domingo, 22 de fevereiro de 2009

REVOLUTIONARY ROAD

O novo filme de Sam Mendes, também intitulado "Foi Apenas um Sonho" na versão brasileira, retrata a vida de um jovem casal apaixonado e sonhador dos anos 50. Ela ambiciona ser actriz, ele deseja descobrir o trabalho em que se realizará profissionalmente.

Mas a vida dá muitas voltas e o que era para ser uma mudança temporária para os pacatos subúrbios de Connecticut, prolonga-se no tempo em rotinas fastidiosas, agora com a responsabilidade de dois filhos pequenos para criar e todos os grandes planos de juventude adiados, eternamente. Frank odeia o seu emprego - embora a remuneração seja suficiente para proporcionar a toda a família a vida calma e confortável almejada por tantos dos seus vizinhos - e April está desiludida com o seu dia a dia de dona de casa. Em plena crise conjugal, acabam por decidir mudar de rumo e partir à aventura para a cidade com que sempre sonharam: Paris!

Essa mudança é encarada com alguma incredulidade (e porque não dizer, uma certa inveja) por todos os que os rodeiam, à excepção de John Givings, um homem culto em tratamento psiquiátrico, precisamente por usar de excessiva franqueza nas suas opiniões (e também de alguma violência). Michael Shannon, o actor que interpreta este papel, é um dos nomeados para os Oscares de melhor secundário e, surpresa das surpresas (?!), realmente só aparece em meia dúzia de cenas!

A dupla Leonardo DiCaprio/Kate Winslet funciona na perfeição desde o famigerado e multiplamente oscarizado "Titanic", Kathy Bates nunca desilude na sua actuação.

Resta saber se o dito "sonho americano" alguma vez existiu, ou se a América conservadora e preconceituosa quis passar essa imagem ao mundo, através de manobras publicitárias enganosas. Como lidar com sonhos mortos e enterrados, em nome da prudência e da maturidade? Gostei muito!

Fica o trailer, para quem quiser dar uma espreitadela:



Ah, e claro, os Oscares são mais logo, na madrugada de dia 23, exibidos directamente na TVI, por volta da 1h30m! Vou assistir, embora não devam existir grandes surpresas...


Fotos daqui e daqui, respectivamente.

11 comentários:

  1. Vi esse filme em apresentação por várias vezes e na verdade gostaria de o ir ver...espero que ao ouvir amusica, me sinta feliz, pois quando vou ao cinema, nunca consigo ouvir nadica e só sinto se a musica estiver mesmo alta... Mas que bom que vai ser... Beijinho de bom Domingo para ti e todos..laura e nãoe squeças, amanhã pelas 8,30, para a frente, lembra-te d anina das resteas e pede para que tudo corra plo melhor...

    ResponderEliminar
  2. Com esta descrição, que ignorava, confesso, palpita-me que é já amanhã que vou ver!
    Estimo que me possa ajudar a enfentar os meus dias de neura. E depois, se mete Paris...;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bem, é um filme que acho que não vou ver... :) vai-me pôr a pensar demasiado... :)

    ResponderEliminar
  4. Só não tenho a certeza de estar acordada às 8h30m,LAURINHA, mas podes estar certa que estou a torcer por ti quando desperta!!!
    Bom Domingo, nina, e que amanhã corra tudo pelo melhor! :)*
    Beijocas mil!

    Lamento desiludir-te, SAFIRITA, mas não existem cenas em Paris! Também não sei se é bom para as neuras, mas eu gostei muito, especialmente por ser tão verdadeiro e real. Nos anos 50, como hoje... :)
    Beijocas!

    Pois, VAN, se calhar iria, se o fosses ver... :)

    ResponderEliminar
  5. Gostei do trailer... acho que a história do filme vai fazer muitos espectadores pensar...

    ResponderEliminar
  6. Segundo o teu relato, é uma história que se passa todos os dias na vida de milhares de pessoas. A frustração de não se ser aquilo que se idealiza.
    Uma boa sugestão. Sou capaz de ir ver.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. ainda não vi e talvez também não veja.
    fui ao Walküre, próxima semana Defiance e na outra, obrigatoriamente, Watchmen :)

    não podem ser todos:)

    ResponderEliminar
  8. E o Oscar vai para... "Quem quer ser Bilionário?" ~ o grande vencedor dos Óscares com 8 estatuetas!!!
    A Kate ganhou também o Óscar. O Brad ficou a ver navios _____!!!

    Bom dia e HELAU!

    ResponderEliminar
  9. Se não pensam, MIKAS, pelo menos deviam pensar... ;)

    Pois, PINOKA, por isso mesmo é que o filme é tão actual... ;)
    Beijocas!

    Claro que não podem ser todos, MOYLITO! Nem há espaço para tanto... :)

    O Brad tem o mesmo destino de todos os outros "meninos bonitos" de Hollywood, EMATEJOCA! Nunca ganhar Oscars antes dos 60 anos, ou assim...
    Contrariamente, elas até ganham, mas nem por isso a carreira não se torna efémera, a maioria das vezes depois dos 40... (?!)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  10. Ainda vi este filme, mas daqueles filmes que tenho e quero mesmo ver.

    ResponderEliminar
  11. Acho que vais gostar, TONS DE AZUL! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)