terça-feira, 22 de janeiro de 2008

ANTI-TABAGISMO PURO

Diz que é uma espécie de médico, mas anda a fazer leis (?!) e a instruir a ASAE para fiscalizar, mais de perto e atentamente, todos os locais públicos (leia-se: cafés, restaurantes, bares e discotecas) com etiqueta azul. Porque se nos outros é proibido fumar, não é preciso (?!). Não sabe definir os níveis de poluição de um local frequentado por fumadores, fala vagamente de um limite 12,5 de monóxido de carbono, quanto aos outros compostos não faz a mínima ideia. Exige ares condicionados e ventilação - que dependem de um projecto de engenharia, equipamentos, instalação e manutenção - inexistentes no mercado português, tal como ele imaginou. Mas a regulamentação desses aspectos, fica lá pró ano que vem! Dá jeito, ali para o estaminé da esquina, em que as moscas são as únicas a usufruir o ar impoluto.

Esta brilhante criatura dá pelo nome de Francisco George e é o responsável da DGS (não confundir com a PIDE, embora ande lá perto!) O médico-legislador-fiscalizador – ui, isto não é demais para um homem só? – evidencia orgulho por tamanha modernice, plágio de outras leis americanas e europeias...

Tudo isto no “Prós e Contras” da RTP 1, em que salvo raras excepções, só se ouviam disparates atrás uns dos outros, em argumentos fundamentalistas de ambos os lados. O sacrifício de assistir ao programa só valeu, para perceber até que ponto pode chegar a hipocrisia!

E chegou a este nível: “Os fumadores estão de parabéns, por terem acatado a lei e irem fumar voluntariamente na rua.” Com multas entre 50 e 750 euros, num país em que o ordenado mínimo é de apenas 426 euros, só a palavra ‘voluntariamente’ é que não faz sentido...

32 comentários:

  1. De um gajo que se chama George, que esperavas?!
    Deve ter família no Texas, o barbudo...

    ResponderEliminar
  2. Sim, é um Bush de trazer por casa! :S

    ResponderEliminar
  3. muito pelo contrário! faz todo o sentido!
    se as multas fossem mais baixas ou o ordenado mínimo mais alto era bem possível que tivessem de ser obrigados!

    ResponderEliminar
  4. É, Vício, o chato da coisa é que lembrarem-se de "plagiar" os ordenados lá fora, não fazem! Já as multas, são iguais ou superiores...

    Mas pronto, para quem quer acabar com metade dos estabelecimentos de restauração, porque não são tão assépticos como deveriam ser, mesmo que traga mais desemprego para o país, faz todo o sentido!!!

    Quanto ao "voluntário", vou ali já venho...

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Para mim era simples: os proprietários dos estabelecimentos que optassem entre fumadores e não-fumadores. O negócio é deles!
    Acaso um bar, por exemplo, é alguma repartição pública ou similar?
    Corria-se o risco de todos os estabelecimentos optarem pelo fumo? Paciência!
    Como disse, tais estabelecimentos são negócios e particulares.
    Se não podem escolher a clientela, que merda de democracia é esta?!

    Já agora, os bares que costumava frequentar estavam quase sempre à cunha e agora estão por conta das moscas.
    Onde estão os não fumadores? Em casa, à janela, a mirar os fumadores que se encontram na rua?

    ResponderEliminar
  7. Pois, Capitão, eles estão a dar cabo dos pequenos negócios de restauração, tudo em prol da nossa saúde...

    Porque os grandes vão-se safando! Achas que um restaurante de luxo, se pode dar à veleidade de impedir um cliente, que paga uma pipa de massa pela refeição, de acender um charuto no final da mesma??? Aliás, até há um aqui da zona de Lisboa, que arranjou uma sala própria para fumadores de charuto (só! quer lá reles fumadores de cigarros?!)

    Aqui na zona também tem sido igual, há um único café de etiqueta azul para uma população de cerca de 75.000 habitantes, mas os outros também não se ficam a rir, porque estão às moscas! Até os maiores, comparativamente à clientela que tinham anteriormente!

    Em causa também está o direito de propriedade, como é óbvio! Mas anda tudo tonto? Os governantes andam a gerir a clientela de negócios privados? Esta legislação vai dar merda e da grossa!!!

    ResponderEliminar
  8. Eu ando a pensar nisto:

    Se as pessoas não estão contentes com as medidas porque é que ninguém se manifesta?
    Isto já mais parece uma ditadura onde ninguém pode dizer/fazer nada.

