quinta-feira, 16 de julho de 2009

HOMENS NA LUA?

Fotografia de Ian Britton

Quarenta anos depois, a dúvida permanece: o Homem já pisou o solo lunar ou tratou-se de uma encenação hollywoodesca para o mundo acreditar na supremacia americana no espaço (o que deu um jeitaço, em plena "guerra fria")?

Acreditei piamente. Porque tinha 10 anos, sendo então impensável que adultos e até a televisão estivessem a mentir. Mas hoje já não sou tão crédula em reportagens jornalísticas - televisivas, radiofónicas ou da imprensa - nem ingénua ao ponto de acreditar em tudo o que "vendem" como notícia, novidade ou mero boato! Odeio "teorias da conspiração", mas elas são como as bruxas: "que las hay, hay!"

No site do brasileiro André Basílio, "A Fraude do Século", apontam-se algumas incongruências físicas sobre as fotos e filmagens supostamente efectuadas na Lua, contrárias à versão oficial. Mas é muito extenso e exaustivo, de modo que fica apenas o link, para quem realmente se interessar por estes assuntos. Num resumo das suas teorias, encontrei este clip:



(a parte do "cenário" a cair já é de uma sátira realizada por Adam Stewart, em Maio de 2002, falecido em Agosto desse mesmo ano, devido a uma 'crise alérgica', segundo o mesmo André Basílio)

No ar (ou no espaço?) deixo a pergunta: foi "um grande passo para a Humanidade" ou apenas uma fraude?

25 comentários:

  1. Pensar em fraude não é um pouco a mania da conspiração?

    ResponderEliminar
  2. É, TERESA DURÃES! :) Mas a teoria nem sequer é minha, achei curiosa, 40 anos depois... :h

    ResponderEliminar
  3. A teoria de fraude foi posta já em 1969!!!

    ResponderEliminar
  4. Xi, EMATEJOCA, parece que estou 40 anos atrasada... :)

    Tem a desculpa (esfarrapada?) que tinha 10 anos, nem nunca tal me passou pela cabeça, na altura!

    Hoje, já os olhitos são mais desconfiados, duvido de tudo um pouco... Até de quem "vende" estas teorias, obviamente! ;)

    ResponderEliminar
  5. Acho que na verdade foi tudo uma encenação. Na verdade eles devem ter ido a... Marte! Só que como estavam muito adiantados para a época, disseram que iam ficar pela Lua!
    ;-O

    ResponderEliminar
  6. Para mim foi realmente um grande passo para a Humanidade. Não acredito em nenhuma teoria que ponha em causa a ida à Lua. Há quem goste de passar o tempo a inventar esse tipo de coisas. Também tem mérito ser ficcionista.

    ResponderEliminar
  7. Atã como é? andaram a gastar milhões d emilhões de Dólares para irem à lua de longe alonge e agora dizes que não é credivel? mau, e eu a acreditar piamente em tudo o que se fotografava lá...mau, ora vamos lá a ver se a verdade vem ao de cima...investiga lá isso a fundo, nina, eu na tenho paciência para pesquisar...mas sempre podes ouvir na tv e, alguma coisa será verdade...
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Ah, RODERICK, essa explicação é muito elucidativa e explica tudo! Gracias... :))

    Obrigada pela tua opinião, PREDATADO! :)
    Mas já viste que, a ser verdade, o ficcionista nem teve os louros merecidos com um tal argumento fantástico? Dá que pensar... :e

    Oh, LAURINHA, não vou investigar "a fundo" uma coisa que se passou há 40 anos, que, a ser verdade esta teoria, foi congeminada entre o Nixon, a CIA, FBI e mais uns importantões americanos da época, no maior segredo... :))
    Ouvi dizer que essa gente não gosta muito que lhe andem a espiolhar os segredos, os mais atrevidotes, de vez em quando, levam com umas "ameixas" (e não, desta parte não tenho dúvidas nenhumas, que os gajos sempre um bocado dados a coboiadas). :-w
    Beijocas, nina!

