quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O HOMEM QUE MATOU GETÚLIO VARGAS

Como certamente muitos saberão, Getúlio Vargas suicidou-se a 24 de Agosto de 1954, pelo que esta prosa da lavra do sempre inspiradíssimo Jô Soares é meramente ficcional. Num enredo surrealista, onde se cruzam algumas das grandes personagens do século XX, tal como Mata Hari ou Madame Curie, Al Capone ou Franklin Delano Roosevelt.

Mas não se pense que elas são as protagonistas destas 250 páginas, cabendo tal papel ao anónimo Dimitri Borja Korozec, cuja vida seguimos desde a tenra infância até aos seus pouco maduros 57 anos - com alguns interregnos pelo meio, é certo. Filho de um anarquista sérvio e de uma artista de circo brasileira (irmã bastarda de Getúlio Vargas), cedo o rapaz segue o exemplo paterno e ingressa numa escola de assassinos jugoslava. Aí ensinam-lhe a manejar armas, bem como estratégia e tática, o que é imprescindível para alguém que está decidido a livrar o mundo de todos os tiranos. 

Infelizmente, nem tudo ocorre conforme os planos de Dimitri e outros assassinos adiantam-se aos seus esquemas tão minuciosamente engendrados. Estranhamente, sem dar pelo facto, também ele tem um assassino na sua cola, o anão Motilah Bakash, o último sobrevivente de uma seita cigana asiática. Para grande sorte do anarquista, o anão é um pouco precipitado nas suas investidas...

Muito bom. para os que apreciam o non-sense bem-humorado do !

Citações: 

"- Não percebes?! - retrucou, furioso, Bouchedefeu. - Este conforto higiénico leva à ociosidade e à decadência. Para mim, o bidé foi o grande responsável pela Revolução Francesa, e, depois, pelo declínio dessa mesma revolução. O próprio Marat morreu apunhalado no bidé."

"Certamente não a quero como cúmplice e entendo que a sua formação religiosa condene a violência, entretanto gostaria de fazê-la entender que a minha vida é dedicada à destruição da tirania, custe o que custar."

5 comentários:

  1. Mais uma sugestão que registo de bom grado.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Vou anotar, são sempre bem vindas estas sugestões.

    Beijinhos Teté

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, PEDRO E MANU. Só costumo sugerir o que leio e gosto...;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Venho deixar um abraço, pois apesar de andar calada passo por cá.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abraço para ti também, PAPOILA! :)

      Beijocas

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)