terça-feira, 18 de janeiro de 2011

MARINA

O que de início parece um suave romance juvenil, entre o jovem estudante Óscar Drai e a misteriosa Marina - que reside com o seu velho pai numa mansão antiga onde as velas ainda são a única fonte de iluminação - aos poucos vai-se transformando numa outra história, impregnada de grandiosas personagens do passado de uma Barcelona de outras eras, desaparecidas num incêndio inexplicável. A curiosidade juvenil leva a que ambos tentem seguir o rasto dos amores infelizes entre o grande empresário e a malograda cantora russa, desfigurada no dia do próprio casamento pelo seu vingativo tutor, percorrendo o cemitério e vasculhando as ruínas dos edifícios por onde passaram, encontrando algumas outras personagens sinistras pelo caminho. Até aqui nada de novo, romance que se preze tem a sua dose de mistério!
Embalada na leitura e quase a meio das 260 páginas de uma escrita pontuada por certos laivos poéticos, surge a primeira grande surpresa: numa deambulação nocturna por uma dessas ruínas do passado, os adolescentes começam a ser perseguidos por figuras de madeira, que ganham vida. Eles fogem esbaforidos e a ilusão de estar a ler um livro com pés e cabeça fugiu com eles! A partir daí sucedem-se cenas inspiradas em Frankenstein e Drácula, não desdenhando outros vampiros, monstros ou fantasmas. E pronto, o "suave" romance tornou-se num autêntico livro de terror! Até aparece lá uma Maria Shelley, como quem não quer a coisa...
Não vale a pena acrescentar mais ao enredo, o género fantástico não é para mim, mas para quem gostar fica a indicação. O que também não se entende é o porquê deste título ser classificado como juvenil em Espanha. Ainda por cima é de 1999, portanto anterior aos outros romances de Carlos Ruiz Zafón publicados em Portugal, quando os vampiros-e-companhia ainda não estavam na moda. Talvez daí a decisão editorial de só o publicar agora cá no burgo.
Resumindo: foi o primeiro livro gótico que li - e, certamente, será o último!

*******
A próxima sessão do Clube de Leitura foi agendada para dia 27 de Fevereiro, para discussão do livro  "Segue o Coração" de Lesley Pearse.

21 comentários:

  1. Passar cursor por cima para ver código
    (não funciona no Internet Explorer)
    http://fotos.sapo.pt/ydjW45F15aI6QyNlp92V/x66
    http://fotos.sapo.pt/iH3IPCSpjsW916aTpNzR/x66

    ResponderEliminar
  2. Acertaste em cheio, BORA RAT: adoro chinês! :e

    ResponderEliminar
  3. espero que tenhas conseguido dormir :e

    (aquilo não é chinês! é cromice)

    ResponderEliminar
  4. Noutros tempos se calhar tirar-me-ia o sono, VÍCIO, agora nem por isso... :))

    (Cromice?! E eu que julgava que era chinês... =)) )

    ResponderEliminar
  5. Do Ruiz Zafón só li "La sombra del viento" e, contrariamente à opinião da maioria, não me seduziu nada. De maneira que por enquanto não vou insistir na sua obra. Mais adiante quem sabe, mas precisamente esta não acho que vá ser a segunda.

    ResponderEliminar
  6. Adorei "A Sombra e o Vento", SUN, daí ter continuado a insistir, apesar d' "O Jogo do Anjo" ter descambado numa coisa sem explicação. Este, pelo menos, assume o que é... :)

    ResponderEliminar
  7. Não será livro para mim, pois nunca achei piada nenhuma a essas cenas de vampiros, fastasmas e muito menos gosto de cenas de terror.

    Para mim um livro é para eu me relaxar e não para me chatear...:)

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  8. Os escritores possuem imenso poder, levam-nos para sítios que nós não queremos.

    ResponderEliminar
  9. Hummm não me inspira.

    O primeiro livro a sombra do vento é excelente.
    O segundo já não gostei.
    O Marina também não me convence.