    Não concordo com as medidas implementadas (apesar de não fumar acho que são ridiculas) mas se, os fumadores, não estão contentes porque é que não tentam fazer alguma coisa para mudar as coisas.
    Mais! Porque é que os proprios proprietarios não fazem qualquer coisa para alterar a lei?
    Um boicotezinho qualquer ia fazer mudar muita coisa...

    ResponderEliminar
  9. Qualquer dia obrigam-nos a viver num bloco operatório...

    ResponderEliminar
  10. Fausto, infelizmente o povo português tem uma longa tradição de submissão. Quando sente a repressão, agacha-se!

    E se queres que te diga, os mais novos também não dão grande valor à liberdade, que acham normalíssima, deixam andar, e estão-se nas tintas. Alguns, nem vão votar...

    E esta frágil democracia, quando cai em mãos de fundamentalistas como este gajo, tende mesmo para a ditadura! :S

    (isto já para não falar do espírito de denúncia e bufaria inerentes, que alguns adoram ser polícias dos outros...)

    ResponderEliminar
  11. Eh, eh, eh, Capitão! Já foste citado com o teu comentário na Grafonola, pelo Rei! É desta que vou tornar-me monárquica... :)

    Quanto ao Bloco, nem o de esquerda me convence!

    ResponderEliminar
  12. Chamo-me Rei mas abomino a monarquia, Teté!

    ResponderEliminar
  13. Rei, escusavas de dizer! Também era só uma brincadeirinha com o teu nick... :)))

    ResponderEliminar
  14. Acho que o pessoal ralha, esperneia, diz mal, mas gosta muito de ter quem lhe trate das coisas.

    Temos o pior exemplo de todos.
    Hospitais fecham, dá na tv, mas ninguem faz nada. Tudo na mesma.
    Como é que se vão preocupar com meia dúzia de cigarros? :\

    ResponderEliminar
  15. Tá-se... mais ou menos, Rei! ;)

    Fausto, tem havido manifestações e coisa, mas a TV passa um apontamento reduzido, os jornais dão uma notazinha de rodapé, e a máquina propagandista do governo não pára...
    Tudo em prol da nossa saúde!!! :(

    ResponderEliminar
  16. Tb estive a ver o Prós e Contras e estava capaz de morder esse F.G. E eu não fumo ... que faria se fosse o contrário!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Dulce, pois eu mesmo sem cigarro, consegui deitar fumo por todo o lado... E apetece-me morder tudo e todos, que atentem assim tão despudoradamente contra as nossas liberdades...

    É que há malta que ainda não percebeu, que a bola de neve está a crescer...

    Jinhos!

    ResponderEliminar
  18. isto é mais um motivo para o nosso querido "povinho" ter conversa, até aparecer outra maddie... cheiro ou desgraça alheia! antes de comentar fui fazer uma "consulta" há procura de "petição", engraçado, já se fez uma contra e outra a favor!

    é a lei, temos que viver com ela, que seja da forma mais agradável!

    ResponderEliminar
  19. Inês, não devo perceber tanto de leis como tu, mas alguma coisa entendo, e esta foi feita com os pés!

    E não me digas que não é hipócrita - porque nos locais onde não se pode fumar até se vende tabaco??? - e que de hoje para amanhã, à conta de "tratarem da nossa saúde", não começam a inventar novos valores, cada vez mais repressivos das nossas próprias opções...

    Ná, com fundamentalistas destes, não há nenhuma forma agradável de ultrapassar estas questões...

    ResponderEliminar
  20. Huuummm não falo sobre cigarros,até porque não fumo e nem tenho vontade de fazer.Mas,nada e
    tenho contra quem o faz,cada um sabe as consequências não é mesmo?
    Agora vai lá ver minha filhota linda .
    :)
    Beijo!

    ResponderEliminar
  21. Ai nina, ele é multas até por fumar, s eolhassem para a forma de vida que alguns têm agora e a sofrer falta de comida e do resto, mas esta coisa do tabaco anda a moer as cabeças do povinho que consente sempre pois de contrário lá vêm os cacetetes...ainda s efosse por uma coisa boa uma razão sem par, mas por isto?...apre...por um lado é bom já que nem todos gostam de fumar e de levar com fumo, mas por outro...salve-se quem puder...

    ResponderEliminar
  22. É o que eu diga: salas de arroto, já!!! e mainada! ;-)

    percebo a tua revolta, e tens razão.

