sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

OS DIÁRIOS SECRETOS

Tal como prometido, segue a minha opinião sobre os dois últimos livros lidos em 2013. Este primeiro foi o 5º livro de Camilla Lackberg que li este ano e por sinal o que mais gostei. São 516 páginas que envolvem uma investigação de dois homicídios na atualidade, mas que parecem estar relacionados com um segredo guardado desde finais da II Guerra Mundial.

Erica encontra no fundo de um baú os diários que a mãe escreveu quando tinha 15 anos, juntamente com uma medalha nazi embrulhada numa camisa manchada. Curiosa como sempre, entrega a medalha a um velho professor de história para ele a estudar e analisar, sem saber que este é um dos rapazes com que a mãe brincava na juventude. Alguns meses depois o professor é assassinado e a polícia investiga o crime. Contudo, à medida que lê os diários da mãe, ela não deixa de se interrogar se esse assassínio não estará relacionado com a medalha nazi e quando Britta - outra velha amiga da mãe que sofre de Alzheimer - também aparece morta, Erica e Patrik começam a pensar que não se trata de uma mera coincidência...

Resumindo, dos 6 livros da escritora traduzidos e publicados em Portugal só me falta ler um, que já está ali pendurado na estante, mas não será já a seguir. Para variar um bocadinho...

Citações:
"Enquanto estavam ali, na cozinha, enfrentando-se como dois combatentes, ambos captaram um vislumbre do que tinham sido, dos tempos em que tinham rido juntos, em que tinham feito amor. Nesses outros tempos em que o amor ainda não se tinha transformado em algo frágil e quebradiço. Tornando-o vulnerável. O nó que sentia no estômago endureceu ainda mais."

"A igualdade entre sexos ainda não tinha chegado às organizações neonazis. E quase de certeza nunca chegaria."

"A quanta dor podia ter-se poupado se soubesse naquela época o que sabia agora? Que uma pessoa não pode dar-se ao luxo de amar de mais."  

Bom, sobre este pouco mais há a dizer para lá do óbvio: é de Erle Stanley Gardner, o criador de Perry Mason. Como tal é mais um enredo policial, em que o famoso advogado defende um inocente de uma condenação certa, pois um conjunto de fatores e uma armadilha bem montada apontam na sua direção. Ou seja, um típico livro de Perry Mason, que em tempos de juventude li com sofreguidão, se bem que o enredo seja sempre muito semelhante. Numa altura o grau de exigência com as leituras era bem menor...

Mas claro que são apenas 229 páginas de um livro de bolso, que se leem num instante. Calhou vir parar-me à mão nas vésperas de um compasso de espera que sabia ir demorar 3 ou mais horas, de modo que tendo lido (ou não?) em tempos idos e sem nenhum outro livro começado, foi este que marchou E não me arrependi, embora não me livrasse da sensação de déjà vu!

Quanto ao balanço dos 28 livros lidos em 2013 ficará para uma próxima postagem, mas desde já vos digo que a maior dificuldade é eleger os que mais gostei - gostei muito da grande maioria... cada um no seu género, evidentemente!

14 comentários:

  1. Tenho que requisitar da biblioteca. Se foi este o que mais gostaste, talvez começe por aqui. Nesta altura, nem me recordo se já li algum desta autora devido aos teus posts. Talvez não ainda. Nenhum figura no meu livro de anotações.
    Abraço : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que se leres te vais lembrar, CATARINA! :)

      Abraço

      Eliminar
  2. Estou a acabar de ler O Jogo do Anjo de Zafón.
    Em seguida virão os dois volumes de IQ 84 de Murakami.
    Beijocas e votos de BFDS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li e não gostei muito, PEDRO: a certa altura parece que o autor perde o fio à meada e mistura uma série de esoterismos dentro de um caldeirão, com um resultado pouco credível...

      Beijocas e boa semana!

      Eliminar
  3. Perry Mason agradou-me enquanto série televisiva , até porque achei sempre Raymon Burr muito giro ( fiquei muito decepcionada quando soube que era homossexual: que desperdício!! rrrsss )

    Neste primeiro final de semana 2014 desejo-te muita saúde (assim como para nós), que é a coisas mais importante....bem estar e dinheiro para gastos´.

    Beijinhos, linda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia que era homossexual!

      Hmmm... desperdício para umas – concordo contigo - e proveito para outros!

      Eliminar
    2. Raymond Burr muito giro, SÃO? Deve ser por já o ter conhecido entradote e barbudo, nunca lhe achei graça nenhuma. Antes disso, não me lembro dele, tive de ir pesquisar ao Google... :)

      Boa semaninha para ti, com tudo de bom!

      Beijocas!

      Eliminar
    3. Bom, também não fazia ideia, mas como sempre o achei um "velhote" barbudo, por mim nem achei desperdício, CATARINA! :)

      Eliminar
  4. http://www.olx.pt/userlistings/10700309 quem quiser bons livros basta seguir este link (peço desculpa pela intromissão)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás desculpado, JOÃO, mas de futuro prefiro que não venhas aqui fazer publicidades dessas. Quem quiser sabe onde ir procurar...

      Eliminar
  5. Ando tentado desde há dois anos a ler os livros da Camila Läckberg, mas ainda não aconteceu...
    O ano passado deixei a meio outro nórdico: Jo Nësbo (pois não consegui atinar com o raio do livro)
    Deste género, (julgo eu que seja parecido) gostei bastante de Lars Kepler. e muito da saga Millennium.
    Actualmente, estou completamente viciado em "A verdade dobre o caso Harry Quebert"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado que fales nissso, que no Natal também me ofereceram um livro de Jo Nesbo, NUNO. Isto por andar numa de ler autores nórdicos, o que só aconteceu por mero acaso... De qualquer das formas, concordo contigo que nenhum chega aos calcanhares de Stieg Larsson, mas tenho gostado de ler Kepler e Camilla. Vamos lá ver o Jo... :)

      Esse livro não conheço, vou esperar pela tua opinião.

      Eliminar
  6. As minhas leituras vão bem mais lentas que as tuas... Estou a acabar a trilogia 1Q84 e à minha espera está Rentes de Carvalho e Richard Zimler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho vontade de ler o último livro do Zimler, de quem nunca li nada, LUISA. Vamos lá ver se é este ano... :)

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)