segunda-feira, 6 de junho de 2016

COMO VAMOS NÓS DE LEITURAS?

Não tenho falado de livros, mas na verdade não tenho lido muito: o 2º da amiga genial da Elena Ferrante (sobre o qual escreverei quando acabar de ler os quatro volumes); "A Filha Desaparecida", de Jane  Shemilt, que mais parece um livro de terror, pois trata do desaparecimento de uma adolescente e do sofrimento (e sensação de culpa) da sua mãe; "O Elefante Evapora-se", uma coleção de 17 contos de Haruki Murakami, escritos entre o princípio dos anos 80 e 1993; e vários  policiais.

Bom, se alguns destes contos de Murakami estão um bocadinho datados no tempo - nem todos, inclui por exemplo "O Segundo Assalto à Padaria", que é engraçadíssimo - nem vos conto sobre estes romances policiais, quase todos eles da antiga coleção vampiro de bolso. Que, a propósito, está a ser republicada - apenas alguns números, evidentemente! Então é o Perry Mason a correr para a cabine telefónica, sem se esquecer do sobretudo e do chapéu na cabeça, as loiraças todas a cruzarem as pernas perante os olhares ávidos masculinos (hummm... não sei se isto é assim tão datado!), o monóculo do Lord e detective Peter Wimsey e, pasme-se, a primeira mulher detective a comandar uma equipa policial. Mas claro, nesse tempo até já havia UM computador na esquadra... Enfim, estou a brincar, mas a verdade é que estes livros foram escritos entre 1930 e 1976, obviamente são notórias vivências temporais muito diferentes das modernas.

Entretanto também já fiz uma primeira ronda pela Feira do Livro de Lisboa 2016, nada de muito novo a acrescentar: domingo à tarde é capaz de ser dos melhores dias para ver gente e autores, não o é certamente para comprar livros - o banho de multidão não ajuda nada na ponderação... Mas até dia 13 ainda terei outras oportunidades de passar pelo parque Eduardo VII!


28 comentários:

  1. Leituras atrasadas... muito atrasadas :(


    Blog LopesCa | Facebook

    ResponderEliminar
  2. Feira do Livro, só em Setembro !! ... No Verão temos os antigos na estante ! rsrs

    Beijocas literárias ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm... e deve haver alguns com muitos livros na estante para ler, RUI! :)))

      Beijocas

      Eliminar
  3. Humm então já foste à feira, isso é bom, muito bom, é sinal que mandaste a gripe passear.

    Não perguntas o nome da flor no meu cantinho e fazes bem, porque não o sei :))
    sei que é silvestre, abre durante a noite e fecha com o sol, mas também fecha se a colhermos.
    Já que ninguém nos ouve :) vou contar-te um episódio que aconteceu à uns anos:
    por volta das 3 ou 4 da manhã eu e o meu falecido marido vínhamos da discoteca e vimos imensas flores daquelas na berma da estrada, ele como adorava flores, parou o carro e foi colher imensas, chegamos a casa e colocou-as num balde com água para no dia seguinte as colocar num jarrão, mas pela manhã elas estavam todas fechadas e murchas, ele ficou triste e nunca mais colheu flores silvestres.
    Desculpa Teté a extensão do comentário.

    Beijinho e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, felizmente a gripe foi fazer estragos para outro lado, ADÉLIA! :)

      Nada que pedir desculpa. E também sou "vidrada" em flores... :D

      Beijocas

      Eliminar
  4. Anónimo6/07/2016

    Infelizmente, também tenho lido muito pouco. Espero aproveitar o FDS prolongado para recuperar o tempo perdido. Dos que aqui fala apenas li os contos do Murakami. Quanto à Feira, não fui e o mais provável é não por lá os pés este ano.
    Desde já, votos de bom FDS prolongado. Como não vou estar por cá deixarei algumas sugestões aos leitores para o FDS e um postal ilustrado muito original.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso este fim de semana nem tem estado muito vocacionado para a leitura, mas também há vida para lá dos livros,não é , CARLOS? :)

      Quanto à feira, já fiz a segunda ronda numa happy hour, suponho que não volto lá mais este ano, uma vez que já devo ter leituras até ao Natal... e a bons preços! :D

      Beijocas

      Eliminar
  5. Ando muito preguiçoso em termos de leituras.
    Vou a Portugal daqui a dias e trarei mais alguns livros.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece a todos, de vez em quando, PEDRO!

      Beijocas... e boa viagem! :)

      Eliminar
  6. Anónimo6/08/2016

    Ando mal! :(

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece, LM! É esperar que passe... :)

      Abraço

      Eliminar
  7. Não estando a pensar passar por aí, vou ficar à espera de uma reportagem completa sobre próxima ida à Feira do Livro de Lisboa!
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suponho que já não haverá mais idas à feira este ano, REDONDA, que a segunda volta foi em happy hour, a melhor hora para fazer compras, e já desfalquei a minha carteira q.b. Claro que com o tempo compensa, que comprei vários livros a metade do preço, mas mesmo assim é sempre um rombo... :)

      Beijocas

      Eliminar
  8. Ando sem muito tempo para leituras, embora tenha lido em menos de dois dias " O Mundo segundo BOB" de James Bowen.
    Ando a ver se ganho coragem para me dedicar a Murakami, mas a fotografia deixa-me pouco tempo para leituras.

