domingo, 23 de março de 2008

CÃO QUE LADRA NÃO MORDE?

O desafio partiu da Ignota e consiste em descrever 6 características que pensamos que melhor nos definem. Passo, desde já, a todos que o queiram apanhar...

.

Então, começando pelo aspecto mais negativo: sabem aquelas pessoas cheias de coragem e bravura, que são capazes de partir para a mais intrépida aventura? Pois... não sou uma delas! Sou claustrofóbica, detesto andar de avião, de metro e evito todos os outros locais demasiado acanhados – quer pela sua exiguidade, quer pelo excesso de gente que lá se movimenta. Também me assusto com cães que ladram em redor das minhas pernas (sem pretender verificar a veracidade do provérbio, que dita que estes não mordem) e com pessoas que na rua ou em qualquer sítio ostentam um comportamento duvidoso ou agressivo. Isto para já não referir o pavor por abelhas. Resumindo, sou uma grande medricas!

.

Preguiça, é outro dos traços menos abonatórios: faço o que tenho a fazer e depois deixem-me sossegada no meu canto! Não propriamente para dormir – só o mínimo indispensável – mas para ler, escrever, conversar, ver filmes, enfim, para me dedicar áquilo que gosto. De ginásios, tão em voga, prefiro distância...

.

A sinceridade não significa que pretenda ser dona da verdade, nem que imponha aos outros os meus pontos de vista. Agora não me peçam para só dar palmadinhas nas costas e que diga amén a tudo com que não concordo. Normalmente sou compreensiva com opiniões alheias, mesmo que as considere facciosas em termos religiosos, políticos, sociais, culturais, raciais ou sexuais. Cada um sabe de si e ninguém é perfeito! Mas que não acuse o vizinho do lado por não ajuizar os padrões de forma idêntica. Que aí, raramente me calo!!!

.

Lealdade a familiares e amigos, bem como a causas em que acredito piamente – direitos humanos, direitos dos animais, não às guerras ou à violência e por aí adiante.

.

Optimista por natureza, (quase) sempre! Com mais bom-senso de todos, muitos sonhos tornar-se-iam realidade. Como a Primavera voltou... quem sabe???

19 comentários:

  1. Estou com medo e alguma preguiça, confesso, de te dizer isto com sinceridade. Mas compreende que pelo menos estou a ser leal e vou ser optimista: Gostei da tua frontalidade!
    ;o)

    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Huuuummm das suas pego as que me são muito,mas muito evidentes:
    Lealdade em tudo e por tudo,sinceridade sempre e otimista(apesar de muitas vezes não aparecer).
    Bom domingo de Páscoa e beijos bons pra ti.
    P.S: Não vou desistir do meu blog não,aquele escrito se refere a outra coisa...que é melhor deixar como está.Obrigada viu?
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Ah, ê sô como tenho de ser...preguiça é a minha prima e tamém goto dela ora essa...com 3 filhos, um Manel e um shaka, um gande apartamento que só eu conheço, os outros so sabem da chave pa entrar... Assim nem me posso dar a grandes luxos, mas tenho dias em que varro apenas por onde a procissão vai passar, ora pois, lavar cozinhar estender roupa apanhar, dançar com o ferro como tu dizias, hem!... mas mal me despacho, bora que se faz tarde, dou as minhas voltas...até dava pa ter um amásio se quisesse que o manel é a modos de sossegado...enfim..tempo para o pc arranjo a não ser que esteja ocupado, mas arranjo maneira de dizer que preciso de 5 minutos que se transformam no tempo que quase quero...

    Leal, ai eu? admiro como os outros nem conseguem ser leais aos amigos ao béu béu a tudo o que for..primeira linha... sentido!...

    Aventuras deixa comigo, mas com alguém ao lado para ouvir se vem lá algum cão de boca a berta e eu sem dar conta...mas na mata e na selva e lado a lado com um leão já andei sim...ando bem de avião de barco, mas detesto sitios com imensas pessoas, arre, nem na Missa aguento...

    Ginásio nem em filme, por isso sou uma gorda preguiçosa para emagrecer...

    Aguento opiniões diferentes sem roer as unhas... eu tenho as minhas e não abdico delas, mas aceito as dos outros, tudo na maior, o mundo é para todos se expressarem como sabem.

    optimista, já nã leva o p pois nã?
    bem faço por isso mas a vida troca-me as voltas quase sempre e ando de gatas plo chão à procura dele (do otimismo)

    defendo a familia (embora muitos nem prestem ehhh mas a essas nem os defendo ehhhh....)defendo os anmigos e em que acredito..e já tá..
    beijinhos e deixa eu ir pó laréu que amanhã pa mim o feriado é dificil...

    ResponderEliminar
  4. Teté, sorte a tua, nem precisas de gastar os dinheiros em psicólogos... (`_^) Tomara eu poder-me definir com tanta clareza!

    ResponderEliminar
  5. Não ter vocação para Indiana Jones não é nenhum pecado. Os atributos de sinceridade, lealdade e otimismo, por si só, a fazem uma ótima companhia.
    Compartilho com você o medo de cães (grandes), e a ojeriza por ginásios (academias, aqui no Brasil).
    No mais, aposto que é uma boa garota.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. SORRISOS EM ALTA, sempre bem disposto, não é? ;o)
    Boa semana para ti também!

