domingo, 16 de março de 2014

50 ANOS DE FESTIVAL

Antigamente, quando se falava em festival nem era preciso especificar a qual nos referíamos: era ao da canção, está claro! Acontecimento único no ano, normalmente decorria a 7 de março, que é o dia em que a RTP faz anos. Era uma festa tal, que até os pais autorizavam os filhos a deitarem-se mais tarde nessa noite, para poderem assistir ao espetáculo. Enfim, pelo menos lá em casa era assim e suponho que nas da maioria das nossas colegas de escola, já que no dia seguinte todas trauteávamos as canções que tinham sido mais badaladas. 

Este ano, comemoraram-se os 50 anos do festival da canção. Que agora convém nomear, não se vá confundir com os múltiplos festivais em curso, simultaneamente. Claro que muita coisa mudou desde então, a própria dinâmica do concurso é diferente - dividida em várias etapas, em que na final estavam a concurso 5 concorrentes. Não sei ao certo, porque não segui, calhou só ver o fim da final. Ontem. 

E a coisa até estava animada, a cerimónia a decorrer no convento do Beato, com Carlos Malato e Sílvia Alberto a fazerem as honras da apresentação, Simone de Oliveira e António Calvário a serem homenageados como antigos vencedores e participantes dos primeiros festivais. Nos bastidores, Joana Teles dava conta do nervoso dos concorrentes, antes de serem conhecidos os resultados. Depois, três cantoras (também elas ex-participantes) interpretaram um medley de algumas das muitas canções que não venceram, mas que na época se tornaram um verdadeiro sucesso (por vezes, maior do que o da própria canção vencedora).  

Entretanto, já estava tudo a postos para ser anunciada a canção de 2014 (escolhida pelo público, segundo o critério do regulamento da RTP), as duas finalistas em palco, nervosas e de mão dada, e o suspense chega ao final: Suzy ganhou! E de repente levanta-se um grande sururu, vaias e grande parte do público presente levanta-se e sai da sala. "Mas o que é isto?", pensei. Ainda não tinham entregue o prémio a Emanuel, autor da letra e música, a rapariga ainda não cantara novamente a canção, como é de tradição acontecer e, pior, alguns dos que abandonavam a sala fizeram questão de o fazer junto ao palco, tapando a visão aos restantes e aparecendo (vagamente) perante as câmaras de TV. E a única palavra que me ocorreu para descrever o que estava a ver foi: labregos!

Ora se as pessoas reagissem quando lhes baixam os ordenados, aumentam os impostos ou as despedem, suponho que ninguém teria nada a apontar. Mas não, a maioria cala-se e/ou arma-se em vítima da sociedade, uns quantos manifestam-se e outros andam naquela brincadeira de subir e descer as escadas do parlamento, como se adiantasse de muito. No entanto, a "coragem" já não lhes falta quando o protesto é sobre a canção que achavam que devia vencer, e se for de forma ostensiva e mal educada, melhor ainda! Repito: LABREGOS!

(e parabéns à Suzy e ao Emanuel, que não conheço mais gordos, que defenderam a canção preferida pelo público!)

Imagem da net.

34 comentários:

  1. Anónimo3/16/2014

    Lembro-me bem do tempo em que o país parava para ver o Festival da Canção.Há já bastantes anos que me passa absolutamente ao lado e este não foi excepção.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como passa ao lado de quase todos, CARLOS, porque o que não faltam por aí são concertos e outros festivais. Naquele tempo era único... :)

      Beijocas

      Eliminar
  2. Olá, cá estou eu para mais uma visita, curta é certo mas nem por isso menos agradável.
    Não vi o festival. Tal como muito outros, não me "chama". Aliás não sabia que era hoje. Sobre o que referes da "debandada" dos espectadores, concordo com o adjectivo/substantivo que referes: labregos! Porque se não o são fisicamente são seguramente intelectualmente. E tão labregos são que seguramente não se esquecerão de apregoar o que fizeram como se de um feito histórico se tratasse.

