segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

MADRUGADAS QUESTIONÁVEIS!


Contrariamente ao que supunha, não vi a 81ª cerimónia dos Oscars. Não por ter adormecido de tédio, mais do mesmo dos Globos e afins, mas ao mudar de sistema televisivo na véspera correm-se riscos, previsíveis... (ou não, conforme o optimismo de cada um!)

Um televisor que pifou, apagou, morreu subitamente, um outro mais velhote que precisa de um cabo novo que não estava à mão, em que se ouve o som mas o ecrã teima em ficar às riscas, conseguem o brilhante rodopio de cadeiras e sofás, para só se conseguir visionar o início e o final da gala.

Do que consegui ver, já que a maioria das estatuetas pareciam destinadas de antemão, gostei:
- Da fenomenal entrada de Hugh Jackman, com humor q.b.;
- Da apresentação de cada uma das actrizes e actores nomeados ser realizada por um dos vencedores anteriores na mesma categoria;
- De Sean Penn ter vencido a concorrência para melhor actor! (nunca imaginei que conseguisse um Harvey Milk, gay, tão credível...) E com o relembrar, no seu discurso de agradecimento, da importância de "direitos iguais para todos"!

Não simpatizei nada com:
- Os 8 Oscares arrebatados por "Slumdog Millionaire" - um bom filme, certamente - mas na típica hipocrisia americana de apontar o dedo aos comportamentos alheios (no caso, na Índia), em vez de olhar para o próprio umbigo;
- Do substituto de Peter Gabriel, que desafinou logo nas primeiras notas, a interpretar a canção nomeada de Wall-E. Interpretação que o autor recusou, uma vez que em vista da maior rapidez do espectáculo, só teria 60 segundos para vocalizar um trecho da mesma;
- A risível canção bollywoodesca que ganhou o prémio de "melhor";
- A efeméride de todos os artistas que morreram no ano passado, por vezes filmada à distância, sem que no destaque fossem notórios os seus nomes.

Enfim, há dias (noites e madrugadas) assim... Pelo que assisti, "a oeste (quase) nada de novo"!

Fotografia daqui.

15 comentários:

  1. Eu fiz de extra duas vezes, assim pois, estou entre os que Penélope dedicou o seu oscar, estou feliz buereré, supimpa mesmo, xi...

    ResponderEliminar
  2. Nunca assisti a uma única cerimónia de entrega dos oscares, mas já sei que ganharam os meus filmes. Também fiquei contente com a entrega da estatueta ao Sean Penn.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também não assisti, mas porque dormi! Vim trabalhar e sou uma jove que precisa muito descanso! Estou do best! Está quase o chegar a nossa caracolada (eheehheeheh) Beijo grande

    ResponderEliminar
  4. Foi sem duvida das melhores cerimónias de ultimamente. Mas como sempre venceram aqueles que já se sabiam, com uma ou outra pequena surpresa à mistura e algum ou outro mui mal entregues!

    ResponderEliminar
  5. Ehpá! podia ter-te cedido umas das minhas 4 tv (2 lcd's e 2 tv's antigas tudo a funceminar eheheh)

    Mas não vi porque nunca me interessei por esse tipo de eventos. Se em vez disso exibissem por exemplo "Quem quer ser milionário?" ou "a troca" era bem capaz de ficar acordada e hoje tiraria 1 dia de férias.

    Tinha alguma curiosidade era saber se "O Estranho Caso de Benjamin Button" obtinha tantos óscares como se previa ...

    Gostei de saber que não sou só eu que não me deixo fascinar pelo tema.

    jinhos

    ResponderEliminar
  6. era um bocado de esperar, realmente. eu não vejo os Óscares não só porque não tenho tv na divisão em que está o computador mas também porque há muitos critérios que não atinjo muito bem.

    ResponderEliminar
  7. Como disse noutro blog, nem sabia que era os oscares agora!

    ResponderEliminar
  8. Nem sempre é mau não ter televisão. Normalmente os resumos deste tipo de galas, transmitidos nos dias seguintes são menos enfadonhos. Se bem que também vi a entrada e que me surpreendeu pela positiva.
    Quanto a Slumdog Millionary não estou totalmente de acordo contigo, gostei mesmo do filme, acho que mereceu aquela catrefada todas de óscares, mas claro que se todos tivessemos os mesmos gostos coitadinho do amarelo.
    Só uma correcção, o realizador é inglês...

