Não tenho falado de livros, mas na verdade não tenho lido muito: o 2º da amiga genial da Elena Ferrante (sobre o qual escreverei quando acabar de ler os quatro volumes); "A Filha Desaparecida", de Jane Shemilt, que mais parece um livro de terror, pois trata do desaparecimento de uma adolescente e do sofrimento (e sensação de culpa) da sua mãe; "O Elefante Evapora-se", uma coleção de 17 contos de Haruki Murakami, escritos entre o princípio dos anos 80 e 1993; e vários policiais.
Bom, se alguns destes contos de Murakami estão um bocadinho datados no tempo - nem todos, inclui por exemplo "O Segundo Assalto à Padaria", que é engraçadíssimo - nem vos conto sobre estes romances policiais, quase todos eles da antiga coleção vampiro de bolso. Que, a propósito, está a ser republicada - apenas alguns números, evidentemente! Então é o Perry Mason a correr para a cabine telefónica, sem se esquecer do sobretudo e do chapéu na cabeça, as loiraças todas a cruzarem as pernas perante os olhares ávidos masculinos (hummm... não sei se isto é assim tão datado!), o monóculo do Lord e detective Peter Wimsey e, pasme-se, a primeira mulher detective a comandar uma equipa policial. Mas claro, nesse tempo até já havia UM computador na esquadra... Enfim, estou a brincar, mas a verdade é que estes livros foram escritos entre 1930 e 1976, obviamente são notórias vivências temporais muito diferentes das modernas.
Entretanto também já fiz uma primeira ronda pela Feira do Livro de Lisboa 2016, nada de muito novo a acrescentar: domingo à tarde é capaz de ser dos melhores dias para ver gente e autores, não o é certamente para comprar livros - o banho de multidão não ajuda nada na ponderação... Mas até dia 13 ainda terei outras oportunidades de passar pelo parque Eduardo VII!
Leituras atrasadas... muito atrasadas :(
ResponderEliminarBlog LopesCa | Facebook
Acontece de vez em quando, LOPESCA! ;)
EliminarFeira do Livro, só em Setembro !! ... No Verão temos os antigos na estante ! rsrs
ResponderEliminarBeijocas literárias ! :)
Hummm... e deve haver alguns com muitos livros na estante para ler, RUI! :)))
EliminarBeijocas
Humm então já foste à feira, isso é bom, muito bom, é sinal que mandaste a gripe passear.
ResponderEliminarNão perguntas o nome da flor no meu cantinho e fazes bem, porque não o sei :))
sei que é silvestre, abre durante a noite e fecha com o sol, mas também fecha se a colhermos.
Já que ninguém nos ouve :) vou contar-te um episódio que aconteceu à uns anos:
por volta das 3 ou 4 da manhã eu e o meu falecido marido vínhamos da discoteca e vimos imensas flores daquelas na berma da estrada, ele como adorava flores, parou o carro e foi colher imensas, chegamos a casa e colocou-as num balde com água para no dia seguinte as colocar num jarrão, mas pela manhã elas estavam todas fechadas e murchas, ele ficou triste e nunca mais colheu flores silvestres.
Desculpa Teté a extensão do comentário.
Beijinho e boas leituras.
É, felizmente a gripe foi fazer estragos para outro lado, ADÉLIA! :)
EliminarNada que pedir desculpa. E também sou "vidrada" em flores... :D
Beijocas
Infelizmente, também tenho lido muito pouco. Espero aproveitar o FDS prolongado para recuperar o tempo perdido. Dos que aqui fala apenas li os contos do Murakami. Quanto à Feira, não fui e o mais provável é não por lá os pés este ano.
ResponderEliminarDesde já, votos de bom FDS prolongado. Como não vou estar por cá deixarei algumas sugestões aos leitores para o FDS e um postal ilustrado muito original.
Beijinhos
Por acaso este fim de semana nem tem estado muito vocacionado para a leitura, mas também há vida para lá dos livros,não é , CARLOS? :)
EliminarQuanto à feira, já fiz a segunda ronda numa happy hour, suponho que não volto lá mais este ano, uma vez que já devo ter leituras até ao Natal... e a bons preços! :D
Beijocas
Ando muito preguiçoso em termos de leituras.
ResponderEliminarVou a Portugal daqui a dias e trarei mais alguns livros.
Beijocas
Acontece a todos, de vez em quando, PEDRO!
EliminarBeijocas... e boa viagem! :)
Ando mal! :(
ResponderEliminarAbraço
LM
Acontece, LM! É esperar que passe... :)
EliminarAbraço
Não estando a pensar passar por aí, vou ficar à espera de uma reportagem completa sobre próxima ida à Feira do Livro de Lisboa!
