo menos a nossa casa.Eu já fiz,quem se habilita? :)
    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. nao gosto de preto a nao ser nos carros mas tenho a perfeita noçao que é no cinzento que se nota menos a poeira, talvez por isso as pessoas escolham cinza para a cor dos carros. ok... alguns escolhem cinza so porque sim.

    quanto a cores de fatos, cinza faz-me lembrar os revisores da cp e azul os da carris... é uma daquelas coisas complicadas de se escolher :(

    quanto ao rosa, gosto e uso sem qualquer problema...

    adoro cores garridas e uso sem qualquer preconceito.

    ah!! nao sao so os putos que usam as marcas compativeis com o que quer que seja, eu uso alguma roupa de marcas mais ligadas ao surf ou, no meu caso, ao bodyboard porque de facto tem "formatos" mais praticos para quem faz algum dos desportos supra referidos...

    bem, ja que estamos numa de coincidencias... eu em LX tambem moro num 6º andar :\

    ResponderEliminar
  7. FOGO!!! acreditam se lhes disser que eu tb moro num 6º andar????????????????? mas em Faro. Não há mesmo coincidencias. Isto devia passar-se a chamar a irmandade do sexto andar!!! LOL!

    Mais coincidencias: eu e a minha irma tb tinhamos a brincadeira de escolher ada uma a sua cor e contar qtos carros dessa cor passavam (isto em viagens longas, sempre nos mantinha entretidas!). Ganhava aquela que contasse mais carros. LOL!

    Não há mesmo coincidencias!

    Tb ando numa fase de cores garridas e cheias de vida. As preferencias vão para o azul turquesa e verdão. É raro vestir preto, nunca gostei de me ver de preto lol. Nem de paredes ou popos pretos. Tb não vou muito à bola com cinza, apesar do meu popo ser cinza, mas era o que havia na altura e com os carros não me ponho com mariquices.

    ResponderEliminar
  8. Oh Kátia por ser tão chique e lindo é que parecemos todos andar em ritmo de funeral. Claro que a minha casa tem cor, essencialmente em tapetes e quadros. Porque nas paredes, ná, vivi muitos anos numa casa com o corredor cor de vinho e o meu quarto verde escuro, nunca mais! Branquinho está bem...

    ResponderEliminar
  9. Oh Fausto, a essa respondo-te com a frase de um amigo meu: "Os homens nunca crescem, os brinquedos é que passam a ser diferentes..."
    Essa dos revisores, já deve ser trauma...
    Bem-vindo à irmandade do 6º andar!

    ResponderEliminar
  10. Ah, ah, ah, o que me fartei de rir com essa da irmandade do 6º andar, Vanadis.

    Quem não fez essas brincadeiras em criança?

    Pois está claro, a vida não é a preto e branco!

    ResponderEliminar
  11. Ah! eu considero o preto chique e lindo, mas não significa que ando vestida de preto sempre.Afinal,eu vivo numa região onde as cores já indicam que cá estamos!Uso muito laranja,vermelho,azul,amarelo,lilás,rosa...menos verde porque não gosto.E as paredes não são totalmenteeeee de cor,são brancas mas com detalhes de cor--uma parede,percebe?--se não fosse assim minha casa seria muiiiito colorida e ficaria horrível!:)

    ResponderEliminar
  12. Oh, Kátia, entendo lindamente, demasiada cor também fere a vista, especialmente num local onde é suposto relaxar, como a casa que cada um de nós gosta de ter...

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)