quarta-feira, 2 de julho de 2008

NOVAS OPORTUNIDADES

Uma tarde por semana, vem uma empregada doméstica auxiliar com a limpeza e o engomanço cá em casa. Para além de falar muito, de querer pôr e dispor de todos os tarecos e de ser exímia a partir uns quantos de caminho, não tenho nada contra ela!

A mulher não completou o 6º ano de escolaridade na sua juventude, no ano passado perguntou-me se não me importava de trocar a tarde por outra, porque queria seguir o curso das "Novas Oportunidades" implementado pelo actual governo. Nada contra, como é óbvio! Até incentivei, que estudar faz bem, abre os horizontes, etc. e tal.

Na semana passada, contou tintin por tintin (nada de bocas, OK?) como tinha sido o "júri" do 9º ano, dela e dos colegas. De boca aberta é dizer pouco, embora já suspeitasse que estas novas oportunidades fossem assim um bocado para a treta. Com aulas um dia por semana, para além do portátil que puderam adquirir com as "benesses" do Sócrates e afins (discutível), no final pediram apenas um trabalho à escolha dos alunos, a rondar o umbigo de cada um, com temas tão variáveis como "Um dia na minha terra" ou "Eu e a minha família". E ela muito satisfeita e entusiasmada, a afirmar que tinha sido espectacular!!!

Vai daí, inscreveu-se para fazer o 12º ano.

- Já viu? Mais 8 meses nisto?
- Pois, demorei 3 anos a fazer o mesmo...

Qualquer dia, a mulher tem mais "luzes" que eu!!! Ou "canudos"... :)

*******
A propósito de luzes, a EDP tem um projecto para aumentar as nossas contas domésticas, para compensar os calotes da empresa. Recebi por mail e também li no Inferno da Diabba onde se pode protestar contra esta medida completamente disparatada! O endereço é consultapublica@erse.pt , para quem tenha preguiça de procurar outras explicações e dispense uma minuta...

30 comentários:

  1. Mas se para ela é espectacular, Teté, não chega?

    ResponderEliminar
  2. Chega sim, para ela, SUN!

    Para um ensino normal e correspondente a aprendizagem, BAHHH!... Nem por isso... Uma merda, para falar bem e depressa!

    ResponderEliminar
  3. Ah, não falta aí um Miou?

    Sou eu, meu! (^_^)

    ResponderEliminar
  4. teté

    pois já tinha ouvido falar do programa, só tenho pena de não saber o curriculo do cursinho... Mas temo que seja como dizes... qualquer dia saiem mais graduadas que nós e nem damos por isso. Palavras para quê???

    essa da EDP é outra esperteza. Saloia

    ´bsj

    ResponderEliminar
  5. Lamento. Era bom, já que ela gasta o tempo, eles ensinarem alguma coisinha. (Pois, até parece que falta um MIOU. Alguém me comeu o apelido, mas sou eu... sem o "falso" nem o "meu". Tenho de mirar que passou ai, mas cho que vai reaparecer o nome completo.)

    ResponderEliminar
  6. É uma vergonha nacional, Teté!
    Refiro-me às "novas oportunidades".

    Quanto à EDP, proponho que os respectivos administradores sejam enforcados!
    É o mínimo...

    ResponderEliminar
  7. A ideologia das novas oportunidades é idilica e bonita, especialmente para pessoal que se esfalfa a trabalhar, que aprendeu sozinho e que sabe mais que muitos possuidores de canudos compridos. Conheço bastantes nesta situação. Simplesmente são pessoas que por uma ou outra razão não puderam completar os estudos ou, pura e simplesmente, andar agarrado aos livros não era pra eles. A aprendizagem autodidacta e pratica dizia-lhes mais.
    O objectivo dasnovas oportunidades não é dar formação às pessoas, é validar competências adquiridas com a experiencia de vida e de trabalho. Ideológicamente e utópicamente é tudo muito bonito. O problema é qd se passa à pratica...chefes corruptos e idióticos à frente dos centros...cunhas...interesses...quanto mais se certificar, melhor...garantir que todos passam em tudo (vais para a rua se não alinhas)...exploração dos funcionários (trabalhas horas extras não pagas ou vais para a rua)...enfim, uma maravilhosa maravilha que deu cabo de uma ideia que podia funcionar, mas que os poderes confortavelmente instalados trataram de lixar.

