terça-feira, 18 de agosto de 2009

DOM CASMURRO

Machado de Assis (1839-1908) publicou este clássico da literatura brasileira no final do século XIX, retratando a sociedade vigente de então. Embora contemporâneo do "nosso" Eça de Queiroz, o enredo não é tão descritivo, basta referir que se divide por 148 pequenos capítulos ao longo de 309 páginas, em que narrador e personagem principal são uma e a mesma pessoa, com a mesma subjectividade, mas pontos de vista diferenciados pelo tempo.

Bentinho está destinado a ser padre, por promessa de sua mãe - D. Glória, matriarca e viúva - que vive rodeada de familiares, criados e um tal de José Dias (que eventualmente hoje apelidariamos de "pendura", refastelado e bajulador q.b., para manter o seu status de conselheiro naquele meio digníssimo). Problema é que Bentinho não sente vocação para padre e ainda se apaixona por Capitu, vizinha do lado e amiga de infância...

Da ingenuidade do adolescente ao "Dom Casmurro" da velhice perpassa a história de uma vida, conturbada por ciúmes e receios de traição, em que cada leitor tira as suas próprias conclusões - mesmo tendo em conta a época, certo?!

CITAÇÃO:

"[...] concluo que um dos ofícios do homem é fechar e apertar muito os olhos, a ver se continua pela noite velha o sonho truncado na noite moça."

*******
Obrigada pela dica, S.G.! (no link que colocaste sobre a entrevista a Chico Buarque, que o livrito já estava dependurado na prateleira...)

16 comentários:

  1. Excelente oportunidade de leitura! bom gosto!

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso desta história, que se lê num ápice! Boa sugestão!

    ResponderEliminar
  3. Está á espera na minha estante para melhor leitura.

    Concordo com a citação [Concluo que um dos ofícios do homem...] é mais do que verdade!

    Beij

    ResponderEliminar
  4. Ah, este já há tempo que ando com muitos desejos de ler, mas vai ter de esperar vez.

    Beijoca e boa semana

    ResponderEliminar
  5. depois desse e do "memórias póstumas de brás cubas", vou ler o "quincas borba" :) ainda bem que gostaste...

    SG

    ResponderEliminar
  6. Olá Teté!

    Já li há muito tempo "Dom Casmurro" e "Memórias póstumas de Brás Cubas", o "Quincas Borba" até o tenho em alemão. Machado de Assis é um bom escritor, sem dúvida, mas eu gosto muito mais de ler o nosso Eça.

    A Reuters é uma das mais famosas e antigas agências de notícias do mundo, mas a Deutsche Presse-Agentur GmbH (dpa) é, de certeza, a maior. A história da agência de notícias Reuters começou em Aachen, cidade perto de Düsseldorf, na rua Pontstraße 117. Na placa afixada no edifício lê-se: "Paul Julius Reuter, 1816-1899, Gründer der Nachrichtenagentur Reuter, ließ im Jahre 1850 durch Brieftauben auf das Dach dieses Hauses Nachrichten aus Brüssel tragen. Damit begann er sein Lebenswerk im Dienste des Nachrichtenverkehrs der Welt" Em português: Paul Júlio Reuter, fundador da agência de notícias Reuters, recebeu em 1850, a partir do telhado deste edifício, notícias de Bruxelas com a ajuda de pombos-correio. Iniciou deste modo o seu trabalho ao serviço do trânsito de notícias do mundo.

    Semana feliz!

    ResponderEliminar
  7. Por acaso ainda não li. Ontem ofereceram-me foi o "leite derramado" de Chico Buarque.

    ResponderEliminar
  8. Boa sugestão...li-o há uns bons anos para uma cadeira na faculdade. E lembro-me que fiquei fã.

    Agora ando a ler a "Catedral do Mar" (em inglês), de um autor espanhol (não me recordo do nome!).

