quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

PELA VOSSA RICA SAÚDE!

O ministro da Saúde demitiu-se, foi demitido, tinha um problema de comunicação, não interessa nada para o caso. Facto é que a sucessora, logo no seu primeiro comentário, veio dizer que a política se mantém. Fez-me lembrar um velho cartaz esquerdista: “Mudam-se as moscas...”

Como isto aqui não é um diário, poucas pessoas sabem que a minha mãe foi operada recentemente a um cancro na mama. Felizmente ela está a recuperar bem, mas os erros e enganos foram mais que muitos durante o processo.

A primeira refeição - após ter saído dos cuidados intensivos - foi um belo cozido à portuguesa, que ela teve o bom-senso de não comer. Isto num hospital que tem uma nutricionista encarregue de decidir sobre a alimentação dos doentes...

Na primeira consulta pós-operatória, disseram-lhe que ia voltar a ser operada dentro de três dias. Um grande susto para todos nós, quando pensávamos que o pior já tinha passado. Na véspera da nova cirurgia telefona o médico a dizer que afinal não era necessário: tinha sido uma troca de análises no laboratório (nem quero imaginar como terá ficado a outra mulher!)

Vigiada de perto por vários especialistas durante a recuperação, um dia destes voltou ao seu médico de clínica geral, carregada de exames e das papeletas hospitalares. Surpresa para os dois: ela tinha sido internada por esquizofrenia, com a anotação que a paciente estava “ansiosa, mas cooperante”?! Ah e tal, que estes erros são normais???

Pois, pois, com “profissionais” assim, não há ministr@ da Saúde que aguente...

32 comentários:

  1. Eu bem que ontem tinha avisado para a mer(d)a mudança de moscas...

    ResponderEliminar
  2. São todos iguais, esta nova ministra não vai fazer milagres e a merd@ vai ser a mesma, o cheiro é que vai ser diferente!!
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  3. É mesmo uma mer(d)a mudança, Capitão... :(

    Conchita, para ser franca, não noto muita diferença no cheiro entre duas bostas... Jinhos! :)

    ResponderEliminar
  4. Oh, tete, mas que cena ruim... não basta o desgaste psicologico da situação de saude em si, como ainda por cima, esses erros todos...possas...

    Conheço uma bébé q nasceu com parilisia cerebral por culpa dos médicos...

    há com cada um... e é ver o desespero dos médicos realmente bons a tentar corrigir erros de outros médicos, laboratórios, tecnicos, falta de condições e etc etc...

    ResponderEliminar
  5. Mas ainda acreditam em milagres? Qualquer dia estão como o violeto.. a acreditar no pai natal :P

    ResponderEliminar
  6. Sem ter piada alguma esse caso até dá para rir, tantos episódios trági-cómicos que são, uns atrás dos outros! Sofrem as pessoas em questão, os que estão à volta e outros por acréscimo...
    Tudo bem que errar é humano mas nestas áreas não errar é essencial...e é que é humano!
    A questão política é~´obvio que ia manter-se...a imagem de um está saturada, passa-se a outro(a) "fresco" (carne para canhão) para as próximas investidas. E andamos assim numa roda viva.

    Um beijinho grande.
    Fico à espera então do texto! ;)

    ResponderEliminar
  7. Eu bem disse que esta nova ministra é (que nos ia tratar da saúde!) mas aguardemos se ela já disse que s emantinha tudo, mas quem sabe..
    Coitada d atua mãe,e stas coisas bolem connosco...vá que eu é a primeirissima vez que farei uma operação aqui em solo português, ja tinha feito pequena sintervenções na África do sul, mas lá são ou eram competentes, aqui ouvem-se queixas de todos os lados, mas trocar os exames e informar mal, pre!...
    beijinho a ti linda.

    ResponderEliminar
  8. Sabes o que acredito.

    O nosso sistema de saude trabalha tão bem, tão bem, que um dia conseguem internar um homem para ser operado a uma hernia e acabam por lhe retirar as trompas e o utero...

    ResponderEliminar
  9. Vanadis, claro que há imensos bons médicos, não é isso que está em causa! Aliás, quase todas estas situações dúbias tem mais a ver com as burocracias e papeladas engatadas. No laboratório e no hospital...

    Porque se a nutricionista tem lá no papel que ela foi internada por esquizofrenia, porque é que não havia de comer o cozidinho?

    Já mais grave parece-me a troca de mails que o laboratório fez. No meio desta confusão ainda teve sorte, porque o médico resolveu ir ao laboratório verificar pessoalmente os resultados e deu com o engano! :)

    Mas felizmente agora está tudo OK!

    ResponderEliminar
  10. Ah, Fausto, essa "paga direitos de autor"! Mas 'tá bem, por esta escapa! ;)

    Su, claro que é caricato acontecerem assim tantos erros e enganos, felizmente nenhum a dar mossa de maior, para além de uns dias de preocupação.
    Quanto ao ministro, é tal como dizes: a imagem dele estava desgastada (a cumprir a política governamental, note-se!) arranja-se outra para o papel (com a mesma política).
    Quanto ao texto não estou esquecida! Falta um pouco de inspiração... ;)

    ResponderEliminar
  11. Laurinha, vai tratar tão bem como o anterior. O governo assim "lava a cara", mas mudar, não muda nada!
    Felizmente, tirando o desgaste daqueles dias, não teve consequências de maior. Podia ter sido bem pior! :(
    Quanto ao teu caso, amiga, há que ter força e coragem! Ninguém gosta de passar por elas, mas às vezes não há outro remédio... Jinhos, linda!