    Desculpem lá, mas dar o 12º ano a uma empregada doméstica?...a um faz tudo, desde electricismo a canalizador, mecânico, engenheiro, sei lá mais o quê, ainda perecebo...o 9ºano, desde que saiba ler, escrever, fazer contas e o caneco, ainda vá que não vá...

    Caramba, quero o meu canudo de Mestre nas novas oportunidades! Já agora, de doutorada!

    Quanto à EDP, já enviei mail para o tal endereço. A EDP precisava é que TODOS se recusassem a pagar a factura. Queria ver...mas como já sabemos, união é coisa que "abunda" neste país...

    ResponderEliminar
  8. Pois tété é uma verdadeira injustiça, estas novas oportunidades.....e sobretudo para as camadas jovens que a nivel de concursos ficam em pé de igualdade .... porque os n/filhos (assim como muitos de nós) levam anos, fazem testes, depois exames e esses fazem em 3, 6 ou 8 meses e chegam ao fim ae só tem que apresentar um trabalho que muitas das vezes é feito por terceiros (e eu sei do que falo.....)

    A unica coisa que conta neste país são as estatisticas para a União Europeia.
    Qualquer dia temos tantos habitantes como licenciados.....(eles ainda metem alguem que fez as novas oportunidades a fazer estatisticas....hihihihi)

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  9. só prova que os professores hoje em dia estão a ser injustiçados! eles ensinam muito mais rapido como tu própria descreves!
    os professores do meu tempo é que deviam ter sido penalizados por me terem obrigado a andar 5 anos e meio na escola para conseguir completar 2 anos lectivos!

    o que são bocas? ;)

    ResponderEliminar
  10. Ó menina, já me disseram para fazer isso, mas em Braga não havia na altura e agora há...respondi que não queria ficar com estudos com batota... Sem estudar (aghhh ja sou autodidacta)... lá ia da 4ª classe para o 12 ano, bem, com a minha matéria e o meu saber, acho que ficava universitária...
    Por acso gostava que me conhecessem antes de ficar a ouvir, assim é que é a verdadeira laurinha...
    Enfim, como estavamos a falar, dizem que é um equilibrio a quem não teve oportunidade e mostrando o seu saber pode ficar com o 12 ano..bem me ralharam e queriam que fosse, mas, até agora não quiz..pedi no centro de emprego há anos quando lá fui chamada por eles, deram-me um curso à escolha e eu pedi ou jardinagem ou ser formadora de gestual (ja dou formação de gestual há mais de 4 anos, mas, claro que tenho de ter uma Entidade por trás para assinar os certificados), bem, pedi isso e até hoje nem me responderam!...Quis tirar o CAP para poder dar aulas de formação numa escola que me convidou e...tinha de pagar 500 euros e de momento nem havia vagas..o raio que os parta mais as novas oportunidades...
    Claro que é bom para quem quer, mas sinto que é batota...e fica mal a quem o tira dessa forma sem estudar...

    ResponderEliminar
  11. Oh, LEONOR acho esta uma brincadeira de mau gosto, para quem estuda ou estudou.

    Exigir que cabeleireiras, empregadas domésticas, porteiras, etc. tenham o 9º ano para obter carteira profissional, parece-me outra aberração. Não são profissionais à mesma, após anos e anos de trabalho? Em que começaram quase todas novas, porque umas não quiseram estudar, outras porque não tiveram essa oportunidade?

    A solução encontrada é esta, de dar uns cursos da treta e taruz, aí está uma data de malta com o liceu completo, praticamente sem trabalho nenhum (em que depois o governo ainda virá dizer que as habilitações literárias dos portugueses estão mais elevadas, o que vai ser bom para as estatísticas e para "inglês ver").

    Claro que não importa nada que não saibam quem é Camões, Descartes ou Pitágoras...

    Cambada de hipócritas!

    Jinhos!

