quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

BONECAS DE CARNE E OSSO

Uma amiga minha chamou-me a atenção para um programa televisivo que dá pelo nome de "Toodlers & Tiaras" e que passa num canal americano que nem sabia que existia - Travel & living. Em horário nobre, note-se!
Então o dito programa consiste em concursos de beleza para meninas dos 0 aos 12 anos (sim, leram bem!). Pelo que entendi, existem vários ao nível de cada estado federal ao longo do ano, provavelmente até alguns nacionais. Ao que assisti e que decorreu na Carolina do Norte, a promoção do evento coube a uma empresa de produtos derivados de porco, com a respectiva marca orgulhosamente patente na estatueta de um porco no exterior do edifício. Tudo a ver com concursos de beleza, obviamente!
A curiosidade do programa é a das câmaras televisivas começarem a seguir algumas das concorrentes nos dias anteriores à exibição. E aí as mãezinhas babadas mostram as tiaras e troféus que as filhas já receberam ao longo da sua curta existência, os seus guarda-roupas recheados de vestidos carregados de folhos, brilhantes, lantejoulas e plumas, compridos, curtos ou desportivos, a par dos inúmeros preparativos que fazem a anteceder a apresentação - além do banho de lojas na demanda pelo vestido perfeito, o bronzeamento artificial, o branqueamento dos dentes, o treino a desfilar, sessões de cabeleireiro e maquilhagem, visionamento de outros concursos idênticos. Ou seja, de amador o concurso não tem nada, as concorrentes tornaram-se profissionais, não basta ter uma carinha laroca...
Ah e tal, que devem ser apenas meia dúzia de crianças a andar nessas bolandas? Nada disso, são cerca de 300 mil! Em termos de investimento também não sai barato, uma mãe inclusivamente gabou-se de ter arranjado segundo emprego para o custear - inscrição, vestidos, cabeleireiros, maquilhadores, personal trainers, etc. são caros e bem pagos. E claro que nem todas ganham, lá ficam as crianças no palco com um sorriso amarelo, quando não debulhadas em lágrimas!
Nem é só a imensa futilidade destes concursos que me irrita, nem o desprezo por criaturas que tratam as filhas como autênticas Barbies, quiçá frustradas por não terem brincado com bonecas na própria infância. É essencialmente a diferenciação que fazem na educação dos filhos, inculcando nelas a necessidade de serem lindas e belas a cada momento (mesmo que aparente e artificialmente), e incentivando neles as práticas desportivas... 

Imagem da net.

24 comentários:

  1. Hoje estou outra vez de fugida, desta vez vou até Monheim, no entanto, li este teu artigo e na minha opinião essas mães não são babadas, mas sim, PERVERSAS!

    Até hoje à noite, que vou chegar aqui tão bonita, que até posso concorrer a um concurso de beleza!!!

    ResponderEliminar
  2. um dia talvez seja possível um concurso de fetos e os que não passarem as eliminatórias passam a aborto b-(

    ResponderEliminar
  3. Francamente, EMATEJOCA, não sei se são perversas, tontas ou frustradas, ou se tudo isso em simultâneo! Sei que ninguém merece uma mãe assim... ;x

    E sim, não gosto de concursos de beleza (que considero fúteis até em mulheres adultas), não tenho nada contra a beleza em si, portanto volta à vontade... :))

    ResponderEliminar
  4. Pelo andar da carruagem, VÍCIO, já faltou mais... :p

    ResponderEliminar
  5. Um crime é o que essas criaturas, estou a referir-me aos adultos obviamente, estão a fazer!!!

    Mas da doentia e cínica sociedade estado-unidense se espera tudo!!

    Bom dia.

    ResponderEliminar
  6. Bem-vinda, SÃO!

    Não será exactamente um crime, mas concordo que educar raparigas para só pensarem na própria beleza e respectivos artifícios não revela grande discernimento educacional ou maternal! Antes pelo contrário...

    Dos Estados Unidos vem tudo, tanto do melhor como do pior!

    Bom dia! :)

    ResponderEliminar
  7. Vi uma vez um episódio. Estão a criar pequenos monstros de futilidade, onde as mães vivem o que lhes foi negado. Era tanta porrada naquela gente que só se perdiam as que caíssem no chão...

    Beijcoas!

    ResponderEliminar
  8. Há um filme que retrata esta realidade. Quando o vi achei completamente estúpido, mas depois pensei "poxa isto é a cultura americana no seu melhor"! É sem comentários, pois há coisas que não têm mesmo explicação! E são mesmo do pior.

    ResponderEliminar
  9. Algures, já tinha visto qualquer referência a esses espectáculos degradantes em que as jovenzinhas misses vivem um mundo à parte, um faz-de-conta surreal para deleite das progenitoras. Parecem até animais de estimação a serem preparadas para um desfile de vaidades.




    onde o das crianças é completamente deturpado.

    ResponderEliminar
  10. I feel pretty and witty and gay!!!

    Não passei o Dia de Reis nem a comer bolo-rei, nem a cantar as Janeiras, passei-o sim, num salão de beleza. Foi uma prenda da minha filha mais nova, se fosse do meu marido pedia o divórcio!!!