    ResponderEliminar
  9. Alguém aqui disse "tadinho do amarelo" ??? Ainda bem que poucam gente gosta ... é a minha cor preferida ihihihih

    À hora que começou a cerimónia, já esta vossa amiga diabita tinha desligado a antena e dormia o sono dos justos eheheheh

    Deixa lá ... qualquer dia há mais nomeações e mais troféus ahahah

    ResponderEliminar
  10. A cerimónia dos oscares é um classico.

    Mas nos dias que correm já nao ha aquela emoçao

    As apostas que se fazem normalmente saem correectas...

    ResponderEliminar
  11. Ah, CONDADO, foi simpático ela ter agradecido, na sua língua, aos seus conterrâneos... :)

    Não tenho nada contra o Mickey Rourke, TONS DE AZUL, mas parece-me que é mais fácil fazer o papel daquilo que se faz na vida (boxe), do que personificar um gay daquele modo brilhante, a respirar homossexualidade por todos os poros e sem exageros, tendo ele aquela imagem abrutalhada, para mim foi um espanto!
    Beijinhos!

    Não fiz nem uma coisa nem outra, INÊS!
    Antes da caracolada, acho que ainda temos uns festejos pelo meio... :)))
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  12. ANDRÉ? Voltaste às lides? Então bem regressado... :D
    Surpresa, surpresa, só mesmo o Sean Penn e num ou noutro prémio secundário, que o resto foi cópia integral dos Globos! Lá da banda sonora indiana não gostei mesmo nada, achei muito injusto! Opiniões, evidentemente...

    Bom, PASCOALITA, elas até estavam a funceminar mais ou menos, mas lá com as mudanças e assim deu-lhes a travadinha.
    Mas eu sou doidinha por cinema, desde miúda... Aliás, este ano tinha visto os filmes quase todos que concorriam às categorias principais (faltou um), estava preparadíssima para "ajuizar" e PUFFF, televisões em pantanas...
    Enfim, a vida tem destas coisas, todos os males fossem esses! Mas lá que chateia... :)))
    Beijocas, nina!

    Não atinges tu nem ninguém, MOYLITO! Aliás, ando há anos a tentar perceber... :)))

    Pois, cada um anda mais a par daquilo que mais gosta, né, RODERICK? ;)

    ResponderEliminar
  13. Anónimo2/24/2009

    Em relação aos televisores acho que não existe nada mais a fazer a não ser ter paciência.
    Enquanto há cerimónia existe muito que se lhe diga.
    Primeiro de louvar a mudança no formato da apresentação da cerimónia, com sinais claros de modernização e, com grande performance de Hugh Jackman.
    No que toca aos prémios, Slumdog Millionaire foi, na minha opinião, o justo vencedor em quase todas as categorias (exceptuando, como bem referiste, Melhor Música e Banda Sonora).
    De resto não houve grandes surpresas, confirmou-se a vitória de Slumdog, a decepção de Benjamin Button, o Óscar póstumo de Heat Ledger; o merecido Óscar a Kate Wislet e Penélope Cruz.
    As únicas surpresas foram:
    A vitória do filme japonês para melhor filme estrangeiro (quando tudo apontava para Waltz With Bashir), e a muito merecida vitória de Sean Penn que, como realças-te, é muito mais difícil representar algo que já vivemos (Mickey Rourke = Lutador) do que algo que nunca fomos (Sean Penn = Activista Gay).

    ResponderEliminar
  14. Tens razão, PREDATADO, são menos enfadonhos e até legendados, só que muitas vezes cortam cenas que quero ver... Daí esta mania de ver em directo!
    Não faças confusão, também gostei muito do "Slumdog", mas em três categorias não concordei: o do argumento adaptado (no caso do Benjamin, foi quase um original, mais imaginativo); na banda sonora; na melhor canção. Mera opinião pessoal, como é evidente... :)
    E sim, bem sei que o realizador é inglês, a acção é que se passa em Bombaim e as personagens são indianas! :D

    Pois, há sempre alguém que faz do amarelo a sua cor favorita, CUSQUINHA! :D
    Claro que pró ano há mais...
    Beijoquinhas, nina!

    Bem-vindo, FRANCISCO!
    É verdade, os indicadores dos Globos, críticos e afins, tornam a cerimónia de entrega muito previsível... :)

    ResponderEliminar
  15. Tens razão, ANÓNIMO (ou nem tanto assim?), o "Departures" japonês também foi surpresa no Melhor Filme Estrangeiro, a par do Sean Penn!

    Quanto a este, há que dizer que é realmente um activista pelos "direitos iguais para todos", sem que para isso seja necessário ser gay... :D

    Quanto às músicas do "Slumdog", pois, ninguém me convence, mas também é mera opinião! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)