    Porque não tive oportunidade de o dizer antes digo-o agora: não sabia (nunca dei importância ao facto em si porque ela nunca me despertou interesse), mas dada a proximidade das datas apercebi-me que tu és sensivelmente da mesma idade da Barbie.
    Há coisas...
    Aproveito para uma vez mais te dar os PARABÉNS e desejar-te um bom ano!

    Beijokas "embonecadas" com sorrisos :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, KOK, sou 6 meses mais velha que a Barbie! ;)))

      Quanto à debandada, pois... :P

      Beijocas sorridentes!

      Eliminar
  3. Para não te estar a roubar tempo e porque é verdade , assino o comentário do nosso amigo Carlos de Oliveira.

    Bons sonhos, rrss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não roubas tempo nada, SÃO! :)

      Bons sonhos!

      Eliminar
  4. Não assisti a tão triste momento.
    E ainda bem que não assisti.
    Que tristeza :(
    Boa semana!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma tristeza, PEDRO, a que preferia não ter assistido! :P

      Beijocas

      Eliminar
  5. eu vi e ouvi a Lúcia Moniz (de quem gosto) 'assassinar' a minha música preferida dos Festivais - Silêncio e tanta Gente. Foi muito mau! as pessoas deviam ter uma maior capacidade de auto-avaliação e excluir aquilo de que não são capazes...
    das músicas deste ano, só vi um resumo e a do meu conterrâneo pareceu-me a 'melhozinha' acho que era a 1ª o rapaz canta muito bem mas, tem um problema com a dicção que me desagrada tenta dar às palavras uma entoação 'chique' que me desagrada o ouvido...

    ou seja,

    vi pouco e do que vi não gostei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só comecei a ver na homenagem à Simone e ao Calvário, de modo que perdi essa parte, TÉTISQ!

      Das canções também só vi o resumo e não gostei de nenhuma... :)

      Eliminar
  6. Não assisti, nem cá nem lá, mas em Maio vou assistir ao Festival da Canção na Dinamarca.

    PIOR DO QUE LABREGOS!!!

    Abração e uma semana muito feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, não, se em Maio vou ver, EMATEJOCA! Em calhando, talvez, mas dificilmente pela música - que acho o pior do espetáculo! ;)

      Abração

      Eliminar
  7. LOL LOL
    É verdade o Festival RTP da Canção era um acontecimento, quando eu era miúdo, mas os tempos são outros e as coisas foram perdendo o seu brilho. Se bem que o festival da Eurovisão tenha levado um novo fôlego de há uns anos para cá, voltei a ver.
    O nosso festival tornou-se no espelho do país. (em parte compreendo os espectadores) um festival, sem brilho, com músicas rascas, e intérpretes desafinados e com pouca garra.
    Não vi o festival, mas já ouvi a música que irá representar a RTP, eu não gosto, embora concorde, que tem de se respeitar a escolha das pessoas, e o intérprete ou o criador da música, seja ele quem for, não deve ser melindrado ou mesmo maltratado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O festival sempre foi de música ligeira, NUNO, a maior parte das músicas não tinham nada de extraordinário, nem nos primórdios. Só que naquele tempo não havia mais nada... :)

      Mas se os espetadores não gostam, porque é que vão ver o festival ao vivo? Claro que alguns só fizeram aquela figurinha porque eram amigos dos participantes que não ganharam, mas mesmo assim não deixa de ser uma labreguice... ;)

      Eliminar
  8. Na minha juventude juntava os amigos cá em casa e era uma noite super animada!
    Há muitos anos que deixei de ver portanto na assisti a essa demonstração de falta de educação...
    Pena a vencedora ter passado por isso, era bem feito que trouxesse uma boa classificação.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai sonhando com a boa classificação, PAPOILA! Há muito que as pessoas que elegem praticamente só votam nos vizinhos fronteiriços, e se não tivéssemos tantos emigrantes lá fora a nossa pontuação seria ainda bem pior, neste extremo da Europa... :)

      xxx

      Eliminar
  9. Teté, como não vi o festival e já não vejo há muitos, muitos anos, tenho a dizer que concordo plenamente com o 1º e o último parágrafo do teu texto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também não costumo ver, GRAÇA,mas desta vez calhou... ;)

      Beijocas

      Eliminar
  10. Vejam no Youtube a Mixórdia de Temáticas acerca do Festival da Canção.
    Excelente!! :)))
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, PEDRO, já vi!