    ResponderEliminar
  12. Alguma coisinha devem ensinar, SUN. Mas certamente muito longe dos estudos que se fazem em 6 anos...
    Eh, eh, eh, pois foi o Miou, não piou... (^_^)

    CAPITÃO, cá por mim acho uma ideia de jerico (embora estes coitados se calhar tivessem ideias melhores!)
    E suponho que não vai trazer grandes benesses aos próprios, que de alguma forma estes diplomas devem ser diferentes dos restantes...
    Demitidos sem direito a indemnização, já estava bem... :)

    ResponderEliminar
  13. VAN, acho isto tudo uma imensa hipocrisia. Um canalizador, uma cabeleireira, um electricista precisam de ter o 9º ano para obter a carteira profissional? Porquê, são piores profissionais por lhes faltar o diploma?

    Mas como TEM DE ser, olha vai de curso da treta e equiparação para cima... Assim os governantes ficam muito bem vistos lá fora: olha que país que passou de uma iletracia brutal, para tantos diplomados...

    Quanto à EDP é de uma esperteza saloia confrangedora. Vou mailar para lá hoje!

    Brigada pelo mail, amiga! :)

    ResponderEliminar
  14. Aposto que o projecto dela irá falar sobre tin-tins.... ;)

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  15. Pois é isso mesmo, PARISIENSE: o que contam são as estatísticas para a UE!
    Mas não acredito muito que estes cursos ponham uns e outros em pé de igualdade, pelo menos no que diz respeito a emprego. O empregador não vê logo pelo diploma que foi uma coisata feita à pressa?
    Enfim, neste país, nunca se sabe...
    Jinhos, nina!

    Ó VÍCIO, se calhar ainda vais a tempo de processar esses professores do teu tempo: cambada de embrulhos! :D
    A boca, por acaso, até era para ti... :)

    ResponderEliminar
  16. LAURINHA, pois é, assim em 16 meses a mulher passa do 5º ano para o 12º e ainda se queixa que são mais 8 meses... Batota, é uma palavra um bocado branda para esta trafulhice!!!
    E depois é isso que tu dizes, todos muito burocráticos, falta o papel, o diploma, sei lá que mais e impedem as pessoas de trabalhar naquilo para que têm realmente vocação e competência.
    Raça, eu que não sou nada sanguinária, às vezes apetecia-me torcer o pipo a esta maltosa toda, a começar pelos manda-chuvas!
    Jinhos, nina!

    Ai, RAUF, RAUF, pedi para não mandarem bocas, OK??? :D
    Beijoca! (ná, o dela era eu e a minha família)

    ResponderEliminar
  17. Ai as novas oportunidades, as novas oportunidades...

    Conheço bem... relativamente bem...

    :-ZZZ

    Enfim...

    ResponderEliminar
  18. Ah e... quanto à EDP... ele há coisas... olha que realmente...

    Ganda lata.

    :-P

    ResponderEliminar
  19. A mim ninguém me convence que sejam novas oportunidades, BONECA DE PORCELANA!

    Uma maneira de aumentar as estatísticas das habilitações literárias dos portugueses, sem muito dispêndio de verbas... e sem a aprendizagem, propriamente dita!

    Quanto à EDP, há que protestar, está claro! Mas que é uma ganda lata, aí estou absolutamente de acordo! :-P

    ResponderEliminar
  20. Esta coisa das Novas Oportunidades faz-me lembrar estes novos exames nacionais que se fizeram: É tudo para inglês ver...neste caso Europa ver...estatisticamente o ensino apresentado em números (de suceso, claro!) revela os habitantes portugueses a progredirem...olha, eu hoje fui Júri das Provas Orais de Língua portuguesa...só digo isto...se fizesse um mail com as respostas que os alunos davam...o pessoal fartava-se de rir...é impressionante...e depois vêm estas Novas Oportunidades para habilitar aqueles (muitos deles, não direi todos) que se baldaram para os estudos e agora assim com um trabalhito ficam quase catedráticos (qualquer dia, não?!).
    Deplorável.

    ResponderEliminar
  21. Quanto à EDP já tinha ouvido um qualquer "zumzum" mas vou espreitar...

    ResponderEliminar
  22. Ai, Su, palavras para quê?

    Alguma vez lês-te um livrinho intitulado "História de Portugal em Disparates"? De um professor de liceu (escola secundária, whatever) com as respostas aos testes que fez? Ri tanto, que nem imaginas! Embora fosse mais caso de chorar...