ResponderEliminarum beijinho
Gábi
Suponho que já não haverá mais idas à feira este ano, REDONDA, que a segunda volta foi em happy hour, a melhor hora para fazer compras, e já desfalquei a minha carteira q.b. Claro que com o tempo compensa, que comprei vários livros a metade do preço, mas mesmo assim é sempre um rombo... :)
EliminarBeijocas
Ando sem muito tempo para leituras, embora tenha lido em menos de dois dias " O Mundo segundo BOB" de James Bowen.
ResponderEliminarAndo a ver se ganho coragem para me dedicar a Murakami, mas a fotografia deixa-me pouco tempo para leituras.
Beijinhos Teté
Esse não conheço, MANU. Mas Murakami é sempre uma boa escolha... :)
EliminarE sim, por vezes é difícil arranjar tempo para tudo!
Beijocas
Isso é que é ler, Teté!! Eu continuo com a minha paixão pelos autores portugueses, mas também li As Crónicas do Mal de Amor da Ferrante de que gostei muito. Agora, depois de Quem disser o contrário é porque tem razão de Mário de Carvalho, vou atacar As Naus do Lobo Antunes, que tenho am casa há anos mas nunca li.
ResponderEliminarBoas leituras!
Pois, Lobo Antunes não é mesmo a minha onda, GRAÇA (gosto das crónicas, vá!), mas gostei do único livro que li de Mário de Carvalho, em princípio tenciono ler mais dele...
EliminarBoas leituras para ti também!
As minhas não andam nada por aí além, mas já andaram piores. Terminei a leitura do "O nosso Jogo" de John le Carré, em formato livro de bolso onde condensam quase 400 páginas numa escrita em letra para dar cabo do resto da visão de quem já tem problemas, e comecei a dar as primeiras risadas na página 96 - no livro de João Ricardo Pedro, "O Postal de Detroit" . Os mais antigos, ainda por ler, lá continuam a ganhar pó na mesa de cabeceira, até que por milagre me resolva a reatar a leitura.
ResponderEliminarE pronto, Teté, é este o ponto da situação literária, pela parte que me toca.
Quando há outras solicitações, a leitura não avança...
Beijocas e boas leituras. Tu sim, pareces uma máquina de devorar livros. Que bom, também já assim fui...:)
*-*
Leituras em letras minúsculas também não são nada a minha onda, JANITA! Esse do João Ricardo Pedro também espero vir a ler... mas não para já! :)
EliminarE felizmente que existem outras solicitações! :D
Beijocas
Pouco?! Pouco tenho lido eu, Teté! ;) Este ano continuo com a biografia de Mandela que já vem do final de 2015. Entretanto intercalei com um outro, mas mesmo assim não tenho lido.
ResponderEliminarPor isso é que também não fui à feira. Assim evito de comprar livros. Já que não os leio, então também não precisam de ficar a enfeitar prateleiras! ;)
Beijinhos
Tal como eu, deves saber que quando a leitura não agrada por aí além, o melhor é pôr de lado, TONS DE AZUL. Porque nem avançamos com esse livro e até nos dá preguiça de pegar nos restantes... :)
EliminarBeijocas
Infelizmente estou com problemas em ler letras pequeninas como as dos livros de bolso porque gosto do Perry Mason. Era bom que a reedição fosse em tamanho maior... :)
ResponderEliminarPor acaso até acho que a letrinha é um bocadinho maior, TERESA DURÃES, mas os primeiros não são do Perry Mason... :)
EliminarPor muito bons que os “antigos” livros policiais ou de espionagem sejam não teria paciência para os ler por falta das novas tecnologias. : )) Usar a cabine telefónica para telefonar ao chefe? Escrever na máquina de datilografar? Na....
ResponderEliminarAcabei de reler “Me before you” que tinha lido há dois anos. Era para ver o filme ontem mas com tanta tosse (outra vez!!!) nem me atrevi a ir. Estou a reler “After you” da mesma autora e o novo livro de Donna Leon.
Continuo à espera com muita ansiedade pelo novo livro de Daniel Silva que vai ser lançada a 12 de julho!
Entretanto, misturo leitura e futebol e viva a folia!!! Ah! e trabalho a tempo inteiro!
É isso mesmo, CATARINA, às vezes até dá vontade de rir, com aquele vai-e-vem de idas à cabine telefónica... :)))
EliminarFelizmente para mim, aqui o futebol não entra na equação de tempo a perder...
Argh... o Daniel Silva estava muito bem representado na feira. Que é sinal que devo ser das poucas que não gosta do Gabriel! :D
Daniel Silva na feira de Lisboa!!!! Fiquei contente!! Não estava em pessoa, mas tinha lá representantes em formato livro!!
ResponderEliminarCompreendo que a personagem Gabriel Allon não esteja muito bem desenvolvida; o autor diz que ele é muito bom espião e quase que fica por aí… mas e eu que “engracei” com o enigmático e fantástico Allon?!! Mais vale cair em graça do que ser engraçado! : ))
Quanto a isso podes estar descansada, CATARINA, que representação não lhe faltou... :)
EliminarMas pronto, felizmente nem todas engraçamos com as mesmas personagens! :D