segunda-feira, 25 de maio de 2015

EUROFESTIVAL 2015

No sábado, calhou ver o Festival da Canção da Eurovisão deste ano, vulgo Eurofestival. Coisa que já não acontecia à bué ou então só assim a dar uma espreitadela, enquanto estava a fazer outras coisas. Desta vez, vi à séria: jantar em casa da minha irmã, com grande parte da família presente. E todos a darem palpites sobre tudo: canção, fatiotas, cenários (um must, que no geral foi do que todos gostaram mais - estavam 5 estrelas!) e o que mais surgiu no ecrã suscetível de motivar comentário, risadinha ou até, pasme-se, indignação.

Como já todos saberão, a canção sueca foi a vencedora. E também uma das que suscitou um dos cenários mais espetaculares e animados. Em todos os sentidos. A canção intitula-se "Heroes", foi interpretada por Mans Zelmerlow e não se pode dizer que não tem uma batidinha festivaleira. Às tantas estávamos (quase) todos a torcer para que ganhasse, quando a Rússia parecia prestes a levar o troféu de lambuja - com tantos vizinhos, ex-conterrâneos e tantos países interessados em "negociar" com eles, não houve gato sapato que não votasse na canção. Que no entender da maioria da famelga era um prémio que Putin não merecia, até porque a música era um bocado desenxabida, bem como a cantora (muito loura, muito branca, vestida de branco):

A minha irmã e a minha mãe teciam comentários acerca da injustiça e dos interesses políticos que as votações escamoteiam. Então quando uma júri teve o topete de dizer que a pontuação máxima ia para os seus queridos vizinhos do lado, a indignação foi ao rubro: "ainda têm a lata de o dizer!" E que a nossa canção era muito melhor do que muitas que lá estavam, ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, blablablá. De facto agradou a (quase) todos. Um dos mais jovens insistia que era o problema de ser cantada na língua lusa, ao contrário da maioria cantada em inglês, mas os mais velhos insistiram que assim é que devia ser. A bem dizer, concordo que sim, mas torna impossível ganhar, né? 

Outra que também cantava na sua língua materna foi a espanhola, que entrou vestida de vermelho e saiu vestida daquele branco prateado. Uma das mais bem vestidas, no entender da geral. "Amanecer" intitulava-se a canção interpretada por Edurne.

A canção do Reino Unido era bastante alegre, mas ninguém entendeu as fatiotas estranhas que o dueto usava. Até que de repente começaram a reluzir... como se fossem o néon ali da discoteca da esquina. Duvido que tenham conseguido o efeito pretendido. "Very odd!", para o caso de algum deles passar por aqui, eheheh!

Mas voltando à nossa representante, Leonor Andrade, e a "Há um mar que nos separa", realmente não desgostei da música e da letra. Claro que, como vaticinado, não teve lugar nesta final. Do que não gostei minimamente foi da sua indumentária - é uma rapariga nova, porque é que tem de ir vestida de preto? Toda a gente sabe que assim não se compromete, mas caraças, já enjoa tanto luto. Meio gótica e a dar para a bruxa nas horas vagas, com aquela capa esvoaçante...

Mas não era a única, que isto do preto e do "não me comprometo" não deve ser só nosso, a representante da Albânia também levava um modelito negro, que era um pouco semelhante ao da russa, só que esta tinha mais peitaça que a camarada, que era praticamente desprovida desses atributos. Comentários masculinos, está bom de ver, mas contra factos tão visíveis não houve argumentos para rebater!

Ah, e esta também ia um mimo, com aquela penugem toda negra devia estar a imitar algum urubu. Pasma que estava, nem registei a terreola de onde vinha.

Assim mais colorida, ia esta representante da Lituânia. Pouco ao gosto tuga, desconfio, mas dou-vos oportunidade de discordarem. 

Outro vestido que me pareceu bastante original foi este: não sei se foi feito para tentar disfarçar a gordura da representante Sérvia, ou se para a fazer sobressair. O que é que acham?

De vermelho, num vestido sui generis que deixava antever aquilo que se imaginam ser tatuagens, apresentou-se a candidata da Letónia. 

E agora, caso fossem a uma festa deste gabarito, que vestido escolheriam? Vá, vá, toca a decidir... [apareceram outros vestidos melhores (e piores?), obviamente, mas estes foram os que consegui catar na net]

Há muito tempo que não me divertia tanto com um Eurofestival da Canção!

Imagens da net, já que não fui convidada para assistir in loco...

26 comentários:

  1. Cheguei a tempo de ouvir a canção vencedora, que me agradou.

    Boa semana e beijufas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A canção vencedora foi mesmo das mais agradáveis, em vários sentidos, SÃO! :)

      Beijufas!

