quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

LION - A LONGA VIAGEM PARA CASA

Baseado numa história verídica, "Lion" conta a história de um rapazinho indiano de 5 anos, Saroo, que se perde do irmão numa estação de comboio e inadvertidamente entra num comboio desactivado que o larga, muitas horas e muitos quilómetros depois, na caótica cidade de Calcutá. O percurso do menino será idêntico ao de cerca de 80 mil crianças que se perdem na Índia todos os anos. Mas Saroo, que não sabe explicar o nome da terra onde nasceu, nem sabe o nome da mãe teve sorte, e acabou por ser adoptado por um casal australiano e viveu na Tasmânia, sem grandes preocupações, até aos seus 25 anos.

Já depois do curso de gestão hoteleira acabado e de ter iniciado uma relação amorosa com Lucy, ele começa a ficar obcecado por encontrar a sua mãe biológica, que ele acredita que junto ao seu irmão Guddu o tem esperado pacientemente durante todos estes anos. Será?

(para os mais sensíveis, é aconselhável um fornecimento extra de lenços de assoar...)

*******
Assisti à 74ª edição dos Globos de Ouro hollywoodescos, na madrugada de dia 9, na SIC Caras. Suponho que a gala terá muito interesse para americanos, ingleses e afins, mas para os portugueses já é mais duvidoso: muitos dos filmes ainda não estrearam cá, as séries nem se sabe se algum dia serão exibidas nos nossos canais televisivos. 

Se bem que Jimmy Fallon tenha imprimido um bom ritmo à cerimónia, esta não teve grandes brilharetes: foi uma Meryl Streep muito afónica quem mais se destacou nos discursos, quando recebeu o prémio Cecil B. De Mille, apresentado por Viola Davis; a entrada com mais piada foi a de Steve Carrel e Kristen Wiig ao apresentarem o melhor filme de animação ("Zootopia"); "La La Land" foi o filme musical que varreu todos os 7 Globos para que estava nomeado, mas não é garantido que seja uma obra-prima - já se sabe do gosto que os americanos têm por estas cantorias. Estreia dia 26 deste mês, mas só vou se for arrastada, que pessoalmente detesto o género...

Mas pronto, agora é aguardar que dia 6 de Fevereiro sejam conhecidas as nomeações aos Oscars, pois é expectável que a gala de 26 de Fevereiro já não nos apanhe tão fora do circuito  cinematográfico.

Imagem de cena do filme da net.

18 comentários:

  1. Vi só a apresentação deste filme por ter preferido O Vendedor que não exige tanto lenço e é muito o filme de um autor sobre a mentalidade de um povo em situações determinadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é como tudo, BEA, este encheu-me mais o olho... :)

      Mas tenho uma longa lista de filmes que gostava de ver, que provavelmente ficará por menos de metade. C'est la vie!

      Eliminar
  2. Ainda não tinha qualquer conhecimento deste filme. Não sou de noitadas e nunca conseguiria assistir a uma gala que passa de madrugada. Já o musical, vou querer ver. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu não sou é de manhãzadas, LUISA,com noitadas posso bem. Agora de manhã só funciono ao ralenty... :)

      Eliminar
  3. Vou ver este filme esta semana. Ultimamente tenho andado muito arredada das salas de cinema. Demasiado ocupada com outros interesses. Dizem-me que Manchester by the Sea tb é bom. Estas cerimónias de entrega de prémios estão tediosas.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu,infelizmente. Desde que fecharam estes cinemas que ficavam aqui mais perto, CATARINA, não vou ao cinema nem um terço do que ia.

      Esse também está nos meus planos ir ver esta semana, mas os agoirentos do costume já dizem que vem por aí uma vaga de frio e tal, é esperar para ver no que dá... ;)

      Beijocas

      Eliminar
  4. Hugh Laurie, de improviso, também esteve muito bem :)))
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei na dúvida se queria dizer Laurie ou Grant, que estes ingleses são danadinhos para boas graçolas, PEDRO! :)

      Beijocas

      Eliminar
  5. Eis um filme que gostaria de ver: Lion. Ainda que tenha de levar um ou dois maços de lenços de papel.:)

    O resto vou vendo mas em diferido. Longe vai o tempo em que me pespegava frente ao televisor à espera das Galas. Continuo cinéfila, mas não a esse ponto...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é verdade que já foram mais entusiasmantes, JANITA, mas é o que há... ;)

      Beijocas

      Eliminar
  6. Olá Té. :) Para além de livros e filmes, que neste caso parece ser uma história muito interessante, o mais importante é que já te sintas melhor dessas gripalhadas ! :)
    Tudo de bom !

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, felizmente estou melhor, RUI, obrigada! :)

      E pelos vistos já voltaste de férias... espero que tenham sido boas!

      Beijocas

      Eliminar
  7. Deve ser interessante.

    Olá, sou a Olivia, nova por estas bandas. Gostei do blogue. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda, OLIVIA!

      Obrigada e felicidades para o novo blogue! :)

      Eliminar
  8. O filme não está nos meus planos. Os Globos de Ouro nunca assisti. Quanto aos Óscares, logo verei. Bom FdS. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, neste momento há muitos filmes interessantes em cartaz, CARLOS! ;)

      Beijocas

      Eliminar
  9. Ainda tenho de ver o filme da guerra das estrelas. Anda difícil chegar lá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, TERESA DURÃES, esse passo completamente... ;)

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)