    Beijinhos Teté

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse não conheço, MANU. Mas Murakami é sempre uma boa escolha... :)

      E sim, por vezes é difícil arranjar tempo para tudo!

      Beijocas

      Eliminar
  9. Isso é que é ler, Teté!! Eu continuo com a minha paixão pelos autores portugueses, mas também li As Crónicas do Mal de Amor da Ferrante de que gostei muito. Agora, depois de Quem disser o contrário é porque tem razão de Mário de Carvalho, vou atacar As Naus do Lobo Antunes, que tenho am casa há anos mas nunca li.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Lobo Antunes não é mesmo a minha onda, GRAÇA (gosto das crónicas, vá!), mas gostei do único livro que li de Mário de Carvalho, em princípio tenciono ler mais dele...

      Boas leituras para ti também!

      Eliminar
  10. As minhas não andam nada por aí além, mas já andaram piores. Terminei a leitura do "O nosso Jogo" de John le Carré, em formato livro de bolso onde condensam quase 400 páginas numa escrita em letra para dar cabo do resto da visão de quem já tem problemas, e comecei a dar as primeiras risadas na página 96 - no livro de João Ricardo Pedro, "O Postal de Detroit" . Os mais antigos, ainda por ler, lá continuam a ganhar pó na mesa de cabeceira, até que por milagre me resolva a reatar a leitura.
    E pronto, Teté, é este o ponto da situação literária, pela parte que me toca.
    Quando há outras solicitações, a leitura não avança...

    Beijocas e boas leituras. Tu sim, pareces uma máquina de devorar livros. Que bom, também já assim fui...:)

    *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leituras em letras minúsculas também não são nada a minha onda, JANITA! Esse do João Ricardo Pedro também espero vir a ler... mas não para já! :)

      E felizmente que existem outras solicitações! :D

      Beijocas

      Eliminar
  11. Pouco?! Pouco tenho lido eu, Teté! ;) Este ano continuo com a biografia de Mandela que já vem do final de 2015. Entretanto intercalei com um outro, mas mesmo assim não tenho lido.
    Por isso é que também não fui à feira. Assim evito de comprar livros. Já que não os leio, então também não precisam de ficar a enfeitar prateleiras! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como eu, deves saber que quando a leitura não agrada por aí além, o melhor é pôr de lado, TONS DE AZUL. Porque nem avançamos com esse livro e até nos dá preguiça de pegar nos restantes... :)

      Beijocas

      Eliminar
  12. Infelizmente estou com problemas em ler letras pequeninas como as dos livros de bolso porque gosto do Perry Mason. Era bom que a reedição fosse em tamanho maior... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso até acho que a letrinha é um bocadinho maior, TERESA DURÃES, mas os primeiros não são do Perry Mason... :)

      Eliminar
  13. Por muito bons que os “antigos” livros policiais ou de espionagem sejam não teria paciência para os ler por falta das novas tecnologias. : )) Usar a cabine telefónica para telefonar ao chefe? Escrever na máquina de datilografar? Na....
    Acabei de reler “Me before you” que tinha lido há dois anos. Era para ver o filme ontem mas com tanta tosse (outra vez!!!) nem me atrevi a ir. Estou a reler “After you” da mesma autora e o novo livro de Donna Leon.
    Continuo à espera com muita ansiedade pelo novo livro de Daniel Silva que vai ser lançada a 12 de julho!
    Entretanto, misturo leitura e futebol e viva a folia!!! Ah! e trabalho a tempo inteiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, CATARINA, às vezes até dá vontade de rir, com aquele vai-e-vem de idas à cabine telefónica... :)))

      Felizmente para mim, aqui o futebol não entra na equação de tempo a perder...

      Argh... o Daniel Silva estava muito bem representado na feira. Que é sinal que devo ser das poucas que não gosta do Gabriel! :D

      Eliminar
  14. Daniel Silva na feira de Lisboa!!!! Fiquei contente!! Não estava em pessoa, mas tinha lá representantes em formato livro!!
    Compreendo que a personagem Gabriel Allon não esteja muito bem desenvolvida; o autor diz que ele é muito bom espião e quase que fica por aí… mas e eu que “engracei” com o enigmático e fantástico Allon?!! Mais vale cair em graça do que ser engraçado! : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a isso podes estar descansada, CATARINA, que representação não lhe faltou... :)

      Mas pronto, felizmente nem todas engraçamos com as mesmas personagens! :D

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)