      Beijocas

      Eliminar
  11. Não admira.
    A pimbalhada - ausência de bom gosto e de ética, a valorização do que é passageiro e imediato nas artes em geral - é transversal na actual sociedade portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até concordo contigo, CARLOS!

      Mas sendo assim, porque é que as pessoas se dão ao trabalho de ir assistir ao festival ao vivo? Certamente haveria maneiras mais agradáveis de passar um sábado à noite e escusavam de fazer figuras tristes... ;)

      Eliminar
  12. Eu sei que é "um lugar comum" dizer-se "no meu tempo é que era" bom ! :)) ... A verdade é que também deixei de acompanhar estes festivais da canção e este, deste ano, passou-me completamente ao lado. Nem fazia ideia que estava a decorrer ! :(((
    Pelo que contas deve ter sido um grande fiasco e tal como dizes, atitudes de autênticos labregos que ainda não aprenderam a respeitar a vontade das maiorias ! :(( ... Lamentável !

    Beijica, Té ! :))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No "meu tempo" não era bom, era o único festival que havia, RUI! E tanto quanto me lembro também houve muita canção bera e muitas outras que o público preferia à vencedora... ;)

      No meio da labreguice também houve a famigerada inveja, uma vez que muitos eram acompanhantes dos participantes que perderam... :P

      Beijocas!

      Eliminar
  13. Olá! Não vi o espectáculo, mas temos de concordar numa coisa, vá lá: a música escolhida não nos representa, antes envergonha-nos. Porque o que deve ter levado os votos foi o ar de Barbie e os peitos da cantora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A música envergonha-nos, ANA? Olha, para ser franca,envergonha-me muito mais uma AR hipócrita, que nem para assegurar os direitos das crianças, no caso da coadoção,serve. Nem para fazer leis que não prescrevam antes dos banqueiros pagarem multas sobre aquilo que roubaram a todos nós. Isso, sim, é que me envergonha...

      Não é certamente uma cantora - boa ou má, com ou sem ar de Barbie, de peitaça ao léu ou não - que me envergonha. Nem me parece que destoe muito das estrangeiras, para ser sincera... ;)

      Eliminar
  14. Não vi mas ouvi que são uma vergonha. Lembro-me de lá em casa tudo parar para ver o festival!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parava em todo o lado, TERESA DURÃES!

      Só ouvi o resumo das músicas (e a que ganhou no final), mas pessoalmente pareceram-me todas mazinhas... :)

      Eliminar
  15. Não vi este post ontem. Não tinha conhecimento dessa vergonha, dessa “labreguice”!!! ahahah! Não comento mais nada para não dizer nada desagradável!!!
    Tens razão no que dizes! Toda!!!! Que mediocridade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mediocridade mesmo, CATARINA! Com inveja à mistura, que é para a manta ficar ainda mais colorida... ;)

      Eliminar
  16. Para variar não ganhou a melhor !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não será a primeira nem última vez, RICARDO! Nem a única vez a gerar polémica... :)

      Eliminar
  17. sou do tempo em que existia uma certa euforia ansiando o festival, recordo que até na rua as pessoas ficavam a ver porque não havia lugares nos cafés para mais.
    No entanto à anos que não os vejo, mas concordo com o teu texto e ainda bem que não vi.

    Beijinho e uma flor

    P.S Desculpa princesa pela minha ausência, mas ando numa daquelas fases!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também não costumo seguir, mas desta vez calhou, FLOR DE JASMIM! E vale que só vi o fim, que as canções pareceram-me todas fracotas... :)

      Beijocas floridas, neste primeiro dia de primavera!

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)