segunda-feira, 29 de junho de 2015

O MELHOR DE ROMA (2)

O Tibre é o rio que serpenteia ao longo de Roma, com este tom esverdeado que se observa na fotografia. É atravessado por várias pontes, sendo que a de Sant'Angelo (em frente ao castelo com o mesmo nome) é uma das mais bonitas, decorada por vários anjos e outras figuras bíblicas - que foram sendo adicionados por diferentes Papas. E a propósito de Papa, só o vi aqui:

Quer dizer, nos túneis da estação de metro da Praça de Espanha, com o ar bem disposto do costume: soubemos pelas notícias televisivas que ele tinha viajado para Turim. Mas pronto, verdade seja dita que não fui a Roma para o ver, por muito que até simpatize com o atual Papa Francisco...

Ponte de Sant'Angelo

Voltando ao Tibre, no meio do rio existe uma pequena ilha em forma de barco (Isola Tiberina), na qual funciona uma das maternidades da cidade.

Ilha Tiberina

Na pesquisa que fiz sobre Roma antes da viagem descobri que a cidade tem cerca de 150 museus e mais de 900 igrejas, pelo que estava fora de questão visitar nem que fosse só um décimo - 5 dias não dão para tudo! Os museus do Vaticano e a Capela Sistina eram um must, obviamente, mas de resto era mais ou menos o que calhasse em caminho. Por curiosidade, calhou que quase todas as igrejas que vimos se denominassem de Santa Maria (in Cosmedin, in Trastevere, Maggiore).

A Bocca della Veritá, na basílica de Santa Maria in Cosmedin, deve ser uma das imagens mais conhecidas, devido à lenda que reza que mordia a mão dos mentirosos que ousassem enfiá-la na sua boca.

No entanto, a igreja mais sumptuosa que visitámos foi a de Jesus (Chiesa de Gesú), que dos lustres às talhas douradas, das pinturas às estátuas, da maior pedra de lápis-lazuli do mundo a adornar o túmulo de santo Inácio, não poupa nada em grandiosidade.

Por outro lado e a nível exterior, a igreja a que achámos mais piada (e que nem sequer estava no nosso "mini-roteiro" de visitas) foi esta de Sant'Andrea della Valle, precisamente pela razão que levou o Papa da época a "reclamar" da obra do seu escultor, Cosimo Fancelli: a fachada é assimétrica, pois só tem um anjo do lado esquerdo. Porém, o artista recusou-se a esculpir o do lado direito, respondendo que "Se quer outro, que o faça ele!" Artistas são assim, até com Papas...

Igrejas à parte e por muito católica que seja a população romana, no final do século XIX também ergueu uma estátua ao filósofo Giordano Bruno, uma das vítimas da Inquisição, precisamente no Campo de' Fiori, local onde era habitual realizar as execuções. A estátua, de autoria de Ettore Ferrari, não deixa de ser sinistra... 

Para terminar este "capítulo" que já vai longo, no último dia ainda nos demos ao luxo de dar um pequeno passeio por um jardim romano - Villa Borghese, o segundo maior de Roma, onde também se situam dois museus (Galeria Borghese e a Galeria Nacional de Arte Moderna).

Contudo, o objetivo era verificar in loco como os romanos passam os seus domingos de manhã, a remar no lago ou sentados nos bancos do jardim.

Aqui também há fontes e arcos e o lago, onde pululam gaivotas, patos e tartarugas (ainda dei o gosto ao clique!), é enquadrado por mais um monumento tipicamente romano.

Um passeio muito agradável, devo dizer, que terminou a comermos um gelado no café local.

25 comentários:

  1. Obrigada Teté por partilhares este passeio connosco. Muito mais interessante do que ler o TripAdvisor! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A finalidade também será diferente, CATARINA! :)))

      Eliminar
  2. Muito obrigada pela continuação da excelente reportagem. Apesar de já ter visitado, há pormenores que vi aqui e me escaparam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, tenho a certeza que há muitos pormenores que também me escaparam, MANU, que não há milagres... :)

      Eliminar
  3. Tetéamiga

    ... e todos os caminhos vão dar a Roma...

    Qjs

    Nunca comentaste na TRAVESSA. Porquê? Tratei-te mal? Insultei-te? Ofendi-te? Estou certo de que não. Assim sendo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, HENRIQUE, não é verdade, já comentei uma ou duas vezes no teu blogue! De qualquer das formas, não vejo que seja obrigada a comentar "em resposta", até porque nem todos os dias há tempo para blogosferar...

      Qjs

      Eliminar
  4. Magnificas as imagens e uma excelente reportagem.

    Beijinho Teté e uma boa semana.
    Adélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, FLOR DE JASMIM!