      Eliminar
  2. cantinhodacasa5/25/2015

    Olá.
    Há muito que não vou em festivais, quer seja o da nossa terra, quer seja o da Eurovisão.
    Este ano não foi excepção. Há muitos interesses aí metido e, pelo que vejo, lá nos países de Leste, que eram imensos (vi estes dias por acaso), e ainda bem que nenhum deles ganhou.
    Quanto a este post, muito interessante e familiar, gostei da descrição dos looks das meninas e dos meninos-.
    Ora, respondendo à pergunta, se fosse a uma festa deste gabarito, o das fotografias que aqui publicou, escolheria, sem dúvida alguma, o vestido da cantora espanhola.
    Gosto de vermelho, o vestido molda bem as linhas do corpo, não é demasiado decotado (já no 2ª foto), e está dentro daquilo que eu penso ser um vestido de festa decente e d'arrasar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não costumo ver, como digo, mas desta vez calhou; CANTINHO DA CASA. E ainda me fartei de rir porque o género de comentários foi exatamente o mesmo que da última vez, há 20 ou mais anos. Ainda a Rússia (e afins) não participava... :)))

      Os da espanhola eram os dois muito giros. O 2º era um bocado "rachado" demais, mas era necessário porque ela também fez uma coreografia em palco, em que precisava de ter as pernas "livres"... ;)

      Beijocas

      Eliminar
  3. 1-não assisti e por isso nada tenho a acrescentar ao teu texto, excepto no que respeita ao vestido.
    2-e quanto ao vestido que escolheria caso fosse a uma festa deste gabarito, se me condicionas aos aqui exibidos tenho que confessar-te que iria despido. ö_ö
    Beijokas vestidas de sorrisos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, KOK, se calhar é de ti que precisamos para ganhar o Festival: ainda ninguém foi nu! E a vozinha, está afinada?!? :)))

      Beijocas sorridentes!

      Eliminar
  4. Anónimo5/25/2015

    Já há muitos anos que não vejo o Eurofestival. Acidentalmente, na quinta-feira enquanto fazia zapping, ouvi a canção irlandesa e gostei muito. Uma belíssima balada. Depois apercebi-me que Portugal concorreria nessa meia final, mas não consegui ouvir a canção. Assisti no entanto à votação final e ao ver que a canção irlandesa nem à final ia, desinteressei-me totalmente.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Irlanda também está na periferia, CARLOS, e não é um país politica e economicamente muito importante... :)

      Beijocas e boa semana!

      Eliminar
  5. Deixei de o ver há muitos anos e não estou nada arrependida :)))
    Gostei dos comentários sobre os vestidos LOL, da espanhola até ao fim foi sempre a descer, adorei o Urubu e a menina da Lituânia também me parece uma ave rara...
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, PAPOILA, aquilo não é exatamente uma feira das vaidades,mas uma de excentricidades. Começando pela "mulher de barba" que ganhou no ano passado e passando por muitos outros. Incluindo os próprios Abba, que quando apareceram tinham uma imagem muito sui generis. O rapaz que ganhou este ano até é muito normalzinho, comparativamente com alguns dos outros concorrentes... :)

      Beijocas

      Eliminar
  6. Bolas, Tété! Isto é que é uma reportagem à maneira sobre o Festival! Nunca tive muita pachorra para festivais porque são muito repetitivos e tornam-se-me muito cansativos. Vi um bocadinho e achei que aquilo deixou há muito de ser um festival da canção e passou a ser um festival de luz, de movimento, de maneirismos e futilidades completamente manietado por questões políticas. Assim, não dá! (para mim, claro!)
    Beijinhos musicais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há dúvida que é muito pressionado por questões que ultrapassam em muito a música, GRAÇA. Não só políticas, como geográficas e de proximidade, como o Rui explica.

      Mas achei piada porque os comentários, tantos anos depois, eram os mesmíssimos! :)

      Beijocas com muita música!

      Eliminar
  7. Há alguns anos um grupo sueco ganhou o Eurofestival com uma canção que evocava Waterloo.
    Daí em diante foi um crescendo até se tornar a segunda maior fonte de impostos da Suécia, só atrás da Volvo.
    Vamos ver o que acontece agora.....
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Abba foram um fenómeno, PEDRO. Não acredito que este rapazinho vá ter tanto sucesso assim no futuro, mas nunca se sabe... :)

      Beijocas e boa semana!