    KÁTIA, ainda bem que não vais desistir do teu blog, não estava explícito qual era a desistência (nem tinha de estar, está claro!)...
    Jinhos mil, nina soteropolitana!

    ResponderEliminar
  7. LAURINHA, aqui os "rapazes" sabem mais do que da chave da porta de casa... e ainda bem para eles! ;)

    Não faças confusão: normalmente não tenho medo de cães. Agora se algum desconhecido anda a cirandar em volta das minhas perninhas, farejando, ladrando e rosnando, pois assusto-me sim! E sim, sei distinguir um ladrar dum bicho que apenas pretende brincadeira... (não pelo som, mas pela atitude do bicho - já te disse que houve uma altura em que a minha avó tinha 7 cães e um gato, não já?) Leões, só no jardim zoológico... e à distância conveniente, eh, eh, eh!

    Quanto a opiniões, para respeitarem as nossas, temos que ter respeito pelas dos outros, não é?

    Para mim, por enquanto, optimista ainda leva p. Se entretanto cair em desuso, logo me adapto! :)))

    Se não formos nós a defender a nossa família e amigos (mesmo os de 4 patas), quem o fará?

    Jinhos, nina linda!

    ResponderEliminar
  8. SUN, acho que passo bem sem psicólogos... (`_^)
    A definição não é assim tão boa, até porque há outros milhentos traços que ficaram fora deste "perfil", quer positivos, quer negativos. Mas só eram pedidos 6...

    Vocação para Indiana Jones, OLIVER? É que não podia estar mais distante... :D
    Cães, de um modo geral, não me assustam, mas àqueles que ladram/rosnam a mostrar as dentuças por perto, fico atenta. Nem sempre são os maiores!
    Não sei o que significa ojeriza, mas depreendo pelo sentido!
    Jinhos!

    ResponderEliminar
  9. Tens é um grande poder de síntese! Como te invejo...:)
    Gostei da forma como pegas numa carcateristica à partida negativa, a preguiça, e a transformas em tempo para ti, e para as actividades de que gostas. Pois é, se calhar podíamos aspirar mais vezes o tapete, mas aí eram menos 20 minutos para fazer coisas de que gostamos mesmo. Quando em dúvida, escolho sempre o que me dá mais prazer no momento! A não ser que o tapete esteja mesmo cheio de pelos, que isto de ter gatos e cães é giro, mas tem custos elevados de manutenção e apresentação do burgo!
    De resto, acho que, tal como nós, teus fieis seguidores, já tínhamos percebido, és uma Mulher 'porreta, meismo'! (estamos aqui na palhaçada, a falar da Tieta do Agreste, e apanhei a expressão no ar!:))
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  10. Anónimo3/24/2008

    Eu sabia que vinha aqui feliz: aqueles que aceitaram o meu desafio têm-me deixado sempre bem disposta com as respostas! :P

    . és uma medricas que tem a coragem de o admitir? és uma medricas assim mais ou menos, então... he he. és, talvez, mais preguiçosa para enfrentar aqueles pequeninos medos que surgem naturalmente no dia-a-dia - sim, eu sou optimista!
    . pronto, confirma-se: és mesmo preguiçosa. e eu também gosto que me deixem sossegada no meu canto quando fiz o que tinha a fazer, também mais para me dedicar àquilo que gosto, do que simplesmente para dormir... - não deixa de ser uma preguiça um bocado estranha, também! lol. é que, se for preciso, acordo às 6 da manhã para ter um jogo, ou ir à piscina treinar o corpo, nas férias.
    . "não me peçam para só dar palmadinhas nas costas" - tiras-me as palavras que tantas vezes uso, sim...
    . sincera e compreensiva é mesmo uma boa combinação, que acaba por me levar a indicar uma terceira: sensata, sim?
    . e a lealdade, que tanto falta por aí e tão importante e indispensável é, para uma boa relação entre as pessoas e consequentemente para a abolição de tantas coisas negativas que resultam do mau relacionamento das pessoas...
    . terminas com chave de ouro para a vida: optimismo - partilho contigo, também!

    E pronto, uma vez mais, surgiu aquele sorriso de "de certeza que é uma óptima pessoa"!
    Tem um óptimo dia!

    ResponderEliminar
  11. Nem era preciso ler essa tua resposta para saber que és com toda a certeza uma pessoa excelente, de bom trato, repleta daquelas características que sabem a lealdade, justiça, compreensão e optimismo! Sem sombra de dúvidas. :))
    Partilho essa tua dose da preguiça, entre outras quantas, que me levam às coisas que tão sossegadamente gosto de fazer...e que tantas vezes "incomodam" os outros por que as estou a fazer! ;)
    Olha, o meu Sky ladra mas não morde! ;)) É mais perigosa a Átia!

    ResponderEliminar
  12. com seis palavrinhas apenas...