    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  9. Gostos não se discutem, ROUXINOL DE BERNARDIM, mas também acho que tenho bom gosto!!! :))

    Lê-se com uma enorme facilidade mesmo, TONS DE AZUL, que a ironia e até o diálogo com o leitor são constantes... :)

    Tenho quase a certeza que vais perceber a piada do livro, CARLOS! Não percas! :D
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. É esse o problema dos livros, SUN: não dá para ler todos, alguns vão ficando em fila de espera, eventualmente ultrapassados por outros mais modernos... (*_*)
    Beijocas!

    A entrevista do Chico calhou que nem ginjas, S.G., já que o próximo livro a discutir é precisamente o "Leite Derramado"! Havendo tempo, dá para ler primeiro o "mestre" a que que alguns críticos acham comparável...
    Como ainda não li o do Chico, depois logo te digo se assim o considero!

    Apesar da época ser a mesma, EMATEJOCA, os escritores não são comparáveis. Tanto quanto percebi, são ambos realistas e críticos da sociedade do século XIX, talvez seja essa a única parecença! ;)
    Obrigada pelo esclarecimento sobre a Reuters! :)
    Semana feliz para ti também!

    ResponderEliminar
  11. "Leite Derramado" está em fila de espera, PREDATADO, até porque a discussão sobre o livro ficou agendada para a véspera das primeiras eleições deste ano. Mas já me disseram que se lê lindamente, de uma penada... :)
    A curiosidade foi o S.G. ter colocado a entrevista do Chico no seu blogue, em que alguns comparavam o livro ao "Dom Casmurro", só por ser um discurso um pouco incongruente de um velhote! :h
    Só coloco aqui após a discussão, como é óbvio!

    Não me lembro de ter lido nada tão interessante na faculdade, SU, possivelmente porque não andámos na mesma! :))
    Ando a ler o último de António Victorino d'Almeida, que é absolutamente hilariante! Sequela do "Coca-Cola Killer", não sei se conheces... :D
    Jinhos para ti!

    ResponderEliminar
  12. O Coca-Cola Killer tem sequela!?? Num sabia... É mesmo tão hilariante como o primeiro!!? Conta, conta. :)

    ResponderEliminar
  13. É, TONS DE AZUL, saiu agora em Julho, intitula-se "Tubarão 2000" e encontrei-o na Feira do Livro de Portimão (que aliás só encerra dia 23, caso queiras lá dar uma espreitadela), a um preço mais razoável.

    Ainda não o acabei (488 páginas), com férias movimentadas e regresso a Lisboa com as tralhas do costume a tratar, mas que estou farta de rir com ele, lá isso... :))

    Sairá post pela certa! :e

    ResponderEliminar
  14. Ai Teté nem me fales da feira de Portimão que eu gastei um dinheirão lá!! Claro que em livros é sempre um bom investimento, mas eu perco-me nestas feiras!!! :) :)

    Gostei muito do Coca-Cola Killer, por isso tenho mesmo de anotar esta sequela, que desconhecia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. ah! e gostei muito do leite derramado :) é muito bom...

    ResponderEliminar
  16. Ah, TONS DE AZUL, só comprei 3 livritos na Feira: este da sequela, um que reúne todos os contos do Miguel Torga (já li "Bichos", "Contos da Montanha" e "Novos Contos da Montanha" há muitos anos, mas tem mais dois: "Rua" e "Pedras Lavradas"), escolha do maridão, e o último do Eragon, escolha do filhote! Mesmo assim, essa breve passagem não saiu muito baratinha! :p
    Mas vou escrever sobre o "Tubarão 2000" dentro em breve, que já não falta muito para acabar... :))
    Beijinhos!

    Esse também já está na estante, S.G., mas como a discussão sobre o livro é só lá para finais de Setembro, estou a aguardar mais um pouquinho, para ter a memória fresca na altura...
    Já me tinham dito que era muito bom e fácil de ler! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)