quarta-feira, 12 de agosto de 2015

UM ÁLBUM INVULGAR...

Verdade, é muito invulgar tirar fotos a nuvens que passam, nem que seja para recordar as formas mirambolantes que descobríamos nos seus contornos em crianças: ali é um pato, acolá um barco, mais além parece o Adamastor, no nosso livro da primária. E a brincadeira podia continuar durante horas, que as férias de verão eram longas... Óbvio que tenho muitas fotos com nuvens, em crepúsculos de tons rosados, como "figurantes" de outros motivos, até cinzentas e prontas a descarregar grandes chuvadas, mas só assim branquinhas a pintalgar um céu azulão e como personagens principais... nem por isso! 

Surpresa, foi encontrar uma gaivota a beber água da piscina. Se está habituada a beber a do mar, como é que não distingue a diferença? Ou será que é indiferente para a sua goela?

Já tinha passado ao lado deste burro umas largas centenas de vezes, sem querer exagerar. E não é hoje, é amanhã ou qualquer dia, nunca o tinha fotografado. Desta vez não perdoei: "Para aí!" e cliquei.

Mas não foi o único burro que vi por lá! De carne e osso é que não tive a sorte de encontrar nenhum, nem de passagem. Da classe dos mamíferos perissodáctilos, claro, que dos outros acabam sempre por aparecer uns quantos!

Ah, e o "meu" peneco, tal como o olhava diariamente em férias que já lá vão. A zona em redor está isolada, porque deve haver o risco de cair um pedregulho lá de cima, mas noutros tempos era uma espécie de guarda sol gigante para os tesos de férias ou das redondezas. Os toldos é que eram diferentes e ficavam muito mais próximos do rochedo.

Embora tipicamente algarvias, as chaminés não são fáceis de fotografar, dado o grande número de antenas e parabólicas em volta. Esta não sofria dessa maleita.

Claro que para quem é fascinado por janelinhas, não podia resistir à originalidade desta - junto ao azulejo da virgem imaculada, proclamada padroeira (da terra?) há mais de três séculos -

nem à típica e bonita cortina de crochet, tão bem enquadrada nesta outra.

Caracóis no Algarve existem em muitos locais, estes chamaram o nosso nome numa esplanada da Guia, que está sempre cheia de clientes. Não admira, são uma delícia!

Deliciosos também devem ser estes figos, ainda a amadurecer nas árvores, pelo menos a avaliar pelo perfume que já paira no ar.

A marina de Albufeira também é um local aprazível para dar um passeio ou para esplan(ad)ar um pouco ao final da tarde... Quer dizer, em julho, que nesta altura não faço a menor ideia.

Sei que a animação já se fazia sentir no dia 1 de agosto, quando estes veraneantes (de fim de semana ou não, que isso agora não interessa nada!) deram um ar da sua graça cantarolando à desgarrada fados, cantares alentejanos e MPB. Para gáudio de todos os presentes, que aplaudiram a alegre atuação.

E pronto, de caminho este carocha pestanudo piscou-nos o olho... e prometeu que nas próximas férias haverá mais!

18 comentários:

  1. Lindas, belas maravilhosas as fotos, com nuvens, caracóis, figos e cantares, janelas e chaminé, um olho e um "peneco" e também burros em pé!
    Com todo este palavreado já percebeste que ADOREI !! *_ò
    Beijokas abraçadas a sorrisos :))

    §-não sei se é para ficarmos preocupados mas eu também tenho tendência para fotografar nuvens ö_ö

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar é sinal de uma maleita chamada "criancite aguda", KOK! Essa de olhar e fotografar nuvens,claro...:)

      Beijocas sorridentes!

      Eliminar
  2. Ah! Também procurei a sombra do peneco quando anos mais tarde me encontrava com os amigos do costume. Naquela altura (em que nenhum de nós alugava toldos), os toldos brancos ficavam muito mais perto do rochedo. Hoje suponho que deve ser uma zona de perigo como tantos rochedos que se encontram ao longo da costa.

    Não me recordo dos burros. Os caracóis! Hummm que delícia. São desses que gosto mais. À Guia tb vou, pelo menos uma vez durante as férias, para comer o franguinho da Guia.

    Mas um posto que me “deliciou”!!

    Muito giro, esse carocha pestanudo. : ))))

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim,é uma zona de perigo, como os pináculos que vedam o peneco o indicam, CATARINA.

      Os burros são muito mais recentes,pelo menos o primeiro, que o outro nem recordo de o ver em anos anteriores.

      O carocha era um mimo! :)

      Beijocas

      Eliminar
  3. Muito bem documentadas as férias!
    O burro da primeira foto, pensei que era real...adoro burros (dos genuinos), janelas e praias só os caracóis é que passo!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É,aquele burrico está muito bem feito,daí andar com vontade de o fotografar à bué, PAPOILA,o que só aconteceu este ano.E sim, bem sei que os caracoles não são para todos os gostos... :)

      Beijocas

      Eliminar
  4. ...Invulgar e belíssimo! A começar pela foto desse Céu tão azul, onde as nuvens parecem algodão doce!...Uma delícia!!
    Adorei todas as fotos e os olhos ficaram-me nesse prato de caracóis! Figos algarvios são de comer a rezar...dulcíssimos!
    O burrico, as janelas, o carocha D. Juan, :)... a gaivota captada num momento invulgar, enfim...tudo me deixou deslumbrada.

    Desta vez bateste o teu próprio record, Teté!! :-))

    Beijocas de Parabéns!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita gostei dessa de comer a rezar!!! Concordo em absoluto os figos são mesmo de comer, a rezar e chorar por mais.
      bjs

      Eliminar
    2. Então parece-me que temos uma "fraternidade" das amantes de figos algarvios,JANITA, porque pelos vistos a Papoila também alinha... :)))

      Enfim,ontem comi uns lisboetas que também não estavam nada mal.Destes verdinhos, que são os que mais gosto... nham, nham!

      Obrigada e beijocas!

      Eliminar
    3. Pronto,está feito, vamos criar a "fraternidade" das amantes dos figos algarvios, PAPOILA, que já somos 3... :)))

      Beijocas

      Eliminar
  5. amiga, essas fotos são uma delícia
    mesmo só para quem tem olhos de ver...
    abracinhos
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhos, para ver, boca para comer, nariz para cheirar e por aí adiante, ANGELA! Afinal os 5 (ou 6?) sentidos estão cá para alguma coisa, né? :)))

      Abracinho!

      Eliminar
  6. Crónicas das férias em imagens.
    Gostei muito!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fora as fotos do mar,da praia,da piscina,da esplanada, etc., que são quase idênticas todos os anos, há sempre algumas que nos apeteceu tirar... só porque sim,PEDRO. Normalmente depois não entram em qualquer álbum de férias,porque não têm nada a ver... :)))

      Beijocas

      Eliminar
  7. Andaste aqui por perto das minhas paragens... :)

    Adorei o olhinho do carocha. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maior parte das vezes ando pela zona de Albufeira, mas nunca falho umas quantas idas a Portimão.Quando vou sozinha com o maridão é que às vezes fico por lá, LUISA.

      O carocha estava precisamente na marina de Portimão, mas não consegui identificar a origem da matrícula, que não era portuguesa... :)

      Eliminar
  8. Gostei muito de todas as fotografias - estão cheias de luz e de Verão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, estão a condizer com as férias, REDONDA! :)

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)