    ResponderEliminar
  9. Por acaso eu acho que não se trata duma fraude, mas faz-me alguma confusão o pouco progresso que se fez em quarenta anos. Pode ser que já tenhamos muitas informações de toda Via Láctea e tenhamos descurado os planetas mais próximos.
    Mas ... o espaço tanto me fascina como me atemoriza!
    Beijinhos Tété
    Kim

    ResponderEliminar
  10. Ora é isso mesmo que acho mais estranho, KIM! Porque é que as viagens espaciais pararam durante trinta e muitos anos, se estavam a ser tão bem sucedidas??? :-o

    Não é costume os americanos largarem "o osso"... :p

    Também não tenho predilecção nenhuma por viagens espaciais, NUNCA me meteria num foguetão! :D

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Minha cara Teté, adoro estas polémicas!!!

    FRAUDE ou "UM GRANDE PASSO PARA A HUMANIDADE"???

    Fiz esta pergunta ontem durante um jantar em casa de um amigo austríaco. Os convidados eram: um inglês, um austríaco, quatro alemãs e uma portuguesa. O dono da casa, assim como o inglês acreditam no desembarque dos americanos na lua. Três das alemãs disseram, que tinha sido tudo "encenado" num estúdio cinematográfico em Hollywood. O austríaco disse, que os americanos estiveram na lua, não em 1969, mas sim mais tarde. Uma alemã e eu não tinhamos bem a certeza, se os americanos desembarcaram na lua no dia 20 de Julho de 1969, mas como há tantas teorias da conspiração, pensamos, que esta é mais uma.

    Agora vou dormir, pois ainda estou com os efeitos da cerveja!!!

    ResponderEliminar
  12. Danke shön, EMATEJOCA!

    Em meses de Verão, com pessoal de férias e outro a cismar nas que estão por vir, parece um bocado apatetado referir estas polémicas na blogosfera. Mas "ao vivo e a cores" deve ter mais graça, com opiniões tão diversas... :)

    E sim, vivemos rodeados de teorias da conspiração, os políticos portugueses têm a mania de se queixar de cabalas contra eles, quando só lhes estão a apontar algumas asneirolas!

    Bons sonhos, Teresinha! (sem conspirações ou cabalas, só felizes e descansados...)

    ResponderEliminar
  13. foi apenas mais uma fraude entre tantas outras...
    e sinceramente não vejo em que é que a humanidade mudou com isso!

    ResponderEliminar
  14. Penso, que não foi uma fraude, mas realmente também não vejo como o Vício em que é que a humanidade mudasse com isso!
    Passamos toda a noite a beber e a falar sobre conspirações... e hoje estou de rastos!!!

    ResponderEliminar
  15. não vou ao site porque é coisa que me não preocupa muito. no entanto, nos anos 60 não existiria tecnologia em escala suficiente para construir um pavilhão inteiro com gravidade 0... e aqueles pulinhos não pareciam nada esforçados. eu acho ser verdade mas isso sou só eu :)

    ResponderEliminar
  16. Na época, a da guerra fria, fazia bastante sentido que se conspirasse, se recorresse à fraude e fantasia. Os soviéticos estavam mais avançados na exploração espacial em relação aos americanos. Curiosamente ontem até postei sobre o assunto e segunda-feira voltarei a falar disso mas numa outra prespectiva. J+a conhecia esta teoria e outras teorias mais sobre fraude do século, bem como algumas explicações que procuram contradizer cada argumento apresentado. Só digo uma coisa, se fosse realmente uma fraude os soviéticos teriam-na desmascarado facilmente. Por 6 ocasiões 12 os homens pisaram a Lua e se desde 1972 nunca lá mais voltaram foi porque não haveriam mais razões para investimentos desnecessários e rumaram a investigação espacial para outras paragens.

