terça-feira, 18 de outubro de 2016

O VOO DAS ÁGUIAS

"Esta é uma história verdadeira sobre um grupo de pessoas que, acusadas de crimes que não cometeram, decidiram fazer justiça pelas próprias mãos", elucida o primeiro parágrafo do prefácio.

A história decorre no Irão, durante um curto período de tempo - de 5 de dezembro de 1978 a 17 de fevereiro de 1979 - que, no entanto, deve ter parecido muito longo para as personagens envolvidas. Viviam-se então os dias que antecederam a revolução iraniana e os primórdios da mesma, com toda a instabilidade que qualquer revolução acarreta - manifestações de rua, jovens armados com armas que não sabem usar, assaltos, piquetes e por aí adiante.

A EDS, uma empresa norte-americana de sistemas de processamento de dados encontrava-se representada em Teerão, trabalhando directamente com o governo iraniano. Contudo, este deixa de pagar os serviços que lhe são prestados e a empresa admite a hipótese de retirar o seu pessoal do país. Mas a decisão final levou o seu tempo a tomar e dois dos principais executivos da sucursal são presos. Sem qualquer acusação formal, apenas umas vagas (e infundadas) suspeitas de corrupção - com o país em constante agitação, governos a caírem e ex-ministros  a serem igualmente presos, vale tudo. E para os tirar de lá? Ou à força ou pagando uma exorbitante fiança de 13 milhões de dólares (sem que com isso os dois homens pudessem abandonar o país). Vai daí que Ross Perot, o fundador e presidente da EDS, tivesse reunido um pequeno grupo de voluntários entre os seus colaboradores em Teerão, liderados por um oficial de elite na reforma, no intuito de salvar a vida dos dois executivos.

Grosso modo, é esta a história que Ken Follett escreveu em 1983, relatando as aventuras e desventuras desta fuga rocambolesca nestas 480 páginas. Acontece que a grande vantagem da ficção sobre a vida real é precisamente poder moderar os percalços, sem os tornar repetitivos: ali há um magote de estudantes armados, lá adiante uma tribo pouco amistosa, na fronteira um grupo de contrabandistas. E chega! E a meio caminho um furo no pneu também é suficiente. Aqui, perdi a conta aos encontros com iranianos pouco amistosos (que também os há, note-se, alguns ajudando até na fuga) e só furos nos pneus são uns 4 ou 5. Resumindo: o livro é interessante, mas aqui e ali um pouco maçador. Mas enfim, foi o próprio Ross Perot que pediu a Follett que o escrevesse e, se este o fez, é porque achou que tinha pernas para andar...

16 comentários:

  1. Parecem muitos furos :) (mas é melhor não dizer nada, depois de anos sem furos, há algum tempo, num curto período de meses apanhei com três furos seguidos, fiquei cheia deles)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, REDONDA, isso dos furos às vezes é um-azar(furo)-nunca-vem-só, mas nestas quantidades só em relatos reais - e más estradas iranianas,imagino!

      Eliminar
  2. Mais uma sugestão que registo de bom grado.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua lista deve estar longa, PEDRO! :)

      Beijocas

      Eliminar
  3. Um autor que eu aprecio bastante mas este ainda não o li e fiquei curioso.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.
    Andarilhar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente prefiro ficção, FRANCISCO, mas para quem gosta de histórias reais não há dúvida que esta foi atribulada... ;

      Abraço

      Eliminar
  4. Livros que me aborreçam, são logo postos de parte.
    Longe vai o tempo em que lia tudo o que me aparecia.
    Agora, antes de comprar um livro, vejo bem se é o género que leitura que me agradará.
    Esse, acho que de acontecimentos políticos e de politiquices já há que chegue na vida real. Ainda que o livro seja baseado em factos verídicos, como dizes.
    Quando li o título pensei que fosse sobre outros voos. :)

    Beijocas Teté, e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro não era aborrecido, JANITA, aqui e ali era um pouco repetitivo. Como (quase) todas as revoluções, acho.

      Outros voos ficarão para outros livros... :)

      Beijocas

      Eliminar
  5. No romance não estou interessada, mesmo que tenha pernas para andar.

    Boas leituras sem furos, Teté 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está longe de ser um romance, EMATEJOCA, mas percebo o teu desinteresse. De um modo geral também não costuma ser escolha que faça... ;)

      Boas leituras para ti também!

      Eliminar
  6. Tb li este.
    Ken Follett é um dos escritores na minha lista “dos mais lidos”. Agora estou ansiosamente à espera que seja lançado o seu novo livro (setembro 2017) que fará parte da trilogia Kingsbridge (Os Pilares da Terra, Um Mundo sem Fim) com o título “A Column of Fire”.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já li outros livros de Ken Follett, mas ainda não me meti nas trilogias, que salvo erro são duas, uma das quais tem volumes de 700 e mais páginas - uma amiga minha até se lesionou com um desses livros... ;)

      Beijocas, CATARINA!

      Eliminar
  7. Anónimo10/23/2016

    Gosto de livros que relatem histórias reais. Acho que vou gostar deste
    Beijinhos e bom FDS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então certamente que também gostará deste, CARLOS! :)

      Beijocas e bom fim de semana!

      Eliminar
  8. Este é um escritor que gosto bastante. Ainda não li este, mas pelo que contas parece-me que vou gostar também.

    ResponderEliminar
  9. Também sou fã de Follett, JOANA. Este, para mim, não foi dos livros que mais gostei... ;)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)