quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PASSARÕES E PASSARINHOS!

Em conversa com uma jovem professora/formadora universitária, ela referiu alguns problemas existentes no ensino português, nomeadamente em termos de carreira docente. Até aqui, nada de novo!

Obviamente que os plágios não são permitidos - ainda há quem faça um copy+paste de teses ou livros alheios, sem divulgar a fonte, assim do género de 8 páginas, com a esperança que ninguém note (?!), o que só por si demonstra alguma dificuldade de raciocínio - mas alguns passarão, se o júri não for especialmente atento. Mais intrigante ainda é o vazio legal em relação a alunos que compram ou encomendam as suas teses e dissertações a alguns "iluminados" da escrita, para depois a papaguear como obra própria, na respectiva discussão. Nada impede que estes profes do amanhã finalizem o doutoramento deste modo (desde que paguem, está claro!). Topam?!

Indignações à parte, fica uma adivinha: que pássaro é este? Apesar da plumagem fascinante (mais em vôo, que isto foi o mais próximo que consegui chegar, com zoom - para ver melhor é necessário clicar na imagem) e não tendo paciência para o "bird watching" que está tão em voga, a pesquisa internética mostrou-se quase infrutífera! Mas alguns saberão, por ter mais contacto com a natureza, aguardo curiosamente as vossas respostas...


post-scriptum - tenho uma vaga ideia sobre a família do passaroco, mas certezas não tenho nenhumas...

17 comentários:

  1. Essa ave, Teté, chama-se poupa em português. Cá no Minho galego, que também se chama assim (porém, em galego normativo é "bubela") dizem quando alguma coisa fede mal "fede que apoupa", porque os ninhos delas têm um cheiro muito desagradável (isto sei porque me disseram, não porque visse nem cheirasse nunca nenhum, he!) para defenderem os pintinhos dos depredadores. Felizmente ainda se vêm muitas, quase sempre andam em parelhas e têm uma maneira bem curiosa de voar, como a fazer ondas no ar. O canto delas é um pup-pup pup-pup, de aí o nome (Upupa, em latim), que não tem nada a ver com "poupar".

    ResponderEliminar
  2. Ligando a primeira parte do texto com a segunda, eu arriscaria dizer que é uma ave rara, em riscos de proliferação.

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. Teté esse pássaro é uma poupa! Na minha rua é hábito vê-las a voar por lá. :)
    Quanto às teses... pois prefiro fazê-las eu mesmo não sendo muito iluminadas! Ehehe
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Sim, é uma Poupa. Se viesse mais ao aAlentejo vias muitas. Lol!
    Sabes de onde vem o seu nome?
    São muito poupadas, fazem o ninho a partir dos seus próprios excrementos... Lol!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Daí o ninho cheirar mal... como diz Sun Iu Miou.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Na primeira parte do post, fica provada a tese da ministra da educação quanto ao tema das avaliações aos professores.

    Sinceramente não conhecia o passarinho.

    Muito se aprende na blogosfera!

    Beij

    ResponderEliminar
  7. Não, Matchbox, não fazem o ninho com excrementos, menos com os próprios, que aliás são muito limpas nesse sentido e a fêmia (porquê será a fêmia precisamente?!) elimina os lixos continuamente. O fedor vém duma glândula que têm a ave. É só um mecanismo de defesa eficaz e de aí que a espêcie não esteja em perigo.

    ResponderEliminar
  8. É de facto uma poupa, mas foi preciso fazer uma pesquisa para o confirmar. inicialmente pensei ser uma pequena abetarda filha duma relação ocasional com qualquer outro passarão, mas enganei-me.
    O plágio a que te referes é bem diferente dum outro que fazemos todos os dias quando pesquisamos algo que não sabemos.
    O primeiro é crime, o segundo é uma outra forma de descoberta.
    Beijinhos Tété

    ResponderEliminar
  9. Não sei que passou com comentário que escrevi de manha cedo, mas tão só apontava que a Abubilla/Bubela/Poupa anuncia o bom tempo ao chegarem por cá e mau quando, como agora, vai de volta. Apertas.