    Deplorável e inacreditável mesmo este facilitismo de dar "canudos" a toda a malta! E os outros que lá andam a fazer aquilo passo a passo? Qualquer dia desistem todos, para quê estudar, se nas "Novas Oportunidades" fazem aquilo tudo com uma perna às costas?

    Quanto à EDP, rrrssss, não há pachorra para estes administradores sedentos de sugarem a malta até ao tutano...

    Beijocas, amiga!

    ResponderEliminar
  23. infelizmente é verdade tété...é tudo para a estatistica, em todo o lado...é só pra fazer figuraço perante a UE...qd na realidade se estão a formar idiotas idióticos...

    Mas o mais engraçado é os governantes acharem que jogam areia aos olhos da UE...

    e o mais triste é que os programas novas oportunidades e de formação profissional (estes têm mesmo de frequentar cursos) podiam funcionar se parassem de ser equiparados e tidos como a escola dita normal....

    já estive e estou em cursos que funcionam e em que se conhecem pessoas de valor e se consegue formá-las. Já conheci excelentes profissionais que se empenharam na formação profissional que tiraram. Mas tb já conheci e conheço cursos que são uma treta autentica...
    Chego a ter duas turmas do mesmo curso, onde uma funciona e a outra é uma treta...

    ResponderEliminar
  24. Não tenho nada contra a quem queira estudar e aprender.Até estimulo e penso que deve-se buscar melhorar sempre.Mas,tenho sim ao governo que vende uma ilusão de educação a esses menos favorecidos que são comprados pela fantasia de que podem ter um canudo em pouco tempo---e até mais que nós,que gastamos quase uma vida estudando--eu,desse lado também estou com a faxineira a dizer-me que vai fazer faculdade de Pedagogia,pois terminou um curso no mesmo esquema que o da sua auxiliar.Agora se vocês vissem como ela escreve e como ela fala?vixe!...e ainda quer concorrer no mercado...tsc tsc..

    Eu não sei quem é pior,o governo por estimular "essa" educação e dizer que está reformulando as bases pedagógicas ou as pessoas que sairão "formadas" com canudos na mão,a se prontificar a "ensinar" outras tantas.

    ResponderEliminar
  25. VAN, antes do 25 A existiam cursos médios, mais práticos, que preparavam as pessoas para profissões como carpinteiro, electricista, sei lá que mais, numa componente mais prática e menos teórica.

    Depois começaram todos a querer ser doutores (nada contra, que acho muito justo que tenham essas aspirações), muitos desses cursos desapareceram outros passaram a formar licenciados (não mudando o currículo em si, nem os anos que duravam - cerca de 2/3), ou seja, passaram de médios para superiores, por decreto.

    E agora esta última invenção? Nada contra a formação, que se fosse bem dada era útil para todos. Mas assim? Não me convence a mim, e certamente não convencerá a malta da UE. Ou alguém julga que eles são patetas? E depois também é uma injustiça, porque acabam por ser todas metidas no mesmo saco, sendo que nem todas serão esta espécie de "laisser faire, laisser passer".

    Uma vergonha! :S

    ResponderEliminar
  26. Pois, KÁTIA, o que eles andam a vender é ilusões - nem mais!

    Julgas que esta escreve melhor??? Ná!

    Sim, também não sei quem é pior. Venha o diabo e escolha! Qualquer dia andam uma data de incompetentes a "ensinar" e já se pode imaginar o resultado que isso dá...

    Jinhos, nina soteropolitana! ;)

    ResponderEliminar
  27. e no papel conta como 12º ano. qualquer dia somos o pais com mais escolaridade da europa. escolaridade no papel, porque ha muitos ignorantes por aí...

    ResponderEliminar
  28. Analfabetismo, iletracia, ignorância, FAUSTO!

    Mas se têm "canudo"...

    ResponderEliminar
  29. Mas Teté a nivel de função publica tanto equivale o meu como o de alguem que fez atraves das n/oportunidades.

    ResponderEliminar
  30. Olha, nem sabia dessa, PARISIENSE!

    Mas obviamente que não concordo. Se tu demoraste 6 anos a fazer o mesmo, a sério, podendo até ser mais se houve um azarito ou outro pelo meio, estes gajos fazem tudo em 18 meses, com trabalhos que espelham bem o nível do curso e ficam com um estatuto idêntico??? Aí a injustiça ainda é maior!!! :S

    Jinhos!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)