    ResponderEliminar
  17. Com ou sem fraude, a humanidade não mudou nada mesmo, VÍCIO! 8-o

    Mudar não mudou, EMATEJOCA, mas quando pensamos em tantas e possíveis conspirações (com ou sem cervejas a acompanhar) ficamos mesmo de rastos... ;)

    Sabes que chega a um ponto, MOYLITO, em que já nem sabemos no que devemos acreditar. Mas isto sou eu, que estou cada vez mais céptica! :D

    ResponderEliminar
  18. PAULOFSKI, não sou adepta de teorias da conspiração, mas quanto mais "cresço" (OK, sinónimo para "cotice"!), mais duvido de toda a informação que nos é fornecida como VERDADE! ;)

    Daí, desta vez, ter resolvido postar sobre a versão não oficial, quando eu própria não tenho nenhuma certeza sobre qualquer delas... :h

    O que acho mais estranho, como já referi ao Kim, é eles não terem voltado lá nos últimos 30 e tal anos. Porque as fotos, as vozes e tudo o mais pode ser corta e cola, para divulgar melhor ao nível mundial, que de propaganda e publicidade eles percebem (e já percebiam) a potes! E claro, parte da dúvida também passa por estar lá o Nixon na presidência da época, que todos sabemos não ser flor que se cheirasse, como se constatou uns anos depois! :[

    Não tenho opinião sobre o assunto, mas estava com curiosidade de saber as vossas, certo? :))

    ResponderEliminar
  19. Já escrevi sobre isto:

    http://infernodadiabba.blogspot.com/2007/05/mas-que-conveniente.html

    É um assunto que vai ser sempre polémico, porque nunca hão-de provar, irrefutavelmente, que foram lá!

    enxofre

    ResponderEliminar
  20. Há, já lá fui espreitar, DIABBA! :))

    Mas sim, concordo contigo, certezas absolutas vai ser difícil, com posições tão extremas de ambos os lados. :e

    Beijoca enxofradita!

    ResponderEliminar
  21. Vós não acreditais em nada! Sois uns cépticos! tsssssss mais um pouco nem em Fátima acreditam...8-}

    beijoooo ;)

    ResponderEliminar
  22. Fátima?! Qual delas? Só Lopes, há duas... ~xf

    Não te estavas a referir a uma relacionada com uns pastorinhos, pois não? :e

    Beijooooos! :D

    ResponderEliminar
  23. Pois, sou mais uma que não sabe no que acreditar... o que mais me faz pensar é, precisamente, o facto de nunca mais ninguém lá ter ido. Se bem que a Lua esteja outra vez no centro das atenções, por se ter descoberto gelo nos pólos. É que, onde há água...
    Por outro lado, sabias que a Lua se afasta da terra uns 3 mm todos os anos?...mais do que me preocupar sobre o Homem na Lua,preocupam-me as consequências de uma Lua mais distante.
    Quanto ao video apresentado, encontro-lhe logo uma falha ihihih: a Lua TEM atmosfera. É ténue, irrespirável, mas há atmosfera. E tem pressão atmosférica, embora muito pequenininha. Por isso, tendo em conta que o vento se produz devido a diferenças na pressão atmosférica, às vezes pequenas...pode haver vento. Mas isto é a minha dedução, que pode estar errada, de meteorologista não tenho nada.
    Quanto às diferentes sombras. Se os gajos lá chegaram, andaram armados com holofotes e o catano, é normal que haja várias direcções de sombras, ou não?
    Quanto a não se ver a luz das estrelas. Talvez os meios fotográficos da época não permitissem vislumbrá-las?
    Quanto à pegada. A Lua tem gravidade. Pouca, mas tem. Se o astronauta pressionar o pó lunar, decerto que consegue, mesmo que por pouco tempo, deixar uma marca, ou não? :h

    Não sei, são só suposições minhas. A verdade é que a teoria da conspiração não me parece inverosímel de todo, especialmente naquela época...:p Mas, apresentem-me outras "provas". Estas não servem :))

    ResponderEliminar
  24. Oh, VANI, também não entendo nada de meteorologia, nem de física, e à partida acho uma conspiração demasiado "burilada", até para os americanos da época (embora aquele Nixon... pois... demonstrou ser um pouco maquiavélico). :e

    Mas como os governantes americanos são peritos em conspirações que nunca existiram, nunca se sabe! Daí ficar sempre uma réstia de dúvida... :[

    De qualquer forma, gostei da tua explicação! :)

