quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PARA ROMA, COM AMOR

O último filme escrito e realizado por Woody Allen tem Roma como cenário e estreou recentemente por cá.  Cenário esse onde se entrecruzam quatro histórias diferentes, sem ligação entre si. Ora à partida prefiro um argumento bem concebido - quer dizer, com princípio, meio e fim! - mas desta vez o entrelaçar das histórias dá a sensação de estarmos à janela, curiosos, a assistir às peripécias do dia a dia da vizinhança: 

- Leopoldo (Roberto Benigni), um empregado de escritório com uma vida rotineira, torna-se repentinamente famoso e, agora, uma multidão de jornalistas e de fãs corre atrás dele sempre que sai à rua, mesmo que ele não saiba o que dizer, nem de onde lhe advém a fama;

- um arquiteto de meia idade (Alec Baldwin), tendo vivido na cidade uma grande paixão na juventude, resolve passear pelas ruas de outrora e encontra um jovem arquiteto (Jesse Eisenberg) em tudo semelhante a ele - será o reviver do seu romance com uma fogosa atriz (Ellen Page), que por sinal era amiga da sua companheira?; 

- em lua-de-mel e em busca de contactos para obterem um melhor emprego na capital, um casal de provincianos deixa-se enredar numa teia de mentiras, desencontros e desejos nunca confessados, que envolvem uma prostituta (Penélope Cruz) e um ator famoso...;

- e o romance entre a americana e o italiano, que resolvem casar, mas o neurótico e 'avant-garde' pai da rapariga (Woody Allen), um produtor de espetáculos musicais reformado, descobre o talento de tenor do futuro sogro da filha e insiste em levá-lo para os palcos, mesmo que o cangalheiro só se sinta à vontade para cantar no duche?

Para além do breve resumo de cada um dos mini-enredos, deixo o trailer:


6.6/10 na classificação da IMDb não é nada por aí além, mas já se sabe que os críticos não apreciam comédias leves e bem-dispostas. Ao contrário deles, tenho a mania de ir ao cinema para me divertir... como foi o caso! (ah, e também dá uma enorme vontade de visitar Roma, asap...)

Imagem de cena do filme, da net.

22 comentários:

  1. Roma não tenho vontade de visitar, mas o filme é divertidíssimo e o melhor remédio contra os blues do Outono.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei muito divertido, EMATEJOCA! Então as cenas da ópera, arrancaram-me sonoras gargalhadas... :)))

      E bem que nos faz falta rir, nos dias que correm... ;)

      Eliminar
  2. Pessoalmente, não aprecio este realizador por aí além.

    Um bom dia, linda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ser franca, também nunca fui grande fã dele, SÃO! Mas tenho gostado dos últimos filmes que tenho visto... :)))

      Boa noite e bons sonhos!

      Eliminar
  3. sempre pensei que a Penelope fosse actriz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Penélope é, VÍCIO, a Anna que interpreta no filme é que é "menina da vida"... :)))

      Eliminar
  4. Como sabes, raramente vou ao cinema, o que não quer dizer que não adore fazer isso, ou não fossem o cimea e a fotografia um dos meus passatempos favoritos.

    Quanto ao assunto de Arouca, a pessoa em causa é exactamente aquela em quem estás a pensar (a Parisiense). Já sabes que quando fores para aqueles lados é só dares-lhe um toque. É uma pessoa fantástica e amorosa. Se precisares dou-te o tlm dela.
    Beijinho Teté

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu adoro cinema e vou ver (quase) tudo quanto me pareça interessante, KIM! E quando perco no cinema, fico atenta para ver se dá na TV... :)

      Quando for para aquelas bandas, vou tentar contactá-la! Via FB ou assim! Mas obrigada à mesma, amigo! :D

      Beijocas!

      Eliminar
  5. Chateia-me agora esta mania do W. Allen de só fazer filmes onde lhe pagam, mas não perco um, claro!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, a mim não me chateia nada! Aproveitamos e vimos as vistas em simultâneo, TERESA... :)

      Beijocas!