    Continuo a chamar a essas mães vorazes, cruéis, frustadas, perversas, porque essas infelizes crianças ficam emocionalmente marcadas para toda a vida.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Pequenas lolitas acho perturbador :s

    Caso tenhas curiosidade também tenho um post
    http://lopesca.blogspot.com/2008/09/notcia-pequenas-lolitas.html

    ResponderEliminar
  12. Absolutamente ridículo e quase inacreditável ! Ainda há dias comentei com alguém a atitude de muitos pais portugueses ao explorarem os seus filhos de 10, 12 anos, para sua própria satisfação da vaidade !
    E falamos nós em exploração de trabalho infantil nas fábricas !
    Não é pior que a exploração infantil na TV, ou em concursos desse género !
    .

    ResponderEliminar
  13. Concordo, RAFEIRITO! Porrada nas mães, evidentemente, porque as miúdas coitadas só são fruto de uma educação completamente imbecil e fútil... :-w

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  14. A cultura americana no seu pior mesmo, TONS DE AZUL, porque felizmente eles têm outras facetas mais modernas e desenvolvidas, nomeadamente a nível científico... :)

    ResponderEliminar
  15. Elas são autênticos animais de estimação, PAULOFSKI, ou Barbies de carne e osso, para as suas mãezinhas frustradas, que vivem através delas a infância fútil que sonharam... :p

    ResponderEliminar
  16. Eheheh, EMATEJOCA, não tenho nada contra salões de beleza, acho que cumprem o seu papel de nos pôr mais bonitas de vez em quando... o que sabe sempre bem! :))

    Não pedias nada o divórcio, até porque a intenção só podia ser boa: a de te mimar um pouco!

    Mas quanto às crianças, concordo: vão passar a infância, a adolescência e a idade adulta a pensar que a única coisa que importa é a beleza, o que convenhamos não é propriamente grande ideal... As mães deviam ser punidas de alguma forma! b-(

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  17. A melhor é a mãezinha da tal Sasha toda orgulhosa quando a filha diz como se vê no futuro: "loura e burra - sem precisar de cérebro!" A sair à mãe, portanto... :s

    Muito perturbador, mesmo! 8-o

    ResponderEliminar
  18. Bom, RUI, não é que concorde com trabalho infantil, mas em alguns casos as crianças são postas a trabalhar por uma questão de sobrevivência. Delas e das respectivas famílias.

    O que não é de todo comparável com estas dondoquices, porque só cada vestido pode custar cerca de 2000 dólares e os tratamentos de beleza cerca de 300 dólares por mês. E sim, ambos são exploração infantil, a meu ver!:-w

    ResponderEliminar
  19. Olá Teresa

    Como sabes, tenho estado com gripe e sem paciência para passear pelos blogues. Mas fui alertada para este teu post por um texto da Ematejoca, que me saltou aos olhos.
    Já tinha visto um filme sobre esta temática, que acho quase uma obscenidade, com certeza uma violência sobre estas crianças, que crescem com valores distorcidos e uma infância amputada. Acho sinceramente que esses pais, que tratam as filhas como animais de estimação, deviam ter tratamento psiquiátrico obrigatório. Pago pelos próprios, claro, que mesmo assim fica-lhes mais barato que os tratamentos de beleza das crianças.

    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Em tempos também vi um documentário sobre este assunto, TERESA, mas pensei que era um concurso lá de uma terreola qualquer atrasada, um caso pontual de pouca monta num país imenso como os EUA. Já era mau, mas pronto!

    Só agora descobri que até virou programa de TV e não é um caso tão pontual assim: já vai na sua 5ª série! Parece que alguns até incluem rapazes, mas a feira das vaidades é inegável e, como bem dizes, as crianças crescem com valores distorcidos e ficam com a infância amputada! Tratamento psiquiátrico para pais destes era boa ideia, mas não sei se não deviam ser inibidos do poder paternal. Pelo menos enquanto insistem em arrastar as crianças nestes concursos degradantes e humilhantes!

    Estive pouco por aqui ontem, nem reparei que a Ematejoca tinha referido o assunto...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  21. Pedofilia. Assim é que começa,encorajada pelos pais.

    ResponderEliminar
  22. Bem-vindo, DONATIEN!

    Bom, creio que a leviandade não chega a tanto, mas que estas crianças ficam com valores deturpados com pais destes, não me restam dúvidas... :s

    ResponderEliminar
  23. depois, daqui a uns anos, aparecem com novo fôlego as feministas a queixar-se de que a sociedade é machista, as instituições são machistas e as mulheres não têm uma participação social activa e são relegadas pela sociedade para segundo plano e funções secundárias, degradantes e objectificantes da figura e do corpo feminino... é a sociedade é!

    ResponderEliminar
  24. Duvido que estas crianças, com este tipo de educação alguma vez saibam o que é o feminismo: as mães, avós, tias e até pais são do mais anti-feministas que há! A roçar o grotesco, MOYLITO! :p

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)