segunda-feira, 2 de julho de 2012

I AM SAM - A FORÇA DO AMOR

Sam (Sean Penn) é um homem cujo cérebro estagnou aos 7 anos de idade, que a certa altura tem uma relação com uma sem-abrigo, da qual nasce uma filha, a quem ele dá o nome de Lucy Diamond (Dakota Fanning), em homenagem à canção dos Beatles, do qual é fã. Assim que sai da maternidade, a mulher abandona os dois e ele vê-se com uma criança recém-nascida nos braços, sem saber bem como proceder. Com a ajuda de alguns amigos, também eles com algumas incapacidades mentais, e da sua vizinha Annie (Dianne Wiest) - que se pressupõe sofrer de agorafobia, pois tem medo de sair de casa - vai criando a menina com todo o amor e carinho que lhe consegue dar. 

Contudo, quando Lucy entra na escola, apercebendo-se já da incapacidade paterna, começa a demonstrar algumas dificuldades de aprendizagem, sendo notório para os professores que a aluna não quer aprender para não "ultrapassar" os conhecimentos do pai. Entretanto, devido a uma das suas infantilidades, ele é preso e retiram-lhe a custódia da filha. Instigado pelos amigos, contacta a fria advogada Rita Harrison Williams (Michelle Pfeifer), mas como empregado de mesa da rede "Starbucks", não tem dinheiro suficiente para lhe pagar. Por um acaso, esta acaba por decidir defendê-lo "pro bono" e a luta pela custódia da filha passa para os tribunais...

Se não valesse por mais nada, o filme (de 2001) da realizadora Jessie Nelson valia pelos fabulosos desempenhos de Sean e Michelle. E pela música dos Beatles. E pelo drama enternecedor, que nos toca e comove... mas também nos faz sorrir! Como nesta cena, depois de ir com os amigos comprar uns sapatos para Lucy, saindo de lá todos de balão na mão:

Podem ver o trailer aqui: 


Pontuado com 7.4/10 na IMDB, tem um aspeto ou outro menos apelativo, como o rodopiar da câmara, talvez mais notório por o ter visto no PC - que não gosto, nem costumo, nem foi "sacado", mas através de um site cinematográfico. Gostei muito!

Imagens de cenas do filme da net.

12 comentários:

  1. Anónimo7/02/2012

    Este era filme para me fazer chorar o tempo todo (às vezes faz falta. Lava a alma:))
    beijinhos e um excelente dia:)
    Nina

    ResponderEliminar
  2. SEan Penn consegue ter desempenhos muito bons, coisa que eu não esperava no início da sua carreira.


    Boa semana,

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro o Sean Penn e tenho uma simpatia pela Dakota Fanning, que já conhecemos desde pequenina nestas andanças cinematográficas... Mas, por acaso, nunca vi este filme. Eu comovo-me muito com os filmes, entro muito na história e este tipo de filmes deixa-me o lado emocional ligeiramente esfarrapado... Nunca tive coragem de ver e não me cheira que a ganhe em breve... =)

    ResponderEliminar
  4. Este filme é uma ternura :)

    Adoro esta menina, faz sempre papéis muito intensos e comoventes :)

    Beijinho e tem um bom dia :)

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso deste filme e de ver a interpretação de Sean Penn. Excelente ator.

    ResponderEliminar
  6. Não faz chorar assim tanto, NINA! Até porque também nos faz sorrir... :))

    E sim, concordo, que às vezes o choro nos lava a alma! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  7. Estás como eu, SÃO, que até embirrava um bocado com o homem (se é que se pode embirrar com alguém que não se conhece realmente...)! Tive de dar a mão há palmatória: o fulano é um excelente ator! :))

    Boa semana para ti também!

    ResponderEliminar
  8. Por acaso também reparei que ela tinha uma longa carreira, BRISEIS, tendo atualmente 18 anos ou coisa! :)

    Mas ele é realmente um excelente ator! E mesmo que a pessoa se emocione, não vale a pena perder um filme destes. Afinal, chorar até lava o espírito, como diz ali a Nina... :))

    ResponderEliminar
  9. Por acaso, gosto mais do "menino", MARIA! =))

    Não que o considere bonito ou simpático, mas é um excelente ator e muito versátil! :)

    Beijocas e sonhos felizes (a esta hora)!

    ResponderEliminar
  10. Concordamos, once again, CATARINA! Excelente, versátil e também deve saber escolher bem os filmes que faz... o que nem todos conseguem! :)

    Gostei muito, mesmo! :D

    ResponderEliminar
  11. está certamente referenciado :)

    ResponderEliminar
  12. Sean Penn é sempre uma boa referência, MOYLITO!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)