    ... se diz tanto! Boa semana :))))

    ResponderEliminar
  13. Ena, que bela descrição. Tou com a sun, eu não saberia descrever-me assim =D...acho eu! Mas apercebi-me que partilho a preguiça contigo!! =D sou altamente preguiçosa...e tb tenho as minhas fobias, uma até partilho ctgo: detesto locais apinhados de gente e locais apertados. Mas não sou claustrofóbica, embora de vez em quando me dê um treco em locais fechados sem ventilação. E já tive agorafobia...:S...bem, se começar a falar das minhas fobias, nunca mais saímos daqui loool! ;-) Só para dizer que não te acho nada medricas. Ninguém gosta de canitos a ladrar-nos à volta das pernas. E deixa lá que eu tb não sou muito de viajar: aventuras de mochila às costas não são pra mim, que gosto de conforto. Sou muito comodista, apesar de adorar passear. =) Mas não gosto de dormir fora da minha cama. =) Portanto, vês, partilhas muito com muitos de nós e não és medricas nenhuma, muito pelo contrário.

    ResponderEliminar
  14. Poder de síntese, SAFIRA? Olha que não...

    Infelizmente, já não tenho o gato que me enchia a casa de pelo, que me arranhou os sofás todos, mas nunca fui de andar atrás dele de aspirador! E amigo fiel como aquele, NUNCA mais vou ter na vida, aqui os meus "rapazes" chamavam-lhe a sombra, porque andava sempre atrás de mim!

    Li a Tieta já há muitos anos, quando estava a dar a telenovela, gostei mais do livro... ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  15. IGNOTA, sou medricas, mas não tenho medo das palavras, nem de olhar "para dentro". É mais assim para o mundo lá fora, com todas as agressividades que dele podem advir... que são mais que muitas!!! :)

    Também acho que sou sensata, mas é "característica" adquirida ao longo dos últimos anos, que nem sempre fui! A idade faz milagres nesse domínio, mas nunca me esqueço dos "disparates" que fiz - nada de muito grave, só umas estroinices -, portanto não ando aí a condenar os jovens pelos deles. Com excepções, obviamente, que lá a miúda que só lhe faltou bater na professora, por mim levava um castigo exemplar (expulsa da escola ou, no mínimo, suspensa). Por causa de um telelé???

    Lealdade, sim, faz muita falta! A vários níveis... E acreditar em causas também!

    Optimismo, sim, é bom acreditar que alguma coisa vai melhorar, na nossa vida, no país, no mundo, até no clube de futebol preferido, que não vive os melhores momentos... :D

    ResponderEliminar
  16. SU, mesmo que normalmente seja assim de "bom trato", nem imaginas as vezes que me passo aqui com o rapaz. A característica que ele diz estar mais desenvolvida em mim? "Uma ganda chata!" :)

    E sim, também conheço esse incómodo para os outros, de nos verem sossegados a fazer qualquer coisa que gostamos e ficarem enfastiados com isso...

    Não faças confusão, gosto muito de cães e gatos, normalmente não tenho medo deles. Quando falei em ladrar em redor das minhas pernas, aponta para aqueles que ficam com a dentuça de fora, com umas quantas rosnadelas à mistura, numa postura de agressividade. Percebo lindamente quando os latidos ou miados tentam espicaçar-nos para a brincadeira! :D

    ResponderEliminar
  17. INÊS, nem tanto assim, que as pessoas não se definem com meia dúzia de palavras... :)
    Boa semana para ti também!

    GRAFONOLINHA (assim fica comprido, né?), tal como disse à Inês, uma pessoa não se define por meia dúzia de palavras. Onde é que ficam as suas contradições e dúvidas existenciais?
    Agorafobia??? E isso cura-se? Ando há imenso tempo para escrever sobre fobias, mas ainda não calhou, tenho de pesquisar mais sobre o assunto...
    Preguiçosa, sim, o traço também passa por esse comodismo de gostarmos da nossa cama e conforto. Mas é de sempre, que fui acampar duas vezes na vida, já de popó, com colchãozinho por baixo para não sentir a rudeza do terreno... :D
    Agora só "acampo" em casas com boas camas e condições ou hotéis (o número de estrelas é-me indiferente, mas de casa de banho privativa e da limpeza local, não prescindo!) =)))
    Até gosto de conhecer novas paisagens, cá dentro e lá fora, das viagens em si nunca gosto, mas se não tiver o mínimo indispensável (e a dinheirama não anda aqui a rodos) prefiro ficar em caselas... :)))
    Bem sei que a "preguiça" e o "medo" fazem parte das características de muita gente, mas se reparares bem, quase toda a malta diz ser muito dinâmica e aventureira!!! :D
    Beijocas, amiga!

    ResponderEliminar
  18. neste nao vou agarrar. nao gosto de me avaliar quando, ainda por cima, sou um ser a tocar a perfeiçao :P

    preguiçosa nao consigo perceber porque... ate clube de leitura ha e tudo. preguiça preguiça é aquela de nem apetecer levantar da cama so porque se tem de despir o pijama!!
    ehehe

    ResponderEliminar
  19. FAUSTO, também tive uma fase dessas, mas felizmente já passou... :P

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)