    ResponderEliminar
  25. Olha, quanto à bandeira, tenho uma explicação retirada da national geography. E a foto que acompanha a explicação, comprova-o.
    A bandeira esta presa numa haste horizontal e numa haste vertical. Precisamente por a atmosfera da Lua ser pobre e rarefeita, deduziu-se que não iria haver vento para a manter "desfraldada" e a voar...logo, colocaram-lhe uma haste horizontal. E o pano cairia, obviamente, pra baixo. Pq, apesar de fraca, a Lua tem gravidade.
    Ora, parece que os astronautas não conseguiram esticar por completo a haste horizontal. Se imaginarmos isto com os nossos cortinados, será o mesmo que não os estender completamente, logo, o tecido faz ondas. Se juntarmos a isto a fraca gravidade, talvez o tecido não ficasse completamente esticado para baixo, talvez flutuasse um nadinha, criando rugas. Ondas e rugas num tecido, numa foto, parecem o quê?...pois é, que a bandeira está ao sabor do vento. Ora, nunca ninguém, para além dos cépticos disse que a bandeira estava a levar com vento...
    Quanto às pegadas, também acho a explicação da conspiração ridicula. Vão ter de se esforçar mais...já alguém, por exemplo, pegou num tabuleiro cheio de areia ou pó de rocha, meteu-o num excisador de humidade, ou estufa, e depois lhe imprimiu uma pegada? Os cépticos fizeram isso, para comprovar o que dizem, de que é preciso humidade para fazer uma pegada?...Aliás, não é preciso humidade. Aliás, os factores que eles invocam para a inexistencia de homem na Lua ou de pegada, são precisamente os mesmos que me fazem acreditar que aquelas pegadas ainda lá estão!!! Isto, porque, a superficie lunar não é modelada por humidade nem vento nem água...não há ali nada, a não ser a queda de meteoritos, que apague a pegada...não há vento!!! Não há água a correr!! Logo: as pegadas ainda lá estão.
    Quanto às diferentes sombras, é muito provável que eles andassem por ali com a luz do módulo lunar, lanternas e o catano...
    Quanto a não se verem as estrelas...não achas q se fosse forjado, seria a primeira coisa que os forjadores iriam ter em conta?...
    O módulo/nave lunar é um caco velho. Concordo. Foi um milagre que aqueles homens tenham conseguido safar-se naquilo. Foi, concordo. Aliás, as pessoas mal imaginam os problemas que aquilo deu e o facto de que aqueles homens quase que ficaram lá pra morrer...mas voltaram. Milagre, sem dúvida. Mas...pensem lá bem...então os europeus não andaram a correr oceanos ferozes no que hoje seria considerado uma casca de noz??? E mesmo assim correram, não correram?? E era ver quem chegava primeiro, não era?...
    Quanto a se estar anos e anos sem lá voltar, creio que tenho dois argumentos para isso (sim, andei a pensar nisto lolololol): primeiro, ficou assente que a Lua não passava de um calhau estéril...qual o interesse em gastar recursos e arriscar vidas humanas para apanhar calhaus? Apartir do momento em que tinham o que queriam, chegar primeiro que os soviéticos e qq outros, e ter amostras da superficie lunar, iam mandar homens pra lá, pra que? As coisas hoje são mais cuidadosas e ponderadas do que antes. As appolos eram autenticos calhambeques q quase matavam os tripulantes; alguns até se foram...quem não se lembra do challenger?...de modo que, até se ter a certeza que está tudo a funcionar muito bem, não se vai arriscar vidas para mandar pessoal a um calhau que já não tem segredos.
    O destino, agora, é Marte. Mas ainda vai demorar até as coisas estarem prontas...não vão querer fazer uma viagem dessas num calhambeque, há que ter a certeza da tecnologia antes de arriscar vidas. Por isso é que se mandaram sondas pra lá, e não homens/mulheres...
    Além disso, já não existe o espírito aventureiro de outrora nem a necessidade de lá chegar primeiro q os outros...há problemas graves na terra, os recursos têm de servir para os resolver em primeiro lugar, e depois logo se pensa em colonizar Marte...

    Penso eu que! :h :))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)