      Beijinhos e boa semana também para ti (ou o que resta dela)! :)

      Eliminar
  5. ~~ Grata pela estupenda partilha, Teresa.
    ~~ As tuas impressões são muito interessantes...
    ~~~~~ Beijocas. ~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, MAJO, o que aqui deixo são sobretudo impressões... Conselhos de viagem e outras dicas já há aí em vários sites, alguns até me ajudaram a fazer um plano do que queria visitar (que foi cumprido no geral, mas longe do programa diário que tinha estipulado). :)

      Beijocas

      Eliminar
  6. Uma cidade fascinante.
    Fiquei alojado mesmo ao lado do Coliseu.
    Inesquecível!!
    Beijocas, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um cidade fascinante, sobretudo pelos seus contrastes, PEDRO! E uma viagem inesquecível, sem dúvida! :)

      Beijocas e boa semana (ou o que resta dela)!

      Eliminar
  7. Estive em Roma há ... anos. Adorei porque senti uma cidade onde os edifícios conversam connosco tal como em Lisboa, coisa que não acontece na maioria das cidades Europeias. Roma tem uma riqueza de História que não acaba.
    Fui lá em trabalho por isso vi-a principalmente durante a noite e não exaustivamente. Também não vi o Papa (que era outro)!
    Fascinou-me, principalmente, as eras de História que co-existem lado a lado indiferentes aos turistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, TERESA DURÃES, por mais bagagem histórica que tenhas há sempre um mundo de pequenas histórias dentro da História que desconheces e que em Roma têm explicação. Por outro lado, também é difícil absorver tanta informação... ;)

      Eliminar
  8. Olá Teté,
    Que belas fotos. Que belo texto. Parabéns!
    Gostei de "voltar" a Roma, pela tua mão.
    Estive lá há uns anitos. Roma é linda. Melhor, Itália é fascinante!
    Recomendo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só conheço Roma, TERESA DIAS, de modo que não tenho termos de comparação com outras cidades. Mas dizem que Florença é linda... :)

      Eliminar
  9. Janita deixou um novo comentário na sua mensagem "O MELHOR DE ROMA (2)":

    Ao ver as imagens acompanhadas por esses textos tão bem d)escritos, fico com a sensação de ter viajado contigo!

    Espectacular! Não sei se vais anotando os locais por onde passas e as impressões que te causam, a verdade é que me parece estar a ler uma reportagem jornalística, de tão bem escrita e pormenorizada! Parabéns e venha de lá mais, Teté!!

    Claro, que não foste a Roma para ver o Papa, só perguntei por ser a pergunta da praxe... a quem visita Roma!!...:)

    Quem sabe ele nem estivesse no Vaticano e sim em Castel Gandolfo, a passar férias?

    Beijocas!

    PS. Desculpa . Tive de eliminar o comentário anterior! Então não é que escrevi "acusam" em vez de causam??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que peço desculpa, JANITA, porque para tentar eliminar o comentário que apagaste, acabei por apagar os dois. Ca naba! Mas amanhã respondo a todos os comentários com mais calma, que dado o adiantado da hora já estou a cair de sono... :)

      Eliminar
    2. E pronto, resolvido o pormenor do Papa ter viajado para Turim quando nós visitámos Roma, pelo menos também se resolveu logo a questão se íamos à Basílica vê-lo no domingo de manhã... e acabámos no jardim a ver os patos e gaivotas no lago, JANITA... :)))

      Obrigada e uma grande beijoca para ti!

      Eliminar
  10. Com tanto detalhe (de que gostei e por isso te agradeço a partilha) senti que praticamente tinha metido a minha mão na tal Bocca della Veritá (recordo aqui Audrey Hepburn e Gregory Peck), e tinha passeado na ponte de Sant'Angelo. Acho até que cheguei a molhar os pés no lago onde patos e gaivotas convivem.
    Agora vou ali a cima para mais emoções!
    Beijojkas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá,é uma das coisas que me arrependo, KOK: vi um postal very typical com a Audrey e o Gary, deixei para comprar à última hora e depois... já não deu! E a molhar os pés, bem vi italianos até a lavá-los nas fontes... portanto ninguém estranharia se os metesses no lago! :)))

      Beijokitas sorridentes!

      Eliminar
  11. Vim de novo passar por aqui para ficar com mais vontade (como se isso fosse possível!) para visitar esta belíssima cidade. O meu filho, que visitou Itália duas vezes, em anos consecutivos – creio que no ano passado e no outro – adora Roma e foi por querer visitar Roma de novo que regressou a Itália. Ficou em alojamentos de “Bed & Breakfast” que gostou imenso sem ter de partilhar casas de banho. Tb foi um “passeio” que fiz com eles através dos vídeos que me enviava quase todos os dias. E o skype permitia-me ver onde se encontrava naquele instante.
    Comida, esplanada, lindas paisagens e bons alojamentos.... que mais se pode exigir?!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, pelo que percebi os alojamentos nem sempre têm casa de banho privativa, pois alguns são em antigos palácios que obviamente não têm essas instalações, CATARINA. Mas nós preferimos um mais maneirinho, sem ser nenhum palácio, que as tivesse. Para casas de banho públicas já basta as que usamos quando é estritamente necessário...

      E não, não se pode exigir muito mais! :)

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)