    ResponderEliminar
  10. Eh, eh, eh, obrigada pela dica, SUN! Bem sabia que alguém me tiraria esta dúvida!!! (*_*)
    Mas, em abono da verdade, eu, o Rafeiro, o Carlos e o Kim temos alguma desculpa para esta "ignorância", que segundo li na wiki estes pássaros estão quase desaparecidos em Lisboa e Vale do Tejo... :(
    Mas o pássaro tem um piadão, tanto em vôo, como ao denotar uma aproximação levanta aquela crista, poupa, ou o que quer que lhe chamem. Na wiki também diz que o nome de poupa vem daí, não de poupanças, mas não entra no latinório... :))

    Parece que afinal não são aves raras, RAFEIRITO: nem os passarinhos (aqui em Lisboa e Vale do Tejo não abundam), nem os passarões, que esses, sim, estão a proliferar! rsrsrsrs... :s
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  11. É sem dúvida uma poupa, TONS DE AZUL, mas também foi para as bandas algarvias que tirei a foto... ;)
    Quanto às teses, também te garanto que nunca delegava o cargo em ninguém, por mais "iluminado" que fosse e mesmo que tivesse dinheiro a rodos para pagar! :-o
    Beijocas!

    Eh, eh, eh, MATCHBOX32, a wiki não diz nada sobre as poupas fazerem os ninhos com os seus excrementos, antes pelo contrário, apoia mais a teoria que a Sun avançou!
    Mas que é um passaroco muito giro, lá isso é! Quando vou ao Alentejo "perco-me" mais com as cegonhas... :))
    Beijinhos!

    Por mais que a ministra da educação tenha errado, CARLOS, (e não tenho dúvidas que errou!) ela não está errada em tudo! Alguns professores que vão avaliar as teses nem se dão ao trabalho de as ler?! E depois os "meninos" fazem corta e cola, como os putos da primária e passam a ser professores universitários? Que raio de profes vão ser?!
    É que ainda por cima acabam por dar mau nome à restante classe, dos muitos que estudaram e fizeram, por vezes com grandes sacrifícios! :e
    Aprende-se imenso na blogosfera mesmo: já viste a quantidade de gente que sabia o nome do pássaro? (temos desculpa, que ele não povoa aqui as nossas bandas...)
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  12. É, SUN, também li na wiki que a fêmea mantém o ninho limpinho, mas que tem a tal glândula que expele uma fedorzito jeitoso, para protecção das próprias crias... :)

    Não digas nada a ninguém, KIM, mas fiquei na dúvida se não seria uma das muitas espécies de Picapau. Aquela poupa laranja enganou-me: muitos "woody woodpeckers" na infância é o que dá... :))
    Pesquisa não se confunde com plágio, nem aqui, nem na Conchinchina! Diferente também é comprar uma tese a alguém (possivelmente entendido na matéria) e depois fazer-se passar por autor da mesma!
    Uso bastante o google para informações rápidas, na dúvida consulto enciclopédias ou outros livros, mas mesmo aqui no bloguito indico de onde veio a informação (se for caso disso, que algumas já estão "entranhadas"...)!
    Beijocas!

    O blogger às vezes tem uns "amoques", CONDADO, que ninguém entende! Bubela ou Poupa já deu para pesquisar sobre o pássaro, calculava que pelo menos tu e a Sun soubessem, mas afinal não eram os únicos... :)
    Quando não sei, pergunto! E dá para aprender coisas novas. E sim, o tempo estava belíssimo lá nos Algarves! :D
    Abraço!

    ResponderEliminar
  13. Eu então estou mesmo a leste dessas andanças dos passarocos hihi quanto ao plágio acredito que muitos passem despercebidos por conta de professores menos bem preparados

    ResponderEliminar
  14. TONS DE AZUL: :)

    Bom, MIKAS, não sendo adepta do "bird watching", acho piada observar o vôo dos pássaros, mas este não conhecia... ;)

    ResponderEliminar
  15. Eu também sei e tenho um mecanismo de defesa eficaz como essa poupa looooool mas não costumo usar =))

    ResponderEliminar
  16. Tens um mecanismo eficaz como esta poupa, TÁ-SE BEM!??? :e

    Ainda bem que não costumas usar... =))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)