    Mas não vale a pena deitares fumo por causa de uma amostra de gente que não sabe do que fala...monoxido de carbono é venenoso, é verdade, e o resto? o cádmio? os benzenos e tal?...
    É como diz o capitão e muito bem: os proprietarios é que deviam decidir isso.
    E o sr george na sei quantos devia começar a mexer-se para trazer para a tugalandia esses tais de equipamentos de que fala. Porque se não há nenhum....ah, pois, muito obrigadinha: assim não podem haver salas de fumo e assim é descriminação.
    Agora aqui entre nós, sou não fumadora ferrenha e sou capaz de andar á porrada com quem me atire o fumo pra cima num restaurante ou bar ou tal. Mas estou cansada dos extremismos que vejo dos dois lados. É ridiculo. É cansativo. Faz-me pensar que esse pessoal gosta é de discutir e pronto.

    ResponderEliminar
  23. Oi, Kátia. Já fui ver a tua linda filhota, mas deixei para comentar hoje, pois estava quase a adormecer aqui em frente ao PC e nessas condições não me sai nada de jeito!!!

    Aqui o problema não é tanto fumar ou não fumar (claro que cada um sabe as consequências), é o modo repressivo como é feito - ou seja, é permitido, porque o governo quer ganhar os impostos altíssimos que cada um de nós fumadores paga, mas só se pode em bares que tenham uns aparelhos de exaustão inexistentes (sim, é mesmo isso!), na rua ou na própria casa (e mesmo assim, ainda há uma ressalva na lei, que aqui, em alguns casos, também pode vir a ser proibido). Andam a brincar com a malta e eu odeio gente hipócrita!

    Jinhos, nina!

    ResponderEliminar
  24. Pois é, Laurinha! Sempre quero ver como é que eles vão multar um sem-abrigo que entre a fumar num café, num supermercado, etc. É que aqui em Lisboa há-os aos montes! E depois, como é? Ficam-lhe com os trocos que o fulano ganhou de mão estendida no metro???

    E é como dizes, estes gajos estão a tentar voltar ao tempo do cacetete, do come e cala! Mas eu estou como o outro: A MIM NINGUÉM ME CALA!!!

    ResponderEliminar
  25. Vanadis, perdeste o ponto da situação... os aparelhos de que o gajo fala NÃO EXISTEM! Confirmado pelo fulano da associação dos ventiladores, ares condicionados e afins. Não existe nenhum aparelho, que numa sala de menos 100m2 chupe o fumo de tal maneira que o impeça completamente de "escapulir" para os lados. Há bons exaustores, sim senhora, que minimizam isso, mas não a 100%. Por isso é que a legislação que regulamenta o tipo de aparelho "só sai pró ano"... Ou seja, na prática ele está a impedir que qualquer café tenha etiqueta azul e mais, deu instruções à ASAE para andarem a fiscalizar esses primordialmente!!! Topas o espírito pidesco da coisa? E às tantas lá se descaíu a dizer que sim, que é proibido fumar... Desmentiu o gajo dos ares condicionados, enfim, uma criatura odiosa!!!
    Ah e claro, só sabia do monóxido de carbono, as outras cerca de 400 substâncias, além de nem sequer saber os nomes, também não referiu qualquer limite, que diz ele estar na lei e o Sá Fernandes perguntou-lhe em qual lei e ele dizia que ia responder, mas nunca respondia... Cretino!!!

    ResponderEliminar
  26. bom dia alegria.
    leis, moi? non merci!
    O que eu acho, e que não somos os (falta-me o termo) originários (???) e desta lei!

    se a temos...

    (eu também vou fumar para o jardim, claro que sou priveligiada, a sala de fumo aqui, é no jardim...)

    ResponderEliminar
  27. Bom dia, Inês! Preferencialmente com alegria, está claro!

    Pois devo ter percebido mal essa história das leis, julgava que trabalhavas com elas (num gabinete jurídico ou coisa).

    Também existe um Código da Estrada, um Código Penal, etc. mas nem todos os cumprem, não é verdade?

    E sim, esse jardim onde funciona a tua "sala de fumo" deve ser muito agradável... quando não chove, tá claro!

    ResponderEliminar
  28. Nem ele imagina aquilo que os ventiladores e ares condicionados alojam... senão mandava erradicar todos!!

    ResponderEliminar
  29. Pois, essa parte nem se discutiu, Just me! Mas com este gajo, acho que não vale a pena ter nenhuma discussão...

    ResponderEliminar
  30. pois...desses há em todo o lado, pena que estejam nos lugares errados...

    ResponderEliminar
  31. Eles vivem, Vanadis! O problema é que passam a vida a chatear os outros com as suas prepotências e hipocrisias, a "pensar" por todos nós!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)