      Eliminar
  8. Antes de mais, uma excelente reportagem, Teté ! :)

    Só vi com atenção as 17 da 2º eliminatória e aí gostei das da Lituânia, Israel, Suécia, Noruega e Chipre.
    Curiosamente na final revi a Suécia depois de ter ganho e aí sim (também por essa influência, certamente) achei que foi de facto a melhor !
    Claro que, da nossa, não poderia deixar de gostar e gostaria de a ter visto na final !
    O que acontece é que as votações destes festivais não são de modo nenhum favoráveis a Portugal.
    O que pesa mais, para alem do valor intrínseco das canções é precisamente o factor sócio demográfico que privilegia os “agrupamentos” de estados, tais como a ex união soviética (uns votam nos outros entre si) ! Votam no que “é seu” ou seu próximo !
    Claro que também o aspecto festivaleiro da canção, o espectáculo, pesa e nesse aspecto estamos longe de competir com aqueles que são “profissionais” destas coisas !
    Assim sendo, é difícil que as melhores vençam, a não ser que sejam mesmo muito boas, como foi o caso da Suécia !
    Por outro lado, para quem vota só pelo que viu no Festival, são canções a mais e isso torna confusa a escolha, o que não aconteceria se houvesse um júri de verdadeiros especialistas deste tipo de música, com suficiente idoneidade, que lhes permita “ultrapassar” as origens geográficas das canções e que acompanhasse e conhecesse bem todas as canções, anteriormente ao Festival.

    Vestidos,... não prestei grande atenção ! :))) ... Talvez prestasse mais se fossem despidas, ou quase ! eheheh

    Beijoca, Té ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo inteiramente contigo, RUI! E facto é que nós mesmo votamos mais na Espanha do que nos países nórdicos ou da ex-URSS. Não tenho a certeza é se mesmo que os júris fossem só profissionais não se deixariam influenciar pela tal "proximidade". É que é uma característica tão humana... :)

      Concordo que a canção sueca se destacou bastante por si só, daí esta votação, já que também é um país periférico.

      Pois, ninguém ligou aos vestiditos, tá visto! :D

      Beijocas

      Eliminar
    2. O nosso querido amigo é um malandro...
      "Vestidos,... não prestei grande atenção ! :))) ... Talvez prestasse mais se fossem despidas."
      Despedidas até ficavam mais bonitas, Rui.

      Eliminar
    3. Ah ! Afinal até há quem me compreenda e concorde comigo ! rsrsrs
      Então este (des)vestido da Joana Teles no nosso Festival, não é muito mais bonito ? ... :)))
      ... e tem a vantagem de fazer bem aos olhos ! eheh

      http://jardinsdeafrodite.blogspot.pt/2015/03/o-que-acharam-do-vestido-da-joana-teles.html

      Eliminar
  9. Gostei muito desta reportagem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, GÁBI, podia-me ter dado para pior... :)))

      Eliminar
  10. Adorei a tua reportagem, deve-te ter dado uma trabalheira, mas valeu a pena, assim fiquei a saber o que ainda vai acontecendo neste festival que não vejo há anos.
    Quando mais miúda e porque tinha uma boa voz ,decorava as letras das canções que mais gostava e agora perdi o pio e o interesse.
    Quanto às fatiotas , algumas são mesmo ridículas e até me fizeram rir.
    Num caso destes eu usaria sempre vermelho, uma cor vibrante que pelo que tenho lido é a cor de quem quer vencer e fazer boa figura.

    Beijos Teté

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chato foi não ter encontrado mais fatiotas, que havia outros vestidos menos estapafúrdios, MANU!

      Sem a boa voz, quando era miúda também passava a vida a cantarolar as canções do festival. Mais o português,obviamente,mas também algumas das estrangeiras,como o "Congratulations"ou "Puppet on a string",por exemplo... :)

      Também gosto de vermelho para estas coisas.

      Beijocas

      Eliminar
  11. Também eu adorei a tua reportagem, Teté.

    O MEU FAVORITO GANHOU.

    O meu segundo favorito era o belga.

    A espanhola parecia que era a figura principal no musical "O rei dos Leões".

    A Ema chorou porque a canção alemã não teve um único voto.

    A Vanessa ficou triste porque a canção austríaca também não teve um único voto.

    Foi uma noite bem passada em casa da minha filha Vanessa e desta vez não adormeci.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, a bem dizer nós não tínhamos grandes favoritos, mas quando vimos os russos no bom caminho para ganhar, passámos (quase) todos a torcer pela Suécia, que no geral todos tínhamos gostado, EMATEJOCA! Além que a canção russa estava longe de merecer tal pontuação...

      Da espanhola do que gostei mais foi dos vestidos, mas uma sobrinha minha votou nela.

      Coitadinha da Ema, tão pequenina e já teve a experiência que nós tínhamos todos os anos: uma desilusão enorme porque ficávamos sempre entre os últimos. E continuamos a ficar, diga-se de passagem. E no caso da Alemanha e da Àustria,com tanta vizinhança, é mesmo por politiquice. O que não tira o mérito à Áustria de ter organizado um festival verdadeiramente fantástico, em termos imagéticos.

      Eliminar
  12. Aquela cantora com penugem toda negra a imitar algum urubu era da Georgia e, a favorita da Ema.

    Os gostos também dependem das idades dos espectadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Evidentemente, EMATEJOCA, para miúdos pequenos a penugem negra devia parecer um must... :)))

      Mas obrigada pela elucidação, que não fazia ideia que era da Geórgia e não estive para procurar entre as 40 concorrentes! ;)

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)