      Eliminar
  6. Como te disse fiquei com o pé atrás em relação a este filme, mas mesmo assim tenho alguma curiosidade em ir vê-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem que não é tão profundo como deveria ser, TONS DE AZUL, mas que é divertido, lá isso... :)))

      Eliminar
  7. Também gosto de uma boa comédia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nos tempos que correm sabe tão bem desanuviar um bocadinho, LUISA... :)

      Eliminar
  8. Gostei muito do filme, aliás adoro a louca criatividade de Woody Allen!
    Também gostei de rever Roma...E a música é o máximo!
    Conclusão - diverti-me imenso e acabei a comer uma pizza com o meu parceiro! :-)
    Estava com ideias de falar do filme que vi no dia da estreia mas como sou para o retardado acho que já não vale a pena depois desta excelente postagem!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em miúda vi dois ou três filmes dele que não me agradaram, durante anos deixei de ver, ROSA! Contudo, nos últimos anos não tenho perdido nenhum e tenho gostado imenso - ou foi ele que apurou com a idade... ou fui eu! :)))

      Ainda me rio, a lembrar as cenas da ópera, que devem ser as mais hilárias! :D

      Gosto de escrever assim que acabo de ver um filme ou ler um livro, com a primeira impressão que me causou. Se deixo para depois, é certo e sabido que já não sai nada... Mas as pessoas são diferentes, que uma amiga daqui prefere amadurecer primeiro as ideias com que ficou e só escrever depois... Cada pessoa com seu método!

      Obrigada e abraço!

      Eliminar
  9. Perdi este filme e nem sei porquê. Quando o quis ver já tinha saído do cineplex onde vou. Gostei imenso do Midnight in Paris e creio que tb vou gostar deste. Ultimamente, escolho filmes leves e que me ponham bem disposta. Não quero ir ao cinema para me entristecer ou sair de lá meio acabrunhada ou passar tempo em profundas análises .
    Na semana passada vi “Trouble with the curve” com Clint Eastwood e Amy Adams. Os críticos de cinema não foram assim tão favoráveis mas saí do cinema satisfeita.

    ResponderEliminar
  10. Achei este mais cómico que "Meia-noite em Paris", CATARINA! E é realmente um filme leve, ninguém sai de lá com macaquinhos no sótão. Talvez daí os críticos o terem apelidado de pouco profundo e tal. Mas como isso a mim não me interessa nada (e a falta de sentido de humor deles ainda menos), diverti-me imenso... :)))

    Esse do Eastwood suponho que ainda não chegou cá. Vou anotar... :D

    ResponderEliminar
  11. Fiquei com vontade de ver... =) vi o "meia-noite em paris", também do Woody Allen, e com o brilhantíssimo Owen Wilson, e foi um filme que me tocou imenso... Se em Paris foi bom, Roma deve ser o paraíso... =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suponho que este é menos tocante e um bocadinho mais cómico, BRISEIS! :)

      Nem tem tantas paisagens romanas como o outro tinha das parisienses, mas mesmo assim é divertido! :D

      Eliminar
  12. Não consegui me divertir com este filme. Não fui com a expectativa de ver um filme como "Meia-noite em Paris", mas estava a espera de mais, muito mais.
    Tirando as belíssimas imagens de Roma, não há muito que dizer sobre o filme. As 4 histórias dispersas entre si. O Roberto Benigni sempre no seu papel habitual, o Mr. Bean italiano.
    O crítico que falei-te deu uma estrela; eu dou duas, a este Para Roma, com amor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vou com grandes expectativas para um filme de Woody Allen, MIGUEL, daí talvez o ter achado tão divertido... Mas pronto, já se sabe que os gostos são diferentes... :)))

      As histórias são dispersas, mas mesmo assim tive a sensação de estar á janela a observar a vida da vizinhança. Não é muito profundo, mas alguém aprofunda o vivência da vizinhança a observar da janela? :D

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)