    Bruno, essa é impossível! Não se pode retirar o que não está lá... :) Ainda estou a pensar nos perfumes, respondo-te mais daqui a pouquinho! :)))

    ResponderEliminar
  12. foi 'propósito tete ;)

    ResponderEliminar
  13. no meio de tudo isso o que importa é que a tua mãe esteja bem...

    ResponderEliminar
  14. Bem me parecia, Fausto! :)

    Rsm, felizmente ela está bem, sim! Gracias! :)

    ResponderEliminar
  15. Bolas, que coisa horrível. E tudo a escapar impunemente. MAs isto não é de hoje, acredita. Eu tive o desprazer de ser operada no Curry Cabral, e quando a minha mãe chegou ao recobro, a minha linha de soro tinha caido e eu com o braço pendurado,num mar de sangue. E também tinha as pernas atadas porque as enfermeiras pensavam que eu tinha sido operada às varizes! Isto há uns 15 anos...

    Espero que a tua mãe recupere bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Safira, claro que há casos gritantes de incompetência a todos os níveis, com consequências bastante mais graves...

    Imagino que "acordar" no recobro de pernas atadas (quando a cirurgia não foi às varizes!) também não deve ter graça nenhuma...

    Vá, a minha mãe está a recuperar bem, claro que foram uns dias de susto(s), mas já faz a sua vida normal! Obrigada e jinhos para ti! :)

    ResponderEliminar
  17. Gosto da intro ("Como isto aqui não é um diário, poucas pessoas sabem que a minha mãe foi operada recentemente a um cancro na mama.")

    Conseguiste dar a volta aos objectivos do blog.

    ResponderEliminar
  18. eu acho que há bons e maus profissionais em todos os ramos, em todos os serviços, mas também temos que ter o bom senso de entender que estando a fechar os serviços hospitalares de tanta zona e não havendo um acrescimo de pessoal médico nos hospitais que continuam abertos só há um resultado possível: os hospitais ficam lotados, as pessoas são mal atendidas e ninguem tem mãos a medir...
    Penso que não é necessário ser muito inteligente para resolver esta equação não te parece?
    No meu ponto de vista o pior foi terem encerrado as urgências sendo o prazo de abertura para muitos SAP só em 2009.

    ResponderEliminar
  19. Ó, Teté, tu ja estiveste n'ófaxavor esta manhã? Foi para a Ana Malhoa Núa outra vez, raio que a parta!

    ResponderEliminar
  20. Em resposta ao teu comentário no meu blog; agora o "selo" é comprado no mês em que o nosso carro foi comprado, como o meu foi em Janeiro tive que pagar agora, mas quem comprou por exemplo em Novembro, só paga nesse mês. O antigo selo deixou de existir agora é um imposto de circulação e o preço é igual ao do selo.
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  21. com tudo isso, espero que tenha sido operada à mama certa!

    ResponderEliminar
  22. Olá! Amiga

    " sem comentário" minha linda...

    Beijos

    ResponderEliminar
  23. PARABÉNS! V. Exa. foi contemplada com um prémio Ó Faxavor! É uma imperial e um pires de tremoços!

    Faxavor de contactar a redacção do Ó faxavor! para reclamar o seu prémio. ;)

    ResponderEliminar
  24. Bem-vindo, Balbino!
    O facto de não ser um diário, não quer dizer que não se fale de coisas do dia a dia. Este blog tem algum objectivo específico? Muito me contas... ;)

    Bem-vinda, Carvoeirita!
    É óbvio que há bons e maus profissionais em todo o lado e em todas as profissões.
    Li à pouco na net, que a nova ministra também concorda que não se deviam ter encerrado as urgências, sem os SAP estarem a funcionar. O que pelo menos já revela um pouco de bom-senso. Pelo menos se alterar isso, já há alguma melhoria...
    E já agora, reparaste que aqui é permitido fumar, não? ;)

    ResponderEliminar
  25. Pois é Sun, só me restou ir apanhar as canas... (`_´)

    Obrigada, pela informação Conchita! Estava a leste! Do mal o menos, o meu carro, que este ano vai fazer 20 anos, é de Dezembro... Jinhos!

    Sim, Vício! Mas circulam umas histórias, em que já aconteceu amputarem a perna errada... Não sei se é "lenda urbana"!

    ResponderEliminar
  26. Pois, Mjf! Imagino que tu pudesses escrever um livro sobre o assunto... Jinhos!

    Como é que é, Nelson? Afinal perdi ou ganhei? Já não estou a perceber nada disto... ;)

    ResponderEliminar
  27. ganhaste o prémio! ;)
    achas que ia mesmo entregá-lo a um gajo qualquer que quer ver as mamas da Ana Malhoa???

    ResponderEliminar
  28. Ah, bom!!! Obrigada!!! :)))

    Depois contacto a redacção! (tens para lá o teu mail, suponho?)

    ResponderEliminar
  29. com a nova versão dos templates do blogger o e-mail desapareceu.

    Mas pus o e-mail visível no perfil.

    ResponderEliminar
  30. correcção: o mail já aparece no blog.

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)