    ResponderEliminar
  10. e eu q estava aqui a pensar, mas onde é q está o meu comentário q eu juro que já tinha comentado este post?

    - depois é que me lembrei que tinha comentado, mas noutras paragens... ai mio dios, não consigo estar em todo o lado :(


    mas foi por causa do teu post em outros cantos que hoje comprei o Marina e que vou interromper o Novíssimo testamento para devorar este LOLOLOL (agora tenho esta mania de ler dois ao mesmo tempo...mas como gosto do zafon e a tua descrição me aguçou a curiosidade, não aguento esperar lololol).

    De qq maneira o novissimo testamento é dificil de ler... não tem pontos finais, todo ele é uma frase só! :D

    ResponderEliminar
  11. qto ao chinês, anda a bufar chinesices por todo o lado.

    ResponderEliminar
  12. Pois, se soubesse que era de vampiros e frankensteinsinhos, PARISIENSE, também teria passado bem sem o ler... embora reconheça que o homem escreve bem! :)

    Beijokitas!

    ResponderEliminar
  13. Pois, CARLOS, este até levou para sítios onde não me apetecia nada andar... ;)

    ResponderEliminar
  14. Estamos perfeitamente de acordo, LOPESCA! Embora este seja assumidamente de terror, enquanto o segundo nem percebi bem o que era. O primeiro sim, achei genial! :)

    ResponderEliminar
  15. Eheheh, VANI, eu "nas outras paragens" só escrevo uma breve anotação sobre o livro, o filme, ou o que quer que seja. Mais que 3 linhas no FB é de mais!!! Aqui desenvolvo um pouco sobre a história, por vezes uso citações. :D

    Livros sem pontos finais também não são para mim! ;x

    Quanto a este livro, só uma membra do clube é que gostou francamente - eu e outra não gostámos, as restantes ficaram-se por um assim-assim... Mas pronto, se não te importas com uns vampirozitos e sucessores do frankenstein, és capaz de gostar. Depois conta... :))

    Enfim, também já vi chinesices piores! :e

    ResponderEliminar
  16. "A Sombra do Vento" foi o único romance que li do Carlos Ruiz Zafón.
    Sei que o livro já ultrapassou a marca dos 7 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo desde o seu lançamento, em 2001, mesmo assim, não é o livro da minha vida. Bem, não é mau de todo, mas também não é daqueles romances de ficar de boca aberta.

    "O Jogo do Anjo" anda por aí, e um dia vou lê-lo!

    Barcelona, os mistérios, sombras, ambientes góticos, crianças aventureiras, histórias de amor que inevitavelmente resultam em tragédias – são os ingredientes da prosa do espanhol.

    Bom proveito!

    ResponderEliminar
  17. Adorei "A Sombra e o Vento", EMATEJOCA! Antes mesmo dele ser catapultado para a fama e sucesso de vendas. ;)

    Mas nem "Marina" (anterior), nem "O Jogo do Anjo" (posterior) me convenceram. Daí que deve ter sido o último livro que li dele... :)

    ResponderEliminar
  18. tinha uma ideia diferente deste livro, embora não saiba muito bem onde a fui buscar. eu gosto de livros góticos, contanto que não sejam preenchidos de vampiros abichanados com purpurinas e lobisomens que parecem golfinhos com sobrancelhas...

    ResponderEliminar
  19. Aí podes estar descansado, MOYLITO, os monstros-avampirados não têm nada de abichanados. Se gostas de livros góticos, este é capaz de ser para ti... :D

    ResponderEliminar
  20. Li "A Sombra do Vento" que adorei, mas depois disso não mais li Zafón. Não sei explicar o porquê, mas as opiniões que tenho lido por aí deste e do outro dele não me têm convencido muito. Talvez seja apenas implicância minha... ;)

    ResponderEliminar
  21. Leste o livro certo dele, TONS DE AZUL, porque os outros não valem a pena. A não ser que gostes do género de terror, evidentemente! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)