... temos um dia no calendário - 8 de março. Um pouco por toda a parte, maridos, namorados, filhos, pais, amigos e até comerciantes nos enchem de flores, bombons, quiçá até algum presente mais significativo. Mas depois, quando se vai ver, a igualdade de direitos ainda é uma miragem: profissional ou politicamente, é preciso trabalhar o dobro ou o triplo do que eles costumam, para se chegar ao topo de carreira. Isto se não houver um outro workaholic masculino, que certamente se adiantará a ocupar o cargo. Às vezes, até fazem o "favor" de nos conceder umas quotas, para os lugares nos parlamentos, por exemplo, não serem exclusivamente ocupados por machos. Enfim, aqui e ali a representação feminina até tem melhorado, mas, pessoalmente, detesto essa "condescendência" das quotas - dá ideia que as mulheres lá estão por especial favor, não pela sua competência, o que está longe de ser verdade.
Pior, ainda há por aí muito macho latino com a veleidade de pensar (estes fulanos pensam?!?) que são donos e senhores das suas mulheres... ou até namoradas. E se elas se desviam do caminho que eles traçaram para elas nas suas mentes conturbadas, a coisa termina invariavelmente à pancada. Infelizmente, as estatísticas demonstram que, em Portugal, os casos mortais devidos a violência doméstica têm vindo a aumentar. Inadmissível, em pleno século XXI, e tendo em conta que o problema afeta a sociedade transversalmente: não são só os pobres e ignorantes que espancam as mulheres, há professores, juízes, polícias, empresários, políticos, etc. e tal. Daí, às vezes admirarmos-nos de ver publicadas nos jornais afirmações descabidas de celsos doutores...
Resumindo: não sendo exatamente um dia para "inglês ver", ainda há um longo caminho a percorrer no sentido da igualdade de género!
Consta que a canção que se segue - "Woman" - foi uma espécie de pedido de desculpas de John Lennon a Yoko Ono, no seguimento de um desentendimento do casal. Era assim que devia ser sempre, quando o amor existe - uma reconciliação pacífica e (preferencialmente) amorosa:
Bom, mas se hoje é o dia da mulher, também é o dia do meu aniversário. E como primeira prenda da natureza, não podia ter tido melhor: algumas árvores aqui da zona já começaram a florir, dando assim sinal que a primavera está com vontade de chegar mais cedo...
FELIZ DIA DAS MULHERES PARA TODAS AS MINHAS AMIGAS!
[e que também seja feliz, para os homens que (as) sabem amar]
PARABÉNS! RESMAS DE PARABÉNS PARA TI, pelo ano completado que é simultaneamente um ínicio de outro que não deixaremos de festejar novamente; sim, porque isto é um assunto a que voltaremos dentro de 365 dis (ou são 366?)
ResponderEliminarA minha prenda já sabes que é uma grande beijoka embrulhada em sorrisos e abraçada com uma colorida fita de amizade. Que tenhas um excelente e divertido dia (e noite).
O ser o dia (mais um dia) da Mulher é mais um motivo para te felicitar, a ti e a TODAS as Mulheres lembrando sobretudo aquelas às quais não lhes é dada a possibilidade de o serem em pleno.
Parabéns Teté! Que este novo ano te traga muita saúde e felicidade, que não te faltem mimos, amigos e os livros!!!
ResponderEliminarxx
Hoje há festa. A Teté faz anos! Muitos parabéns! Que se repitam por muitos e muitos anos.
ResponderEliminarO dia internacional das mulheres faz-me lembrar o dia internacional dos homens a que não se dá tanta relevância... o que significa que ainda existe desigualdade! Será que algum dia se deixará de usar a cor roxa que simboliza justiça e dignidade para as mulheres? Isso significaria que não haveria mais motivos para a luta continuar... nem nos países ditos civilizados nem nos que estão em vias de desenvolvimento.
Anyway... muitos beijinhos de parabéns! : )
ResponderEliminarExcelente post Teté!
Tu é que fazes anos e nós é que recebemos de prenda este teu texto que expressa o que por certo a maior parte de nós sente.
Efemérides à parte, hoje és tu que estás no centro das atenções... e aquela que merece todo o nosso carinho, mimo e respeito!
Um brinde a Ti minha querida, com votos de um dia FELIZ e bem passado junto dos que amas!
Muitos Beijinhos............
(^^)
EliminarVi há pouco esta reportagem e lembrei-me do teu post...
Decidi partilhá-lo com vocês... porque é um exemplo fantástico de como as mulheres já são reconhecidas pelo seu profissionalismo e capacidades em igualdade com os homens.
Reportagem da RTP
**
ResponderEliminar~ ~ Querida Teté. ~ ~
~ ~ Grata pelos votos formulados. ~ ~
~ Para ti, desejo um dia especialmente amoroso e um futuro
muito feliz de dias plácidos, auspiciosos e iluminados.
~ ~ ~ Carinhosas beijocas, muito amigas. ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Hoje é um DIA ESPECIAL, porque é o dia do teus anos.
ResponderEliminarDesejo-te um dia muito feliz na companhia do maridão, filho e os demais ente-queridos.
Beijocas de parabéns.
Quando há pancada pelo meio, não há reconciliação possível, nem mesmo com uma bonita canção.
ResponderEliminarNão sei se o John Lennon batia na japonesa, batia sim, na sua primeira mulher. Li numa biografia e até acredito.
Abração da amiga de longe.
Absolutamente de acordo, EMATEJOCA! Aliás, só o gesto de levantar a mão já é sinal que o respeito desapareceu e, sem isso... :P
EliminarAbração!
Já te dei os Parabéns no patamar inferior, mas como é aqui que está a decorrer o evento, nunca é demais deixar-te os meus votos de muita felicidade, hoje e sempre!
ResponderEliminarQue o dia continue a decorrer na santa paz do Senhor, com muito beijos e abraços de familiares e amigos!
Beijocas e um abraço de amizade.
Deixo aqui um especial beijinho de PARABÉNS! Que este novo ano que agora entra para a tua vida seja talvez melhor e mais florido que o que passou.
ResponderEliminarFelicidade e saúde e... boas leitura e bons filmes.
Muitos Parabéns, Teté!
ResponderEliminarUm beijinho.
Já tive oportunidade de lhe dar os parabéns no FB. Agora, de regresso a Lisboa, quero parabenizá-la duplamente: pelo Dia da Mulher e pelo seu aniversário, fazendo votos para que tenha um ano muito feliz.
ResponderEliminarBeijinhos e Beijinhos
Já tinha enviado os parabéns no Facebook.
ResponderEliminarRepito-o agora aqui.
A festa foi bonita?
A da minha mulher foi.
Beijocas, votos de boa semana
Obrigada a todos pelos votos de parabéns e felicidades. Que, garanto, são mútuos, hoje e sempre! :)
ResponderEliminarQuanto ao dia da Mulher haverá sempre muito a dizer sobre o assunto. Durante todo o ano, claro. A Afrodite fez o favor de enviar um link de uma reportagem, onde se evidencia um exemplo em que há locais onde vigora a igualdade. Mas quer dizer, ainda são escassos. Ou as "garotas" de Hollywood reivindicaram a igualdade de salários só para dar nas vistas?!?
Beijocas e abraços para todos!